Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

chooseyourdestiny

sintonia da caixa

Recommended Posts

li um topico recente sobre sintonia da caixa, e pelo winisd, cheguei a esse grafico

endurance.jpg

a principio sintonizei em 55hz, é isto mesmo ? tá certo ?

ahhh.. em 55hz ela vai dar mais subgrave, grave, spl.... ou oque ?

ps. são 2 e2k export 12"

vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui não ta abrindo a foto, porém se sintonizar em 55hz pra tocar musica vai perder totalmente o controle do cone nas baixas frequencias. Procure sintonizar em uma frequencia mais baixa, perto dos 30-40 dependendo do que vc procura.

 

[]´s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Aqui não ta abrindo a foto, porém se sintonizar em 55hz pra tocar musica vai perder totalmente o controle do cone nas baixas frequencias. Procure sintonizar em uma frequencia mais baixa, perto dos 30-40 dependendo do que vc procura.

 

[]´s

eae fanatiC beleza? arrumei a imagem ai, vc diz que vou perder o controle do cone nas frequencias baixas, vc quer dizer que ele só vai ficar vibrando, porem não ira sair som algum né ?

o som que eu espero, é mais voltado pra subgrave, dentro do carro um som perfeito, mas quero que toque pra fora tbm, mas com a mala fechada saca ? do tipo que vc passa com o carro e quem ta na rua vc escute ( sinta ) o VUUUUUMMMMMMMM VUMMMMMMMMMMM VUMMMMMMMMM entendem ? qual a sintonia ideal pra isso ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a sintonia ideal pro que vc que é bem mais baixa que esses 55Hz....

 

tá altissima essa sintonia, ainda mais prum e2k.....

 

 

note que vc tem um pico absurdamente alto na faixa de 65Hz..... mais de 7dB!!!!!

 

vc quer sub grave? então sintonize a caixa de maneira que o pico não chege a 3 dB.... tipo um pico de uns 2,3 ou 2,4dB no maximo..... vc vai ver que o grafico vai ficar mais plano e na faixa de subgrave (uns 50Hz pra baixo) vai estar dando mais spl....

 

com a mala FECHADA, o e2k toca maravilhas pra fora.....

 

acho que pra ficar com o grafico do jeito que eu to falando, a sintonia deve ficar perto dos 35Hz....

 

t+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ahhhhh!!!!

 

e o volume tem que ser o mais proximo do recomendado pelo fabricante possivel.....

 

t+

sim, a caixa terá 50L cada camara.. só to tendo trabalho pra acertar o duto..

 

Duas duvidas, quanto mais baixo a frequencia, mais comprido tem que ser o duto ?

finalizando, eu posso fazer a caixa com os 100 litros (sem descontar o sub) e depois eu posso ir mudando a sintonia cortando o duto? pra ver qual é a melhor, já que eu acho que esses programas não são totalmente confiaveis..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

+ uma

então, aqueles sub-graves que tremem tudo estão em que freuqencia +/- ?

eu tenho como exemplo e duvida um fato :

no winisd tem um gerador de sinais, tenho ligado no pc um mini-system sony (120wrms) gerei um sinal de 40~50hz, no som os falantes so ficam excursionando, não saiu som algum, dai gerei um de 70~80 ai só se escuta o BUUUUUUUUUUUMMMMMMMM.... treme tudo que tem no meu quarto os falantes não excursionão tanto, então (creio eu) que os sub-graves fuderosos que eu procuro vão estar em uma sintonia mais alta, e não mais baixa, a não ser que o meu micro-system não responda abaixo de 70hz...

mas então quanto mais baixo a frequencia, mais intensso é o sub-grave ? é claro, desde que a caixa e o sub respondam as essa frequencias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
+ uma

então, aqueles sub-graves que tremem tudo estão em que freuqencia +/- ?

eu tenho como exemplo e duvida um fato :

no winisd tem um gerador de sinais, tenho ligado no pc um mini-system sony (120wrms) gerei um sinal de 40~50hz, no som os falantes so ficam excursionando, não saiu som algum, dai gerei um de 70~80 ai só se escuta o BUUUUUUUUUUUMMMMMMMM.... treme tudo que tem no meu quarto os falantes não excursionão tanto, então (creio eu) que os sub-graves fuderosos que eu procuro vão estar em uma sintonia mais alta, e não mais baixa, a não ser que o meu micro-system não responda abaixo de 70hz...

mas então quanto mais baixo a frequencia, mais intensso é o sub-grave ? é claro, desde que a caixa e o sub respondam as essa frequencias.

exatamente, seu system não reproduz abaixo dos 60~70hz....

 

o e2k é um sub de verdade, toca muito subgrave...... tem muito sub ae que não toca sub grave de verdade.....

 

o e2k toca muito bem em torno dos 40Hz, vai tremer tudo sim....

 

 

por isso que falaram ae em cima tb que se vc sintoniza muito alto a caixa, o sub fica desprotegido nas frequencias mais baixas, pq excursionam mais do que deviam.....

 

faça as camaras separadas.....

 

ae vc pega um duto comprido e poe pra tocar e vai cortando, sem problemas, pode fazer isso sim....

 

estamos ae, t+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá pessoal!

 

Esqueci de mencionar uma coisa: essa caixa vai ser boa pra disputar os campeonatos de spl, pois poderá ser tocada uma só frequência fixa, por um segundo, com o carro fechado, um corsa por exemplo, onde a ressonância da cabine está por volta de 63hz, com leve deslocamente para cima a medida que a potência cresce;

 

Analise comigo:- hump de 7 dB entre 60 e 70 hz a pior caixa possível em qualidade; ganho da frequência de ressonância da cabine + acrescente potência abundante, energia abundante, bom projeto no restante vá para o campeonato pra ganhar troféu...

 

Saudações,

 

Paulo Duto.

bem detalhada a explicação, mas eu nunca ouvi falar de muitos e2k ganhando campeonato de spl não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...