Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

soshiro

Auto Equalizer e TA do 860MP

Recommended Posts

Alguém por acaso que tenha a linha 860/8600mp utiliza esses recursos do HU? Porque pretendo trocar meu 7500 mp por um desses modelos para o meu Civic 99 e gostaria de algumas impressões antes de investir o dinheiro

Vou utilizar falantes coaxiais profile nos locais originais sem amplificador.

Não pretendo mexer em nada neste carro pois eu já tenho uma Palio Weekend completa com um Alpine 9815.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Alguém por acaso que tenha a linha 860/8600mp utiliza esses recursos do HU? Porque pretendo trocar meu 7500 mp por um desses modelos para o meu Civic 99 e gostaria de algumas impressões antes de investir o dinheiro

Não pretendo mexer em nada neste carro pois eu já tenho uma Palio Weekend completa com um Alpine 9815.

Obrigado

O tal do TA eu nem sei direito o que faz, só sei que não muda muito o som, já o auto EQ até que é legal, regula bem o som e vc pode fazer ajustes em cima do auto EQ. Percebi que com o auto EQ o som fica mais reforçado.

Não tenho muito o que dizer, pois estou com o meu a uns 20 dias, mas o aparelho é show. Até os gráficos eu já mudei.

Compartilhar este post

Link para o post

Não pretendo mexer em nada neste carro pois eu já tenho uma Palio Weekend  completa com um Alpine 9815.

Obrigado

O tal do TA eu nem sei direito o que faz, só sei que não muda muito o som, já o auto EQ até que é legal, regula bem o som e vc pode fazer ajustes em cima do auto EQ. Percebi que com o auto EQ o som fica mais reforçado.

Não tenho muito o que dizer, pois estou com o meu a uns 20 dias, mas o aparelho é show. Até os gráficos eu já mudei.

TA é o Time alignement, ou seja alinhamento de tempo, pois a distancia entre o falante direito e o motorista é maior que a distancia do falante esquerdo pra o motorista essa função é pra isso, ajustar o tempo que o som leva até chegar aos falantes, é + ou - isso, o tiba é quem sabe explicar melhor isso

Compartilhar este post

Link para o post

eu nunca utilizei esse recurso... meu microfone ainda esta no plástico..

modo NW (3 way) naum tem esse suporte...

Compartilhar este post

Link para o post

É bem o que o Andreson explicou. Time Alignment, ou alinhamento temporal, nada mais é que uma correção virtual das distâncias entre todos os falantes do veículo e um alvo, que no geral é o motorista. Mas pode também ser calculado e ajustado para qualquer lugar do carro.

O cálculo é bem simples. No caso de 2 falantes somente, coaxiais, instalados na porta com relação ao motorista: você mede do encosto de cabeça do banco do motorista ao falante da esquerda. Depois faz a mesma medida só que para o falante da direita. Como com o carro em movimento temos uma pressão e temperatura distintas das "ideias", podemos usar a velocidade do som = 343 m/s. Então simplesmente pegamos a diferença das distâncias em metros (distância do falante da direita - distância do falante da esquerda) e dividimos por esta velocidade, obtendo então o resultado teórico necessário para o atraso do falante da esquerda, em segundos. Divida o resultado por 10³ e tens o resultado em ms, unidade geralmente usada nos DSPs.

Equalização é um recurso que o player/processador possui para aplainar a resposta em frequência do conjunto player-amp-falantes. Teoricamente serve para "abaixar" picos, mas em muitos casos é usado para "elevar" vales, a gosto. No caso, o 860MP dispõe de 13 bandas (faixas distintas de frequências) para tal ajuste, de -6db a +6db em cada.

Auto TA e Auto EQ são funções automáticas de equalização e alinhamento temporal que o player possui no modo STD (Standard), que por meio do microfone incluso e de algum algoritmo ele "entrega a melhor configuração" das distâncias e do EQ. São razoáveis até, só que muito "corretas" (leia, grave afastado, "fraco") para a maioria do pessoal. Mas serve como um "guideline", podendo ser alterado a bel-prazer, tanto o EQ quanto o TA.

Qualquer dúvida é só gritar.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
vc quer dizer q o TA do aparelho q eh ruim? ou q TA nao funciona em geral?

Se vc quer saber de TA em geral, nenhum deles é lá grande coisa...

