Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Mogar

Alguem aqui testou crossover artesanal no 1tw1 ?

Recommended Posts

Se fez, postem suas impressoes..... Estou na duvida se faco isso no meu. Ganho em qualidade com certeza terei, mas a questao eh se vale a pena o dinheiro investido. A ideia eh subir um pouco a frequencia de corte, mas usar 12db/8a, e fazer ajuste fino no rta...

Pelo que vi do cross original (que abri), eh usado indutor com ferrite (o que nao eh bom pra SQ), e tb eh usado um limitador de corrente, que pode tirar dinamica do tweeter.

O tweeter vai ficar no pezinho mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para não dizerem que sonego informação eu usava o 1tw1 com filtro 1ª ordem em 3khz...mas eu aplicava no maximo 30wrms (achava mais q suficiente).

[]s

Ri7

Compartilhar este post

Link para o post
Para não dizerem que sonego informação eu usava o 1tw1 com filtro 1ª ordem em 3khz...mas eu aplicava no maximo 30wrms (achava mais q suficiente).

[]s

Ri7

E a qualidade de audio, fez diferenca ?

pq potencia eu uso pouco mesmo, agora o que nao gostei eh que esse tweeter tah morrendo em 16kHz com o cross original, o que nao condiz com o que vem na curva em camara anecoica do manual, onde foi testado sem o cross dele.

Compartilhar este post

Link para o post

acho q fica bom mogar

as vezes é melhor vc descer menos e ter uma excelente resposta em toda gama, do que descer mais e ficar com lacunas.

para aplicar mais potencia, vc pode mudar a ordem, 18db8.a acho bem indicado nesse caso

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu fizer vai ser 12dB/8a assim como o do mid.

Acho que com nucleo de ar deve dar um ganho razoavel em qualidade, o som deve ficar mais limpo, e espero ganhar um pouco de extensao tb.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que com nucleo de ar deve dar um ganho razoavel em qualidade, o som deve ficar mais limpo, e espero ganhar um pouco de extensao tb.

Mogar, cá entre nós, eu acho difícil... Tudo bem que o núcleo de ferrite tem saturação, mas ninguém garante que este ponto está muito além do necessário neste caso. Sendo assim, tirar o núcleo só te daria uma bobina maior, porém nenhum ganho. Para graves e médios eu sou terminantemente contra o uso de ferrite. temos muito mais energia, o que com certeza vai saturar mesmo os maiores núcleos. Mas quanto aos agudos, eu fico em dúvida. Não é querendo jogar água fria não, mas talvez vc vá gastar dinheiro esperando outro resultado.

O que eu te recomendo é fazer outro corte. Subir a sintonia, e usar corte de primeira ordem. Com certeza isto vai até melhorar um pouco a imagem do seu palco (vc está usando tw no painel, não?). Como vc aplica potência mais baixa, dá pra usar 1a ordem sem medo. Alisás, dependendo do valor dos capacitores vc pode até tentar usar capacitor de tântalo (que é muito mais estável).

Compartilhar este post

Link para o post

Mogar, cá entre nós, eu acho difícil... Tudo bem que o núcleo de ferrite tem saturação, mas ninguém garante que este ponto está muito além do necessário neste caso. Sendo assim, tirar o núcleo só te daria uma bobina maior, porém nenhum ganho. Para graves e médios eu sou terminantemente contra o uso de ferrite. temos muito mais energia, o que com certeza vai saturar mesmo os maiores núcleos. Mas quanto aos agudos, eu fico em dúvida. Não é querendo jogar água fria não, mas talvez vc vá gastar dinheiro esperando outro resultado.

O que eu te recomendo é fazer outro corte. Subir a sintonia, e usar corte de primeira ordem. Com certeza isto vai até melhorar um pouco a imagem do seu palco (vc está usando tw no painel, não?). Como vc aplica potência mais baixa, dá pra usar 1a ordem sem medo. Alisás, dependendo do valor dos capacitores vc pode até tentar usar capacitor de tântalo (que é muito mais estável).

O tweeter vai ficar no pezinho mesmo. Nao gostei do resultado no painel, pois mesmo com o corte em 2.5kHz do 1tw1, as vozes masculinas vem mais em baixo e as femininas ficam mais no alto, o palco fica instavel, alem disso o timbre foi algo que nao consegui acertar, no pezinho o som fica com palco mais baixo, soh que em timbre e foco de imagem ganhei muito.

