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rodizzi

ATERRAMENTO

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VI AQUI muitos topicos com problemas nos equipamentos de carro, "MEU AMPLFICADOR TA CHIANDO PCAS, ese tipos galera.

 

Entao pra tentar dar uma ajuda pra galera, vou colocar algumas dicas e evitar certas discussões e perguntas desnecessaria.ok

 

VAMOS PRIMEIRAMNTE ALGUMAS DEFINIÇÕES ELETRICAS DO SISTEMA DE SOM E DO CARRO.

 

A

'A' é o sinônimo de ampères, o qual é a medida de corrente equivalente a um Coulomb de carga por Segundo. Você normalmente fala de corrente positiva. Corrente essa que flui do ponto de potencial mais positivo para o ponto de potencial mais negativo, com relação a algum ponto de referência (usualmente o terra, que é designado a potencial zero). Os elétrons em um circuito elétrico fluem na direção oposta da corrente propriamente dita (ou seja eles fluem do ponto de potencial mais negativo para o mais positivo). Ampère é comunmente abreviado como 'amp' ou simplesmente 'A'. Na área de computação ou m fórmulas pode-se designar a corrente elétrica como sendo 'I'

 

V

'V' é para volts, que é a medida de potencial elétrico. A voltagem não "vai" ou "se move", esta simplesmente existe como uma medida. É o mesmo que dizer que existem 10 quilômetros de distância entre você e algum outro ponto. 'DC' 'DC' é a designação para Direct Current ou Corrente Contínua, o que é um tipo de circuito. Em um circuito DC. todas as leis de corrente sempre fluem em uma única direção, é por isso que é tão importante entender quais pontos são o de potencial mais positivo (alto potencial) e quais são os de potencial mais negativos (baixo potencial). Por exemplo, os carros são sistemas tipicamente 12V DC (Doze volts corrente contínua) e é importante manter um registro de quais cabos são conectados ao polo positivo da bateria (+12 V) e quais cabos são conectados ao polo negativo ou terra da bateria. Na realidade, as bateria dos carros tendem a ter um potencial ligeiramente superior a 12 V, e o sistema de carga pode produzir ate 14,5 V quando o motor esta funcionando e o sistema de carga esta funcionando corretamente

 

AC

'AC' é a designação para Alternating Current ou Corrente Alternada, o qual é um tipo de circuito onde o potencial flutua, portanto a corrente pode fluir tanto em um sentido quanto em outro em um circuito elétrico. Em um circuito AC não é de tanta importância se manter um registro de qual fio é o de potencial mais positivo ou mais negativo. É por isso que você pode plugar aparelhos elétricos diretamente na tomada (110 ou 220 V) em sua casa sem se preocupar em errar os pólos e ainda ter o equipamento funcionando. A porte dos alto falantes em um sistema de som é baseado em um circuito AC. Em certas situações, é relativamente importante se entender qual fio é o "positivo" e qual fio é o "negativo", entretanto estas são apenas termos de referências e não são tecnicamente corretos. A voltagem AC em um circuito é normalmente dada em Volts RMS ( Root Mean Square). A voltagem RMS é determinada simplesmente pelo pico de tensão dividido pela raiz quadrada de 2.

 

 

 

VRMS=VPICO

RAIZ DE 2

 

W

'W' é para Watt, que é a medida da potência elétrica. Um watt é igual a um volt vezes um ampere, ou um Joule de Energia por segundo.

 

W=V * I

 

Em um circuito DC,. a potência é calculada pela seguinte fórmula Onde W é a potência em watts, V é a tensão em volts e I é a corrente em amperes. Já em um circuito AC, a potencia é calculada pela seguinte fórmula

 

VRMS= VRMS*IRMS

 

Onde W é a potência em watts RMS, V é a tensão em volts RMS e I é a corrente em amperes RMS. 'Hz' 'Hz'é para Hertz, uma medida de frequência. Um hertz é igual a uma inversão por segundo (1/s), o que é um ciclo por segundo, onde um ciclo é a duração entre porções similares de uma onda (entre dois picos, por exemplo).

 

A frequencia pode estar contida tanto em circuitos elétricos como em ondas sonoras e em algumas vezes em ambos. Por exemplo, se um sinal elétrico em um circuito de um alto falante esta oscilando a uma frequencia de mil ciclos por segundo (1000 Hz ou 1 KHz), o alto falante irá ressonar a 1Khz, produzindo uma onda sonora de 1kHz.

