Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Abreu

Testando mid-bass Sony...

Recommended Posts

Fala galeraaaa...

Então, hoje comprei um par de mid-bass Sony de 6"...

É um do cone dourado que a borda tem tipo uns rasgos...

mid01.jpg

mid04.jpg

Seguinte, fiz vários testes nele.

O primeiro foi em free-air:

Aqui notei que ele tem o mesmo problema que o pessoal reclama no antigo "branquinho", falta um pouco de voz nele, ou seja, ele começa a perder força nos 500Hz...

Isolando a parte de traz dele, notei que ele prometia bastante, já começou a dar um gravezinho de leve..

mid03.jpg

O segundo teste foi numa dutada de 14L (não sei a sintonia ao certo, pois é a caixa de um micro-system aiwa):

O problema da falta de voz continua. Fazendo alguns testes de frequencia, ele desceu a 40Hz sem atenuação aparente :) (a batida dele lembra muito a de um sub, dá aquela batida profunda e gostosa de se ouvir).

Na caixa do Aiwa, tem um full range de 3", mas ele não foi suficiente para suprir a falta de voz do mid-bass. Então, sai novamente e fui comprar um novo full range de 3" que podesse trabalhar com um corte mais baixo. Entontrei, fiz um corte em 500Hz testei e aprovei, nota 10 para o conjunto :legal:

Comparando com o conjunto original da caixa, o Sony desceu mais e valorizou melhor as frequencias a baixo de +ou- 60Hz, porem as falantes do Aiwa dão um xou no Sony quando o assunto é voz.

mid02.jpg

mid06.jpg

O terceiro teste foi em uma selada de 2,5L aproximadamente:

Tocou muito bem mesmo... Fazendo um teste de frequencia consegui 80Hz sem muita atenuação aparente :) O problema da falta de voz melhorou um pouco com essa caixa.

mid05.jpg

Ainda vou fazer o teste de pontencia, pois esse tem que ser feito no carro.

O amplificador que utilizei para fazer os testes foi um Receiver Technics que tenho aqui. Ele tem 35w RMS a 8Ohms por canal, como o mid-bass é de 6Ohms, deve ter chegado ai a uns 45w RMS.

Conclusão:

Ainda farei mais testes neles, mas até agora estou gostando do resultado.

Uma coisa que deu para notar, foi que o Xmax dele é altíssimo, o cone se movimenta bastante.

Comparando ele com o mid-bass original do Aiwa, podemos ver que ele é mais "sub", ou seja, desce mais e bate mais, porem em voz o Aiwa dá de lavagem nele...

O do Aiwa é um gigante de 160w RMS tambem a 6Ohms.

Se correr tudo bem nos testes, meu proximo som está definido:

- Mid-bass Sony no pezinho (médio-grave)

- Mid-bass Aiwa na porta (reforçando a voz)

- Tweeter ou Full-Range no painel

Eu iria ligar os mid-bass em paralelo e fazer o bridge no MTX, que iria trabalhar a 3Ohms, mas como sabemos não há problemas para o amplificador.

Abraços.

Editado por Abreu

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os riscos na borda é em diagonal, tem como colocar fotos dele.(vc foi rapido) já colocou as fotos....

Se com esta caixa sem sintonia e com esta litragem ele já cehgou nos 40hz por que naum até 20hz mesmo que seja um pouco atenuado......no minimo 30 hz entaum deve chegar....o que vc acha.

Editado por MDIANA

Compartilhar este post

Link para o post

hmm, interessante.. :)

Uma pergunta:

O Mid-Bass Aiwa foi comprado assim como o sony ou é originário das caixas de som do aparelho doméstico ? :P

Compartilhar este post

Link para o post

1- esse nao eh o mid famoso, mas o famoso eh tao parrudo quanto este, e nao eh blindado eletromagneticamente (isso nao deve fazer diferenca no audio). este tem cone de plastico, o famoso tem cone de papelao muito bem estruturado.

2- as caixas da aiwa sao sintonizadas para dar um pico, que deve ser na faixa dos 50 Hz, por isso nao desceu abaixo de 40Hz. Eh soh ver o tamanho dos dois dutos, eles nao tem comprimento suficiente para uma sintonia baixa.

Uma coisa que deu para notar, foi que o Xmax dele é altíssimo, o cone se movimenta bastante.

o branquinho tb se movimenta sem medo de ser feliz, e tem um Xmax alto tb, impressiona o que ele excursiona sem pedir agua.

voz no branquinho precisa de truques, soh que ele nao foi feito pra isso, e com potencia a voz fica rachada, se vc tira os truques e larga potencia nele, ele nao racha, mas a voz tb nao aparece.

Editado por Mogar

Compartilhar este post

Link para o post

se vc colocar no carro essa caixa e ligar no rta vae sim tocar 20hz

Compartilhar este post

Link para o post
se vc colocar no carro essa caixa e ligar no rta vae sim tocar 20hz

nao precisa ser rta.

se baixar a sintonia da caixa, colocar no carro, o ganho de cabine (que nao eh de 15 dB como dizem, mas eh algo a ser levado em conta) faz com que desca ateh lah... mas resta saber se o medio grave tem a mesma qualidade do branquinho, se tiver, ai blz...

soh uma coisa, esse eh o de 6 ou de 5 " ?

