Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Tylenol

HELP - Projeto SQ Celta 2014

Recommended Posts

Boa noite, amigos!

Tudo bem?

Amigos, gostaria de uma ajuda para definir os equipamentos para meu projeto, pois sou um pouco leigo no assunto.

Comprei um Pioneer MVH-X7000BR

https://pioneer.com.br/produto/mvh-x7000br/

O Celta tem a limitação dos alto-falantes serem no máximo 5", não pretendo colocar sub ou 6x9 no tampão. Apenas utilizar os locais originais do carro um par nas portas dianteiras e um par nas traseiras.

Nas dianteiras pensei em um kit duas vias e nas traseiras um par de alto falantes coaxial, porém estou com dificuldade para encontrar e definir os mesmos.

Gostaria que me dessem sugestões de kit duas vias, alto-falantes coaxial e se será necessário um amplificador/potência ou media receiver sozinho já dá conta?

Orçamento R$ 1.500,00 para o kit 2 vias, alto-falantes traseiros e amplificador/potência se necessário.

Segue algumas opções de Kit duas vias que encontrei:

• KIT 2 VIAS BRAVOX 5" CS50BK 130W RMS

• KIT 2 VIAS HERTZ 5" DSK130

• KIT 2 VIAS NAR AUDIO 50.KT.V 

• KIT 2 VIAS NAR AUDIO 50.KT.A

• KIT 2 VIAS NAR AUDIO CS3-525 5"

• KIT 2 VIAS AUDIOPHONIC SENSATION KS525 5"

Segue algumas opções que encontrei de alto-falantes coaxial 5":

• PAR ALTO-FALANTE COAXIAL BRAVOX 5" CX50BK 120W RMS

• PAR ALTO-FALANTE COAXIAL NAR AUDIO 50-CX.A 100W RMS

• PAR ALTO-FALANTE COAXIAL HERTZ DCX130 80W RMS

Desde já agradeço, imensamente!!!

Editado por Tylenol

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Tylenol disse:

Comprei um Pioneer MVH-X7000BR

Otimo player.

1 hora atrás, Tylenol disse:

O Celta tem a limitação dos alto-falantes serem no máximo 5", não pretendo colocar sub ou 6x9 no tampão. Apenas utilizar os locais originais do carro um par nas portas dianteiras e um par nas traseiras.

Tem certeza que nao da pra fazer um aro espaçador/baffle para instalar um mid de 6,5"?
Eu pergunto pois ja que voce nao vai usar subwoofer, um mid de 5" mesmo com uma porta muito bem tratada e isolada ainda deixa muito a desejar nas baixas frequencias pela sua pouca area de cone. Ai aquele punch que naturalmente a musica tem, se perde bastante... caso voce fosse usar um subwoofer poderia ate ficar legal, usando o corte lpf do sub em uns 100hz e o hpf do mid em uns 100hz tbm.
 

1 hora atrás, Tylenol disse:

Nas dianteiras pensei em um kit duas vias e nas traseiras um par de alto falantes coaxial, porém estou com dificuldade para encontrar e definir os mesmos.

Se o som for somente para quem estiver nos bancos dianteiros e ocasionalmente para tambem quem estiver nos bancos de tras, um kit 2 vias ja serve muito bem. so usaria coaxial caso o objetivo fosse o maximo SPL ou o carro sempre estivesse cheio no banco da frente e da traseira, mas se o som for prioritariamente para voce, nao ha necessidade de coaxial.

Usando somente o kit 2 vias, voce vai conseguir ligar o player em modo de rede/3-way, qe vai proporcionar um ajuste muito mais fino no sistema, o que tende a entregar mais resultado.

1 hora atrás, Tylenol disse:

será necessário um amplificador/potência ou media receiver sozinho já dá conta?

esse player manda 25w a 4ohm x 4 canais com uma thd de uns 10%, é bem alta... que da conta da, mas sempre vai faltar qualidade e força. com o custo tao baixo de um sd400.4/sd600.4/sd800.4... nao vejo motivo para nao usar um amplificador.