Agora o do Pioneer é ruim demais. Useless...

Compartilhar este post

Link para o post

o TA dos alpine eh muito melhor que o do pioneer 860mp/960mp

Compartilhar este post

Link para o post

Não vou discutir marcaXmodelos... Não é isso que o tópico trata.

Tenho o meu 860 a poucos dias tb, e já usei a função TA.

É bastante perceptivel sim a mudança no som, eu gostei do resultado.

Antes, o som parecia que só vinha de trás, agora parece que fica todo ao redor. Para mim melhorou muito!

Qto a função do auto-Eq... ainda não usei! Meu microfone ainda está no plastiquinho.

Compartilhar este post

Link para o post
Antes, o som parecia que só vinha de trás, agora parece que fica todo ao redor. Para mim melhorou muito!

Como assim, de trás?

Compartilhar este post

Link para o post

Como assim, de trás?

Parecia que só os falantes traseiros que emitiam o som, os da frente ficavam muito baixos. No meu player antigo eu tinha q ficar corrigindo no fader isso. Mas no 860 eu corrigi no TA e o fader tá 0.

Compartilhar este post

Link para o post

Como assim, de trás?

Parecia que só os falantes traseiros que emitiam o som, os da frente ficavam muito baixos. No meu player antigo eu tinha q ficar corrigindo no fader isso. Mas no 860 eu corrigi no TA e o fader tá 0.

Ahammm...

Sua satisfação então vem do fato de vc estar agora conseguindo escutar o falante frontal do lado do passageiro. Logicamente conseguindo escutar 2 falantes, ao invés de um só(motorista), a coisa melhora.

P/ as suas necessidades o TA do Pioneer funciona bem.

Mas não é bem p/ isso que ele é destinado...

Compartilhar este post

Link para o post

olha nao sei quanto a essa unidade em especial....

estou comentado de unidades com DSP fudido ou ateh externo (P9 por exemplo)

mas eu acredito q o TA quando funcionando direitinho melhora sim....(digo quando trabalhando com cada driver)....acho q primeiro tem q tirar o maximo do possivel do direcionamento dos driver corretamente para depois partir para o TA e o EQ e corrigir as pequenas imperfeicoes....

bom ai vai de cada um....tem o pessoal mais purrista q nao curte e as suas unidades denon e nak

Compartilhar este post

Link para o post
Inutil, tanto TA como o microfone.

Tinha um PXA no carro antes de trocar pelo 860MP e confesso, o dsp em si (crossovers, eq e ta) da alpine é superior ao pioneer. Porém não é esse absurdo que você fala, como se fosse inútil. Dá um pouquinho mais de trabalho pra configurar porque você tem de trabalhar com medidas "não reais", e nem "medidas" para que fique 10, mas tem como deixar BEM fiel. Como? Por exemplo o ta do 860MP é por distância, e não por tempo em milisegundos, como no PXA. Só que, ao colocar as medidas reais, aferidas de fato, ele não fica lá essas coisas. Mas fuçando e testando (geralmente com distâncias maiores que as reais) você consegue chegar lá. E olha que foi o teste "tira um, coloca o outro".

Acho extremamente exagerado o seu post, pra não falar inútil, crasher.

E Fazambuja, concordo plenamente contigo. Apele pra toda e qualquer intervenção "mecânica" possível, depois parta para a "eletrônica". :)

E outra, crasher. O TA também serve para equilibrar o sistema com falantes frontais e traseiros, como o do nosso amigo. O carro do Sandro tá aí pra mostrar isso. Não é só em 3-way (low-mid-high).

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Tinha um PXA no carro antes de trocar pelo 860MP e confesso, o dsp em si (crossovers, eq e ta) da alpine é superior ao pioneer. Porém não é esse absurdo que você fala, como se fosse inútil. Dá um pouquinho mais de trabalho pra configurar porque você tem de trabalhar com medidas "não reais", e nem "medidas" para que fique 10, mas tem como deixar BEM fiel. Como? Por exemplo o ta do 860MP é por distância, e não por tempo em milisegundos, como no PXA. Só que, ao colocar as medidas reais, aferidas de fato, ele não fica lá essas coisas. Mas fuçando e testando (geralmente com distâncias maiores que as reais) você consegue chegar lá. E olha que foi o teste "tira um, coloca o outro".

