Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
arkham

Ajuda upgrade: módulo/coluna tw/ modo rede

Recommended Posts

10 horas atrás, betodacaravan disse:

Já que vai usar sub, eu deixaria o mid em 100 e deixaria o sub se virar na transição entre os dois.

 

Durante esses anos usei ele de 50 a 125 com todos combinações de slope, 80 por 12 com o sub 50 por 12 ou 63 por 18, foi a combinação q colocou o grave médio agudo no palco a frente, fica mais equilibrado e fretado, ( percepção minha).

As portas tratadas me deixou emocionado e  empolgado pra ver o grave da "caixa" q a porta ficou :vts 

Essa semana deve chegar o restante das coisas e continuar com os trabalho :). Abraços. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde atualizando : chegou a fiação e os copinhos da coluna :legal: falta só o distribuidor de vias. O fio comprado na China não valeu a pena na minha opinião, devia ter comprado aqui no Brasil  mas como já está comprado vamos usa lo.

 

20230222_143505.jpg

20230222_143550.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
50 minutos atrás, Fernando Perilo disse:

kkk eu disse sobre o speaker, mas agora tem que usar ne rsrs

quero ver essa coluna ai 

Pior viu... Agora já foi usar eles msm. pasmafaute

A coluna vai ser um parto :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fazer um risco no final da coluna com o painel, remover, e pensar na melhor maneira de fazer o casamento.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprei a cola pra mim arrumar o mid descolado, procurei na minha cidade alguém q fizesse o trabalho mas desisti, meter a mão na massa e arrumar o guerreiro.

Próximo upgrade vai ser a troca do kit2 vias, quero ouvir outra assinatura pra ver se tem diferença. Quero focal ou morel pendendo mais pro morel devido ser mais equilibrado, morel tempo ultra ou morel virtus na casa dos 3 a 5 mil devem ser incríveis.

 

20230224_162647.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal :legal: dei um adianto nas colunas e acredito q vai dar bom . Estudei onde poderia fazer a abertura e consegui cortar e encaixar os copinhos na coluna . nao tive maiores problemas pra fazer o corte e encaixar da maneira q ficasse mais "original" possivel.

Usei makita , parafusadeiea com cerra copo e a ponta de pedra pra fazer o desbate, canetao, fita crepe, faca e lima. Lixei com a 80 as colunas e copinho. 

Amanhã vou direcionar o copinho em direção ao freio de mão e fazer a colagem. Como o copinho entrou com pressão na coluna não vou precisar usar tanta cola pra fixar, porém precisarei caprichar nessa colagem. Vou usar araldite pra fazer essa colagem é a única coisa q tenho q tem maior fixação tirando super bonder e cola quente.

Meu tweeter tem leve inclinação 360° dando maior flexibilidade pra poder fazer o direcionamento assim não precisando deixar 100% direcional o copinho. Acredito q amanhã consiga terminar as colunas, colar com araldite e aplicar massa lixar e encapar , assim espero. 

Postei um vídeo do trabalho e do tweeter 

20230225_173001.jpg

20230225_191416.jpg

Editado por arkham
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal, subi almoçar logo vou voltar a terminar as colunas  até o momento tudo fluindo  colei o copinho e apliquei a massa poliester e lixei, deu bastante trabalho, antes de subir almoçar realizei mais uma mão de massa e agora vou lixar, acredito q talvez vá precisar dar mais uma mão, ou não,  vou saber depois de lixar, se tudo der certo já vou encapar a coluna e finalizar o trabalho. Sendo a primeira vez mexendo com a massa e tudo q engloba acho q vai ficar satisfatório. Depois posto imagem e vídeos q fiz e vou fazer . Abraços 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Trabalho finalizado :) 

Filmei durante o dia pra mandar pra minha namorada rsrs

 

Comecei por volta das 9 e 30 até as 14h, almocei rapido e voltei agora as 18h. Ficou mais ou menos mas funcional rsrs.

