Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

the_sinner_go

Ajuda com motor aspirado - motor ta uma mer#@

Recommended Posts

Postado em

Bom dia pessoal

Bem, para quem se lembra, recentemente preparei a minha SAVEIRO SUMMER 1.8 2002 GASOLINA. Esta preparacao envolveu:

- filtro de ar esportivo

- pistoes a alcool

- escape dimensionado 4X1

- chip

- rebaixamento de cabecote em 0.25 mm

- troca dos tuchos hidraulicos para mecanico

- polimento e alargamento dos dutos

- comando 49G

Eis que depois da preparacao, conforme algumas pessoas no forum me disseram - os problemas surgiram. Dentre eles o carro fica com batida de pino se esticar muito em 1 e 2 marchas. Me disseram que isso ocorre pois a injecao fica tentando mudar o ponto, pois os valores estao chegando errado ate ela. Bem moro em goiania, meu carro esta bebendo demais 6 a 7 no alcool e nao esta andando bem e ainda por cima se eu pisar muito corro o risco de quebrar a canaleta dos pistoes.

Bem conversei com um preparador de BSB, muito bem conceituado por sinal, sua oficina chama-se COSAC, e o mesmo me apresentou o seguinte relato sobre o meu carro:

Olá Cristiando,

A sua saveiro é injetada MPFI e possui sensores que fazem com que, ela

original, seja econômica e com postência e torque agradáveis. Com as

alterações feitas no seu motor o que está acontecendo, pelo que você

relatou, é que a batida dos tuchos mecânicos está fazendo com que a central

atrase o ponto de ignição. Com o acréssimo de acessórios que por ventura irá

aumentar a potência do motor e ao mesmo tempo requer maior alimentação o

chip que está não está sabendo dosar a quantidade de combustível necessária.

Uma das minha preparações que me surpreendeu foi uma pick-up corsa 1.6 com

comando 276x270, cabeçote super retrabalhado, 13,6:1 de taxa, tuchos

mecânicos e a única coisa que foi mexida no chip foi o aumento do corte para

7.500 rpm. O chip foi mantido original e o que cuidou do resto (

alimentação, ponto...) foi uma Hynterface que eu uso nos meus carros asp e

turbo. A potência foi aferida 152cv e 18,2 kgf de torque e andando tranqüilo

na cidade fazia 11,5 km/l .

O que eu recomendo no seu caso é trazer o carro aqui com o chip original à

gasolina, comprar uma Hynterface para fazer a conversão para álcool,

controle de ponto,... e redesenhar a preparação do seu motor. O seu carro

tem volta, tem como deixar ele liso sem este consumo absurdo e andando na

frente.

De um pulo aqui vamos sentar e conversar, você me diz o que vc espera do seu

motor e eu digo o que irá ser feito.

Atenciosamente

Carlos André Cosac

So que esta HYNTERFACE, que ele falou custa 750,00 pilas. Pergunto, sera que um HIS, DIGIPULSE, MEG teriam a mesma funcao?

Abaixo segue a descricao das funcionalidades da HYNTERFACE:

Hynterface Aspirado Injetado:

Aplicação:

- Para motores preparados com alteração de cilindradas,

dutos, tacha de compressão, combustível e rotação.

Funções:

- Incremento de combustível nos injetores, além do

original.

- Retardo do ponto de ignição.

- Aumento do limite de rotação.

- Início do incremento de 2000 a 6000 RPM.

- Percentual do incremento de combustível de 0 a 50%.

- Início do retardo de ponto 2000 a 6000 RPM.

- Retardo de Ponto de 0 a 10°.

- Ajuste do valor do corte de 6000 a 8000 RPM.

Ajuste do combustível durante a fase de aumento de rotação.

Valor R$ 750,00 à vista

Gerenciamento Eletrônico de Motores busca atingir as necessidades dos

preparadores e dando a eles uma ferramenta que facilite seu trabalho nas

questões tempo, precisão e tecnologia fornecendo satisfação e confiabilidade

ao cliente.