E Fazambuja, concordo plenamente contigo. Apele pra toda e qualquer intervenção "mecânica" possível, depois parta para a "eletrônica". :)

E outra, crasher. O TA também serve para equilibrar o sistema com falantes frontais e traseiros, como o do nosso amigo. O carro do Sandro tá aí pra mostrar isso. Não é só em 3-way (low-mid-high).

Abraços

Concordo.

Falha minha.

Mas agora entendi perfeitamente a situação.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

P/ equilibrar frente e trás qualquer Delayzinho server.

Se for p/ isso, nota mil pro Pioneer.

Agora, em um player que custa o que ele custa e que é voltado para som de alta fidelidade(pelo menos é o que dizem né...), só podemos exigir uma coisa do TA, que ele consiga te dar a tal imagem, que ele consiga focar a parada.

O Pioneer consegue? Não.

Passa perto? Não.

Mas...! Mais nada.

Logo, p/ som de alta fidelidade, useless.

Se eu testei?

Bom, eu dei meu finado aparelho na mão de 2 profissionais.

Testamos em 2 carros, um com 2-vias na altura do peito e outro com fullranges tocando de 250hz p/ cima bem no painel.

Ambos os sistemas com falantes estratégicamente posicionados, concorda?

Resultado? Insuficiente.

Seguinte, meu som n é bom, meu sistema é uma porcaria, meu ouvido entaum, é uma @#$%, agora, dizer que o TA da pioneer é um lixo, "useless", é apelação meu caro crasher, se vc e os seus profissionais nao conseguiram ter a percepoção de nitidez focal, de ter a "tal imagem", tá na hora de vc fazer igual a Fiat, rever seus conceitos, pois no meu sistema, consigo NITIDAMENTE, perceber a imagem, focar o sistema, e até deixá-lo "fora de fase", mas se isso pra vc é inútil, acho que vc deve estar sentando no banco do passageiro ao escutar um sistema, e deixando os "profissionais" sentarem no motorista, e te darem a impressão deles.

Na boa, nao to apelando nem tentando criar uma polêmica, só estou dando minha humilde opinião.

[]'s

Mário A Hamdan

Compartilhar este post

Link para o post
Seguinte, meu som n é bom, meu sistema é uma porcaria, meu ouvido entaum, é uma @#$%, agora, dizer que o TA da pioneer é um lixo, "useless", é apelação meu caro crasher, se vc e os seus profissionais nao conseguiram ter a percepoção de nitidez focal, de ter a "tal imagem", tá na hora de vc fazer igual a Fiat, rever seus conceitos, pois no meu sistema, consigo NITIDAMENTE, perceber a imagem, focar o sistema, e até deixá-lo "fora de fase", mas se isso pra vc é inútil, acho que vc deve estar sentando no banco do passageiro ao escutar um sistema, e deixando os "profissionais" sentarem no motorista, e te darem a impressão deles.

Na boa, nao to apelando nem tentando criar uma polêmica, só estou dando minha humilde opinião.

[]'s

Mário A Hamdan

Yeap, vc deve estar certo mesmo.

Eu esqueci de uma ou duas coisas aqui, o que prejudicou a minha argumentação.

Peço desculpas.

Compartilhar este post

Link para o post

o problema de falantes na altura do painel eh que a diferenca de distancia entre os falantes e o ouvido eh grande, e o pioneer nao consegue fazer a imagem ficar focada, enquanto os alpine nos mesmos sistemas conseguem.

no caso de falante em pezinhos, ai ateh sem delay da pra fazer com que a imagem fique perfeita. e no caso de falante na porta + tweeter na coluna, o tw fica mais distante que full range ou esse sistema com 2 vias no painel citado, entao fica mais facil tb para o time alignment ainda mais se o direcionamento estiver bem feito.

mas para situacoes mais "dificeis", o TA do pioneer nao opera como deveria.

Compartilhar este post

Link para o post
o problema de falantes na altura do painel eh que a diferenca de distancia entre os falantes e o ouvido eh grande, e o pioneer nao consegue fazer a imagem ficar focada, enquanto os alpine nos mesmos sistemas conseguem.

no caso de falante em pezinhos, ai ateh sem delay da pra fazer com que a imagem fique perfeita. e no caso de falante na porta + tweeter na coluna, o tw fica mais distante que full range ou esse sistema com 2 vias no painel citado, entao fica mais facil tb para o time alignment ainda mais se o direcionamento estiver bem feito.

