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Duke

Motores

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Acredito que não seja só eu que confunda os nomes dos motores... mas minha principal dúvida são os da Fiat e da Ford.

 

Se alguém puder esclarecer as principais caracteristicas,ponto forte(seja durabilidade,torque e etc) de alguns e quais carros aqui no brasil usam/usaram esses motores...

 

Fiat:

Já ouvi falar um Sevel,ACT,ACT2,Cursa Lunga(é assim que se escreve?!?).

 

Sevel só em Uno?

Pelo que eu lembro o ACT equipo o Tipo 1.6 não?!?!?

 

Ford:

Quais foram os motores do Corcel I e Corcel II?

Na minha ignorancia é tudo CHT :ph34r: :P

 

Valew :legal:

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Bom, pelo tempo q eu me entendo por fiateiro:

 

Motores FIASA = 1.0 8v (torno de 61cv) 1.5 8v (+- 72cv)

Equipou a familia palio de 96 a 99.

 

Motores FIRE = 1.0 16v (70cv), 1.3 16v (80cv), 1.0 8v (65cv atualmente) (logo logo FLEX tb) e 1.3 8v FLEX (70cv no alcool)

Os 16v equiparam a familia palio acho q ateh meio do ano de 2003.

A partir do meio do ano de 2003 pra cá, só temos os 8v da familia fire.

 

Motor TORQUE = 1.6 16v (99cv ateh 2000, 106cv a partir de 2001)

Motor Italiano, antes de 2002 eh conhecido como STEP A, possui 106cv em 6.000 rpm e 15.1 de torque a 4.750 rpm. A partir de 2002, entra o famoso Corsa Lunga, 1.6 16v STEP B, 106cv a 5.500 rpm e 15.4 de torque a 4.500 rpm.

 

Motor FIVETECH = 2.0 20v 5c (salvo engano com versões 127 e 142cv), 2.4 20v 5c (160cv) e 2.0 20 5c Turbo (182cv)

 

Equipa a familia do Marea desde o começo, o 2.4 entrou em 2001 substituindo o 2.0, hj permanece ao lado do modelo turbo.

 

Motor 1.6 8v = Creio eu q o equipou o palio de 96 ateh 99 foi o ACT, possuia 92cv de potência.

 

É, basicamente só lembro desses.

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Guest jcesar

de fiat eu não sei e nem tenho vontade de aprender...

 

mas os da Ford o esquema é o seguinte: os motores dos Corcel I e II, são uma evolução do motor renault que equipava os gordini, no caso do Corcel I, os primeiros era de 1300 cc, depois a Ford aumentou para 1400 e no Corcel II passou para 1600 (1.555). Depois veio os bons tempos dos Ford com motores AP e atualmente tem esses motores modernos que nem lembro os nomes.

 

O CHT foi nos anos 80, com o Del Rey e com a fusao da Ford + VW e um trabalho da Audi nesses motores, passou a se chamar AE...

 

depois o loko aparece aqui e dá uma aula sobre esses motores.

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Lebra.. faltou alguns :P

 

Fiasa.. veio desde os 147... akeles 1050.. 1300.. Equipou os 147, família Uno e o 1.5 e 1.0 a familia Palio

 

SEVEL... o famoso motor Argentino... (uma porcaria na minha opinião de Fiateiro) 1.6 que equipa o Premio, Elba e Fiorino...

 

ACT... Ummmm... :rolleyes: Um belo motor :P Equipa o Uno 1.6R, 1.6R MPi, Uno 1.6 MPI 95/96, Tipo 1.6

 

2 ACT... Esse eh o Motorzão do Tempra... duplo comando.. por isso 2 ACT...

 

Bom.. depois passo mais especificações....

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os motores que equipavam os Bravas 1.6 foram os Step A e B então?

Palios 1.6 16v 1ª Geração é TUDO "motor Torque" então?

 

 

Sobre os motores da ford, quantos cavalos liquidos tinham esses motores?Qual era os nomes que eles usavam ou nem tinha nome?

Os motores mais modernos da Ford pelo que eu sei são os Endura e os Zetec.

