Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Novo Fiat Progetto 363: veja fotos, detalhes e tudo mais sobre o SUV

Recommended Posts

NovoSUVdaFiatfrontal-medium.jpegEis o novo SUV da Fiat, provisoriamente batizado de Progetto 363Divulgação/Fiat

Após muito suspense, a Fiat finalmente apresentou seu novo carro. O Progetto 363 ainda não tem nome definitivo, mas esse é um dos únicos mistérios que faltam a respeito do SUV do Fiat Argo, convidado surpresa no último almoço dos brothers.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90 

Serão alguns meses até que tudo seja definido e, finalmente, o modelo chegue às lojas. Enquanto isso, QUATRO RODAS reuniu todas as informações que sabemos para que você se mantenha por dentro do novo carro.

Design do Fiat Progetto 363

NovoSUVdaFiattraseira-medium.jpegVisão traseira do novo Fiat Progetto 363Divulgação/Fiat

Curiosamente, grande parte do mistério a respeito do novo SUV disse respeito à sua carroceria, feita sobre a mesma plataforma veicular MP1 de Argo e Cronos e que aproveita 20% do Punto.

O SUV compacto da Fiat optou, naturalmente, por seguir a linha do irmão hatch, reaproveitando detalhes como as portas e mantendo mesma ordem de grandeza em suas dimensões. Para diferenciá-los, entretanto, o projeto 363 ganhou dianteira e traseira exclusivas além de maior vão livre, entre outros detalhes.

Ao longo dos testes de rua, o para-choques dianteiro sempre se destacou, principalmente pelos grandes nichos dos faróis de neblina. Ao mesmo tempo, detalhes como a grade frontal, frisos e faróis principais full-led (com DRLs) expressaram clara inspiração da nova Fiat Strada no resultado final. Obviamente os protótipos rodavam camuflados em vias públicas, mas o 363 volta e meia surgia com dose extra de disfarce no capô, alimentando especulações certeiras.

No fim das contas, o carro confirmou a informação de que o capô seria recuado, ao estilo do Renault Fluence, com a porção dianteira inferior se projetando em relação à tampa. Doses extras de estilo também vieram pela altura maior (afinal de contas, é um SUV) e uso de leds e mais tons de pintura ao longo do veículo.

Motores e desempenho do Progetto 363

Motor-GSE-T3-1.0-Turbo-e1616434155195.jpgTrês vistas do novo motor 1.0 GSE Turbo, chamado de T3Divulgação/Fiat

A dianteira também atraiu olhares por conta, justamente, do que não se vê. O Fiat Progetto 363 estreará o motor GSE T3, um 1.0 turbo com três cilindro e 12V.

A unidade de potência ganhou até uma linha exclusiva de produção em Betim (MG), ao lado do 1.3 turbo T4, usado na nova Fiat Toro, novo Jeep Compass e no futuro Jeep Grand Commander.

Conforme apurado por QUATRO RODAS, espere 128 cv (gasolina) ou 131 cv (etanol) de potência e 21 kgfm de torque nos modelos equipados com a unidade 1.0. A transmissão será automática, com um novo câmbio CVT fabricado pela Aisin.

Continua após a publicidade

O segredo do desempenho recorde passa por engenhosidades como cabeçote redesenhado e, além de quatro válvulas por cilindro, a presença do sistema MultiAir de terceira geração comandando de modo variável as peças.

Por fim, há injeção direta que bicos que otimizam o spray de combustível na câmara de combustão e turbo de baixa inércia, com o compressor (caixa fria) mais próximo do coletor de admissão a fim de acelerar a resposta do motor. Cereja do bolo, o turbo tem menos lag e maior controle hidrodinâmico graças ao coletor de escape integrado ao cabeçote e novo wastegate eletrônico.

O novo 1.0, entretanto, não será a única opção do projeto, uma vez que os modelos de entrada contarão com transmissão manual de cinco marchas e o mesmo 1.8 aspirado de 109 cv do Argo. O câmbio automático será opcional nesses casos.

Interior do Progetto 363

Jeep-Compass-2022-80-anos-2.jpgCom exceção de detalhes na saída de ar e no console central (onde haverá, por exemplo, alavanca do freio de mão), Fiat 363 seguirá o Jeep Compass no estilo internodivulgação/Jeep

Por dentro, o SUV será como um modelo de entrada do novo estilo que começa a predominar na dupla Fiat e Jeep. Além do volante já apresentado, há vários pontos em comum com o novo Compass 2022, como o friso cromado que atravessa o painel.

d039c20b-86f4-418d-ad6e-a2ef7dae019a-e1615680466260.jpgVolante do carro já havia sido apresentadoreprodução/Fiat

O Progetto 363 também oferecerá a nova central multimídia Uconnect 5, com novo hardware capaz de torná-la mais ágil e responsiva, com touchscreen de 8,4’’ ou 10,1’’ de qualidade parecida com smartphones. Além das duas opções de tela da central, haverá painel de instrumentos análogico ou a mesma versão digital do Compass intermediário, com 7,5’’.

O destaque, entretanto, fica por conta da capacidade de conectividade do carro, aproveitando a exaltada parceria da finada FCA (hoje absorvida pela holding Stellantis) com Tim e Amazon.

Fruto disso, o Progetto 363 se conectará por conta própria à rede 4G brasileira e será capaz de criar um hotspot Wi-Fi aos ocupantes. A função é completada pela capacidade do carro em funcionar como um gigante cartão de crédito, pagando itens como pedágio, abastecimento e drive-thrus através da carteira virtual Fiat Cart. Em parceria com a Visa, não há necessidade de nenhuma ação do condutor, a não ser confirmar a transação pela central.

Preço do Progetto 363

WhatsApp-Image-2021-05-04-at-15.12.34.jpegHá mais um concorrente na guerra dos SUVs compactosGloboplay/Reprodução

As versões mais baratas do Projeto 363 terão preço inicial na faixa dos R$ 80.000, superando os R$ 100.000 mas sem adentrar o terreno do SUV cupê que a Fiat prepara 2022, provisoriamente chamado de projeto 376.

A estratégia será o inverso da adotada pela VW com Nivus e T-Cross: em vez de o SUV cupê ser mais barato, ele será mais caro na linha Fiat. O 376 terá preço ao redor dos R$ 120.000. Também será maior: espere entre-eixos ao redor dos 2,60 m (o 363 mantém os 2,52 m do Argo), pois não pode se aproximar tanto dos 2,64 m do Jeep Compass.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas Abril

Continua após a publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...