Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Zafira32

Substituir 205TI por drive fenolico e ST

Recommended Posts

Postado em

Bom pessoal preciso de uma ajudinha!

Tenho no meu sistema atual 2 drive 205TI, o ql estou querendo substituir por

2 ST e 2 drive fenolicos, porem não sei como fazer os cortes dos mesmos, tendo em vista q para os 15SW1P estou usando um sounditital com corte de 100Hz, para os midbass 6MB oversond um corte de 100Hz a 1.6 KHz e para os 205TI 1.6Khz

sendo estes empurrados por um 400a4.

Minha dulvida é a seguinte: Irei precisar de outro modulo? pois irei aumentar mais 2 ST...

Terei q colocar algum crossover passivo para ST e drives? lembrando q estou utilizando o crossover do meu 860MP.

Tenho um crossover passivo da JBL (GTO) de 2 vias, sendo 2 falantes d 4" e

e 2 tweeter sera q ele me servirá? porem não sei quais os cortes dos mesmos.

Alguem pode me ajudar???

Postado em

eae brother,

pq vc quer trocar os drivers Ti?

mesmo assim, se os mid bass da over tão acabando em 1,6KHz use o mesmo corte q vc estava usando nos drivers Ti....

e para os STs vc pode usar um capacitor de 2,2uf ou entao comprar um cross estilo os da alchemy.way com corte em 8KHz 12dB/8ª

abrçs

Postado em

To querendo mudar pq acho q terei uma melhor definição nas frequencias de medio e agudos, já pensei em colocar um capacitor de 2,2mf para as ST, porém

eu queria um corte para os drives tipo 5 ou 6 khz dai em diante as ST fariam o trabalho...

Bom eu to aqui pra aprender e ouvir opiniões...

Valew!!!

Postado em

é que o d205ti nao responde meuito bem mesmo em agudos, eu trocaria eles por d210ti, ele responde bem em medios e agudos, se for usar fenolico dependendo da marca dah pra fazer o que o paulo falou, continua em 1,6khz e corta em 7khz por ai, dai por diante os tw, eu particularmente acho melhor os 210ti.

Postado em

Opa Juliano!

Eu to querendo ver se eu troco somente o reparo do 205TI (será q existe um reparo fenolico q encaixe neste drive???).

Como eu faria pra fazer o corte no drive para 7Khz? atraves de uma bobina

em serie? Onde encontrar ou como fabricar?

Outra...Ontem fiz uma prova de fogo com o Soundigital, tocou um absurdo 3 horas sem parar, ligado a uma bateria extra de 110A + a original, notei q o filamento do fisivel (80A) ficou encandecente...Será q estou tendo alguma perda pelo fusivel?

Já procurei um fusivel maior q 80A mas não encontrei!

Realmente vi q o 210TI é bem melhor q 205TI, porém quero fazer um teste com drive + St, acho q terei mais recurso e mais definição mesmo usando a 210Ti.

Pode ser uma tremenda bobagem minha...mais vale a pena tentar... :pirou:

Biga, eu ainda construa aquela corneta dobrada p por os 15SW1P :vts

Valew!

Postado em

Valew!

tem meu total apoio, se tu fizer aquela caixa tu vai ver 2 selenium de 15" batendo muito + do que muitos 18" que tem por ai, tu vai ver que a diferença é muito grande em relaçao a dutada, além do mais com a potencia que tu tem disponivel pro 15sw1p. zafira, tu nao tem uma fotos do som pra me passar?

quanto aos drivers acho que nao tem como colocar um outro reparo, talvez o unico que possa das certo é o do d250 ou do d250x.

Postado em
Opa Juliano!

Eu to querendo ver se eu troco somente o reparo do 205TI (será q existe um reparo fenolico q encaixe neste drive???).

Como eu faria pra fazer o corte no drive para 7Khz? atraves de uma bobina

em serie? Onde encontrar ou como fabricar?

Outra...Ontem fiz uma prova de fogo com o Soundigital, tocou um absurdo 3 horas sem parar, ligado a uma bateria extra de 110A + a original, notei q o filamento do fisivel (80A) ficou encandecente...Será q estou tendo alguma perda pelo fusivel?

Já procurei um fusivel maior q 80A mas não encontrei!

Realmente vi q o 210TI é bem melhor q 205TI, porém quero fazer um teste com drive + St, acho q terei mais recurso e mais definição mesmo usando a 210Ti.

Pode ser uma tremenda bobagem minha...mais vale a pena tentar... :pirou:

Valew!

Blz Marcelo ! O amp é feito pra da no buxo mesmo ! Não tem fuse com mais de 80A mesmo, mas não esquenta com o fuse, se queimar coloca outro no lugar e vamo denovo. Acho que esse corte com 7Khz somente com crossover ativo mesmo, duvido muito um passivo fazer o corte preciso como vc quer.

Quanto ao reparo, é dificil, mas da uma olhada nos pdf das d250 e d250x como o biga falou, se a bobina for do mesmo diametro quem sabe, né ?

Abração !

Juliano.

Postado em
[ Quanto ao reparo, é dificil, mas da uma olhada nos pdf das d250 e d250x como o biga falou, se a bobina for do mesmo diametro quem sabe, né ?

Abração !

Juliano.

tem que ter a mesma altura tbm

Postado em

Infelismente to sem digital, irei tirar umas fotos com a digital de um amigo no carnaval, ai eu posto aqui.