 

 

 

No orcamento de 1.5k, eu indicaria o seguinte:
- ophera op90 de 6,5" e tentaria adaptar um aro de madeira para as portas.
- sd400.4 usando os 4 canais para o kit 2 vias em ativo

- 4 rolos de manta asfaltica auto adesiva de 1mm (vedacit/seladim...) para fazer os tratamentos da porta e forro de porta
- uns 2m2 de feltro/cobertor de mendigo para fazer o isolamento no forro de porta

- cabo rca diy ou qualquer um comercial tipo technoise, taramps,stetson... no final fazer o cabo rca sai mais barato e da mais qualidade.
- cabo speaker/polarizado de 2.5mm para os mids e 1.5mm para os tweeters.

- cabo positivo de 10mm
- porta fusivel de 40a

 

isso eh o basico, talvez tenha esquecido de algo, esse projeto deve dar mais o menos 1,3k.
sinceramente eu colocaria um subwoofer em selada, um de 10" ou 8", so para dar uma vida nos sub-graves. tipo um upgrade de 8 ou 10", falcon... algo custo beneficio, que pedisse uma caixa de uns 15l

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 horas atrás, Fernando Perilo disse:

Tem certeza que nao da pra fazer um aro espaçador/baffle para instalar um mid de 6,5"?
Eu pergunto pois ja que voce nao vai usar subwoofer, um mid de 5" mesmo com uma porta muito bem tratada e isolada ainda deixa muito a desejar nas baixas frequencias pela sua pouca area de cone. Ai aquele punch que naturalmente a musica tem, se perde bastante... caso voce fosse usar um subwoofer poderia ate ficar legal, usando o corte lpf do sub em uns 100hz e o hpf do mid em uns 100hz tbm.

Então até da para fazer um aro espaçador/baffe para instalar um mid de 6.5", porém o acabamento da porta do celta não encaixa nem com mid de 6" pelo que andei olhando, então infelizmente fico limitado a mid de 5".

O subwoofer fica inviável no meu caso, pois utilizo muito o carro para viajar e preciso do máximo de espaço possível.

15 horas atrás, Fernando Perilo disse:

Se o som for somente para quem estiver nos bancos dianteiros e ocasionalmente para tambem quem estiver nos bancos de tras, um kit 2 vias ja serve muito bem. so usaria coaxial caso o objetivo fosse o maximo SPL ou o carro sempre estivesse cheio no banco da frente e da traseira, mas se o som for prioritariamente para voce, nao ha necessidade de coaxial.

Usando somente o kit 2 vias, voce vai conseguir ligar o player em modo de rede/3-way, qe vai proporcionar um ajuste muito mais fino no sistema, o que tende a entregar mais resultado.

Prioritariamente o som é mais para quem estiver nos bancos dianteiros e ocasionalmente para quem estiver nos bancos traseiros. Mas pensei, como já estou montando colocar dois coaxial lá traz para ficar completo e por que gosto de uma batida vindo de traz do carro também. No caso prejudicaria meu palco?

15 horas atrás, Fernando Perilo disse:

esse player manda 25w a 4ohm x 4 canais com uma thd de uns 10%, é bem alta... que da conta da, mas sempre vai faltar qualidade e força. com o custo tao baixo de um sd400.4/sd600.4/sd800.4... nao vejo motivo para nao usar um amplificador.

 Perfeito vou colocar um amplificador.

A partir das limitações que tenho o que sugere?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 horas atrás, Fernando Perilo disse:

No orcamento de 1.5k, eu indicaria o seguinte:
- ophera op90 de 6,5" e tentaria adaptar um aro de madeira para as portas.
- sd400.4 usando os 4 canais para o kit 2 vias em ativo

- 4 rolos de manta asfaltica auto adesiva de 1mm (vedacit/seladim...) para fazer os tratamentos da porta e forro de porta
- uns 2m2 de feltro/cobertor de mendigo para fazer o isolamento no forro de porta

- cabo rca diy ou qualquer um comercial tipo technoise, taramps,stetson... no final fazer o cabo rca sai mais barato e da mais qualidade.
- cabo speaker/polarizado de 2.5mm para os mids e 1.5mm para os tweeters.