Mondeo parece que já é outro.. não lembro.

 

Valeu pra quem postou :legal: !

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os motores que equipavam os Bravas 1.6 foram os Step A e B então?

Palios 1.6 16v 1ª Geração é TUDO "motor Torque" então?

 

 

Sobre os motores da ford, quantos cavalos liquidos tinham esses motores?Qual era os nomes que eles usavam ou nem tinha nome?

Os motores mais modernos da Ford pelo que eu sei são os Endura e os Zetec.

Mondeo parece que já é outro.. não lembro.

 

Valeu pra quem postou :legal: !

Tempra usa sevel tbm.

 

Não, tem palio da 1º geração com step A, não lembro o ano, mas acho q foi até 97, 98.

 

Esse

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ah vcs esquecerão de uns fords

 

Zetec dos escort

Zetec Rocam nos Fiesta, Ka, Ecosport e talz

e os piores moteres que já vi... Endura....

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os motores que equipavam os Bravas 1.6 foram os Step A e B então?

Palios 1.6 16v 1ª Geração é TUDO "motor Torque" então?

 

 

Sobre os motores da ford, quantos cavalos liquidos tinham esses motores?Qual era os nomes que eles usavam ou nem tinha nome?

Os motores mais modernos da Ford pelo que eu sei são os Endura e os Zetec.

Mondeo  parece que já é outro.. não lembro.

 

Valeu pra quem postou  :legal: !

Tempra usa sevel tbm.

 

Não, tem palio da 1º geração com step A, não lembro o ano, mas acho q foi até 97, 98.

 

Esse

Tempra com Sevel?

2.0 8v então?

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FIASA são os blocos feitos no Brasil e tinham como opções 999cm³, 1.050, 1.3 e 1.5 sempre 8v

 

FIRE são a geração mais nova e tem opção de 999 , 1.25 (8 e 16v) e 1.75 (usado no Brava e Marea) 16v

 

Sevel tem opção 1.4 (Uno turbo), 1.5 (usada nos 1.5R e Prêmio CS antigos) e 1.6 (8 e 16v) sendo que o 16v tem o modelo Torque e o Cursa Longa ambos com 106Cv a 5.500RPM, e torque máximo a 4.500RPM (só muda o valor do torque e a curva que tem mais torque em baixa no Cursa longa)

 

ACT são todos os motores FIAT porque significa Albero Comando Testa ou seja comando de valvulas no cabeçote.

 

Os motores Tempra são feito pela FIASA, mas não pertecem a nenhuma familia anterior.

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e os Uno Turbo 1.4??? q motor q era?

O UT era o ACT, não?!? Eu tmb não tenho certesa...

 

 

===========================================

 

 

Bom... O "pai" do CHT levava a designação de "E-max" ou motor Renault, pois, como o Jcesar falou, era derivado o motor Renault de 800cc do Gordini/Dauphine... Equipou desde 1969 o primeiro Corcel ( Ou projeto M da extinta Wyllis Overland do Brasil - a qual iria produzir sob licença da Renault um modelo semelhante ao Renault R12 se não estou enganado. )

 

Na linha Corcel ele teve versões de 1.300cc, 1.400cc e 1.600cc. Os dois últimos equiparam tmb o Escort.

 

Com a crise do petróleo nos idos da década de 70, a Ford em parceria com o Instituto de Tecnologia Aeronautica ( ITA de São José dos Campos ) desenvolveu ele para consumir o combustível vegetal. Segundo os saudosistas, foi ( E continua sendo ) o melhor motor a álcool carburado produzido no Brasil, essa versão fora lançada em 1978. Em 1983 com o lançamento do entaum "revolucionário" Escort, ele teve seu cabeçote melhorado. Era feito de liga de alumínio, tinha válvulas maiores e uma geometria da câmara de combustão muito melhorada, em relação ao E-max. Deu-se a luz *rs* ao famoso motor CHTreco...

