Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
sepacheco

Pezinhos para Mid Bass dos Kits Bravox

Recommended Posts

Pezinhos mínimos com Pico <=3dB de função de tranferência

CS60B

Selado = 4,8 L F3=90,66 Hz

CS60S

Selado = 4,6 L F3= 118,34 Hz

CS60D

Selado = 5,9 L F3= 91,35 Hz

CS60K

Selado = 3,8 L F3= 106,54 Hz

CS50B

Selado = 0,76 L F3=148,23Hz

CS50S

Selado = 0,74 L F3= 169,03Hz

CS50D

Selado = 0,61L F3= 193,48Hz

CS50K

Selado = 0,9L F3= 153,89Hz

Considerando F3 = Fs (Limite Prático)

CS60B

Selado = 20,34 L F3=70 Hz

CS60S

Selado = 21 L F3= 90 Hz

CS60D

Selado = 11,3 L F3= 80 Hz

CS60K

Selado = 44,38L F3= 74 Hz (a frequência de ressonância é 60Hz entretanto nesse volume atingimos QTC de 0,705)

CS50B

Selado = 7,94 L F3=101Hz (a frequência de ressonância é 80Hz entretanto nesse volume atingimos QTC de 0,705)

CS50S

Selado = 7,35L F3= 115,75 Hz (a frequência de ressonância é 90Hz entretanto nesse volume atingimos QTC de 0,705)

CS50D

Selado = 4,34L F3= 132,7 Hz (a frequência de ressonância é 88Hz entretanto nesse volume atingimos QTC de 0,705)

CS50K

Selado = 6,35L F3= 105,96 Hz(a frequência de ressonância é 70Hz entretanto nesse volume atingimos QTC de 0,705)

Pra que serve esse bla bla bla todo ?

Pezinho minimo e máximo selado pra cada kit :) Ou seja se o volume que está queredo usar está entre os dois.. vá em frente..

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa mesmo Sandro...

Isso mostra mais uma vez, que Bravox e prezinho não são mto amigos...

Eu comprovei isso na pratica.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Para o CS60D, o Bass Box sugeriu a seguinte config para resposta de alta fidelidade:

Box Properties

Name:

Type: Closed Box

Shape: Prism, square (optimum)

Vb = 6,217 liters

Qtc = 0,91

QL = 7,

F3 = 95,92 Hz

Fill = heavy

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa eu perguntar uma coisa de noob, mas o que seria F3 ? A frequência mais baixa que se consegue atingir ?

Compartilhar este post

Link para o post

Kramba, show de bola!

Preciso de um desse para meids Beyma e 6x9s Eclipse hehehe

Falando nisso, Sandro, mandei um email pro pessoal da Eclipse perguntando qts, Vas, qquer dado a mais sobre o falante e eles disseram que não têm os dados q eu quero. :P

Neu, f3 eh a frequencia com a qual tem-se uma queda de 3dB no ganho. Alguns falantes aguentam frequencias mais baixas (f3 menor) e outros jah começam a cair antes (f3 maior). Falei porcaria?

Compartilhar este post

Link para o post
CS60K

Selado = 44,38L F3= 74 Hz (a frequência de ressonância é 60Hz entretanto nesse volume atingimos QTC de 0,705)

Que dureza...

Compartilhar este post

Link para o post
Neu, f3 eh a frequencia com a qual tem-se uma queda de 3dB no ganho. Alguns falantes aguentam frequencias mais baixas (f3 menor) e outros jah começam a cair antes (f3 maior). Falei porcaria?

Olha aí:

Every enclosure has a tuning frequency called F3 (F3 is the - 3 dB down point, and is one of the Thiel/Small parameters for characterizing speaker design). When a subwoofer plays below that tuning frequency, it's harder for the cone to maintain a linear motion. Due to the damped nature of a sealed enclosure, the sealed design lends itself to lower extension with more

cone control below that F3 point. Although the ported enclosure has a benefit of generally being 3 dB louder at that same tuning frequency, the design doesn't damp the cone very well bellow F3. This leads to leads to lower output and less extension when compared to a sealed enclosure.

For a given -3 dB point, a reflex system can be designed with roughly half

the box space. However, if you took a given driver in a sealed enclosure, you could not put it into an enclosure half the size by porting it. On the contrary, you'd need a larger box. However, you'd end up with a much lower F3 point. If the F3 point were fixed, you could also get more output (above the tuned frequency) out of the ported system with the same cabinet size, through not only the contribution of the reflex device, but greater efficiency. That's not to say that you can do any of this simply by changing one parameter. If you change the alignment, you must also change the enclosure and/or driver to get a good response.

