Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Ri7

Carregar Bateria com fonte de PC? COMO?

Recommended Posts

Fala Pessoal!

 

To com essa ideia...de transformar uma fonte de PC em carregador de bateria automotiva.

 

porém, gostaria de ouvir opiniões do pessoal sobre isso!

 

como fazer?

quais cuidados tomar?

 

Valeu!

 

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tiver, me perdoem heheheh Mas nao achei.

 

mas não quero uma fonte transformada para alimentar módulos. Este esquema inclusive tem no site.

 

E sim um carregador de bateria para dar carga em baterias descarregadas...

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é mais $pratico$ comprar um carregador de baterias de carro ?

 

vai gastar a mesma coisa e ter menos trabalho.

 

se dá pra fazer essa gambi ae eu não sei.. só imagino que não vale a pena.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso aqueles de lâmpada mesmo. Custa R$ 20,00 e vende em qualquer supermercados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu uso aqueles de lâmpada mesmo. Custa R$ 20,00 e vende em qualquer supermercados.

Mas esse carregador serve com também com o som do carro ligado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mas esse carregador serve com também com o som do carro ligado?

Não! É só em caso de emergência, você dá uma carga lenta para conseguir ligar o carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É...pensei nesses comuns...mas achei que fosse possível usar a fonte com poucas alterações, pois já possuo a bendita...

 

O intuito é carregar a bateria completamente, deixando ela pronta para uso, e não apenas em emergências, visto que o uso do carro por trajetos curtos todos os dias simplesmente destrói a vida útil de qualquer bateria. Portanto gostaria de carregar a bateria de uma forma completa e segura de tempos em tempos.

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É...pensei nesses comuns...mas achei que fosse possível usar a fonte com poucas alterações, pois já possuo a bendita...

 

O intuito é carregar a bateria completamente, deixando ela pronta para uso, e não apenas em emergências, visto que o uso do carro por trajetos curtos todos os dias simplesmente destrói a vida útil de qualquer bateria. Portanto gostaria de carregar a bateria de uma forma completa e segura de tempos em tempos.

 

[]s

Ri7

seu problema eh que a voltagem de saida dessas fontes na linha de 12 volts geralmente varia entre 11.7 e 12.3, com isso vc nao consegue carregar completamente, vc precisaria muda-la para que a linha de 12 volts passasse a fornecer 14 ou 15 volts... e isso nao eh trivial.

 

 

tentar usar a linha de -12v e -5v eu nao recomendo, pois estas suportam pouca corrente, e ficaria facil fritar a fonte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ahhh....entendi...

 

me explica uma coisa Mogar...

 

A bateria automotiva precisa de qual tensão e corrente para ser carregada de forma completa?

 

15v x qtos amperes?

 

Abraço!

 

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o quanto precisa de tensao nao sei ao certo, mas vale lembrar que para vc transferir carga, vc precisa de uma diferenca de potencial eletrico, e que a velocidade de transferencia depende diretamente desta, entao no minimo vc tem que ter uma tensao maior.

 

 

quanto a quantidade de carga, essa fica um pouco mais complicada de calcular, pois como a velocidade de transferencia (que vc pode medir em Amperes, pois nao deixa de ser corrente eletrica, alias esqueci quantos Culomb/segundo eh 1 ampere) tem um comportamento logaritmico, precisaria calcular por integral, ou ir fazendo a media em alguns instantes, mas de qualquer forma, se tua bateria tem 55 Ah, vc percisaria para carrega-la completamente de uma corrente de 55 amperes por 1 hora. tudo bem que o que falei agora eh meio obvio... heheheh

Editado por Mogar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

heheheh

 

sakei mogar...

estive lendo uns livros aqui e é isso mesmo...

 

já vi q vou comprar um carregador de lampada hauahuhuahua

 

na fonte do micro nao consegui mais de 14v...

 

 

[]s

 

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
heheheh

 

sakei mogar...

estive lendo uns livros aqui e é isso mesmo...

 

já vi q vou comprar um carregador de lampada hauahuhuahua

 

na fonte do micro nao consegui mais de 14v...

 

 

[]s

 

Ri7

O carregador de lâmpada (é o que eu tenho) demora de 4 a 6 horas para efetuar a carga completa. Vai depender da capacidade da sua bateria e do quanto descarregada ela está.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é...vai ser esse mesmo entao hehehehe

 

dá para saber qdo a bateria está completamente carregada ou isso é impossível?