Da pra fazer de forma diy, se tiver algumas ferramentas pra auxiliar.

Recorte da coluna no formato e tamanho do copinho com ajuda da parafusadeira com ponta de pedra facilitou muito pra chegar muito próximo do formato, porém, após ter cortado e começado a fase da colagem, notei q poderia ter feito uma abertura menor, pra ter mais área de contato entre copo e coluna e ter feito mais colagem. 

A colagem com tek bond 793 com bicarbonato e algodao em 4 camadas em cima em baixo, em 4 pontos de contato.

A massa poliester por ser primeira vez a usar, foi bem chata e tomou bastante tempo por falta de experiência, mas , se fosse fazer outro par de coluna novamente seria menos difícil.

Tecido na coluna foi a parte q me deixou nervoso...  A cola spray nao estava jogando em leque aberto so o esquicho. Precisei alisar um pouco com as mãos untadas com vaselina em spray pra espalhar melhor e não grudou nas mãos. 

Ficou tudo bem esticado sem dobras , mas ficou um pouco de "celulite" pelo excesso de cola em ponto ou outro, talvez se alinha com a secagem total, de resto deu certo, graças a Deus :).

Desculpa por alongar, deixar registrado o trabalho , la na frente, vou olhar pras. Tweeter direcional vai ser o destaque do upgrade. Abraços.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 horas atrás, Fernando Perilo disse:

Show de bola mano!! Agora só falta cobrir com o tecido, tá ficando bom!

Obrigado Fernando. Tô animado. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Colunas no lugar. No geral ficou mais ou menos mas funcional. O tecido ficou com "celulite " devido ao lance da cola q citei no poste anterior. Se eu me enjuriar daqui um tempo eu tiro as colunas lixo novamente e troco o tecido, por enquanto vou deixar assim.

20230227_183914.jpg

20230227_183909.jpg

Editado por arkham

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal hoje adiantei um pouco mais . Fiz um painel simples na lateral, recortei uma madeira q tinha e fiz apenas os furos pros cabos e furos pra prender os equipamentos.

 

20230228_185447.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite. Mais um adianto no upgrade...  passei o cabo da bateria e soldei o speaker no mid motorista passando da porta pra dentro, ambos cabos soltou dentro do carro, falta passar por de baixo do acabamento, carto está uma bagunça total. Amanhã vou soldar o speaker do mid passageiro e tentar colocar o rca atrás da central multimidia.

Conversei com um amigo eletricista quando fui comprar os terminais e termoretratil com ele, e comentei sobre os apagão q hora da no sub hora da no kit2 vias e ele disse q provavelmente é amplificador já q tem 8 anos de uso... disse q pode ser sei lá o q estufado, coisa simples... 

Por enquanto é só  abraços 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal. Dei mais um adianto no som. Fiz a colagem do mid durante o dia e agora a noite  passei todos os cabos em baixo dos acabamentos e tudo está direcionado no lugar correto no porta malas. Falta passar o rca, fazer o terminal da bateria, terminar o porta modulo e fazer as ligações nos amplificadores e aí sim fazer as regulagens... quero terminar tudo amanhã e no fim de semana ou no inicio da semana os ajustes mais finos.:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 01/03/2023 at 21:23, arkham disse:

Boa noite. Mais um adianto no upgrade...  passei o cabo da bateria e soldei o speaker no mid motorista passando da porta pra dentro, ambos cabos soltou dentro do carro, falta passar por de baixo do acabamento, carto está uma bagunça total. Amanhã vou soldar o speaker do mid passageiro e tentar colocar o rca atrás da central multimidia.

Conversei com um amigo eletricista quando fui comprar os terminais e termoretratil com ele, e comentei sobre os apagão q hora da no sub hora da no kit2 vias e ele disse q provavelmente é amplificador já q tem 8 anos de uso... disse q pode ser sei lá o q estufado, coisa simples... 

Por enquanto é só  abraços 

Se for capacitor estufado é fácil de identificar.