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, se estou falando besteira me corrijam por favor??

Isso nao se parece com um mid-bass, e sim com um woofer. Pelo q o abreu disse, ele nao fala bem depois de 500hz e nao atenua em 40hz. Com essa profundidade toda, essa borda e sendo o maior falante do conjunto esta parecendo um woofer mesmo.

Tenho um micro system da sony mais antigo, tem 1 woofer, 1 medio e um tw. Acredito q o woofer pare em 500hz, o mid va de 500 ate 3500hz e o tw pega acima disso. Essas caixas sao mtt boas, coloquei uma vez no carro pra fazer teste e o som ficou uma beleza, so que era a caixa completa, completando toda a gama de frequencia (os sub-graves ficaram com os subs).

Talvez por isso eles nao respondam bem frequencias altas, por trabalharem em 3way com os outros falantes.

Talvez trabalhando em conjunto com um full-range acima de 400hz conseguiremos excelentes resultados, mas acho q so ele e o tw ficara um grande buraco entre 500hz e 3500hz.

Ou entao ele trabalhando na porta de 40hz ate 160hz e o kit subindo a partir disso no pezinho, em 3 vias.

[]s

Compartilhar este post

Link para o post
1- esse nao eh o mid famoso, mas o famoso eh tao parrudo quanto este, e nao eh blindado eletromagneticamente (isso nao deve fazer diferenca no audio).

Nao faz diferenca mesmo. Essa blindagem eh pra proteger tvs e outros aparelhos do ima do falante

Caixas de HT sao blindadas pois ficam perto da tv

[]s

Compartilhar este post

Link para o post
Talvez trabalhando em conjunto com um full-range acima de 400hz conseguiremos excelentes resultados, mas acho q so ele e o tw ficara um grande buraco entre 500hz e 3500hz.

Ou entao ele trabalhando na porta de 40hz ate 160hz e o kit subindo a partir disso no pezinho, em 3 vias.

Eh o que acontece no meu carro. Entre 500Hz e 2kHz (que eh onde o 1tw1 entra) tenho um buraco de 10dB, que nao tem forma de suprir, a nao ser com truques, mas ai o falante se comporta mal. Apostei que os truques dariam certo, mas nao deu, agora eh esperar a grana pra botar peitinhos, e ai vai ficar legal, ainda mais que consegui um direcionamento otimo para os mids no meu corsa.

Quanto a porta, acho que em carro nenhum ele cabe, e em alguns, nem se vc desencanar de abrir o vidro inteiro. Tem que ser pezinho mesmo, pq ele eh muito mais profundo que boa parte dos mids automotivos de 6".

Compartilhar este post

Link para o post

Vc ñ ficou animado Abreu?

Pelas impressões que vc postou, eu já colocaria ele no carro...

Uns 10L, dutado... Tem tudo p/ dar show...

Mas tem que ver como ele soa né. As respostas, o ataque...

Pq o branquinho manda bem. É muito musical.

E eu considero sim meu sony 5" um woofer.

A resposta dele é de... woofer!

[]

Compartilhar este post

Link para o post

Eh o que acontece no meu carro. Entre 500Hz e 2kHz (que eh onde o 1tw1 entra) tenho um buraco de 10dB, que nao tem forma de suprir, a nao ser com truques, mas ai o falante se comporta mal. Apostei que os truques dariam certo, mas nao deu, agora eh esperar a grana pra botar peitinhos, e ai vai ficar legal, ainda mais que consegui um direcionamento otimo para os mids no meu corsa.

Quanto a porta, acho que em carro nenhum ele cabe, e em alguns, nem se vc desencanar de abrir o vidro inteiro. Tem que ser pezinho mesmo, pq ele eh muito mais profundo que boa parte dos mids automotivos de 6".

Eh verdade, esqueci da enorme profundidade do bicho. Mas se a porta nao tiver porta-mapas (a do meu astra nao da quase nada, o painel de porta eh inteirico) ose der pra retirar o porta mapas (Palio) podemos fazer um anel aumentando bem a profundidade, tipo um door pods. Ai ficaria show, so precisariamos acertar legal os cortes para nao embolar.

[]s

Compartilhar este post

Link para o post
Eh verdade, esqueci da enorme profundidade do bicho. Mas se a porta nao tiver porta-mapas (a do meu astra nao da quase nada, o painel de porta eh inteirico) ose der pra retirar o porta mapas (Palio) podemos fazer um anel aumentando bem a profundidade, tipo um door pods. Ai ficaria show, so precisariamos acertar legal os cortes para nao embolar.

[]s

vai ter que ficar um negocio monstro pra caber. mais facil fazer uma bolsa acustica na porta, como tem no carro do Ronie. nao que seja facil de fazer, muito pelo contrario, e vc precisa vidro eletrico pra isso, porque nao teria lugar pra macaneta do vidro, mas o resultado, se bem construido, fica legal.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, ele sabe que esse ai não é o "famoso", esse ai ele comprou para ver e testar.........