 

A frequencia padrão da capacidade auditiva de um ser humano médio é de "20 a 20K Hz", ou seja de 20 Hz a 20.000 Hz,o qual são três décadas na escala de frequências. Três multiplicações por 10 na frequencia ( 20 * 10 = 200 * 10 = 2000 * 10 = 20000),

ou um pouco menos que dez oitavas (dez dobros na frequencia)

(20 * 2 = 40 * 2 = 80 * 2 = 160 * 2 = 320 * 2 = 640 * 2 = 1280 * 2 = 2560 * 2 = 5120 * 2 = 10240 * 2 = 20480)

 

SPL

'SPL' é para Sound Pressure Level ou Nível de Pressão Sonora, é similar ao dB. As medições de SPL também são taxas, mas são sempre medidas com relação a uma constante. Esta constante é 0dB, que é definido pelo menor nível de pressão sonora que o ouvido humano pode detectar. 0 dB é igual a 1012 (Dez elevado a décima Segunda potência) W/m2. Portanto, quando um alto falate é taxado para produzir 92 dB a 1m quando alimentado com 1 W (92 db/Wm), voce sabe que isto significa que é 92 dB mais alto que 1012 W/m2. Você sabe também que se você dobrar a potência (de 1W para 2W), você adicionara 3 dB, portanto esse alto falate ira produzir 95 dB a 1m com 2 W, 98 dB a 1m com 4 W, 101 dB a 1m com 8W e assim sucessivamente.

 

THD

'THD' é para Total Harmonic Distortion ou Distorção Harmônica Total, é a medida de quanto um certo aparelho vai distorcer um sinal. Estas figuras são normalmente dadas em porcentagens. Acredita-se que números de THD menores quw 0,1% são inaudíveis. Entretanto, deve-se ter mente que a distorção se soma, portanto se a unidade principal, o equalizador, o processador de sinal, o crossover , o amplificador e o alto falante são todos taxados com tendo uma THD não maior que 0,1 %, com todos juntos teremos uma THD de 0,6 % que pode ser percebida na saída

 

Ohm

'Ohm'é a medida de resistência e impedância, que diz a voce o quanto um aparelho irá resistir ao fluxo de corrente em um circuito. Por exemplo, se um mesmo sinal com a mesma voltagem é enviado a dois alto falanetes, um dos quais taxado como tendo 4 ohms de impedância e outro com 8 ohms de impedância. Teremos que o dobro de corrente ira percorrer o circuito com o alto falante de 4 ohms em relação ao de 8 ohms, o que irá requerer o dobro da potência, pois a potência e proporcional a corrente

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Agora que você já sabe tudo sobre as definições e as siglas mais utilizadas na área de som automotivo,vamos agora passar algumas dicas interessantes de como tentar acabar com um dos maiores tormentos dos instaladores de som automotivo, que são os ruídos.

 

Com estes passos você será capaz de resolver os ruídos provenientes de do motor, ruídos esses geralmente de alta freqüência e variam conforme a rotação do motor. Siga esses passos cuidadosamente, e se você tem mais de um amplificador, repita o passo 1 para cada amplificador, para você ter certeza que nenhum deles é o responsável pelos ruídos.

 

Passo 1

Verifique os amplificadores: Para se determinar se são os amplificadores os responsáveis pelo ruído. Primeiramente corte totalmente o sinal dos amplificadores, para fazer isso curto-circuite as entradas do amplificador. Se o ruído sumir, então o amplificador está em perfeito estado e você pode proceder para o passo 2. Entretanto se houver ruído, então use um alto falante de teste na saída. Se isto parar o ruído, então o problema esta se originando na fiação dos alto falantes, ou nos cross-overs passivos. Verifique se nenhum destes esta em curto com o veículo e comece novamente no passo 1.

 

Se o ruído ainda persistir mesmo com o alto falante de teste, então pode haver um problema com a fonte de tensão do amplificador. Tente conectar uma fonte de tensão isolada do veículo. Se ainda assim você não conseguir acabar com o ruído, então há algo sério acontecendo com os amplificadores, e estes devem ser substituídos. Se o ruído for embora, então pode haver um problema com a filtragem ou isolação da fonte de tensão. Isto pode ser consertado pela mudança do ponto de aterramento do amplificador ou pela adição de filtros na fonte de tensão.

 

 

 

Passo 2

Reduza o Sistema. Os amplificadores foram testados e estão ausentes de ruídos. Se você tem algum processador entre a unidade principal e os amplificadores, desconte-os e conecte a unidade principal diretamente nos amplificadores. Se isto acabar com o ruído, então um (ou mais) dos processadores estão defeituosos, então proceda para o passo 5. Por outro lado, se o problema ainda persistir, tente passar os cabos de sinal por um diferentes rotas. Se você for capaz de encontrar alguma que não produza ruído, passe o cabo permanentemente por esta rota e proceda para o passo 5. Se não, então você deve isolar a unidade principal do chassis do veículo (exceto pelo terra).