 

Em 1986, qnd então fundou-se ( Ou "afundou-se" *rs* ) a "Autolatrina" Ops!!! Errei! Autolatina... a Ford "trocou" com a VW o CHT pelo AP. A Ford Lançou entaum em meados de 1989 aquele carro já meio "caidinho" nas vendas porém MARAVILHOSO e PERFEITO chamado Belina 1.8 :rever1: B) :rolleyes: usando o AP800, tentando dar um UP na já desgastada linha Corcel/Del Rey. Um tiro no próprio pé. Pois a maior vantagem dos Del Rey/Belina, além do conforto se comparado aos concorrentes de época, era a economia do motor CHT.

 

Na linha Volks, equipou as versões de "entrada" ( ou os "pé-de-boi" ) Gol/Parati com a versão 1600cc. Aqui ele levava a denominação de AE1600.

 

Com o advento do menor imposto para MANCOS até 1000cc, a Volks não tinha um projeto barato, confiável e que estivesse disponível em pouco tempo, de motor 1.0, pois a FIAT estava ganhando rios de dinheiro com aquela "bota-ortopédica" chamada Uno Mille... *rs* Eles simplesmente reduziram o curso e o diâmetro dos cilindros e lançaram aquela coisa manca chamada Gol 1000 ( AE1000 )... *rs* Depois de 2 anos a Ford "resolveu" usar no Escort Hobby. Ele chegou até o Gol bolinha e nesse modelo, ganhou injeção monoponto.

 

"Sobreviveu" até 1998 no último Pampa produzido...

 

Não se pode dizer que houve um substituto para tal motor. Uma vez que os Zetec e primeiramente os Endura, equiparam carros que nada tinha em comum com a "antiga" plataforma. ( Revolução da Ford - Nesse período do meio da década passada até uns 2 anos atrás, a Ford do Brasil só deu prejú. Mas isso começou com o uso da motorização VW e dos "clones" tecnológicos resultantes da "suruba" que era a Autolatrina. Logus -> que era projeto Ford - Verona -> que era um Escort esticado e Apollo - Versailles/Royale -> Santana/Quantum com "roupa" da Ford, etc e talz... )

 

Eu particularmente gosto do CHTreco... Velente pra caramba. O único problema é que ele não suporta giros muito alto por muito tempo... :( Mas é bastante durável, confiabilíssimo e de manutenção simplória e barata! :legal:

 

Credo! Chega de escrever...

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TEMPRA USA MOTOR ACT.. Uno T tb é ACT .... O que peca aqui no Brasil é o desconhecimento das linhas dos motores Fiat.. O Uno 1.5R usa o motor Fiasa com comando bravo.. até ai blza... o 1.6R usa motor ACT e não Sevel como o Uno CSL, Premio, Elba e Fiorino.. muitos confundem isso... pensa que qualquer fiat 1.6 o motor é sevel argentino.

 

Sevel é o motor produzido em parceria com a Peugeot na Argentina.

ACT é o motor utilizado pela Fiat na Italia.. esse motor é italiano

Fiasa é nosso querido motor brasileiro.. o nome fiasa significa FIat Automóveis SA.

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O brava é SEVEL?????PQ até onde eu sei o motor é argentino, não???

 

Ou meu motor é ITALIANO???

 

 

Eu sempre achei que tinha:

 

FIASA (motor nacional 1000, 1050, 1300, 1500)(unos, palios, 147 e familias)

 

Sevel (1400, 1600, 8V e 16V) (unos "R", "T", tipos, palios 8V e familias)

 

ACT (2000, 8V e 16V)(tipos e tempras, e familias)

 

ACT2 (1600, 1785) (palio, bravas, mareas e familias)

 

eu não sei o nome do 5 cilindros... mas esse é mareas e stilos...

 

 

Pelo visto eu viajei na maionese...

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Legais as informações....

 

Agora seguindo na linha Ford...

 

O motor do Mondeo(aquele com frente Bad Boy) é o Duratec?

O Focus 2.0 é zetec ou Duratec?

 

valew

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Legais as informações....

 

Agora seguindo na linha Ford...

 

O motor do Mondeo(aquele com frente Bad Boy) é o Duratec?

O Focus 2.0 é zetec ou Duratec?