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
é...vai ser esse mesmo entao hehehehe

 

dá para saber qdo a bateria está completamente carregada ou isso é impossível?

 

[]s

Ri7

Sim, a lâmpada vai enfraquecendo (mas não chega a apagar) conforme carrega.

 

Detalhe: o lance da lampada enfraquecer só funciona se os cabos da bateria estiverem desconectados, pois mesmo com o carro desligado ainda existe o consumo de energia dos equipamentos eletrônicos do carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ahhh....entendi...

 

me explica uma coisa Mogar...

 

A bateria automotiva precisa de qual tensão e corrente para ser carregada de forma completa?

 

15v x qtos amperes?

 

Abraço!

 

Ri7

Segundo o muriloalvares disse um tempo atrás, a tensão ideal para carregar a bateria é na faixa de 14v (que é a do alternador do carro) e a amperagem é de cerca de 10 - 15% da capacidade da bateria.

 

Logo:

 

Bateria de 80A --> carregador de 8 a 10A + ou - e tensão de 14v.

 

Normalmente o pessoal vende na faixa de uns R$120 -- R$160.

 

Se eu não me engano o Pancadão aqui do fórum vende. Fala com ele.

 

[]´s

 

Rodrigo

Editado por rmattos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ri7, a maioria dos carregadores lentos trabalha em torno de 3A, no máxmo 5A. Têm que ser fontes de corrente constante, ou seja, alta resistência interna, acho que é isso.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Monta um carregador Ri7, fica muito bom. Eu montei um utilizando um tranformador de 15 volts e 10A e comprei um ponte retificadora de 30A (um exagero) e carrega rapidinho a bateria. Com cerca de 2 horas e meia e 3 horas de carga a bateria ja tem força para dar partida no carro. Eu deixo carregando por umas 3 horas e depois eu ja coloco a bateria no carro pra dar partida e deixar o alternador carregar ela.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um carregadorzinho com desligamento automático sai por uns R$ 60,00 com uns 3A.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

carregadores de baterias ideiais sao fontes de corrente

pra mandar a mesma corrente independente da tensao da bateria, pois com o aumento da carga, a tensao aumenta.

 

a correte ideal é 10% da nominal da bateria (15% no max)

e o tempo de carga é de 10 Horas (12 horas pra ter garantia)

 

pq o numero?

Ex: bateria de 50Ah

50A / hora, bastaria uma hora na corrente de 50A, isso nao é recomendavel por nao ser uma carga eficiente

 

como estamos usando 10% da corrente, levaria 10x1hora

mas soma-se 2 horas pra ter certeza da carga

entao, 12 horas a 10% da corrente nominal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faaaaala Ri7! blz?

kra uma vez eu alterei uma fonte dessas de computador e na saida de 12V ela tava dando uma media de 14 a 15V, acho q com isso vc consegue carregar a bateria...

eu lembro q peguei num site da net, vo dar uma olhada aki e depois eu posto o esquema...

vlw ae!

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vlw povo! :D

 

E estes carregadores permitem que eu carregue a bateria SEM desligar ela do carro? Não gostaria de perder as informações armazenadas na injeção eletronica.

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vlw kamikaze!

 

mas esse eskema eu conhecia...

acontece q a fonte nao é regulada...e a corrente varia demais...

 

a bateria vai acabar sendo estragada.

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
o quanto precisa de tensao nao sei ao certo, mas vale lembrar que para vc transferir carga, vc precisa de uma diferenca de potencial eletrico, e que a velocidade de transferencia depende diretamente desta, entao no minimo vc tem que ter uma tensao maior.

 

 

quanto a quantidade de carga, essa fica um pouco mais complicada de calcular, pois como a velocidade de transferencia (que vc pode medir em Amperes, pois nao deixa de ser corrente eletrica, alias esqueci quantos Culomb/segundo eh 1 ampere) tem um comportamento logaritmico, precisaria calcular por integral, ou ir fazendo a media em alguns instantes, mas de qualquer forma, se tua bateria tem 55 Ah, vc percisaria para carrega-la completamente de uma corrente de 55 amperes por 1 hora. tudo bem que o que falei agora eh meio obvio... heheheh

1A = 1C/1s

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...