 

Não se esqueça de desconcertar a antena, pois esta é também ligada ao chassis do veículo. Se a isolação da unidade principal não resolver o problema, então mexa no ponto de aterramento da unidade principal. Felizmente o ruído terá desaparecido, e você vai poder instalar a unidade principal com um terra silencioso e proceder para o passo 5, se tudo isso falhar, vá para o passo 3.

 

 

 

Passo 3

Mexa na Unidade Principal. Os amplificadores estão bem, mas o movimento do terra da unidade principal e os cabos de sinais ainda não resolveram seus problemas. Pegue a unidade principal e a remova completamente do painel, coloque-a no banco ou no carpete do veículo. Passe novos cabos de sinais para as entradas dos amplificadores. Se isto resolver o problema, re-instale a unidade principal, um cabo de cada vez e vá para o passo 5. Mas se o ruído ainda persistir, então mexa na unidade principal o mais próximo possível do amplificador e use o mais curto cabo de sinais possível. Isto irá verificar que os cabos originais de sinais não estão causando o problema. Assumindo que o ruído foi embora, reinstale a unidade principal um cabo de cada vez e vá para o passo 5. Persistindo o ruído, pode haver um problema de filtragem da fonte da unidade principal.

 

Assim como feito com os amplificadores, alimente a unidade principal com uma fonte isolada (novamente tendo certeza que a unidade principal não está tocando o chassis do veículo). Se o ruído for embora, você pode acrescentar filtros a fonte de alimentação ou ima fonte de alimentação isolada, veja o passo 2. Mas se a fonte de alimentação isolada não resolver o problema, então você pode tanto substituir a unidade principal e ir ao passo 2, ou verificar o sistema elétrico do veículo no passo 2.

 

 

 

Passo 4

Testando o Veículo. Até aqui você constatou que nem o amplificador, nem a unidade principal são as origens do problema. Então temos o sistema de carga do veículo como suspeita. Para que seja feita essa verificação, pode-se utilizar o sistema de um veículo que é sabido que não tem ruídos, isto é "silencioso". Traga os dois carros juntos, e conecte as baterias de modo como você fosse fazer para dar partida em um veículo com a bateria arreada, ou seja faça a famosa "chupeta". De partida no motor do veículo com o problema de ruído e escute o carro "silencioso". Se o ruído não desaparecer, o outro veículo tem um problema sério com o sistema elétrico (possivelmente no alterador). Passe em um auto-elétrico e cheque o sistema de carga. Se não aparecer ruído no carro "silencioso", então o sistema de carga do carro "ruidoso" está funcionando perfeitamente bem.

 

 

 

Passo 5

Adicionando os Processadores de Sinais. Até agora provamos que os amplificadores, a fonte de sinal e o sistema elétrico estão isento de ruídos. Reconecte cada processador de sinal. Repita este passo para cada processador de sinal utilizado em seu sistema. Se você adicionou todos os seus processadores de sinal, e não existir mais ruído. Congratulações! Você removeu o ruído do seu sistema! Mas se isto näo ocorreu, tente re-orientar os cabos de sinais. Se isto curar o problema, fixe-os permanentemente nesta rota, e instale o próximo processador. Se não, isole o processador do chassis do veículo, exceto pelo terra. Se isto funcionar, isole definitivamente este processador e vá para o próximo. Se a isolação não ajudar, vá para o passo 6.

 

 

 

Passo 6

Testes de Isolação do Processador Agora, o ruído entra pelo sistema quando um processador em particular é instalado, mas o novo aterramento não funcionou. Mova o processador o mais próximo possível do amplificador, e verifique o ruído. Se não existir nenhum, então reinstale o processador , cuidadosamente posicionado os cabos, para se assegurar da não existência de ruído, e continue do passo 5 com o próximo processador. Se isto ainda não funcionou, utilize uma fonte de alimentação isolada para o processador, tendo certeza que nenhuma parte do processador esta tocando o chassis do veículo. Se isso resolver o problema, então considere a instalação de uma fonte isolada ou um transformador 1:1, e vá para o passo 5 com outro processador. Se ainda assim, isto não funcionar, leve o processador e a fonte isolada de tensão para bem longe do carro e re-teste. Se persistir o ruído, então há algum problema com o processador. Pegue um processador diferente e continue do passo 5 com este.

 

Se no caso da fonte de tensão separada do processador bem longe do carro funcionarem temos que ou o processador esta danificado ou você foi impreciso nos seus testes, volte para o passo 5.