A ideia eh subir o corte do tweeter, pois de acordo com o que o Sakata me falou, 2.5kHz eh um corte muito baixo para esse tweeter.

Alem disso, medindo no rta o corte desse tweeter estah em 2.0kHz, e morre nos 16kHz. Esse tweeter de acordo com a selenium, em camara anecoica e sem crossover responde ateh 20kHz com pouca atenuacao. Talvez no cross artesanal eu consiga que o tweeter responda ateh onde ele devia responder, e uso um corte mais condizente com ele....

Compartilhar este post

Link para o post

O tweeter vai ficar no pezinho mesmo. Nao gostei do resultado no painel, pois mesmo com o corte em 2.5kHz do 1tw1, as vozes masculinas vem mais em baixo e as femininas ficam mais no alto, o palco fica instavel, alem disso o timbre foi algo que nao consegui acertar, no pezinho o som fica com palco mais baixo, soh que em timbre e foco de imagem ganhei muito.

A ideia eh subir o corte do tweeter, pois de acordo com o que o Sakata me falou, 2.5kHz eh um corte muito baixo para esse tweeter.

Alem disso, medindo no rta o corte desse tweeter estah em 2.0kHz, e morre nos 16kHz. Esse tweeter de acordo com a selenium, em camara anecoica e sem crossover responde ateh 20kHz com pouca atenuacao. Talvez no cross artesanal eu consiga que o tweeter responda ateh onde ele devia responder, e uso um corte mais condizente com ele....

Estranho ele morrer assim nos 16KHz... pq vc não tira o cross e liga só um capacitor pra tentar medir no RTA de novo? Ainda assim, a queda pode ser devido à absorções do seu carro... há sempre o risco...

E subir o corte com certeza vai ser interessante. Como vai estar nos pezinhos mesmo, pelo menos vai maltratar menos os tweeters, e vai diminuir as distorções também. Acho q vc só tem a ganhar.

Falando em tw no painel, eu tb to usando no 206. Definitivamente não to gostando do resultado. Já ouvi carros 9o do sepacheco é um exemplo) onde o palco fica um pouco "diluído", mas no 206, o palco não só varia entre baixo e alto, mas varia em profundidade tb, entre o meio da porta do motorista e um pouco além do volante. tá um terror isto. Me sinto num 3D sonoro... :lol:

PS: Se vc quiser passar dos 16KHz, mete uns piezoelétricos aí... dá pra passar dos 30KHz brincando... :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Estranho ele morrer assim nos 16KHz... pq vc não tira o cross e liga só um capacitor pra tentar medir no RTA de novo? Ainda assim, a queda pode ser devido à absorções do seu carro... há sempre o risco...

O capacitor na ocasiao eu nao tinha para teste, mas de qualquer forma, foi medido com o microfone proximo a uns 50 cm do tweeter e on-axis com ele (i.e., o microfone apontando diretamente para o tweeter) e sem obstrucoes, entao acho dificil ser absorcao.

PS: Se vc quiser passar dos 16KHz, mete uns piezoelétricos aí... dá pra passar dos 30KHz brincando... 

Acho que um revolver eh um caminho mais rapido e menos doloroso para o suicidio.... aehuaehuaehuaehaehaeu

Compartilhar este post

Link para o post

Acho um pouco dificil achar um tweeter "barato" q chegue aos 20k... mesmo q chegue, é dificil q alguem consiga escutar claramente com o carro em movimento por causa da atenuaçao natural do nosso ouvido!!

Até hj, só consegui ouvir frequencias tao altas asssim numa caixa profissional (mas profissional MESMO) de estudio da GENELEC, que custa a bagatela d uns 10 mil reais CADA CAIXA.... depois q ouvi aquelas caixas cheguei à conclusao que definitivamente nao vale a pena investir num SQ automotivo pq acho simplesmente impossivel chegar à qualidade real d algo perto d um SQ...

Compartilhar este post

Link para o post

mas como em SP se passa um bom tempo do transito parado num congestionamento ou num semaforo, dah pra curtir muito o som. eu passo no minimo 1 hora no transito por dia, e acho que vale tornar esse momento menos estressante com uma boa musica.

o 1tw1 sem o cross original em tese chega nos 20 kHz, e como o cross dele eh bem tosquinho em qualidade de execucao, e inclusive tem um varistor (que funciona como um limitador de corrente), isso deve atrapalhar razoavelmente a resposta do tweeter.

chegar num bom sistema residencial , nenhum som automotivo chega por causa do ambiente, mas dah pra fazer um som bem legal no carro, com uma fidelidade bem razoavel.

