Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
LuisChinelatto

[Ajuda] Projeto SQ para T-Cross 2020

Recommended Posts

Olá, sou relativamente novo no mundo de som automotivo, mas prezo muito por um som de qualidade, não só no carro mas em tudo... TV, caixa bluetooth etc. Gostaria de ajuda para montar um projeto legal para o meu T-Cross Highline 2020 recém comprado.

Andei pesquisando bastante, mas dentro de tantas opções, acabo ficando na duvida de quais equipamentos seriam a melhor opção para extrair o melhor do meu orçamento, e ter o melhor som possível. Já que o investimento não será (para mim) pequeno, espero receber algumas dicas e sugestões de vocês para tomar as melhores decisões. Sou de Sorocaba SP, e só conheço uma loja de som automotivo que costuma trabalhar com coisas de mais qualidade, inclusive fiz o som do meu carro antigo com eles. Eu já fui lá trocar uma ideia sobre a T-Cross, mas senti que eles tentam empurrar só o que tem lá... eu até pretendo dar preferência para pegar as coisas na loja, já tive problema com peças compradas na internet em que você precisa levar a loja para desinstalar, enviar de volta, receber a nova, mandar instalar de novo, é trabalhoso... mas não quero me fechar só nas opções deles.

Objetivo: Som interno de qualidade, com uma boa potência. Eu costumo escutar mais rock (todos os subgêneros) e também musica eletrônica (house, techno etc). Não costumo escutar em um volume tão alto, uma boa referencia de volume máximo seria algo que "ganhasse" do barulho do vento dos vidros abertos na estrada a uns 120km/h. Também prezo por algo que possa ser reaproveitado em outros carros no futuro.

Orçamento: Entre 5 e 6k. É pouco para um som hi-end de verdade, mas já é um primeiro passo e também o que posso gastar no momento. Com certeza já dá para brincar.

Processador:

Não vou trocar o multimidia original, ele integrada todo o carro. Ele não tem saída RCA e não tem quase nenhuma regulagem de som, só um equalizador porcaria de 3 faixas. Minha ideia é colocar um processador que seja ligado no carro por fio, e ofereça saídas RCA para o(s) modulo(s), além de todas as opções de regulagem, equalizador, crossover, filtro etc. O pessoal da loja me disse que esses processadores "baratos" são todos porcarias e que não serviriam para nada (ex: Px, Stetsom). Eles tem um Audison lá que já não é para o meu bico.

Dei uma pesquisada e encontrei o Pioneer Deq-s1000a saindo entre R$1100 e R$1200. Vi alguns vídeos e achei bem legal, pensei em usar ele como uma opção meio termo.

Gasto aproximado: R$1100

Falantes:

Eles me sugeriram colocar um Kit 2 vias Hertz na frente (R$890), e Coaxiais Hertz nas portas traseiras (R$690). Valores maiores do que se encontra na internet, mas que provavelmente eu pagaria pela facilidade de já pegar o produto com eles. Já escutei os falantes Hertz tocando e eles me agradaram. Acho que eles também tem lá na loja o falantes da Audiophonic, pelo que pesquisei parecem ser bons, não sei se seria uma perda grande para os Hertz.

Também aceito outras sugestões de marcas/modelos que possam oferecer uma qualidade e custo beneficio melhor.

Li aqui bastante gente sugerindo nem colocar falantes nas portas de trás, que só atrapalham o som. Seria uma economia legal, mas eu costuma viajar com mais pessoas no carro... não fica ruim/pior para quem está no banco de trás não ter os falantes? 

Gasto aproximado: R$1600

Subwoofer:

Eu tenho um Pioneer TS-W3060BR de 350w RMS 12 polegadas em caixa dutada do carro antigo, mas ele não me agradou, além de já ter queimado 2x (acionei a garantia e me mandaram um novo ambas as vezes). Achei fraco e o som ruim, não vou reaproveitar ele.

Estou pesquisando opções de 12 polegadas, tenho espaço no porta malas para isso, e se precisar para uma viagem, tiro o sub. Na loja eles só tem um Pioneer TS-W312S4 de 500w RMS a R$900, na internet encontro até ele por volta de R$700. Andei pesquisando marcas como Fosgate, JL, Focal e Hertz, o que encontrei de 12 polegadas novo, com potência de pelo menos 400w RMS já está fora do orçamento. Achei várias opções usadas no Mercado Livre que me agradaram, mas tenho receio de entrar em uma furada... não sei como faria para garantir que estão em boas condições e comprar sem medo.