8fc49ebd0c33398299896856a008232e.png

Essa tampinha metálica deve estar reta. Não estar estufado não é garantia de estar bom, mas pela minha experiência, capacitor PTH demora muitos anos para ficar ruim (10+ anos) e vazar pela parte de baixo, a menos que trabalhem sempre no talo. Já os SMD duram menos que os PTH.

Esses da foto são PTH, precisa furar a placa para soldar. SMD são soldados na superfície da placa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, djchu disse:

Se for capacitor estufado é fácil de identificar.

8fc49ebd0c33398299896856a008232e.png

Essa tampinha metálica deve estar reta. Não estar estufado não é garantia de estar bom, mas pela minha experiência, capacitor PTH demora muitos anos para ficar ruim (10+ anos) e vazar pela parte de baixo, a menos que trabalhem sempre no talo. Já os SMD duram menos que os PTH.

Esses da foto são PTH, precisa furar a placa para soldar. SMD são soldados na superfície da placa.

Obrigado pela ajuda amigo. Eu não entendo nada de eletrônica.

 Sempre usei ele um pelo antes de clipar,  quando digo clipar È um pelo antes de começar a piscar a luz vermelha, foi usado sempre sem acender a luz por garantia. 60% do player e ganho um pelo antes de começar a piscar a luz do clipe. Não forcei ao longo dos 8 anos. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal dei umas um pega na instalação, parei agora de mexer. Coloquei o rca na saida sub e testei os canais do amp groudzero e tudo funcionou normal, liguei pra teste o amp sd 400.2 no cabo santo angelo e também funcionou normal, tudo 100% funcionando . Desliguei tudo e voltei pra casa . Amanhã vou terminar a instalação do porta modulo e ligar tudo .

O grande problema q vou ter q encarar é prender o player no lugar. A loja q fez o trabalho da moldura de 9" e instalação do player foi extremamente porca! O cara fez mil gambiarras pra prender , usou sinta de ferro ( aquelas q tem furos usadas antigamente pra prender os rádios no painel), colocou ela em uma lateral do rádio e prendeu onde deu na lateral interna do painel, cola quente etc. Tive q cerrar com segueta dois parafusos q prendiam a moldura q estavam soldadas com alguma massa plastica pois deve ter quebrado os grampos , correi a sinta de ferro pois se não o fizesse o rádio não sairia do painel, foi uma luta cerrar entre a moldura e painel uma brecha minúscula. Amanhã vou ter q fazer outra gambiarra pra poder prender toda essa porcaria q ele fez, espero q de tudo certo. 

Falta prender o player, prender o porta modulo e amplificadores no msm e regular o modo rede e ganhos. Tô pensando em usar os tw no cross e os mid direto no amp. Vou me decidir na hora o q fazer. Boa noite abraços 

 

Editado por arkham

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal. Fiquei dsd o meio dia até as 17h mexendo no carro. 

Terminei o painel do módulo no porta malas, passei toda fiação e prendi tudo, liguei os tw no cross e os mid direto no amp sd em bridge pro sub e tudo funcionou corretamente, balanço e fazer. Não fiz nenhuma regulagem no amp deixei o ganho de 15% no canal 1 e 2 front tweeters e ganho de uns 25% no canal 3 é 4 traseiro mid bass, sd tá com uns 25%.

Me corrijam se estou errado, deixei canal front tw 1 e 2 setado em hpf , canal 3 e 4 mid em full, dessa maneira o som ficou grosso pois tá faltando agudo rsrs. 

Não mexi no player, amanhã eu concluo o player e começo as regulagem mais precisas , colocar o player em modo rede e começar a brincadeira rsrs.

Tive q di.inuir muito a foto pra poder postar aqui. Amanhã vou tirar outras fotos e fazer um vídeo de como ficou . Abraços 

 

20230304_180423.jpg

Editado por arkham

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite. Quase tudo pronto... prendi o porta modulos e ficou bem encaixado. O player ainda vou ter q dar uma ajeitada. Foi bem difícil co seguir prender moldura e player de forma alinhada, tive q fazer algumas adaptações e ainda não ficou o esperado.