Certo Mogar, concordo que deficiencias existem, e nao sao poucas, tanto existem, que se pode perceber inclusive, no valor dos players, assim como existe a deficiencia do pioneer quanto ao TA e outras funcoes, o da alpine, segundo o sandro, e constatado nitidamente, tem deficiencia de medios, o que a pioneer nao apresenta, mas de que outro jeito seria interessante a vida, se tudo fosse "verde"??

Eu so nao concordo em ja chegar com a "sola no meio do joelho"....hehe

[]'s

Mario A Hamdan

Compartilhar este post

Link para o post

Certo Mogar, concordo que deficiencias existem, e nao sao poucas, tanto existem, que se pode perceber inclusive, no valor dos players, assim como existe a deficiencia do pioneer quanto ao TA e outras funcoes, o da alpine, segundo o sandro, e constatado nitidamente, tem deficiencia de medios, o que a pioneer nao apresenta, mas de que outro jeito seria interessante a vida, se tudo fosse "verde"??

[]'s

Mario A Hamdan

O Mario e o Tiba estão com a Razão.. realmente o TA e os Crosso do 860 MP não são tão bons quanto do PXA ou do 9815/7898 MAS o Player custa BEM menos né ?

Alem disso o TA ajuda MUITO se não se consegue focar a imagem por limitações do DSP, pelo menos se consegue fase mais coerente, o que permite uma resposta mais plana e um nivel de detalhamento melhor..

Pra quem usa sistemas de dia a dia (como eu, falante nas portas) a ajuda é MUITO grande..

Sem partir pra ignorancia... VIU PESSOAS...

O Auto EQ é muito interessante tambem.. ajuda a fazer um setup inicial.. ai são apenas pequenas correções.. ele tem umRTA interno e ajusta a resposta ao ponto do microfone para que fique a mais plana possivel (pra maioria fica sem grave)

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

[]'s

Mario A Hamdan

O Mario e o Tiba estão com a Razão.. realmente o TA e os Crosso do 860 MP não são tão bons quanto do PXA ou do 9815/7898 MAS o Player custa BEM menos né ?

Alem disso o TA ajuda MUITO se não se consegue focar a imagem por limitações do DSP, pelo menos se consegue fase mais coerente, o que permite uma resposta mais plana e um nivel de detalhamento melhor..

Pra quem usa sistemas de dia a dia (como eu, falante nas portas) a ajuda é MUITO grande..

Sem partir pra ignorancia... VIU PESSOAS...

O Auto EQ é muito interessante tambem.. ajuda a fazer um setup inicial.. ai são apenas pequenas correções.. ele tem umRTA interno e ajusta a resposta ao ponto do microfone para que fique a mais plana possivel (pra maioria fica sem grave)

[]

Sandro

Eu pelo menos ouvi o carro do tiba com o sony e com o pioneer... o palco melhorou muito... o palgo ganhou alguma profundidade nos agudos... da água pro vinho!

Compartilhar este post

Link para o post
Não peguei...

O tweeter tá em cima do painel... nos médios graves não dá pra querer exigir, mas pelo menos dá alguma profundidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Como eu tenho um Alpine 9815, gostaria de postar minhas impressões sobre seu recurso de TA e EQ:

Meu sistema é composto pelo HU acima + Kit 2 vias Oxygen + Fosgate 301x + sub original do Palio Weekend. Meus tweeters estão em peitinhos no painel e os mid-bass nas portas (que são forradas com Dynamat). Antes de usar o TA do Alpine eu percebia o som um pouco embolado principalmente nos graves e faltava foco nos agudos, depois de usar o TA melhorou muito os graves e o palco parece que ficou um pouco mais "estreito" mas bem definido. O grande problema é que o médios que vem dos mid-bass não acompanham os agudos pois estão em localidades diferentes, acho que isso só se resolve com pezinhos, os quais eu não curto muito.

Com referencia ao equalizador do Alpine eu achava ruim pois não percebia muita diferença principalmente quando regulava a faixa dos médios-graves, somente após ter colocado a manta asfaltica é que percebi o quando auxilia esse equalizador paramétrico.

Vou comprar o 860mp e experimentar colocar no lugar do 9815 para checar as diferenças.

Obrigado a todos que postaram neste tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...