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sepacheco

NAR 10NAR1

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Povio..

 

Tive a oportunidade de ouvir e fuçar bastante com os NAR de 10 nesse feriado.

 

Bem achei o timbre MUITO bom correto e linear, entretanto notei uma falta de preenchimento nas frequências abaixo dos 35-38 Hz...

 

O falante toca muito bem, mas, como era de se esperar, a SPL não é nenhuma maravilha.

 

Testei algumas sintonias diferentes e notei que com sintonia baixa ele fica muito fraquinho, mesmo pra um único Kit componente. Se elevamos a sintonia a SPL melhora entretanto a falta de preenchimento em baixas frequencias aumenta..

 

Ouvi eles , um par em duas caixas normal do SITE no gol GIII, empurrado por um 4060, com SPL satisfatória mas com a falta de preenchimento lá em baixo.

Um numa caixa de 53 L por 3" x 44 cm a SPL ficou muito baixa e um meio termo razoável em 52 L com duto de 3 " x 27 cm, mas de novo a falta de preenchimento. Esse estava num sedã empurrado pela bridge de um RF 4.6x

 

Como vocÊs tem equalizado isso ? realmente o grave é MUITO gostoso, mas falta essa "força" lá em baixo. Com caixas maiores isso aparece, mas temos um Group Delay acentuado, que acaba embolando um pouco .....

 

Mas realmente o falante é bom...

 

Sei que meus ouvidos estão acostumados com os Subs do Marea, e ai a comparação fica difícil, mas quase todo dia ouço um Up grade de 10, que é BEM pior em timbre, mas tem essa "força" em frequÊncias mais baixas, que não consegui equalizar, do meu agrado, no NAR...

 

Sugestões ?

 

[]

 

Sandro

Editado por sepacheco

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Eu tb ja ouvi esse sub, mas não tive a oportunidade de bricar com eles q nem vc fez.

Gostei muito, ainda mais pela baixa potencia deles. Boa qualidade, mas como o sepacheco disse, falta descer um pouquinho....

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Questao para o Crasher e sua turma :D

 

hehehe

 

já mexi com nar, já tive, um e depois posto minhas impressoes.

 

[]s

Ri7

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Ele perde forca mesmo Sandro.

A solucao que achei, foi a mais tosca possivel, que foi utilizar 2 subs.

 

1 NAR > xixi de anjo. Simplesmente nâo faz diferenca com ele ou sem ele, cortando em 50hz até. O pezinho cobre a mala, de 40hz p/ baixo msm.

2 NAR > subgrave que dá e sobra

 

Eu mesmo postei aqui qdo retirei um dos subs. Fiquei impressionado da forma como o som sumiu. Até o gusk4x4, se nâo me engano, comentou sobre o acoplamento do som entre os subs e etc.

 

Nâo posso te dar um conselho sobre subgrave x resposta lá em cima, porque no meu sistema os subs trabalham numa faixa de atuacao muito restrita. O lowpass varia entre 25 e 30hz, dependendo do tipo de musica.

A minha caixa é mto semelhante a que vc testou. Os mesmos 53L e duto de 3'' por 50cm.

Editado por Crasher

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Ele perde forca mesmo Sandro.

A solucao que achei, foi a mais tosca possivel, que foi utilizar 2 subs.

 

1 NAR > xixi de anjo. Simplesmente nâo faz diferenca com ele ou sem ele, cortando em 50hz até. O pezinho cobre a mala, de 40hz p/ baixo msm.

2 NAR > subgrave que dá e sobra

 

Eu mesmo postei aqui qdo retirei um dos subs. Fiquei impressionado da forma como o som sumiu. Até o gusk4x4, se nâo me engano, comentou sobre o acoplamento do som entre os subs e etc.

 

Nâo posso te dar um conselho sobre subgrave x resposta lá em cima, porque no meu sistema os subs trabalham numa faixa de atuacao muito restrita. O lowpass varia entre 25 e 30hz, dependendo do tipo de musica.

A minha caixa é mto semelhante a que vc testou. Os mesmos 53L e duto de 3'' por 50cm.

Pois é crasher chego a comclusão que o melhor é usar eles aos pares e em caixas grandes... ou se contentar com uma SPL baixa... o que pra maioria dos mortais é aceitável (O dono do sedã gostou do resultado !!!)

 

[]

 

 

Sandro

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O unico problema é que destinar praticamente 100L para 2 sub de 10" eu acho um exagero.. Claro que o preço dele compensa.. mas o porta malas perdido é complicado para muitos casos.