Um que me chamou a atenção foi o MTX 7512 com 750w RMS (em torno de R$1400, novo). Não sei se é muito para o que quero, achei interessante por ser uma marca (acredito que) boa, importado e ter alta potência pelo valor, mas acho que quando as peças do carro começam a chacoalhar e fazer barulho atrapalha muito a música. Também tem o MTX T612, que é mais fraco mas quase o mesmo preço e o Audiophonic Club C1 com 400w e o mesmo preço do Pioneer.

A caixa ainda não sei se farei dutada ou selada. Pelo que andei vendo, para rock a dutada funciona melhor e musica eletrônica toca melhor na selada. Também considerei um sub de 10 polegadas, mas tenho receio de não bater o suficiente e não agradar (nunca vi um de 10 bom tocando).

Os usados que encontrei são:

Fosgate P2D4-12 400w RMS por R$1300
Fosgate P3D2-12 600w RMS por R$1300
JL Audio 12w3v3 12" 500w RMS por R$1250
Hertz Hx300d 12" 600w RMS por R$1660

Gasto aproximado: R$1500

Amplificador:

Eu já tenho um Taramps DS800x4 2 Ohms 800w RMS. Estava pensando em aproveitar ele para as portas e comprar um separado para tocar o sub. Acho que é bastante potência só para os falantes, mas pelas minhas contas não compensaria vender e comprar um mais fraco, sairia elas por elas.

O módulo do sub seria de 1 canal, com potência suficiente para tocar o que for escolhido. Pelo que li, para um sub de 500w RMS, seria um módulo de 800 a 1000w RMS certo? Minha preferência seria pelos da Soundigital ou Taramps mesmo.

Seria necessário uma bateria para o som no caso de 2 módulos somando até 2000w RMS?

Gasto aproximado: R$600

Outros gastos:

Instalação, fios, caixa do sub e talvez tratamento acústico. Foi novidade ter encontrado isso aqui no fórum, pessoal da loja não me falou nada sobre. Não tenho ideia do preço e trabalho para fazer isso. Não sei se isso envolve também fazer algo para as partes do carro não tremerem tanto com o sub tocando.

Gasto aproximado: ?

 

Já agradeço a todos que puderem ajudar ou opinar, andei pesquisando bastante nas ultimas semanas, e vou continuar por mais alguns dias, mas é um mundo muito novo e grande, todo o conhecimento é bem vindo. Quero muito acertar nesse projeto!

O texto ficou grande... não sei se é melhor assim detalhado ou se vou espantar as pessoas e seria melhor resumir o máximo possível rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falantes: Eu prefiro Morel Maximo do que Hertz de entrada. O tweeter do Hertz é mais ardido, dá para melhorar na equalização mas ainda sim o Morel fica melhor, é mais suave. O Audiophonic Club até que é bomzinho, o tweeter é melhor que Hertz, porém só serve se for ligar no modo ativo.

Se você quer SQ, deixa os falantes originais atrás, zerados pelo player e usa eles só quando tiver com passageiros atrás.

O DEQ é bacaninha, tem os mesmos recursos dos players Pioneer (2 vias+sub, TA, 13 Eq), bem inferior ao Bit one que ouvi, eu achei ele pouca coisa melhor que o PX2 que eu ouvi. A parte ruim é que só tem ajuste por USB, o PX2 tem BT, porém só funcionava quando queria.

Dos subs, eu iria no JL de 12, tenho um 10w6v1 e gosto muito dele. Talvez um Bomber upgrade sirva também, mas nunca ouvi o de 12, só de 10.

Do tipo de caixa, acho que é o contrário: selada para rock e batidas mais rápidas e dutada para dance, graves mais estendidos. O que eu sei é que o JL fica bem em selada, mas se fizer uma boa dutada também fica bom nele.

O amp, bem, eu não gosto de Taramps. Eu recomendaria Soundigital, o som é bem melhor que o Taramps (IMHO). Porém, eu estou com um SD800.4 fabricado em 2020 (comprei novo) e achei que ele esquenta muito. Eu vi em videos que os atuais tem ventilador interno, o meu não tem. Se os mais novos não esquentarem tanto, eu recomendaria 1 SD600.4 para tocar o kit em modo ativo e 1 SD800.1 para o sub. Poderia pensar em amps Falcon também, nunca testei nem ouvi, mas já vi os circuitos internos e eles usam os mesmo chipamps da SD, então o som deve ser muito parecido. Ou usa sua Taramps para começar o setup, depois troca ele por outro melhor.

Se bem regulado e sem exageros, acho que não precisa de bateria extra para ouvir com o carro ligado.

Caixa do sub precisa ser bem montada, com madeira de 20mm bem travada. Um tratamento com manta asfáltica nas portas dianteiras é essencial para tocar frequências a partir dos 60, 70Hz, se não fizer, falantes bons tocam praticamente igual os originais do carro. Cabeamento com bom custo benefício é Tiaflex. Cabos RCA, já usei os Connection First e achei bom, não sei bem quais os concorrentes dele com custo parecido.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que vai ficar bom o setup. Nunca ouvi o Blam, mas dizem que é bom, também não conheço o Hifonics. Do restante já ouvi e acho equipamentos bons.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Luís. Beleza?