Editado por Mogar

Compartilhar este post

Link para o post
Acho um pouco dificil achar um tweeter "barato" q chegue aos 20k... mesmo q chegue, é dificil q alguem consiga escutar claramente com o carro em movimento por causa da atenuaçao natural do nosso ouvido!!

Até hj, só consegui ouvir frequencias tao altas asssim numa caixa profissional (mas profissional MESMO) de estudio da GENELEC, que custa a bagatela d uns 10 mil reais CADA CAIXA.... depois q ouvi aquelas caixas cheguei à conclusao que definitivamente nao vale a pena investir num SQ automotivo pq acho simplesmente impossivel chegar à qualidade real d algo perto d um SQ...

O pior é que realmente chega. O piezo é um cristal que se deforma com a tensão. Em computadores temos piezos para gerar o clock... eles podem vibrar até 50MHz sem problemas estruturais. Transdutores puiezoelétricos comuns podem, e são, utilizados para reproduzir ultrasons...

Compartilhar este post

Link para o post
mas como em SP se passa um bom tempo do transito parado num congestionamento ou num semaforo, dah pra curtir muito o som. eu passo no minimo 1 hora no transito por dia, e acho que vale tornar esse momento menos estressante com uma boa musica.

o 1tw1 sem o cross original em tese chega nos 20 kHz, e como o cross dele eh bem tosquinho em qualidade de execucao, e inclusive tem um varistor (que funciona como um limitador de corrente), isso deve atrapalhar razoavelmente a resposta do tweeter.

chegar num bom sistema residencial , nenhum som automotivo chega por causa do ambiente, mas dah pra fazer um som bem legal no carro, com uma fidelidade bem razoavel.

é Mogar, eu te sugiro botar logo um capacitor (dependendo do valor, dá pra tentar de tântalo) como crossover... como vc vai subir a sintonia, não tem perigo de queimar o tw. Se ficar ruim, vc tira. Nada como a tentativa e erro...

Compartilhar este post

Link para o post
O pior é que realmente chega. O piezo é um cristal que se deforma com a tensão. Em computadores temos piezos para gerar o clock... eles podem vibrar até 50MHz sem problemas estruturais. Transdutores puiezoelétricos comuns podem, e são, utilizados para reproduzir ultrasons...

Ah sei la... eu nao curto som d tweeter piezoeletrico nao... tem um som mt artificial na minha opiniao...

Os bomber pentaxiais tao ai pra provar... os tweeters dele sao piezoeletricos... tem caixas profissionais com esses tweeters tb... nao me agradam, definitivamente...

gosto de tw normal com domo d seda!!

Compartilhar este post

Link para o post
Ah sei la... eu nao curto som d tweeter piezoeletrico nao... tem um som mt artificial na minha opiniao...

Os bomber pentaxiais tao ai pra provar... os tweeters dele sao piezoeletricos... tem caixas profissionais com esses tweeters tb... nao me agradam, definitivamente...

gosto de tw normal com domo d seda!!

Hehehehe. Eu tb não gosto. São muito "ardidos", pois eles tendem a reproduzir melhor os sons de frequência mais alta. Mas são uma excelente opção qdo vc precisa de muito SPL a apenas 10 reais... :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Tweeter que eu gosto do som são aqueles multiuso antigo da Novik. Ele parece um mid-range de 2.5 polegadas mas é um tweeter. Responde a partir dos 1200Hz ate os 25K e responde muito bem. O som dele é muito gostoso, principalmente na hora de bater o prato da bateria. O cone é feito de papel e é muito agradavel o som deles.

Compartilhar este post

Link para o post

:+1

Concordo contigo Spetz! :D

Eles eram show! :D

Porém sensíveis à distorção.

Mogar,

Sim, melhorou e MUITO a qualidade com 1ª ordem, mas nada de usar corte baixo. O meu ia até 19khz. (RTA)

Abraços,

Ri7

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu. Acho que vou ficar no corte de 3kHz em 12db/8a, pq meu mid soh sobe ateh isso. Como atualmente eles estao cortados efetivamente em 2.0 kHz (medido), eh bem capaz mesmo que eu tenha um ganho em qualidade, jah que em geral os mids falam as frequencias medias melhor que os tweeters.....

Valeu pelas opinioes, agora vou juntar o dinheiro e fazer o servico, ai depois de tudo pronto, eu posto os resultados....

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...