Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
higinomacedo

Primeiro Trio Sugestões

Recommended Posts

2 horas atrás, blOom disse:

O complicado é que nem tudo se resume ao conj magnético, saca?

É a mesma coisa que você ver uma ferrari rasgando uma autobahn na Alemanha... e dizer: "Dá vontade de importar umas rodas daquela, pra fazer um carro parecido com ela!"

Assim como as rodas da ferrari, o conj magnético é uma PARTE do sistema.

Pro falante ser o que é, você precisaria de: 

conj magnético parrudíssimo (e leve, se possível)
arruela de altura específica (alinhada com o projeto)

bobina de altura, fio, densidade, indutância e resistência específica (alinhada com o projeto)
cone que seja estupidamente resistente (inclusive waterproof) e ao mesmo tempo, extremamente leve e ágil
centragem que consiga resistir a toda essa força do conj motor + pressão do ar no cone sem deformar de forma indevida....

Enfim, é MUUUITA coisinha... tendo apenas o conjunto magnético, vc conseguiria UMA PARTE do resultado desse falante! 

Exemplo.. se imã fosse tudo, esse ultravox seria um dos melhores do BR!

D_NQ_NP_2X_657096-MLB70229612604_072023-F.webp

Tá aí, tem se falado em compressão de potencia em bobina de alumínio e ccaw, comparado ao cobre sobem a impedância quando esquentam e drenam menoa corrente do amplificador, concordo em tempo com isso, acho que se o Alto falante tiver um resfriamento eficiênte, esse efeito e minimizado, aí olha sw1p, esx 185, sw5p tornado, todos aluminio, até o b&c ipal, o ds que vc falou alumínio tmb, vulcano ccaw, o que vc me diz, tenho observado isso e geralmente nos de alumínio ccaw a carcaça permite trabalhar fria a bobina. Queria a opinião de quem tem realmente prática com várias horas tocando com esses alto falantes pu pelo mebos presenciado tal fenômeno.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No som profissional temos uma diferença enorme em relação ao automotivo: No profissional se a gente precisa de mais grave, coloca mais caixas! E vai colocando até suprir a demanda de graves! 

Figure .: An array of subwoofers in front of the stage | Download  Scientific Diagram

Se for preciso, a gente coloca 20.. 40.. 80 subs! O que for preciso pra ter o SPL necessário! Já no automotivo, você não pode fazer isso! Se vc quer mais grave, só trocando a caixa, falante.. ainda assim, não tem "milagre". Talvez por isso o automotivo tá a cada vez socando potência pra tirar o máximo de SPL possível com o mínimo de espaço ocupado. A contrapartida disso é que os subs automotivos tem cada vez menos qualidade e subgrave! Enquanto que os profissionais podem focar num sub equilibrado, com qualidade extrema! 

Compartilhar este post

Link para o post
19 horas atrás, blOom disse:

No som profissional temos uma diferença enorme em relação ao automotivo: No profissional se a gente precisa de mais grave, coloca mais caixas! E vai colocando até suprir a demanda de graves! 

Figure .: An array of subwoofers in front of the stage | Download  Scientific Diagram

Se for preciso, a gente coloca 20.. 40.. 80 subs! O que for preciso pra ter o SPL necessário! Já no automotivo, você não pode fazer isso! Se vc quer mais grave, só trocando a caixa, falante.. ainda assim, não tem "milagre". Talvez por isso o automotivo tá a cada vez socando potência pra tirar o máximo de SPL possível com o mínimo de espaço ocupado. A contrapartida disso é que os subs automotivos tem cada vez menos qualidade e subgrave! Enquanto que os profissionais podem focar num sub equilibrado, com qualidade extrema! 

Entendi, o efeito de compressão de potencia é o mesmo, a diferença é que no pro não se exige o máximo, sempre na média, e com sinal limpo, o que julgo ser muito importante pra minimizar esse efeito. Então nesse cenário, os testes que o Bruno da infinity fez no sub 800xt de 15 o coloca como uma otima opção para o automotivo, na mão de quem sabe usar é claro, tem boa sensibilidade, toca nos 60hz com muita força e timbre muito limpo, inclusive tem teste dele com o vulcano e ele com impedância de 8ohms tocou mais  que o vulcano de 4 ohms no mesmo amplificador, pede caixa pequena, nisso pode ser usar 2 unidades no espaço de 1 de 18", o que dará um bom sub se bem projetado, e toca muito bem com um amplificador de 3k , usaria um 5k no dobro da impedância ( fator de amortecimento maior faz tocar bem mais limpo e com mais punch) e sofre menos com a bendita compressão de potencia por ser bobina de cobre.

Isso tudo com uma bom acerto e sinal limpo sempre, música, esquece esses mala aberta da vida.

Hein chegou umas plaquinhas da china pra mim, com um step up pra subir pra 24v consegue extrair 100w a 4 ohms boas pra tocar ti, mas a 13.6 nao vez feio. Pra wuem vai usar 1 ou 2 ti só dá conta de boa. Olha o vídeo aí ela numa caixa Sony já cansada.kkkk

É esses sony de 6" que eu tenho aqui que falei a um tempo de fazer uma caixa vertical com a ti pra poder andar no carro, enquanto não faço a mini line, como eles são suspensão de borracha descem até bem, muito ruim andar com o 15" no carro, e a madeira pra eles eu fazia até de resto de marcenaria, as vezes acha até jogado uns pedaços, como eu mesmo faço minhas caixas.

Editado por higinomacedo

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho 3 pares dessas caixas em meu bar! Tocam MUITO! 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...