 

valew

Hummm...

 

Não sei.

 

Da linha nova entendo patavina nenhuma... :(

 

Mas creio que seja o Zetreco...

 

O Clube do Zetec poderia esclarecer melhor isso pra vc Duke! :legal:

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Legais as informações....

 

Agora seguindo na linha Ford...

 

O motor do Mondeo(aquele com frente Bad Boy) é o Duratec?

O Focus 2.0 é zetec ou Duratec?

 

valew

Hummm...

 

Não sei.

 

Da linha nova entendo patavina nenhuma... :(

 

Mas creio que seja o Zetreco...

 

O Clube do Zetec poderia esclarecer melhor isso pra vc Duke! :legal:

o focus 1.6 e 2.0 sao Zetec, e o mondeo usa somente o Duratec HE

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Agora seguindo na linha Ford...

 

O motor do Mondeo(aquele com frente Bad Boy) é o Duratec?

O Focus 2.0 é zetec ou Duratec?

 

valew

Hummm...

 

Não sei.

 

Da linha nova entendo patavina nenhuma... :(

 

Mas creio que seja o Zetreco...

 

O Clube do Zetec poderia esclarecer melhor isso pra vc Duke! :legal:

o focus 1.6 e 2.0 sao Zetec, e o mondeo usa somente o Duratec HE

Os mondeos antigos eram equipados com o Zetec 2.0 e o Duratec V6. O Duratec só vinha na versão guia. Já os novo eu não sei...

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aff.....soh de falar o nome Fiasa ja me da arrepios...o do meu palio 500 anos eh uma decepcao soh... 1.0, bebe igual 2.0 e anda igual 0.8 a gas. (sim, esta revisado e tudo, bico limpo, tudo certinho) :(:(:(:(

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Bom... O "pai" do CHT levava a designação de "E-max" ou motor Renault, pois, como o Jcesar falou, era derivado o motor Renault de 800cc do Gordini/Dauphine... Equipou desde 1969 o primeiro Corcel ( Ou projeto M da extinta Wyllis Overland do Brasil - a qual iria produzir sob licença da Renault um modelo semelhante ao Renault R12 se não estou enganado. )

 

Na linha Corcel ele teve versões de 1.300cc, 1.400cc e 1.600cc. Os dois últimos equiparam tmb o Escort.

 

Lembro do 1.4 do corcel do meu pai...

Andava do lado de santana box 1.8...

 

Bloco do 1.4 mesmo...

Cabeçote do 1.6 a alcool CHT... (valvulas maiores)

Comando

2e

bobina de alta tensão

e só...

 

passava dos 160 na reta... devia chegar uns 170 na reta...

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Lebra.. faltou alguns :P

 

Fiasa.. veio desde os 147... akeles 1050.. 1300.. Equipou os 147, família Uno e o 1.5 e 1.0 a familia Palio

 

SEVEL... o famoso motor Argentino... (uma porcaria na minha opinião de Fiateiro) 1.6 que equipa o Premio, Elba e Fiorino...

 

*ACT... Ummmm... :rolleyes: Um belo motor :P Equipa o Uno 1.6R, 1.6R MPi, Uno 1.6 MPI 95/96, Tipo 1.6

 

2 ACT... Esse eh o Motorzão do Tempra... duplo comando.. por isso 2 ACT...

 

Bom.. depois passo mais especificações....

No ACT vc esqueceu de mencionar Elba CSL alcool :)

 

Desculpem por eu desenterrar esse topico pessoal mas so vejo topicos de motor AP, VW a ar e nada de Fiat.

 

Eu queria dicas para deixar o ACT mais nervosinho. Eu tava afim de fazer um aspro nele ja que vo ter que fazer motor mesmo então nada melhor do que aproveitar isso e comprar peças corretas.

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Bom... O "pai" do CHT levava a designação de "E-max" ou motor Renault, pois, como o Jcesar falou, era derivado o motor Renault de 800cc do Gordini/Dauphine... Equipou desde 1969 o primeiro Corcel ( Ou projeto M da extinta Wyllis Overland do Brasil - a qual iria produzir sob licença da Renault um modelo semelhante ao Renault R12 se não estou enganado. )

 

Na linha Corcel ele teve versões de 1.300cc, 1.400cc e 1.600cc. Os dois últimos equiparam tmb o Escort.