Coloquei o player em modo rede e dei aumento no ganho do amp em todas saidas, precisa refinar. Pretendo regular dessa forma:

Deligar tw e sub, deixar so os mids. Vou dar ganho no amp um pelo antes de acender o clipe ( amp tem 90rms por canal e o mid 110 rms) colocar Potência total no canal 3 e 4 q estão os mids. Depois de encontrar a potência pros mid vou deixar tocando os mid e tw no mínimo e vou dando ganho nos tw até encontrar harmonia entre médios e agudos, o sub vou fazer o msm, dar ganho até encontrar o complemento.

Iniciei o modo rede com mid partindo de 80hz a 5000hz, tw dos 5000 em diante. Depois deixar os mid até 6300hz e os tw partindo dos 6300hz e assim ficou .. aos poucos vou experimentando a transição dos mid com tw.

Por enquanto é isso.

 

Editado por arkham

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal. Terminei toda a instalação graças a Deus. Co segui arrumar a moldura no player e fiz a regulagem q citei no poste anterior. Desliguei os canais do tw e sub e coloquei 60% de volume no player e aumentei o ganho um pelo antes de piscar o clipe, aumentou considerável os decibéis, os mid tocaram muito mas muito msm. Deixei o corte em 125hz por 12°, testei 80 e 100 e achei q no 100 ou 125 ficaram mais nítidos, hpf fechando em 4000hz por 12° , testei tbem com 5000 e 6300hz mas achei q 4000 ficou melhor. Coloquei os tw pra tocar e fui dando ganho até encontrar uma harmonia e como são bons os tw ( msm sem ter parâmetro de comparação com outros do msm nivel) são macio e suave e completou os médios e agudos. Testei o início em 5000 por 12 ° e 18° e tbem 6300 por 12° mas achei q com 5000hz por 18° e achei q ficaram mais nítidos e gostos de ouvir, não testei em 4000hz msm passando pelo cross passivo não quis arriscar. Liguei o sub e fui dando ganhos até encorpar o sim e deixei ele setado em 80hz por 12°. Essa foi a primeira regulagem do modo rede podendo mudar tudo conforme o uso mas de momento aparentemente ficou bom.

Obs. O manual do kit2 vias não tem todos parâmetros pra debruçar, ponto de cruzamento e talz. Pesquisei o manual dos kit2 vias ground zero  modelo radioactive q é o meu , porém atual,  lá mostram o ponto de cruzamento q é 4300hz, mas o meu é antigo então pode ser q o cruzamento não seja esse.

Se alguém tiver opiniões diferente de regulagem estou aberto a experimentar, podem opinar. Obrigado 

 

 

Editado por arkham

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Top heim.

Pode subir o volume do player um pouco tipo para 70% mais e ir trabalhando o ganho pois assim a voltagem do rca subiria e viria menos distorção e ruído e sacrificaria menos o amp.

Mas ficou top a instalação.

Gostei dos copinhos para tw...vou procurar no ali uns desse para mid de 4 pol e tw de 2 pol.

Editado por betodacaravan
editar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 07/03/2023 at 11:10, Fernando Perilo disse:

show de bola!

Obrigado amigo.

Em 07/03/2023 at 14:01, betodacaravan disse:

Top heim.

Pode subir o volume do player um pouco tipo para 70% mais e ir trabalhando o ganho pois assim a voltagem do rca subiria e viria menos distorção e ruído e sacrificaria menos o amp.

Mas ficou top a instalação.

Gostei dos copinhos para tw...vou procurar no ali uns desse para mid de 4 pol e tw de 2 pol.

Vlw Beto. Vou fazer isso q disse por na faixa de 70% no player e diminuir um pouco o ganho do amp.

Os copinhos do tw ajudaram bastante pra fazer as colunas, da uma procurada no ali deve ter outros tamanhos. 

 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...