Chistiano abrindo um parênteses:

1- O seu motor será averiguado nos seguintes parâmetros:

2- Desgaste dos cilindros e anéis e bronzinas;

3- Verificar a sua embreagem normalmente os carros da Cosac não suportam a

nova potência;

5- bomba de combustível;

6- filtro de combustível;

7- bicos de injeção;

8- comando de válvula;

9- compressão;

Estas são as regras de pré preparo de um motor efetuado pela

CosacMotorsport.

Desculpem pelo tamanho do topico, mas e que realmente preciso solucionar este problema

Um abraco

Christiano

Postado em

his e digipulse não atrasam o ponto é só controlador para bicos auxiliares, o MEG dizem q atrasa o ponto mas não é bem falado, mas tb nao conheço ninguem q use, mas tb custaria quase esse preço ai. talvez seria legal vc encontrar alguem q usa esse controlador deles tem os MSD da vida esses todos são excelentes mas como é impor já viu o $$$.

Postado em
his e digipulse não atrasam o ponto é só controlador para bicos auxiliares, o MEG dizem q atrasa o ponto mas não é bem falado, mas tb nao conheço ninguem q use, mas tb custaria quase esse preço ai. talvez seria legal vc encontrar alguem q usa esse controlador deles tem os MSD da vida esses todos são excelentes mas como é impor já viu o $$$.

Eh verdade his e repetidor de pulso nao controlam o ponto, tem alguns modulos no mercado que controlam o ponto mas a maioria eh tudo feito no fundo de quintal, e sei de casos que os dono tiveram que voltar de guincho pra casa por causa de defeitos no modulo, entao nao confio, prefiro reprogramar o chip e usar his pra controlar o bico auliar, em aspro nao vou opnar pq nao eh minha praia.

Existem tb aqueles modulos importados que substituem toda a injeçao, sao bons mas custam uma grana.

Postado em
entao nao confio, prefiro reprogramar o chip e usar his pra controlar o bico auliar, em aspro nao vou opnar pq nao eh minha praia.

Existem tb aqueles modulos importados que substituem toda a injeçao, sao bons mas custam uma grana.

Pois e amigo

So que agora estou realmente enrolado, pois com a prepracao aspro que fiz. Minha injecao tenta a toda hora mudar o ponto e o tempo de abertura dos bicos tambem nao esta legal. O hora que fui fazer isso. Mas o cara realmente parece que manja muito. So que o preco dessa brincadeira deve ficar nuns 1500 a 2000 conto. Meio carinho ne?

Um abraco

Postado em
mete uma weber e ja era ehhehehehe

Ja era mesmo. Ai vou trabalhar so pra botar alcool no carro.

Rs. O kandre me disse que da para deixar o carro bem economico, andando na manha e claro, com este HYNTERFACE. Acredito que de, para deixar a manca fazendo 9 - 9,5 com um litro de alcool.

Mas realmente a Weber manda mesmo, eu tinha uma 40º no meu chevete turbo - motor de golf gti - este ai do avatar. Muitas saudades....40 litros de alcool para uma hora de cavalos de pau.

Alguem pode mover este topico para tecnicas e preparacao?

Um abraco

Postado em
idem...problema to no tucho mecanico..vlta pro hidraulico

Pois e

Mas eu gostaria que alguem me dissesse a respeito do que o Kandre disse. Penso seriamente em fazer um aspirado forte. Quanto acha que eu gastaria para arrumar o meu carro?

Um abraco

Christiano

Postado em

Mano, com relação ao ponto, tem duas opções:

1° - se não me engano, essa injeção tem um "short plug" que armazena as informações da ignição. Por ex. Vc vai na oficina, o cara lê o ponto com a lâmpada e acerta. Vc sai da oficina pra testar e daqui 2 minutos o carro tá fraco novamente. Volta na oficina e qdo vai ver, o ponto voltou ao original.

SOLUÇÃO!!! Tira o short plug!!! É um plug que tem entre o distribuidor e o módulo de injeção.

2° - se tiver um dinheirinho, compra um módulo de injeção para carros preparados, onde o preparador vai ajustar os valores da ignição, instalar no carro e o seu módulo de injeção vai se tornar "escravo" deste novo equipamento e obedecer aos valores que ele determinou.