- cabo positivo de 10mm
- porta fusivel de 40a

 

isso eh o basico, talvez tenha esquecido de algo, esse projeto deve dar mais o menos 1,3k.
sinceramente eu colocaria um subwoofer em selada, um de 10" ou 8", so para dar uma vida nos sub-graves. tipo um upgrade de 8 ou 10", falcon... algo custo beneficio, que pedisse uma caixa de uns 15l

Faria assim.

 

Te mandei MP!

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, se quer preservar a originalidade da porta do seu carro, então vai de 5 pol. mesmo, porém faria um bom tratamento nas portas e tentaria colocar pelo menos um aro de madeira nos mid, se possível.

Desses que vc levantou, iria no Bravox, sem sombra de dúvidas. Acho os Nar muito duros e os audiophonics eram aceitáveis quando vinham com um tweeter mais suavizados como os de antigamente, esses novos sou meio cético. Se puder fazer bi-amp, faça. Mas claro, essas são as minhas considerações. O ideal seria ouví-los, um por um, e escolher o que melhor se adequa ao que vc quer. Ah... se for no Bravox, pega o CS50-d. Esquece o CS50-BK.

Eu abriria mão de um par de coaxiais e adicionaria um sub de 8" ou de 10". Fará uma diferença enorme nas frequências mais baixas (graves), ainda mais pra vc que gosta de um pouco de SPL e também ajudará no gargalo de capacidade de descer mais do kit 2 vias. Uma caixinha pequena e bem instalada não irá lhe roubar tanto espaço de porta-malas assim. Outra coisa que pode ria olhar seria aqueles subs slim, que vão embaixo do banco. Pra quem quer espaço, eles são ideais. Eu iria num Bomber Upgrade de 8" numa caixinha.

Questão de Cabo RCA, se quer um princípio de SQ, esqueça taramps e stetsom. Essas marcas em geral, não apenas os cabos, não são muito boas para SQ. Pra quem quer pancada, SPL, pode até ser. Para SQ não são bons. Para um setup de início, iria num audison connection. Poderia ser um technoise? Poderia. Mas se for levar em conta Custo/Benefício, audison connection sem pensar. Cabo speaker, pega um tiaflex e tá tudo resolvido. 

Amp, pelo menos para os kit 2 vias o ideal seria um AB, mas uma digital tipo SD400 ou SD800, dependendo de como ira usar, já estaria bom. 

Vamos lá:

- 2 vias Bravox CS50 5" / R$ 300,00

- Subwoofer Bomber Upgrade 8" / R$ 280,00

- Cabo RCA Audison Connection / R$ 128,00

- Cabo TiaFlex 2x0,50mm, 20 metros / R$ 174,00

- Amp SounDigital SD 400.4 evo / R$ 230,00 

_______________________________________________________

Total: R$ 1112,00 Usando apenas um amp 4 canais, conectando os kit 2 vais passivos e uma bridge pro sub. 

Caso queira fazer uma bi-amp, precisaria de mais um amp de 1 canal para o sub e mais um cabo RCA, mas aí passaria um pouco dos 1500 reais. Usaria uma SD 1200.1 evo 5.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 minutos atrás, A. Ricardo disse:

Isso eh cabo pra RCA, nao eh cabo speaker....

pra falantes de 60/80w que eh o que vai usar tem que ser cabo SPEAKER/POLARIZADO de 1.5mm pra tw e 2.5mm pra mid, via de regra.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, A. Ricardo disse:

- Cabo RCA Audison Connection / R$ 128,00

sou mais da opiniao de montar o amp em baixo do banco e usar um bom cabo rca, no minimo um tiaflex 2.050, na melhor da hipoteses um manga...

esse bt da audison, muito caro pra o que entrega.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Fernando Perilo disse:

Isso eh cabo pra RCA, nao eh cabo speaker....

pra falantes de 60/80w que eh o que vai usar tem que ser cabo SPEAKER/POLARIZADO de 1.5mm pra tw e 2.5mm pra mid, via de regra.