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ESPERO QUE AJUDEI A GALERA, QUEM TIVER OPINIOES E CRITICAS SERAO ACEITAS OK

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USE CABOS DE AMPLFICADORES E GERADOS DE SINAIS SEMPRE DA MESMA BITOLA, VEJA NO MANUAL O QUE FABRICANTE RECOMENDA DE BITOLA MINIMA EM MM OU AWG OK BOA SORTE

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bom bom! merece um HOT TOPICS ou ser transformado num artigo na pg da autosom... :legal:

 

só faltou diferenciar resistencia d impedancia... essa definiçao é importante pq tem mta gente q pega o multimetro e acha estranho qdo mede 3,6ohms na bobina q ele comprou como 4 ophms... :rolleyes:

 

EDIT: tem um erro d digitaçao no texto...

 

onde ta VRMS= VRMS*IRMS acho q seria WRMS= VRMS*IRMS, nao?

Editado por GGG

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só faltou diferenciar resistencia d impedancia... essa definiçao é importante pq tem mta gente q pega o multimetro e acha estranho qdo mede 3,6ohms na bobina q ele comprou como 4 ophms... :rolleyes:

 

EDIT: tem um erro d digitaçao no texto...

 

onde ta VRMS= VRMS*IRMS acho q seria WRMS= VRMS*IRMS, nao?

Em um circuito DC,. a potência é calculada pela seguinte fórmula Onde W é a potência em watts, V é a tensão em volts e I é a corrente em amperes. Já em um circuito AC, a potencia é calculada pela seguinte fórmula

 

VRMS= VRMS*IRMS

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Ohm

'Ohm'é a medida de resistência e impedância, que diz a voce o quanto um aparelho irá resistir ao fluxo de corrente em um circuito. Por exemplo, se um mesmo sinal com a mesma voltagem é enviado a dois alto falanetes, um dos quais taxado como tendo 4 ohms de impedância e outro com 8 ohms de impedância. Teremos que o dobro de corrente ira percorrer o circuito com o alto falante de 4 ohms em relação ao de 8 ohms, o que irá requerer o dobro da potência, pois a potência e proporcional a corrente

Só lembrando rodizzi, que a impedancia varia conforme a frequencia justamente por isso que woofers por exemplos não respondem a agudos, pois na faixa de frequencia de agudos devido a construção do conjunto do alto falante (no caso woofer) sua impedancia vai pra um valor muito alto, então a potencia enviada nesse caso será dissipada e o falante não responderá, a mesma coisa pra determinadas frequencias, isso justifica pq "x sub dispara mais alarmes que o sub y usando a mesma potencia e mesmo tendo parametros semelhantes e usando caixas projetadas para a mesma finalidade, pico em 70Hz por exemplo" isso deve se a impedancia do falante x que é menor na frequencia 70Hz utilizada para disparar alarmes no exemplo hipotetico, então usando as mesmas configurações e finalidades o sub x realmente tocar mais que o outro devido a essas caracteristicas.

 

 

 

 

Se tiver algo errado pessoal só falar ae, pois isso aqui é opinião pessoal, to aqui pra aprender tb. Abraços

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Divisão de sinal do CD player

Quais as influências na divisão de sinais de um CD player?

 

Muitas pessoas gostam de colocar muitos amplificadores na saída de sua unidade principal (CD Player, Toca Fitas, CD Changer), mas muitas vezes não temos saídas suficientes para ligar toda essa parafernália na unidade principal, para que isso seja feito de maneira adequada devemos respeitar algumas regras e saber de algumas limitações desse tipo de ligação.

 

Devemos utilizar para esse tipo de ligação um cabo denominado cabo "Y" que vai dividir o sinal entre as duas cargas (no caso os amplificadores) em paralelo, para que estes possam ter sempre a mesma voltagem na linha de sinal. As cargas não receberão a mesma voltagem se somente uma carga for conectada a saída da unidade principal, pois esta unidade possui uma resistência interna (tipicamente proximo a 600 ohms). Portanto, assumindo que o amplifiacador possui uma resistência de entrada da ordem de 10.000 ohms, nos temos um circuito parecido com o abaixo para um único amplificador:

post-5-1097628619.gif

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Note que a Rhead e Ramp são as resistências internas da unidade principal e dos amplificadores e de fato não são resistores adicionados deliberadamente, mas são características dos circuitos reais (não ideais, pois se assim os fossem não haveria resistência interna) de amplificadores, unidades de sinal, equalizadores. Esses números são típicos, mas vale a pena conferir as especificações dos seus aparelhos para confirmar estes valores. O pior caso é quando temos uma grande impedância de saída e baixa impedância de entrada.

