Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Tuareg

Qual o sub de melhor qualidade/menor litragem?

Recommended Posts

Estava decidido a comprar o NAR de 10", mas cada vez que pergunto me dizem pra fazer uma caixa MAIOR!

 

Aí resolvi postar isso... existe algum de qualidade semelhante/melhor que dê pra botar numa caixa de litragem menor? Isso de tomar o porta-malas é mesmo muito traumático pra mim.

 

E outra coisa... como ficará o corte do sub? Eu não quero meu carro pulando de jeito nenhum! Devo botar pra reproduzir de 50Hz pra baixo? Ou talvez até menos?

 

Vai ser CS-60D ou Nar Kevlar 6" na frente.

 

Valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Estava decidido a comprar o NAR de 10", mas cada vez que pergunto me dizem pra fazer uma caixa MAIOR!

 

Aí resolvi postar isso... existe algum de qualidade semelhante/melhor que dê pra botar numa caixa de litragem menor? Isso de tomar o porta-malas é mesmo muito traumático pra mim.

 

E outra coisa... como ficará o corte do sub? Eu não quero meu carro pulando de jeito nenhum! Devo botar pra reproduzir de 50Hz pra baixo? Ou talvez até menos?

 

Vai ser CS-60D ou Nar Kevlar 6" na frente.

 

Valeu.

Porque nesse fórum todo mundo fala que subwoofers de qualidade se resumem aos NAR e os amplificadores de qualidade se resumem aos AudioBank?

Cá entre nós, mas AudioBank nunca foi considerada uma marca "hi-fi".

Enquanto aos NAR, vou pegar o modelo de 12" (que eu tenhos os parâmetros em mãos):

- Fs: 26,5 Hz

- Vas: 125,36 litros

- Qts: 0,508

- ßL: 10,88 T.m

- Potência suportada: 125W RMS

 

Agora o Bomber Upgrade de 12" com Bobina Dupla (SW12B-D):

- Fs: 27Hz

- Vas: 120 litros

- Qts: 0,47

- ßL: 14,7 T.m

- Potência suportada: 250W RMS

 

É claro que a análise de um subwoofer não se resume apenas aos parâmetros de TS, mas acho que o pessoal está sendo muito tendencioso e formando opiniões apenas por terem ouvido falar que fulano disse que é bom.

 

Já a resposta para o nosso amigo Tuareg, uma opinião pessoal seria a de você utilizar o Bomber Upgrade de 10" em caixa selada com volume entre 20 litros e 33 litros internos livres. A frequencia de corte depende do seu Kit 2 Vias, será que ele responde bem já a partir de 50Hz?

 

Um abraço,

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu só acho que as especificações de um sub não dizem se ele toca bem ou não, um subwoofer com especificações excelentes pode reproduzir um grave feio e um sub com limitações em resposta de frequência e qts alto pode, se colocado em caixa adequada, tocar com muita qualidade.

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você quer qualidade com pouco spl? Foi isso que entendi quando disse que não quer que o carro pule. Vai de nar 10", faz uma caixa menor para ele e enche de manta acrílica dentro. Aí vai diminuir o spl, aplainar o pico e ter a qualidade do nar.

 

Agora comparar qualidade do nar com bomber upgrade :pirou:

São subs com objetivos totalmente diferente!

 

 

Outra coisa que pode fazer é pegar um UXP 10". Vai ter boa qualidade, caixa menor e bom SPL. Porém você necessitará de um amplificador forte.

 

Você disse 30 W para tocar o Nar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Estava decidido a comprar o NAR de 10", mas cada vez que pergunto me dizem pra fazer uma caixa MAIOR!

 

Aí resolvi postar isso... existe algum de qualidade semelhante/melhor que dê pra botar numa caixa de litragem menor? Isso de tomar o porta-malas é mesmo muito traumático pra mim.

 

E outra coisa... como ficará o corte do sub? Eu não quero meu carro pulando de jeito nenhum! Devo botar pra reproduzir de 50Hz pra baixo? Ou talvez até menos?