 

Meu erro:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2629835127-cabo-polarizado-externo-audio-2x250-branco-10-mt-_JM

Aqui está o correto. Um pouco mais caro, vai encarecer uns 200 reais no fim.

 

2 horas atrás, Fernando Perilo disse:

sou mais da opiniao de montar o amp em baixo do banco e usar um bom cabo rca, no minimo um tiaflex 2.050, na melhor da hipoteses um manga...

esse bt da audison, muito caro pra o que entrega.

Cara... é de entrada.

Vc tava receitando Taramps e Stetsom pra ele. Kkkkkkkk...

Para Sq de entrada, o audison connection é um bom RCA. É lógico que um DIY, um Knukonceptz Kristal ou até mesmo um Leyline Gyza, do rapaz aqui do fórum que fabrica, seriam melhores. Mas nem todo mundo quer fazer os cabos ou gastar demais em superRCAs, sem contar a perda de dinheiro colocando um cabo muito bom pra esses equipamentos. O audison para o equipamento que indiquei pra ele está bem equilibrado. Se ele quiser economizar, é só pegar de 1 metro e instalar o amp atrás do porta-luvas, mais próximo ainda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
26 minutos atrás, A. Ricardo disse:

Para Sq de entrada, o audison connection é um bom RCA. É lógico que um DIY, um Knukonceptz Kristal ou até mesmo um Leyline Gyza, do rapaz aqui do fórum que fabrica, seriam melhores. Mas nem todo mundo quer fazer os cabos ou gastar demais em superRCAs, sem contar a perda de dinheiro colocando um cabo muito bom pra esses equipamentos. O audison para o equipamento que indiquei pra ele está bem equilibrado. Se ele quiser economizar, é só pegar de 1 metro e instalar o amp atrás do porta-luvas, mais próximo ainda.

eu sou mt mais da opiniao de fazer cabos rca. voce nao gasta 100 reais.
o amp dele provavelmente vai ficar no banco do motorista, entao uns 10m de cabo tiaflex 2x050 ja serve demais junto com conectores rca.

 

esses cabos rca ai, os connectiom, so tem nome e preço.

indiquei o stetson ou taramps, pois sao cabos faceis de se encontrar no mercado e sao relativamente baratos e para o som que vai ser proposto, nao precisa de muita coisa.

 

SQ passa longe do som que o colega quer montar rsrsrsrsrsrsrs

 

galera hoje em dia chama qualquer kit 2 vias + sub de SQ RSRS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Fernando Perilo disse:

eu sou mt mais da opiniao de fazer cabos rca. voce nao gasta 100 reais.
o amp dele provavelmente vai ficar no banco do motorista, entao uns 10m de cabo tiaflex 2x050 ja serve demais junto com conectores rca.

 

esses cabos rca ai, os connectiom, so tem nome e preço.

indiquei o stetson ou taramps, pois sao cabos faceis de se encontrar no mercado e sao relativamente baratos e para o som que vai ser proposto, nao precisa de muita coisa.

 

SQ passa longe do som que o colega quer montar rsrsrsrsrsrsrs

 

galera hoje em dia chama qualquer kit 2 vias + sub de SQ RSRS

Pois é, meu amigo, mas este é o propósito do grupo. Não é nenhum Hi-fi, mas são pessoas buscando ter um pouquinho mais de qualidade sonora em seus carros ao invés de simplesmente dois 6x9 da pioneer no tampão. Concordo que não será o melhor SQ do mundo, mas quem sabe esse início faz ele gostar da coisa e se aprofundar ainda mais. Sendo assim, já serviu de alguma forma.