Compartilhar este post

Link para o post
Olha aí:

Every enclosure has a tuning frequency called F3 (F3 is the - 3 dB down point, and is one of the Thiel/Small parameters for characterizing speaker design). When a subwoofer plays below that tuning frequency, it's harder for the cone to maintain a linear motion. Due to the damped nature of a sealed enclosure, the sealed design lends itself to lower extension with more

cone control below that F3 point. Although the ported enclosure has a benefit of generally being 3 dB louder at that same tuning frequency, the design doesn't damp the cone very well bellow F3. This leads to leads to lower output and less extension when compared to a sealed enclosure.

the box space. However, if you took a given driver in a sealed enclosure, you could not put it into an enclosure half the size by porting it. On the contrary, you'd need a larger box. However, you'd end up with a much lower F3 point. If the F3 point were fixed, you could also get more output (above the tuned frequency) out of the ported system with the same cabinet size, through not only the contribution of the reflex device, but greater efficiency. That's not to say that you can do any of this simply by changing one parameter. If you change the alignment, you must also change the enclosure and/or driver to get a good response.

:blink::rolleyes::rolleyes::blink:

Compartilhar este post

Link para o post
CS60K

Que dureza...

:pirou:

realmente, deixa a desejar :o

Compartilhar este post

Link para o post

e eu que uso cs60k naqueles pezinhos prontos :(

mas como o carro eh um celta... e queria comprar um mid que fosse durar... :legal:

no proximo carro da pra fazer algo mais decente!

Ae Sandro!

Gostei da ideia! B)

Falta soh comparar com os respectivos pezinhos para mids de outras marcas! O primeiro passo foi feito!

Ah! Cada botona neh? hehehe eh de assustar! jaja vai ter gente usando mid no portamala no lugar dos subs! heheheh

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém por gentileza, poderia me informar o volume que o MB do 60D ocupa ?

muito thx,

Irineu.

Compartilhar este post

Link para o post
CS50K

Selado = 6,35L F3= 105,96 Hz(a frequência de ressonância é 70Hz entretanto nesse volume atingimos QTC de 0,705)

Caraca, sem querer to nele... Mas ainda tinha duvida qto a frequencia de resposta dele... agora não tenho mais duvidas....

E q botinha pra esse mid, viu? :P

Compartilhar este post

Link para o post
Arrisca uns pezinhos dutados ae Sandro.

[]

Pezinhos dutados tem um monte de considerações... Group delay vent match.. é mais complicado um pouco..

Mas desses mids, como tenho os parâmetros.. fica mais facil fazer...

Alem disso não entrei no merito do revestimento acustico interno..

Foi só pra dar uma base mesmo..

Com pezinhos dutados conseguimos F3 BEM mais baixas..

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
Olha aí:

Fb = sintonia da caixa

F3 = -3 dB na função de tranferência...

Abaixo do F3 a atenuação começa a ficar muito alta... podemos considerar F3 como ponto claramente audivel e -6 dB como limiar da faixa util...

Neu Da onde saiu esse artigo ? posta o link !!!

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
CS60K

Que dureza...

Calma... um pezinho de 7,5 L com duto de 2 polegadas por 28,5 cm já dá algo bem razoável pro CS60K... F3 de 80 Hz e pico abaixo dos 3 dB

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
CS60K

Que dureza...

[FLOOD]

"Deu duro?

Tome um Dreher... desce gostoso e reanima."

[/FLOOD]

Compartilhar este post

Link para o post
Fb = sintonia da caixa

Abaixo do F3 a atenuação começa a ficar muito alta... podemos considerar F3 como ponto claramente audivel e -6 dB como limiar da faixa util...

[]

Sandro

Daqui, Sandro:

http://www.hometheaterhifi.com/volume_10_1...ent-3-2003.html

Você saberia me informar o volume ocupado pelo MB do 60D ?

Compartilhar este post

Link para o post
Fb = sintonia da caixa

[]

Sandro

Daqui, Sandro:

http://www.hometheaterhifi.com/volume_10_1...ent-3-2003.html

Você saberia me informar o volume ocupado pelo MB do 60D ?

Pode considerar 400 ml..

[]

Sandro.