 

Lembro do 1.4 do corcel do meu pai...

Andava do lado de santana box 1.8...

 

Bloco do 1.4 mesmo...

Cabeçote do 1.6 a alcool CHT... (valvulas maiores)

Comando

2e

bobina de alta tensão

e só...

 

passava dos 160 na reta... devia chegar uns 170 na reta...

OOOOO jovem gostei dessa preparação...podemos conversar sobre isso hahaha???Meu Corcelzinho 1.4 quer andar um pouco mais hehehe.

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Os focus ate 2005 vieram com ZETEC 1.6 e 2.0 16v.... a partir de 2006 vem com Duratec 2.0 16v e Zetec no 1.6

 

tem os fiestas e KA com Endura-E (1.0 e 1.4) e KA com 1.6 zetec Rocan (KA XR)

 

os novos fiestas jah nao sei dizer

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OOOOO jovem gostei dessa preparação...podemos conversar sobre isso hahaha???Meu Corcelzinho 1.4 quer andar um pouco mais hehehe.

Marginal!

 

Vai aí ja Jafet, compra um cabeçote CHTreco ( Se vc conseguir do último XR3 à álcool, melhor! Valvulas maiores que o 1.6 "de linha" e taxa para cana. ) e um 2E para cana...

 

Mande dar uma verificada no cabeçote, se necessário já dê uma aplaindada só por "precaução" ( pois muuuito provavelmente esse cabeçote não será 0km ), faça um trampinho no coletor de admissão para colocar o 2E e seja feliz com os espetaculares 60cv que vc terá no seu E-max!!! Se um dia vc tiver que "abrir o motor", compre um comandinho UM POUCO mais nervoso... Algo como 272°, com pouco cruzamento. Não sei te afirmar qnt de levante... Mas tmb não é lá muita coisa não.

 

Hehe... Acredito que ele chegue a mais ou menos isso de potência... Não muito mais.

 

Ahh!!! Compre tmb o distribuidor para os CHT à garapa... As curvas do avanço da ignição são um pouco diferentes da gasosa... Melhorando o desempenho. :legal:

 

 

Huahuahuaua...

 

FORDinho dando "suadô" em carro novo, NAUM TEM PREÇO!!! O.OO.OO.O

 

Acho que sou suspeito em dizer essa frase, né?!? [^]

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Guest jcesar
Marginal!

 

Vai aí ja Jafet, compra um cabeçote CHTreco ( Se vc conseguir do último XR3 à álcool, melhor! Valvulas maiores que o 1.6 "de linha" e taxa para cana. ) e um 2E para cana...

 

Mande dar uma verificada no cabeçote, se necessário já dê uma aplaindada só por "precaução" ( pois muuuito provavelmente esse cabeçote não será 0km ), faça um trampinho no coletor de admissão para colocar o 2E e seja feliz com os espetaculares 60cv que vc terá no seu E-max!!! Se um dia vc tiver que "abrir o motor", compre um comandinho UM POUCO mais nervoso... Algo como 272°, com pouco cruzamento. Não sei te afirmar qnt de levante... Mas tmb não é lá muita coisa não.

 

Hehe... Acredito que ele chegue a mais ou menos isso de potência... Não muito mais.

 

Ahh!!! Compre tmb o distribuidor para os CHT à garapa... As curvas do avanço da ignição são um pouco diferentes da gasosa... Melhorando o desempenho. :legal:

 

 

Huahuahuaua...

 

FORDinho dando "suadô" em carro novo, NAUM TEM PREÇO!!! O.OO.OO.O

 

Acho que sou suspeito em dizer essa frase, né?!? [^]

loko...

 

não é mais fácil colocar um motor cht 1.6 (completo) a alcool de preferencia o do Escort ?????

 

com a caixa original do 1.4 .. vai ficar com excelente aceleração

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