Quanto a todo mundo pensar que qualquer kit 2 vias e um sub é um Sq, ainda bem que começaram a pensar assim. A final, viram uma diferença do mesmo, sem contar que quantos desses começaram conhecendo sq assim, gostaram, investiram mais e foram se aprofundando no mundo do SQ. Se não fosse isso, ainda estaríamos fadados a subs, cornetas e supertweeters...

Estamos aqui para jos ajudarmos e incentivar o SQ... E assim continuemos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa... conceito mudou bastante de SQ e HI rsrsrsrs

Rapaz, eu tive um Celta e tinha um som bem voltado ao SQPL e conheço bem as limitações do carro (inclusive porta). 

Receitinha boa? Barata? sem sub?

- Kit duas vias Bravox CS 50 P, Triaxial Bravox TR55U (ja utilizei e gostei da proposta), Stetson 400.4 e um player que dê condições do sistema tocar bem (não li todo seu post pra saber se vc já tem player), coloca um Pionner MVH-X3000BR (invista mais em Player, pq ele que vai mandar um bom sinal para seus falantes, se vc tiver um player ruim com falantes bons tudo será ruim, invista sempre em um player bom)

- Cabo RCA? procura qualquer um que a liga seja livre de oxigênio.

Um problema que tive no meu celta era que os falantes excursionavam demais e ficava batendo naquela parte externa (que serve de porta treco), resolvi isso colocando bordas extras no falante)

Bem, é isso, lembrando que essa receita é algo bem de entrada, caso queira colocar algo com sub é só falar que eu penso em algo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 10/12/2022 at 20:13, RodrigoCarvalho disse:

Nossa... conceito mudou bastante de SQ e HI rsrsrsrs

Rapaz, eu tive um Celta e tinha um som bem voltado ao SQPL e conheço bem as limitações do carro (inclusive porta). 

Receitinha boa? Barata? sem sub?

- Kit duas vias Bravox CS 50 P, Triaxial Bravox TR55U (ja utilizei e gostei da proposta), Stetson 400.4 e um player que dê condições do sistema tocar bem (não li todo seu post pra saber se vc já tem player), coloca um Pionner MVH-X3000BR (invista mais em Player, pq ele que vai mandar um bom sinal para seus falantes, se vc tiver um player ruim com falantes bons tudo será ruim, invista sempre em um player bom)

- Cabo RCA? procura qualquer um que a liga seja livre de oxigênio.

Um problema que tive no meu celta era que os falantes excursionavam demais e ficava batendo naquela parte externa (que serve de porta treco), resolvi isso colocando bordas extras no falante)

Bem, é isso, lembrando que essa receita é algo bem de entrada, caso queira colocar algo com sub é só falar que eu penso em algo.

caramba, essa receitinha tem tudo pra dar certo rsrsrsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 10/12/2022 at 20:13, RodrigoCarvalho disse:

Nossa... conceito mudou bastante de SQ e HI rsrsrsrs

Rapaz, eu tive um Celta e tinha um som bem voltado ao SQPL e conheço bem as limitações do carro (inclusive porta). 

Receitinha boa? Barata? sem sub?

- Kit duas vias Bravox CS 50 P, Triaxial Bravox TR55U (ja utilizei e gostei da proposta), Stetson 400.4 e um player que dê condições do sistema tocar bem (não li todo seu post pra saber se vc já tem player), coloca um Pionner MVH-X3000BR (invista mais em Player, pq ele que vai mandar um bom sinal para seus falantes, se vc tiver um player ruim com falantes bons tudo será ruim, invista sempre em um player bom)( ele já usa o modelo superior, MVH X700Br)

- Cabo RCA? procura qualquer um que a liga seja livre de oxigênio.

Um problema que tive no meu celta era que os falantes excursionavam demais e ficava batendo naquela parte externa (que serve de porta treco), resolvi isso colocando bordas extras no falante)(é que esses falantes dessa série P, tem a carcaça mais rasa...se aplicar potência a bobina vai bater no fundo mesmo.)

Bem, é isso, lembrando que essa receita é algo bem de entrada, caso queira colocar algo com sub é só falar que eu penso em algo.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...