 

Vamos agora para a parte matemática, onde podemos observar quas são as perdas dessa ligação. Tomemos como exemplo uma ligação conforme o esquematizado acima (uma unidade principal e um amplificador) e adotando os seguintes valores:

 

Rhead = 600 ohms

 

Ramp = 10.000 ohms

 

A voltagem Vamp é dada pela lei de ohm).

post-5-1097628822.jpg

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Agora, colocando-se dois amplificadores em paralelo com o sinal original. Temos que a Ramp cai pela metade e a Rhead não se altera. Usando a mesma formula

post-5-1097628929.jpg

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Portanto, para uma unidade principal com saída de 4V, no caso temos que Vi = 4V, que é a tensão de saída com em aberto obteremos: para um amplificador Vamp1 = 3,76V e para 2 amplificadores Vamp2 = 3,56V. Com dois amplificadores conectados, teremos uma queda de 0,20 V ou 5%, que não influenciará tanto em performance.

 

Já no caso de uma unidade principal com saída de 1V, teremos para um amplificador Vamp1 = 0,95V e para 2 amplificadores Vamp2 = 0,89V, que pode começar a influir um pouco mais seriamente no desempenho do sistema.

 

Por isso que esse tipo de ligação em "Y" é mais suceptivel à ruidos do que a conxão de somente um amplificador em uma saída. Se o ruído o ruído inserido no sistema devido ao cabeamento for de 0,1V por cabo, então o nível de ruído no sinal que estará chegando em cada um dos dois amplificadores terá uma percentagem maior de participação no sinal, mas não será dobrado.

 

Unidades principais que trabalham com voltagens maiores tendem a serem menos suceptiveis a ruídos. No caso do exemplo, um ruído de 0,1 V sobre um sinal de entrada no amplificador de 3,56V, representa menos de 3%, já no caso do mesmo valor de ruído sobre um sinal de entrada no amplificador de 0,89% represnta mais de 11%, um valor considerável de ruído!

 

Um outro aspecto que devemos levar em conta é que devemos sempre ligar sempre amplificadores iguais na saída do cabo "Y", pois se isso não ocorrer podemos ter um desbalanceamento de sinais, devido a diferenças nas resistências internas. Observe os cuidados aqui listados, que você não terá problemas em suas ligações futuras!

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NINGUEM GOSTA MIM AQUI NO FORUM DOS MODERADOS HEHEHE

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Passo 1

Verifique os amplificadores: Para se determinar se são os amplificadores os responsáveis pelo ruído. Primeiramente corte totalmente o sinal dos amplificadores, para fazer isso curto-circuite as entradas do amplificador. Se o ruído sumir, então o amplificador está em perfeito estado e você pode proceder para o passo 2. Entretanto se houver ruído, então use um alto falante de teste na saída. Se isto parar o ruído, então o problema esta se originando na fiação dos alto falantes, ou nos cross-overs passivos. Verifique se nenhum destes esta em curto com o veículo e comece novamente no passo 1.

 

Como é que se curto circuita a entrada??? Seria ligar a parte interna do pino do rca na parte externa???

 

 

Só lembrando que muitos ruidos são causados pelo rompimento do terra do RCA seja no player ou seja no amp, geralmente são ruidos tipo roncos, e no caso do player como muitas pessoas ja fizeram é sói ligar um fiozinho na parte externa do rca e ligar em algum ponto da carcaça do player. Já no amp eu acredito que só abrindo geralmente eles quebram seja por força mecanica (tira e bota dos cabos) ou por algum problema de ordem eletronica como algum curto ou problema interno ao equipamento. Abraços

 

 

MERECE HOT TOPICS E ARTIGO, OTIMA INICIATIVA ABRAÇOS

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E a fonte do tuto? Foi vc mesmo?? Ou vc copiou de algum forum gringo e traduziu? ehehe

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A menor intensidade que o ouvido humano pode ouvir não é 10-12?(Dez elevado a -12) diferencialmente do que foi colocado que é 1012 (dez elevado a 12) que é a maior intensidade?

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VRMS=VPICO

RAIZ DE 2

 

 

Soh se for uma onda senoidal perfeita e pura..... senao essa relacao nao vale. Vrms eh a tensao media que cairia numa carga resistiva, e isso depende da forma de onda.

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Parabens

 

Muito boa a iniciativa!!!!!

 

Hot Topics pra ele genteeeeeeeeeeeeeee!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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Hot Topics pra ele genteeeeeeeeeeeeeee!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

depois que ele citar a fonte, quem sabe.... já foram umas 4 perguntas seguidas

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