Se não tiver grana, faz a primeira opção, mas se tiver um dinheirinho, compra esse módulo que é interessante, pois vc vai ter um ponto inicial bom e vai sendo atrasado de acordo com a rotação... mas veja um cara que conheça legal isso aí pra instalar pra vc direitinho.

Postado em
Mano, com relação ao ponto, tem duas opções:

1° - se não me engano, essa injeção tem um "short plug" que armazena as informações da ignição. Por ex. Vc vai na oficina, o cara lê o ponto com a lâmpada e acerta. Vc sai da oficina pra testar e daqui 2 minutos o carro tá fraco novamente. Volta na oficina e qdo vai ver, o ponto voltou ao original.

SOLUÇÃO!!! Tira o short plug!!! É um plug que tem entre o distribuidor e o módulo de injeção.

2° - se tiver um dinheirinho, compra um módulo de injeção para carros preparados, onde o preparador vai ajustar os valores da ignição, instalar no carro e o seu módulo de injeção vai se tornar "escravo" deste novo equipamento e obedecer aos valores que ele determinou.

Se não tiver grana, faz a primeira opção, mas se tiver um dinheirinho, compra esse módulo que é interessante, pois vc vai ter um ponto inicial bom e vai sendo atrasado de acordo com a rotação... mas veja um cara que conheça legal isso aí pra instalar pra vc direitinho.

Amigo

Finalmente alguem que esta falando minha lingua...

Exatamente minha ignicao tem um short plug sim - uma tomadinha cinza - que fica no compartimento da bateria. Realmente o que esta acontecendo e isso mesmo. O carro tava forte para ca****, mas tambem estava bebendo que nem pu#$T$ largada "tava fazendo 4 aqui dentro" com um excesso do car@#i. Ai falei para o "pleparador" abaixar o excesso, realmente o carro agora esta fazendo 7 aqui dentro. Mas ta uma bosta pra andar, fica falhando em baixa , e em 1 e 2 se vc pisar bem fundo mesmo o carro fica batendo pino. Realmente a solucao e um modulo de injecao para carros preparados. Mas ai um cara que eu conheci em BSB chamado Kandre - muito conceituado por la - me ofereceu um chamado HYNTERFACE, parece ser muito bom. Mas e uma paulada tb R$ 750,00. Conhece algum mais barato? E o esquema do short plug, se eu tira-lo o carro vai continuar bebendo muito e dando excesso como estava antes?

Um abraco

Christiano

Postado em

Pra acertar o ponto...

Dar partida no motor.

Deixar o motor aquecer até desligar a ventoinha pela 2ª vez.

Com o motor em marcha-lenta, retirar o “shorting Plug” .

Desligar o motor por pelo menos 10 segundos (sem o “Shorting Plug”).

Dar partida no motor (a partir desse momento a UCE passa a aceitar a regulagem do ponto de ignição - o avanço de ignição fica “travado”).

Direcionar a lâmpada estroboscópica para o volante do motor e regular o ponto de ignição (girando o distribuidor) pro grau desejado, original é em 9º APMS.

Recolocar o"Shorting Plug" com o motor ainda em marcha-lenta.

Nos sistemas anteriores a agosto de 1998 é necessário desligar o motor por pelo me-nos 10 segundos .

retirada do site: http://www.injetronic.com.br/dica31.htm

sempre se faz isso pra regular o ponto... senão não rola mesmo

falow e boa sorte...

Postado em
Pra acertar o ponto...

Dar partida no motor.

Com o motor em marcha-lenta, retirar o “shorting Plug” .

Desligar o motor por pelo menos 10 segundos (sem o “Shorting Plug”).

Dar partida no motor (a partir desse momento a UCE passa a aceitar a regulagem do ponto de ignição - o avanço de ignição fica “travado”).

Direcionar a lâmpada estroboscópica para o volante do motor e regular o ponto de ignição (girando o distribuidor) pro grau desejado, original é em 9º APMS.

Nos sistemas anteriores a agosto de 1998 é necessário desligar o motor por pelo me-nos 10 segundos .

falow e boa sorte...

Amigo

Valeu demais

Um abraco

Postado em
Pra acertar o ponto...