 

Minha opção no Infinity de 10", com caixa de 28L se saiu muuuito bem.. claro que pro meu gosto. Até gostaria que algum entendido um dia ouvisse e opinasse..

 

Abraços

João

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O unico problema é que destinar praticamente 100L para 2 sub de 10" eu acho um exagero.. Claro que o preço dele compensa.. mas o porta malas perdido é complicado para muitos casos.

 

Minha opção no Infinity de 10", com caixa de 28L se saiu muuuito bem.. claro que pro meu gosto. Até gostaria que algum entendido um dia ouvisse e opinasse..

 

Abraços

João

HEHE... só que dá pra comprar quase 4 NAR... mas realmente o Infinity Kappa Perfect é OUTRA história...

 

[]

 

 

Sandro

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eu nao escutei o carro do Crasher com 1 sub soh, mas com 2 nao faltava subgrave de forma alguma..... e tinha um spl suficiente para sq

 

 

como ele usa numa faixa bem restrita, eh dificil avaliar timbre, mas pra funcao para a qual eles estavam designados, nao encontrei defeitos.

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Concerteza.. ai tem a relação custo benefício né..

Uma caixa maior também é mais caro.. e 2 NAR custa em torno 300 reais... o infinity custa em torno de 400.. hehehe

 

da pra comprar 3 nar :)

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Concerteza.. ai tem a relação custo benefício né..

Uma caixa maior também é mais caro.. e 2 NAR custa em torno 300 reais... o infinity custa em torno de 400.. hehehe

 

da pra comprar 3 nar :)

olha, eu que tenho um jl 10w6 num hatchback numa selada com 30.7 litros livres, queria chutar a caixa do meu sub depois de escutar o carro do Crasher, meu sub nao estah descendo nem perto do que os dele descem.

 

 

e olha que o jl w6 eh um senhor sub. pretendo futuramente fazer uma caixa adequada para ele descer sem medo.

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Que tal uma configuração isobarica band-pass 4ª com 4 subs? Alguém se arriscaria a dizer como ficaria o resultado? e 6ª, muita diferença?

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Que tal uma configuração isobarica band-pass 4ª com 4 subs? Alguém se arriscaria a dizer como ficaria o resultado? e 6ª, muita diferença?

nao sei se em band pass ia descer a mesma coisa sem litragens muito grandes e sem embolar.....

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eu nao escutei o carro do Crasher com 1 sub soh, mas com 2 nao faltava subgrave de forma alguma..... e tinha um spl suficiente para sq

 

 

como ele usa numa faixa bem restrita, eh dificil avaliar timbre, mas pra funcao para a qual eles estavam designados, nao encontrei defeitos.

Pois é Mogar, mas SPL pra SQ é uma coisa que muita gente não gosta... é fraco pra 90% das pessoas...

Como disse 2 deles dá SPL suficiente e descendo bem, mar para 1 só equalizar a SPL e a resposta é o desafio...

MAS sem desmerecer o sub de forma alguma... dos nacionais o timbre foi um dos melhores que ouvi., mas tem a questão SPL x Resposta..

O Carro do Crasher está com sintonia baixa e caixa grande(fiz uma parecida pra testa com um sub só), um sub só nessas condições... bem... fica fraco, ai se aumenta sintonia, ganha SPL e perde-se Sub Graves.. eisa a questãio, não se o sub é bom ou não, bom ele é,

 

[]

 

Sandro

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carro do crasher foi o terceiro que ouvi com NAR e pude notar que dois fazem uma diferença tremenda!!

 

show akele subgrave do NAR.. e na malas do omega nem espaço perdeu! agora vai colocar num hatch para vc ver!

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Falando em caixa..

Sandro, que caixa tu acha que ficaria legar pra esse Infinity 10.1D ?! To usando uma velha de 28L, duto de 52cm x 4"..

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to preparando uma isobarica com 2 NAR de 10 pra poder ter um pouco do subgrave q nao se consegue com caixas de até 50 litros dutada...

vamos ver como fica....

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O unico problema é que destinar praticamente 100L para 2 sub de 10" eu acho um exagero.. Claro que o preço dele compensa.. mas o porta malas perdido é complicado para muitos casos.

 

Minha opção no Infinity de 10", com caixa de 28L se saiu muuuito bem.. claro que pro meu gosto. Até gostaria que algum entendido um dia ouvisse e opinasse..

 

Abraços

João

Mas p/ falar a verdade, se vc quiser subgrave p/ valer, p/ fazer o sub descer animal mesmo, a caixa é grande p/ todo mundo.

 

O próprio JL 10W0, que é semelhante ao NAR1.

