Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

RobôAutoforum

[4r]I-Motion, Easytronic, Dualogic: câmbio automatizado está extinto no Brasil

Recommended Posts

Postado em
fiat_argo_drive_687-e1603336324571.jpegCâmbio GSR deu adeus ao mercado em favor dos automáticosDivulgação/Fiat

Acabou. Como bem notou o parceiro Autos Segredos, com o fim da oferta do Fiat Cronos Drive 1.3 GSR não há mais carros novos com câmbio automatizado de uma embreagem no Brasil. Foram extintos.

Dualogic, GSR, I-Motion, Easy´R, Easytronic… Os nomes foram muitos, mas a proposta era a mesma: tentar oferecer o mesmo conforto de um câmbio automático, mas a um custo muito menor. Nenhum deles conseguiu.

2404_up_08.jpegCâmbio automatizado I-Motion equipou os Volks das famílias Gol, Polo, Fox e Up!divulgação/Volkswagen

O custo, de fato, chegava a ser mais de 50% menor que o de um automático. E isso só era possível porque, na prática, eram câmbios manuais (mais baratos e menos complexos que os automáticos) com sistema eletro-hidráulico ou apenas elétrico acoplado a ele para executar as trocas de marcha e o acionamento da embreagem.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 5.90

A teoria dizia que o câmbio automatizado evitaria as arranhadas e outras falhas humanas, e a prática revelava, também, menor consumo de combustível. Contudo, o tempo de troca de marcha maior, reações lentas, trancos e patinadas da embreagem impediram que eles alcançassem o nível de conforto de um automático.

chevrolet_agile_20-e1570202455885.jpgCâmbio automatizado Easytronic do Agile podia ser comandado por borboletas (que não existem nos atuais atutomáticos da marca)divulgação/Chevrolet

Isso e as reclamações recorrentes quanto à durabilidade levaram o sistema de embreagem única a ficar queimado no mercado. E isso também pesou para eles terem sido erradicados por aqui.

Marcas de luxo, como Audi (R-tronic) e Mercedes-Benz (softouch), já ofereciam esse tipo de tecnologia, mas foi em 2007 que a invasão em modelos mais acessíveis no Brasil começou pelo Chevrolet Meriva (Easytronic). No início do ano seguinte, estreou no Fiat Stilo (Dualogic) e, em seguida, no VW Polo (I-Motion).

Continua após a publicidade

E foi justamente a Chevrolet a primeira a abandonar o sistema, em 2014, quando o Agile saiu de linha. Até mesmo porque foi ela quem iniciou a popularização do câmbio automático de seis marchas, que dois anos antes já estava disponível até no Onix.

665-logan-03.jpegCâmbio Easy´R, da RenaultMarco de Bari/Quatro Rodas

Isso se repetiu nos outros fabricantes. A Volkswagen, que abandonou o I-Motion em 2019 nos Fox e Up!, agora está concentrada no câmbio automático de seis marchas, presente até mesmo em Gol e Voyage.

Com o fim das opções com câmbio GSR (ex-Dualogic) de cinco marchas, a Fiat também segue com automático de seis marchas combinado ao motor 1.8 E.TorQ. O motor 1.3 receberá, no ano que vem, a opção de câmbio automático CVT.

A mais ousada nesse movimento foi a Renault. Tinha câmbio automático de quatro marchas em Sandero e Logan. Trocou pelo automatizado Easy´R e no ano passado trocou ele pelo CVT.

Com tantas opções de câmbio automático – todos muito bons, diga-se – o custo deles acabou baixando, seja pelo custo ou para manter a competitividade. Tanto que nos últimos tempos o custo estava muito parecido com o de um automatizado. Muito piores, acabaram deixando de fazer sentido. E se vão sem deixar saudade.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

capa_738_insta.jpg?quality=70&strip=info

Continua após a publicidade

View the full article

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...