 

Vai ser CS-60D ou Nar Kevlar 6" na frente.

 

Valeu.

Porque nesse fórum todo mundo fala que subwoofers de qualidade se resumem aos NAR e os amplificadores de qualidade se resumem aos AudioBank?

Cá entre nós, mas AudioBank nunca foi considerada uma marca "hi-fi".

Enquanto aos NAR, vou pegar o modelo de 12" (que eu tenhos os parâmetros em mãos):

- Fs: 26,5 Hz

- Vas: 125,36 litros

- Qts: 0,508

- ßL: 10,88 T.m

- Potência suportada: 125W RMS

 

Agora o Bomber Upgrade de 12" com Bobina Dupla (SW12B-D):

- Fs: 27Hz

- Vas: 120 litros

- Qts: 0,47

- ßL: 14,7 T.m

- Potência suportada: 250W RMS

 

É claro que a análise de um subwoofer não se resume apenas aos parâmetros de TS, mas acho que o pessoal está sendo muito tendencioso e formando opiniões apenas por terem ouvido falar que fulano disse que é bom.

 

Já a resposta para o nosso amigo Tuareg, uma opinião pessoal seria a de você utilizar o Bomber Upgrade de 10" em caixa selada com volume entre 20 litros e 33 litros internos livres. A frequencia de corte depende do seu Kit 2 Vias, será que ele responde bem já a partir de 50Hz?

 

Um abraço,

Renato

Concordo com a resposta sobre o que o pessoal tem sido tendencioso. Visto que tem gente que não teve mais de um tipo de equipamento, ainda nunca teve um kit 2 vias, nem amp e recomenda porque ouviu falar, porque aprendeu a mexer no winisd (mas só sabe analisar o primeiro g'rafico). Sua opinião está totalmente correta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um JL W0 de 10" vai render igual ou melhor c/ litragens menore s para suas caixas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Estava decidido a comprar o NAR de 10", mas cada vez que pergunto me dizem pra fazer uma caixa MAIOR!

 

Aí resolvi postar isso... existe algum de qualidade semelhante/melhor que dê pra botar numa caixa de litragem menor? Isso de tomar o porta-malas é mesmo muito traumático pra mim.

 

E outra coisa... como ficará o corte do sub? Eu não quero meu carro pulando de jeito nenhum! Devo botar pra reproduzir de 50Hz pra baixo? Ou talvez até menos?

 

Vai ser CS-60D ou Nar Kevlar 6" na frente.

 

Valeu.

Porque nesse fórum todo mundo fala que subwoofers de qualidade se resumem aos NAR e os amplificadores de qualidade se resumem aos AudioBank?

Cá entre nós, mas AudioBank nunca foi considerada uma marca "hi-fi".

Enquanto aos NAR, vou pegar o modelo de 12" (que eu tenhos os parâmetros em mãos):

- Fs: 26,5 Hz

- Vas: 125,36 litros

- Qts: 0,508

- ßL: 10,88 T.m

- Potência suportada: 125W RMS

 

Agora o Bomber Upgrade de 12" com Bobina Dupla (SW12B-D):

- Fs: 27Hz

- Vas: 120 litros

- Qts: 0,47

- ßL: 14,7 T.m

- Potência suportada: 250W RMS

 

É claro que a análise de um subwoofer não se resume apenas aos parâmetros de TS, mas acho que o pessoal está sendo muito tendencioso e formando opiniões apenas por terem ouvido falar que fulano disse que é bom.

 

Já a resposta para o nosso amigo Tuareg, uma opinião pessoal seria a de você utilizar o Bomber Upgrade de 10" em caixa selada com volume entre 20 litros e 33 litros internos livres. A frequencia de corte depende do seu Kit 2 Vias, será que ele responde bem já a partir de 50Hz?

 

Um abraço,

Renato

Acho que vc está sendo tendencioso pro lado da Bomber...