Não sei se conseguirei te ajudar até pq já se passaram 2 meses da última resposta. Mas se não instalou o som ainda, quem sabe ajude em algo.

Cara, com um orçamento de 5/6 mil reais dá pra fazer algo bem melhor do que esses equipamentos que te indicaram. Se quer um som legal mesmo, começaria ele pela troca do multimídia original por não ter saída RCA. Porém, entendo que vc quer manter o controle integrado. Bom, então vamos lá:

De início compraria um conversor RCA 4 canais da Eatech. Não é a mesma coisa que um RCA de verdade, mas já dá uma melhorada no sinal de saída do teu player e o melhor de tudo, não custa caro. Desistiria da idéia de processador, pq o processador não vai ajudar na melhora do sinal de audio, ele simplesmente irá processar o sinal ruim que seu player envia pra ele, logo não tem pq investir em um.

Cabos RCA e Speakers: Aqui no fórum mesmo tem um membro que fabrica cabos RCA de extrema qualidade. Eu não me lembro o nome dele agora, mas é só procurar nos classificados por cabos RCA Leyline. São um pouquinho mais caros, mas valem a pedida. Se não quiser investir tanto, pegaria Knukonceptz Krystal. Cabo speaker é simples, Tiaflex. 1,5mm para tweeters e 2,5mm para falantes, tanto mids quanto sub.

Kit 2 Vias: Meu amigo, tem coisa muito melhor que esses hertz aí. Por 800, nos classificados, é capaz de achar Morel Maximo nesse preço. Depende se vc está aberto a comprar equip usado ou apenas novos. Eu tentaria ir atrás de um Morel Tempo. Novo é caro, deve estar uns 2,5k com o aumento dos preços nos últimos anos, mas usado acha mais barato. Caso não ache ou não queira gastar tanto, vai no Morel Máximo mesmo que é melhor entre os kits 2 vias de entrada no mercado com valor até 1.500,00 reais. Quanto a coaxiais nas portas de trás e no tampão, não perca tempo gastando dinheiro á toa com algo que vai destruir teu palco sonoro e nem fará tanta diferença assim para os passageiros. Mantenha os falantes originais que vc possui atrás e deixe-os ligados direto no player, sem passar pelo amplificador. Mantenha-os atenuados no player e quando estiver com passageiros atrás vc aumenta a saída deles. 

Subwoofer: Não que o MTX seja ruim, mas SQ não é muito a dele. Ele seria mais pra um SPL, sabe, tipo pancadaria. Novo, um sub com bons subgraves, que desce bem e tem um ótimo custoXbenefício, por ser relativamente barato, é o Bomber Upgrade. Subindo mais o custo, olharia os JL Audio 12w1 ou 12w0. O JL W3 não é tão bom pra SQ, acho ele um pouco duro, os W0 e W1 são melhores, mais sonoros, digamos assim. Eu, como curto um pouquinho mais de pressão, pegaria um sub de 12 polegadas, mas se quer mais qualidade mesmo, vai no de 10 que tá bem servido. Porém, entretanto, todavia... hahahaha... se conseguir um IDQ 10" ou 12" v4 D2, ou um RE Audio REX 10 ou 12D4, iria num deles sem pensar. Um Questo usado também é uma boa pedida, mas esse é difícil de achar e de toda forma o IDQ e o RE Audio são melhores. Então ficaria entre esses... Bomber Upgrade, JL 12w0, JL 12w1, IDQ 12V4D2 ou RE Audio REX 12D4.

Amplificadores: No caso dos Amps, para o Kit 2 vias tentaria ir atrás de um Amp classe AB, porém, uma boa pedida e não tão cara quanto os AB são os SounDigital. Com esse teu Player biamp provavelmente está fora de cogitação, pq vc não irá conseguir realizar os cortes de frequência. Então uma SD 400.4 já resolve seu problema. 1 canal para cada lado do Kit 2 vias e dois canais em bridge para o sub. Taramps, Stetsom, Banda (apesar de que já usei um AB deles e não ficou tão ruim) e etc não são bons para qualidade. Mais uma vez, o negócio deles é pancadaria, paulera, batida. O nosso foco aqui é outro.

 

Com o que te passei aí, dá pra usar bons equipamentos de entrada, gastando entre 2,5 e 4k dependendo do que comprar. Sobrando grana pra instalação e tratamento das portas. E se for bom negociador, quem sabe ainda nem gaste todo o orçamento.  

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...