Poxa eu não tenho MSN instalado :(:(:(

HEHEHE essa caixa terei q fazer com muito carinho e paciencia para não dar nada errado. (depois do carnaval eu começo e inauguro no carnaval de 2006 :vts )

Pois é Juliano o fusivel fica vermelhinho!!! Mas será mesmo q não tá havendo alguma perda?

Qnt ao reparo vou dar uma ohadinha pela praça...se num der ai eu compro ql drive fenolico q possa trabalhar com Fosgate 400a4 (4 canais de 100W a 2 ohms)

Postado em
Infelismente to sem digital, irei tirar umas fotos com a digital de um amigo no carnaval, ai eu posto aqui.

Poxa eu não tenho MSN instalado :(  :(  :(

HEHEHE essa caixa terei q fazer com muito carinho e paciencia para não dar nada errado. (depois do carnaval eu começo e inauguro no carnaval de 2006 :vts )

Pois é Juliano o fusivel fica vermelhinho!!! Mas será mesmo q não tá havendo alguma perda?

Qnt ao reparo vou dar uma ohadinha pela praça...se num der ai eu compro ql drive fenolico  q possa trabalhar com Fosgate 400a4 (4 canais de 100W a 2 ohms)

E ai pessoal!

Comprei 02 D250X e 02 ST350. Eu abri o crossover passivo da JBL 4.2c (Kit mid/agudo) e vi q é um circuito bem simples, uma bobina em serie para medio e um capacitor de 4,7uf em serie com uma outra bobina em paralelo com a tweeter.

Acho q da pra usa-los.

Agora minha dulvida é: Fazer o corte em 1.6khz e ql a atenuação q eu coloco -6 / -12 ou -18 dbs?

De quebra comprei 2 MG10 q será utlizada no meu futuro projeto juntamente com a corneta dobrada.

Valew.

Postado em
pode fazer em 12db/8ª mesmo.. o corte já é meio alto pra driver fenólico.. 12db tá mais do q suficiente

Oi Paulo!

É q eu tenho estas opçoes no meu 860mp, -6 -12 -18 -24 dbs.

Postado em
Oi Paulo!

Mas e o corte é adequado?? Pq pelo que o pessoal fala esses cortes do 860MP são adequados mais a som interno. Só um tok

Postado em

entao mano.. pode por -12 mesmo..

pode regular de oivido tbm.. troca -12 por -18 e v se um te agrada mais q o outro..

eu particurlamente ficaria com o corte de 12dB/8ª (-12dB)

Postado em

De quebra comprei 2 MG10 q será utlizada no meu futuro projeto juntamente com a corneta dobrada.

Valew.

vai ficar muito forte este projeto futuro, tu vai ver que nao vai se arrepender de fazer a corneta dobrada, é uma zafira o carro mesmo?

Postado em
faz sim... o 860 mp eh doidão.... tem uma penca de cortes... 24db p/ driver e st...e até 36dbs p/ sub... mó fodão o player..

Não custa nada verificar o manual né xinaider

Postado em

Valew.

vai ficar muito forte este projeto futuro, tu vai ver que nao vai se arrepender de fazer a corneta dobrada, é uma zafira o carro mesmo?

É ja tive uma Zafira 2001, só q por motivo de trabalho optei por uma Adveture 02.

Cara esse MG10 da Oversound é meio nervoso 101Db!!! acho q vai ficar du Kralhus!!!

Postado em
Oi Paulo!

Mas e o corte é adequado?? Pq pelo que o pessoal fala esses cortes do 860MP são adequados mais a som interno. Só um tok

Oi Anderson!

Eu acho q para em sistema de 3 vias ele é bom (não otimo), mais no meu caso q estou querendo 4 vias realmente já fica meio complicado...já até realmente pensei em um crossover tipo BEHRINGER SUPER-X PRO CX3400 adaptado para 12V... sei lá um crossover muito bom q vá me atender em recursos e qualidades, principalmente para meu futuro projeto, ja mencionado.

Valew!

Postado em
Oi Paulo!

Oi Anderson!

Eu acho q para em sistema de 3 vias ele é bom (não otimo), mais no meu caso q estou querendo 4 vias realmente já fica meio complicado...já até realmente pensei em um crossover tipo BEHRINGER SUPER-X PRO CX3400 adaptado para 12V... sei lá um crossover muito bom q vá me atender em recursos e qualidades, principalmente para meu futuro projeto, ja mencionado.

Valew!

Dependendo da consumo dele um inversor resolve, aproveitando me diz os cortes do 860MP :legal:

Postado em
Oi Paulo!

Oi Anderson!

Valew!

Dependendo da consumo dele um inversor resolve, aproveitando me diz os cortes do 860MP :legal:

OS cortes disponivel no sistema Pro são:

LOW LPF: 31.5-40-50-63-80-100-125-160-200HZ

ATENUAÇAO: -36/-30/-24/-18/-12 DB/OIT

MID HPF: 31.5-40-50-63-80-100-125-160-200HZ

ATENUAÇAO: -24/-18/-12/-6/ PASS DB/OIT

MID LPF: 1.6-2-2.2-3.15-4-5-6.3-8-10-12.5-16KHZ

ATENUAÇAO: -24/-18/-12/-6/ PASS DB/OIT

HIGH HPF: 1.6-2-2.2-3.15-4-5-6.3-8-10-12.5-16KHZ

ATENUAÇAO: -24/-18/-12/-6 DB/OIT

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...