 

Vamos ser realistas, o up-grade é bonzinho (somente bonzinho, nada mais que isso) e o NAR é MUITOOOOO superior a ele em termos de qualidade!

É um sub com uma qualidade de fazer inveja a muitos importados.

 

Nós recomendamos ele pois tem uma ótima relação custo/beneficio, é um produto testado e aprovado por muitos aqui no forum. (Eu testei e aprovo 100%).

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Um JL W0 de 10" vai render igual ou melhor c/ litragens menore s para suas caixas

JL10W0 dá caixa grande tambem....

 

A manor caixa com subs nacionais vai achar no UXP 10D2 com um banda 3.2 ou outro amplificador que forneça 250 WRMS ou mais...

 

Renato o Up GRade é o sub que EU mais gosto na categoria dele.. mas não tem o timbre do nar ou do UXP.... afinal os dois são mais caros tambem...

 

Alem do que se formos analizar na base da potencia a ser aplicada....

 

Quanto ao Audiobank, o projeto usa componentes mequetrefes, os banda são melhores de componentes.. mas os medios e agudos do audiobank pelo que ele custa são uma excelente relação custo benefício.... Tem coisa melhor ? COM CERTEZA, mas pelo preço delles... dificil, só 4.6 usado ououtro amp usado.

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas Sandro, digo se for comparar com o NAR-1 entende ? Não em relação aos outros falantes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mas Sandro, digo se for comparar com o NAR-1 entende ? Não em relação aos outros falantes.

Retirado do manual de treinamento oficial da JL AUDIO....

 

2 cubic feet... pra dutada e 1 cubic feet pra selada

 

No manual tem 12 caixas pra cada falante...

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Retirado do manual de treinamento oficial da JL AUDIO....

 

2 cubic feet... pra dutada e 1 cubic feet pra selada

 

No manual tem 12 caixas pra cada falante...

 

[]

 

Sandro

Não leve a mal aí Tuareg, mas vou pegar uma "carona" no tópico...

 

Sandro, qual a menor litragem de caixa selada admissível para o Nar, em termos de qualidade? É possível ter um bom grave numa selada de 20lt?

 

Estou utilizando um Nar em cx dutada de 36lt sintonizada em 35hz e gosto muito do grave dela. Mas como pretendo botar um kit no stéreo (por enquanto ta no original mesmo), pretendo também colocar mais um Nar, só que por motivos de espaço teria que colocá-los em selada. Pergunto, é mais jogo colocar mais um Nar, mesmo que em selada, ou partir para um UXP em dutada?

 

 

[]´s Robinson

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Retirado do manual de treinamento oficial da JL AUDIO....

 

2 cubic feet... pra dutada e 1 cubic feet pra selada

 

No manual tem 12 caixas pra cada falante...

 

[]

 

Sandro

Não leve a mal aí Tuareg, mas vou pegar uma "carona" no tópico...

 

Sandro, qual a menor litragem de caixa selada admissível para o Nar, em termos de qualidade? É possível ter um bom grave numa selada de 20lt?

 

Estou utilizando um Nar em cx dutada de 36lt sintonizada em 35hz e gosto muito do grave dela. Mas como pretendo botar um kit no stéreo (por enquanto ta no original mesmo), pretendo também colocar mais um Nar, só que por motivos de espaço teria que colocá-los em selada. Pergunto, é mais jogo colocar mais um Nar, mesmo que em selada, ou partir para um UXP em dutada?

 

 

[]´s Robinson

Sub de 10 = menos SPL...

 

Sou a favor de um UXP bem alimentado na dutada que dois NAR na selada.

NAR dutada = 42 L

 

20 L selado = F3 = 52 Hz... maior que isso F.. de usar..

 

 

[]

 

Sandro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Retirado do manual de treinamento oficial da JL AUDIO....

 

2 cubic feet... pra dutada e 1 cubic feet pra selada

 

No manual tem 12 caixas pra cada falante...

 

[]

 

Sandro

Não leve a mal aí Tuareg, mas vou pegar uma "carona" no tópico...