Todos dizem que uma das vantagens que ele leva em cima do concorrente nacional, é que com pouco volume descem bem.

 

Porém, a caixa mais animal que já ouvi p/ o JL, tinha 70 litros.

Eram 2 10W0 ainda, na mala de um sedan. 140L p/ 2 subs de 10''!

Animal, animal, animal!!! Simplesmente animal!

 

Montei o meu esperando conseguir alcançar esse carro.

E fiquei muito feliz, pois está tocando parecido, com uns 40 litros a menos!

 

[]

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Exatamente Marcelo. Ambos falantes descem bem, descem bastante. Mas o que eu quis dizer é que o JL, por exemplo, pra descer a mesma coisa que um NAR, precisa de menos volume. É o mesmo caso entre o infinity e o NAR.. sem falar que o infinity tem um SPL muuuito bom!!

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to preparando uma isobarica com 2 NAR de 10 pra poder ter um pouco do subgrave q nao se consegue com caixas de até 50 litros dutada...

vamos ver como fica....

Poderia me indicar os volumes minimos e maximos para as camaras de BP 4ª e 6ª e os dutos (utilizando a configuração isobarica)?

Editado por Hellmind

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Vixi, depois de ler tudo isso estou com medo de comprar um NAR, estou com o kit original no golf 98 nas 4 portas alimentado por módulo e com corte de baixas freq., pelo visto 1 NAR 10" vai faltar grave. Que é oq acontece hj com um Kenwood de 10" em volume alto.

 

Em volume baixo até acompanha, mas depois que os kits abrem a voz... se vai o grave.

 

Será que o NAR seria a melhor opção pra mim em caixa selada?

 

Ou que seria melhor?

 

 

Obrigado.

Editado por Lccora

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Vixi, depois de ler tudo isso estou com medo de comprar um NAR, estou com o kit original no golf 98 nas 4 portas alimentado por módulo e com corte de baixas freq., pelo visto 1 NAR 10" vai faltar grave. Que é oq acontece hj com um Kenwood de 10" em volume alto.

 

Em volume baixo até acompanha, mas depois que os kits abrem a voz... se vai o grave.

 

Será que o NAR seria a melhor opção pra mim em caixa selada?

 

Ou que seria melhor?

 

 

Obrigado.

Se em caixa dutada o pessoal já tava reclamando que o kit tava cobrindo o NAR, usando apenas 1 sub nem se deve pensar em pegar selada então. A não ser que tente usar a caixa db Monster que a NAR recomenda, mas isso pode acarretar a perda do timbre gostoso que ele possui!

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Vixi, depois de ler tudo isso estou com medo de comprar um NAR, estou com o kit original no golf 98 nas 4 portas alimentado por módulo e com corte de baixas freq., pelo visto 1 NAR 10" vai faltar grave. Que é oq acontece hj com um Kenwood de 10" em volume alto.

 

Em volume baixo até acompanha, mas depois que os kits abrem a voz... se vai o grave.

 

Será que o NAR seria a melhor opção pra mim em caixa selada?

 

Ou que seria melhor?

 

 

Obrigado.

Se em caixa dutada o pessoal já tava reclamando que o kit tava cobrindo o NAR, usando apenas 1 sub nem se deve pensar em pegar selada então. A não ser que tente usar a caixa db Monster que a NAR recomenda, mas isso pode acarretar a perda do timbre gostoso que ele possui!

Eu tenho um NAR de 12" numa caixa selada de 53L e ele toca legal sim. Se for para SQ dá para tocar agora se for para SPL não serve. Eu tenho a vantagem do meu módulo ter ganho em 45hz que dá uma melhorada geral no som do sub. Tá certo que nas freqs que o sandro diz falta um pouco, mas mesmo assim estou satisfeito.

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será que 2 NAR de 10" dá um grave suficiente pra ouvir aqueles buuuuuummmmmmm...buuuuuuummmmmmm...atualmente tenho um Papão de 12, tô com medo de por dois NAR de 10" e não ficar satisfeito com os graves, pensei até em madar 240wrms pra cada usando os bridge do banda 4.8.....

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Eu tenho um NAR de 12" numa caixa selada de 53L e ele toca legal sim. Se for para SQ dá para tocar agora se for para SPL não serve. Eu tenho a vantagem do meu módulo ter ganho em 45hz que dá uma melhorada geral no som do sub. Tá certo que nas freqs que o sandro diz falta um pouco, mas mesmo assim estou satisfeito.

Seria o caso de partir para um módulo mais potente pra tocar o NAR, algo do tipo banda 3.2! :)

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