Olha as palavras dele:

"Então, hoje comprei um par de mid-bass Sony de 6"...

É um do cone dourado que a borda tem tipo uns rasgos..."

"

Aqui notei que ele tem o mesmo problema que o pessoal reclama no antigo "branquinho" "

Compartilhar este post

Link para o post
não é este mid, que a gente usa.

Eu sei disso Ronie... Este aqui é o que entrou no lugar deles...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
hmm, interessante.. :)

Uma pergunta:

O Mid-Bass Aiwa foi comprado assim como o sony ou é originário das caixas de som do aparelho doméstico ? :P

O Aiwa é original... Muito bom por sinal...

Os 2 são de 6" e 6Ohms.

O Sony não tenho ideia da sua potencia, mas acho que algo perto dos 100w RMS.

O Aiwa é de 160w RMS.

Em médios o Aiwa se sai melhor. A voz dele é mto limpa...

Porem o Sony desce mais...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

em primeiro lugar bem interessante a iniciativa... Tenta colocar uma rede zobel neles pra ganhar mais voz... vai dar uma boa diferença, isso eu garanto, mas nao garanto q resolveria o problema

sobre essa corrida atras dos 20Hz em midbass eu pessoalmente acho q é perda de tempo... pq suponhamos q ele chegue aos 20Hz com uma atenuaçao tal q seja possivel ouvir MUSICA nele (nao sinais puros)... isso seria pra q? um SQ? pq se for, na minha opiniao 2 mids d 6" NUNCA vao te dar a sensaçao de um sub d 10" ou 12"...

se a intençao do SQ é tornar a audiçao o mais realista possivel de uma situaçao d show ao vivo, graves nessa faixa de frequencia sempre estao associados a grandes deslocamentos de ar, coisa q um mid d 6" nao consegue fazer! seria como ir num show virtual onde a plateia usa fones de ouvido... meio estranho isso, nao? ou seria como simular uma praia sem vento, ou sem sol.... o deslocamento d ar pra mim faz parte do q estou ouvindo...

sem querer causar.. respeito quem quer chegar aos tao sonhados 20Hz, e o q escrevi é somente minha opiniao pessoal

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, primeiramente queria dizer que vc´s são mto criticos...

Já vem falar que a caixa é isso, a caixa é aquilo...

Olha a caixa do Aiwa não me intereça, só botei para ver como ele se comportava comparado ao original.

O que me intereça mesmo é a caixa selada de 2,5L, situação onde ele foi bem...

Vou agora fazer uns ultimos testes dele e o Aiwa na porta do carro...

Provavelmente ficará o Sony no pezinho e o Aiwa na porta.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Vc ñ ficou animado Abreu?

Pelas impressões que vc postou, eu já colocaria ele no carro...

Uns 10L, dutado... Tem tudo p/ dar show...

Mas tem que ver como ele soa né. As respostas, o ataque...

Pq o branquinho manda bem. É muito musical.

E eu considero sim meu sony 5" um woofer.

A resposta dele é de... woofer!

[]

Fiquei sim Crasher...

Só que ainda preciso fazer alguns testes antes de botar ele no carro...

Não quero quebrar a cara denovo!

Estou avaliando a possibilidade de usar um pezão...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Galera, ele sabe que esse ai não é o "famoso", esse ai ele comprou para ver e testar.........

Olha as palavras dele:

"Então, hoje comprei um par de mid-bass Sony de 6"...

É um do cone dourado que a borda tem tipo uns rasgos..."

"

Aqui notei que ele tem o mesmo problema que o pessoal reclama no antigo "branquinho" "

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Iiii...

Olha o Abreu mudando de time ae!!!

Era contra pé... e ainda mais contra pezão!!!

Agora já está pensando num pezão!!!

Olhas como as pessoas mudam!!!

Abraços Abreuzinho

Compartilhar este post

Link para o post
Os riscos na borda é em diagonal, tem como colocar fotos dele.(vc foi rapido) já colocou as fotos....

Se com esta caixa sem sintonia e com esta litragem ele já cehgou nos 40hz por que naum até 20hz mesmo que seja um pouco atenuado......no minimo 30 hz entaum deve chegar....o que vc acha.

Diana, eu tow animado com o resultado...

Agora vou pro carro tentar um pezinho de alto volume...

O problema é que não abro mão do conforto!

Mas vamos lá, quero tentar pelo menos uns 5L selado...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Iiii...

Olha o Abreu mudando de time ae!!!

Era contra pé... e ainda mais contra pezão!!!

Agora já está pensando num pezão!!!

Olhas como as pessoas mudam!!!

Abraços Abreuzinho

Pois eh Dereg! Daqui a 200 anos quando vc parar de fazer projetos e começar a montar seu som, verá que gosto é uma coisa que evolui com o passar do tempo.

Ou seja, meu gosto hoje é bem mais refinado do que quando montei o som pela primeira vez.

Logo, estou buscando novas soluções para atende-lo.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...