 

Sandro, qual a menor litragem de caixa selada admissível para o Nar, em termos de qualidade? É possível ter um bom grave numa selada de 20lt?

 

Estou utilizando um Nar em cx dutada de 36lt sintonizada em 35hz e gosto muito do grave dela. Mas como pretendo botar um kit no stéreo (por enquanto ta no original mesmo), pretendo também colocar mais um Nar, só que por motivos de espaço teria que colocá-los em selada. Pergunto, é mais jogo colocar mais um Nar, mesmo que em selada, ou partir para um UXP em dutada?

 

 

[]´s Robinson

Sub de 10 = menos SPL...

 

Sou a favor de um UXP bem alimentado na dutada que dois NAR na selada.

NAR dutada = 42 L

 

20 L selado = F3 = 52 Hz... maior que isso F.. de usar..

 

 

[]

 

Sandro.

Então creio que posso utilizar a mesma caixa que estou usando agora no Nar, para colocar o UXP.... 36lt livres (já descontado o sub e o duto) sintonizada em 35hz... pelo que simulei dará um F3=35hz. É isso?

 

Ah, o módulo é um Fosgate Power 50x2, bridge de 300wrms em 2ohms.

 

 

 

[]´s Robinson

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que para o meu AMP vai ter que ser NAR mesmo! Vou usar os dois canais de trás em bridge (120W RMS). Acho que fica legal né?

 

E com baixo SPL fica performance boa mas não treme a rua por onde eu passar, não é isso? :)

 

Acho que essa será a melhor opção então! Aí quem sabe posso até aumentar o corte e botar pra reproduzir tudo abaixo de 80Hz, que é mais realista, não é mesmo?

 

Não sei muito bem do que estou falando, obrigado a todos. Ainda estou aceitando/pedindo concelhos.

 

Abraço :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acho que para o meu AMP vai ter que ser NAR mesmo! Vou usar os dois canais de trás em bridge (120W RMS). Acho que fica legal né?

 

E com baixo SPL fica performance boa mas não treme a rua por onde eu passar, não é isso? :)

 

Acho que essa será a melhor opção então! Aí quem sabe posso até aumentar o corte e botar pra reproduzir tudo abaixo de 80Hz, que é mais realista, não é mesmo?

 

Não sei muito bem do que estou falando, obrigado a todos. Ainda estou aceitando/pedindo concelhos.

 

Abraço :legal:

Tuareg, qual o teu módulo?

 

[]´s Robinson

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acho que para o meu AMP vai ter que ser NAR mesmo! Vou usar os dois canais de trás em bridge (120W RMS). Acho que fica legal né?

 

E com baixo SPL fica performance boa mas não treme a rua por onde eu passar, não é isso? :)

 

Acho que essa será a melhor opção então! Aí quem sabe posso até aumentar o corte e botar pra reproduzir tudo abaixo de 80Hz, que é mais realista, não é mesmo?

 

Não sei muito bem do que estou falando, obrigado a todos. Ainda estou aceitando/pedindo concelhos.

 

Abraço :legal:

Vai ser 1 nar de 10?

Em 120 rms ?

 

O Spl vai ser bem baixo. Até que tamanho a caixa pode ser?

Sobre tremer a rua, não vai tremer nem o carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

QUE BOM que não vai tremer nem o carro. Esse era o meu grande receio em relação a subwoofer. Eu só quero mesmo extensão de graves, não quero terremoto.

 

O módulo é um Rockford Fosgate 4600x de 4 canais. Ligarei o kit 2 vias no canal frontal (30W) e o sub no canal traseiro (120W em bridge).

 

Vai ser 1 só NAR de 10" mesmo. E quanto à caixa, eu quero o menor tamanho POSSÍVEL que não comprometa o desempenho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
QUE BOM que não vai tremer nem o carro. Esse era o meu grande receio em relação a subwoofer. Eu só quero mesmo extensão de graves, não quero terremoto.