Compartilhar este post

Link para o post

Aeeeeeeeee Sandro,

Um dos tópicos mais uteis, tipow, quase todo mundo tem essa duvida ao comprar esses kits !!,será q eu consigo um pesinho do tamanho q precisa?? assim fica prático!

Eu vi, por exemplo, q dá pra eu por o cs50d de boa no pesinho pronto q eu achei de 2,5L e naum vou prcisar necessariamente trocar o pesinho pra por o cs50k q eu pretendo comprar futuramente!

Ah, uma duvida! O ideal seria se aproximar o máximo possivel do volume maior que vc postou!, estou certo ou falei besteira???

Valeu Sandro !!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Aeeeeeeeee Sandro,

Um dos tópicos mais uteis, tipow, quase todo mundo tem essa duvida ao comprar esses kits !!,será q eu consigo um pesinho do tamanho q precisa?? assim fica prático!

Eu vi, por exemplo, q dá pra eu por o cs50d de boa no pesinho pronto q eu achei de 2,5L e naum vou prcisar necessariamente trocar o pesinho pra por o cs50k q eu pretendo comprar futuramente!

Ah, uma duvida! O ideal seria se aproximar o máximo possivel do volume maior que vc postou!, estou certo ou falei besteira???

Valeu Sandro !!!!

O Que quis fazer com esse tópico é dar uma ideia do tamanho maximo e mínimo...

Qual o pezinho ideal ?... Depende...

Depende do corte do sub, do espaço disponível, em que carro vai ser usado, que tipo de musica eles vão tocar do amplificador que vai empurrar, etc...

Postei o volume dos selados porque a maioria usa assim, mas alguns mids se dão muito bem em pezinhos dutados (Veja o exemplo que dei do CS60K)

Alem disso podemos melhorar as coisas com revestimento acustico (baixando a SPL e melhorando a curva de resposta)

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Ae Sandro, parabéns pela iniciativa !!

Assim o fórum fica menos carregado de tópicos iguais e acaba com muitas dúvidas.

Só tirando uma dúvida, enchendo o pezinho com manta acrílica, ganha-se cerca de 30~40% de volume, certo ?

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post
Ae Sandro, parabéns pela iniciativa !!

Assim o fórum fica menos carregado de tópicos iguais e acaba com muitas dúvidas.

Só tirando uma dúvida, enchendo o pezinho com manta acrílica, ganha-se cerca de 30~40% de volume, certo ?

[]´s

Não se ganha volume com manta acrílica..

O que acontece e que aplainamos o pico e o mid trabalha com uma resposta de frequência parecida como se estivesse em uma caixa maior mas com atenuação...

Vamos a um exemplo.

Usando o Mid Bass do CS60K

Vamos usar uma caixa selada padrão padrão de 10 L aplicando 80 WRMS

Sem revestimento temos

F3=85,75 Hz Pico maximo de 0,9 dB de tranferência em 156 Hz SPL Maxima de 111 dB em 145 Hz

Todas as paredes internas forradas

F3= 88,41 Hz Pico maximo de 0,4 dB de tranferência em 165 Hz SPL Maxima de 110 dB em 130 Hz

A Caixa cheia de revestimento

F3= 92,56 Hz Pico maximo de 0,3 dB de tranferência em 245 Hz SPL Maxima de 110 dB em 109 Hz

Ou seja quanto mais revestimento colocamos, mais plana fica a resposta, menor a SPL e menor a F3.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe me intrometer neste tópico, mas é a oportunidade de me apresentar. Primeiramente, olá a todos! Meu nome é Paulo, sou viciado em som automotivo (mesmo sem ter a oportunidade de ver muitos pessoalmente) e pretendo ter a ajuda de vcs para que eu possa obter mais conhecimentos e futuramente possa montar o som do meu carro (quero dizer, futuro carro!). Descobri este fórum por acaso enquanto pesquisava no google a respeito de caixas band-pass. Fui encaminhado para o site Audio-List e este fórum estava como destaque, que não pensei duas vezes antes de entrar. Fiquei espantado com o conehcimento que o pessoal daqui possui, principalmente de aspecto técnico. Antigamente pensava que sub era só saber o volume da caixa e joga-lo no porta-mala e empurra-lo com um booster de valor mais em conta possivel. Agradeço desde já o conhecimento que já adquiri lendo os posts que o pessoal coloca aqui e que irei ler. Aproveito a oportunidade deste tópico para lançar uma pergunta a respeito do mesmo, como estimar a litragem do pezinho quando ainda se esta tirando a forma do carro com a fibra? :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...