Dar partida no motor.

Com o motor em marcha-lenta, retirar o ?shorting Plug? .

Desligar o motor por pelo menos 10 segundos (sem o ?Shorting Plug?).

Dar partida no motor (a partir desse momento a UCE passa a aceitar a regulagem do ponto de ignição - o avanço de ignição fica ?travado?).

falow e boa sorte...

Isso... realmente, com esse procedimento vc "engana" a ECU, que reconhece um novo valor de ponto inicial, mas o ponto final nem sempre o short plug vai atrasar corretamente...

Digo isso pq pelo menos no meu caso foi assim... só tirando mesmo e deixando o ponto travado (o que não é muita vantagem).

Eu ainda prefiro (caso seja possível $$$) a aquisição de um módulo de injeção "adicional".

Postado em
Isso... realmente, com esse procedimento vc "engana" a ECU, que reconhece um novo valor de ponto inicial, mas o ponto final nem sempre o short plug vai atrasar corretamente...

Digo isso pq pelo menos no meu caso foi assim... só tirando mesmo e deixando o ponto travado (o que não é muita vantagem).

Eu ainda prefiro (caso seja possível $$$) a aquisição de um módulo de injeção "adicional".

Tipo... na verdade não é pra enganar...

é pra regular mesmo... como se diria, pra gravar o novo ponto...

Más concordo com vc febrão... as vezes não adianta mesmo, um controlador de injeção a parte.

tem que ver com mais detalhes... pois como foi dito acima, tem o sensor de batida de pino... que vai no bloco..

Outra coisa que o dono do topico tem q ver... não é somente o ponto de ignição...

más sim o do comando...

sempre é bom ter um polia regulavel pq as vezes um grau dois da uma puta diferença...

Postado em

Más concordo com vc febrão... as vezes não adianta mesmo, um controlador de injeção a parte.

tem que ver com mais detalhes... pois como foi dito acima, tem o sensor de batida de pino... que vai no bloco..

Outra coisa que o dono do topico tem q ver... não é somente o ponto de ignição...

más sim o do comando...

sempre é bom ter um polia regulavel pq as vezes um grau dois da uma puta diferença...

Com certeza...

Mas mesmo com o sensor de detonação (a famosa batida de pino) o módulo suplementar seria indicado, pois aí ele não deixaria a injeção trabalhar ajustando o ponto sozinha, o próprio módulo, programado corretamente, tornaria "escrava" a ECU original de acordo com a tal programação né...

Ah, o dono do tópico já tentou colocar uma gasolina BOA realmente?? Combustível ruim é o principal causador de batida de pino...

Postado em

Já escutei em colocar um anel de teflon entre o sensor de detonação e o bloco quando se usa tuchos mecanicos na injeção. Isso iria filtrar o ruído dos tuchos, mas é possivel que irá anular a função do sensor, portanto quando regular o ponto, preste muito atenção se não esta batendo pino. Faça um teste com bastante carga, tipo sair de lombada e pisar tudo no acelerador a partir de uns 30 Km/h em terceira.

Postado em

más sim o do comando...

Amigo meu carro tem polia regulavel. O comando que estou usando e um 49G, lembrando que meu carro e uma saveiro summer 1.8 2002. Nao sei se meu carro tem sensor de batida de pino no bloco nao. O meu "pleparador" passou os tuchos para tuchos mecanicos. Qual um modulo gerenciador que eu poderia comprar e conseguiria regular o ponto? Um cara de bsb que aparentemente sabe muito do que fala - COSAC - me disse que ele vende um chamando HYNTERFACE, mas custa caro demais 750,00. Lembrando que meu carro usa alcool como combustivel. Nao gasolina. Sinceramente estou quase desistindo de preparacao aspirada para carro com injecao. Turbo aparentemente e bem mais simples. Mas tem hora tambem que da vontade de fazer um aspro. Ainda mais depois que o cara da COSAC, me disse que fez uma pick up corsa 1.8 com 156 cv, e que se andasse na manha - de 3.000 rpm - para baixo a mesma fazia 10 ate 11 km/l na cidade.

Um abraco

Christiano

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...