 

O módulo é um Rockford Fosgate 4600x de 4 canais. Ligarei o kit 2 vias no canal frontal (30W) e o sub no canal traseiro (120W em bridge).

 

Vai ser 1 só NAR de 10" mesmo. E quanto à caixa, eu quero o menor tamanho POSSÍVEL que não comprometa o desempenho.

Nunca usei manta acrílica dentro da caixa. Tenho 6 metros aqui em casa, mas nunca tive coragem de usar.

Se tamanho da caixa é tão importante assim, faz uma de 35 litros em mdf 15mm e coloca manta por dentro. Esta faz com que a caixa fique "maior", ou seja o sub funciona como se a caixa fosse maior, e aplaina os picos dando uma qualidade maior.

Alguém que já usou manta (tipo o sepa) pode falar melhor se valeria ou não a pena fazer isto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
QUE BOM que não vai tremer nem o carro. Esse era o meu grande receio em relação a subwoofer. Eu só quero mesmo extensão de graves, não quero terremoto.

 

O módulo é um Rockford Fosgate 4600x de 4 canais.  Ligarei o kit 2 vias no canal frontal (30W) e o sub no canal traseiro (120W em bridge).

 

Vai ser 1 só NAR de 10" mesmo. E quanto à caixa, eu quero o menor tamanho POSSÍVEL que não comprometa o desempenho.

Nunca usei manta acrílica dentro da caixa. Tenho 6 metros aqui em casa, mas nunca tive coragem de usar.

Se tamanho da caixa é tão importante assim, faz uma de 35 litros em mdf 15mm e coloca manta por dentro. Esta faz com que a caixa fique "maior", ou seja o sub funciona como se a caixa fosse maior, e aplaina os picos dando uma qualidade maior.

Alguém que já usou manta (tipo o sepa) pode falar melhor se valeria ou não a pena fazer isto.

a Manta reduz o SPL mas ajuda a corrigir a resposta da caixa..

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas coisas são fáceis de conseguir? Posso simplesmente mandar fazer na loja? Não sei fazer isso :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Essas coisas são fáceis de conseguir? Posso simplesmente mandar fazer na loja? Não sei fazer isso :D

Manta se compra em tapeçarias e lugares em geral que vendem tecidos.

É só colar com cola de sapateiro por dentro da caixa em todas as paredes. Quanto mais manta, menos spl e mais aplainado será o pico. Tem mantas de diferentes espessuras.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses caras das lojas são de confiança/suficientemente competentes para mandar fazer a caixa?

 

Me sugeriram uma lateral de fibra, compromete a performance?

 

Valeu :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A unica coisa que digo é que a minha caixa é custom, menor que a ''classica'' do site e surprendeu todo mundo.

Inclusive a mim, que já tava com expectativa ultra alta e também ao Silvio Sakata, que deu uma consultoria p/ o projeto.

Segundo o próprio, que foi o 1o a ouvir os subs, com o CD da IASCA, ''Desce animal!!!''.

 

Mais que isso ñ posso dizer.

 

[]

Editado por Crasher

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Esses caras das lojas são de confiança/suficientemente competentes para mandar fazer a caixa?

 

Me sugeriram uma lateral de fibra, compromete a performance?

 

Valeu :legal:

Caras das lojas? Você fala de lojas de som? Depende da cidade. Aqui na minha cidade (Uberlândia - MG) não confio em nenhum. Toda caixa para som, pago um bom marcineiro para fazer, dou as exatas medidas, o material usará, o tipo de parafuso, a distância entre parafusos, etc. Se o cara for bom faz do geito que você pediu. Depois é só encher de serragem+cola para vedar, ou silicone. Prefiro serragem+cola pq é muito mais barato e tem a mesma eficiência. Em seguida em faço o acabamento e pronto. Demora, mas não coloco meu som na mão de estalador.

 

Fibra diminui a performace sim, porque ela vibra muito mais que madeira. A não ser que seja muuuuiito grossa. Prefiro madeira pelo preço e eficiência, porém se perde em estética.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...