Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Justiceiro

Time Correction.......

Recommended Posts

Utilizar o TimeCorr de um aparelho prejudica na qualidade do áudio???

Afinal, o áudio passa por uma série de componentes eletrônicos........

Como faço para ajustar a imagem sem usar esse recurso???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

colocando seu banco equisdistantemente de todos os falantes...

Ou seja sem chance...

O processamento digital dos BONS player não degrada muito o sinal não..

No carro não tem muito jeito pois temos limitações espaciais intransponíveis.

em uma sala de audição podemos mover os falantes para ajustar o tempo de chegada ao ouvinte.. no carro não dá...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja sem chance...

em uma sala de audição podemos mover os falantes para ajustar o tempo de chegada ao ouvinte.. no carro não dá...

[]

Sandro

Eu conseguiria fazê-lo somente com o direcionamento dos pezinho e peitinhos??

Qual a melhor forma para o direcionamento??

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja sem chance...

[]

Sandro

direcionamento (foco e posicionamento) e alinhamento temporal são coisas diferentes....

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja sem chance...

[]

Sandro

Bem, ele pode botar uns quilômetros de fio a mais... :lol:

De qq forma, o som já está sendo processado pelo DSP. Atrasar ou não não vai fazer diferença

Compartilhar este post

Link para o post

Não.

Com o direcionamento vc ganha em palco... mas o atraso continua...

E não existe o melhor direcionamento...

Tem gente ganhando campeonato por aí... com os tweeters um virado pro outro...!!!

Isso depende da sua analise ao ouvir... ouviu, achou que tá legal? blz... manda a ver!

Editado por Dereg

Compartilhar este post

Link para o post

o melhor meio é comprando uma mc laren F1... o motorista fica bem no centro :) nao é meu caso (ainda, um dia quem sabe)

até acho q com o posicionamento e centenas (pra ser economico) de testes, vc pode chegar a um resultado em q o filtro nao seja necessário.

que eu acho seria sensacional,

pois testei o delay no meu carro e nao gostei muito (ta, sei q demora a ajustar etc...) mas parece q diminui a profundidade do palco.

os carros com tw no pesinho, e com excelente direcionamento, ficam com um foco e imagem perfeita mesmo sem delay, com os falantes em fase e com direcioanemento.

até creio q exista como calcular tudo..

Compartilhar este post

Link para o post

Eu penso da seguinte maneira, piorar piora, mas lembre-se que vc esta dentro de um carro, com um ambiente totalmente distorcido para se ouvir ainda mais se estiver em movimento que vc tem sei lá quantos db´s de ruido externo, entaum esta degradação vai ser minima, a não ser que vc monte o som no seu carro para ouvir o som apenas na garagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo plenamente com o Diana!

No carro o delay tem muito mais vantagens do que desvantagens, DESDE QUE quem for instalar/regular saiba oq está fazendo, permitindo chegar num patamar de precisão da imagem e foco muito superior.

Já mostrei e demonstrei que existe a perda de qualidade e até daquela sensação de 'preenchimento' qdo usa-se o delay, principalmente quando o equipamento não é extremamente rápido.

Por outro lado, alguns aqui do fórum devem lembrar que é possível montar um sistema sem o delay e este ficar bem focado e alinhado, mas depende de muitos artifícios da teoria aplicados na prática.

Mostrei meu carro sem processamento na 1ª etapa do extinto campeonato do fórum, com um 'delay' caseiro, e estava muito páreo com os processados eletronicamente.

Mas o trabalho não compensa o resultado :D

abraços!

Ri7

Compartilhar este post

Link para o post

Ri7, vc concordou comigo, mas vou ter que descordar de vc, o seu som sem delay era um otimo custo beneficio(sem igual), mas o seu ultimo som era bem superior ao 'caseiro', apesar de ter muita coisa diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

Ahh sim...sem dúvida !!

Não ficou clara minha mensagem, mas não quis dizer que era melhor não!

A solução 'teorica' não supera a eletrônica de forma alguma, tanto que a melhora foi grande! Só quis afirmar ser possível, com algumas limitações.

Infelizmente no carro precisaria de um mega computador da NASA pra calcular todas as variaveis que prejudicam o som, e com isso impossibilitando usar o sinal limpo e ainda ter foco perfeito.

Abraço!

Ri7

Compartilhar este post

Link para o post

Se o delay for realizado por um dsp, nao ha porque ter degradacao de sinal (pois o mesmo trabalharia ainda no reino digital, antes de qualquer conversao para analogico, e pode ateh melhorar o sinal digital pra evitar erros de reconstrucao do sinal para analogico).

Alias, o ideal seria ter eq, delay, crossovers tudo realizado por dsp pois o mesmo aplicaria formulas matematicas sobre o sinal, sem introducao de ruidos e com precisao absoluta, soh que um dsp com poder de processamento pra fazer tudo isso em 4 canais independentes eh mto caro.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Mogar!

Sem querer entrar no mérito técnico ou teórico, essa situação que vc propõe é uma utopia.

A própria reconstrução digital já não é isenta de erros, que aliás são consideráveis. A 'melhora' sugerida pelo DSP se não obedecer as regras básicas de reconstrução de sinais, nada mais fará do que acrescentar 'artefatos' ao sinal digital deixando ele mais 'real', oq na verdade não passa de 'enganação' hehe.

Abraços,

Ri7

Compartilhar este post

Link para o post

Dificil melhorar o sinal......se ele aplicar qualquer coisa no sinal ele já esta deixando artificial.......frio.

Compartilhar este post

Link para o post
Dificil melhorar o sinal......se ele aplicar qualquer coisa no sinal ele já esta deixando artificial.......frio.

calma ae.

quando temos um sinal digital, isso nao significa que tenha uma onda quadrada, e geralmente nem passa perto disso, normalmente eh um sinal todo deformado, que pode causar erro de leitura por um outro dispositivo.

soh que um dsp eh mais esperto pra detectar o valor correto do sinal do que um dac, e sua saida geralmente eh razoavelmente limpa de ruidos.

nesse sentido, se vc tem um sinal digital com distorcao, e depois tem ele limpo (e com o valor digital correto), fica mais "facil" para o dac reconstruir o valor analogico correto tb. estou falando de logica digital, nao sobre o reino analogico. se fosse modificacao no sinal analogico, ai sim eh intruduzir coloracoes ao sinal de audio.

Editado por Mogar

Compartilhar este post

Link para o post

Como sempre os conceitos estão sendo misturados.

A reconstrução digital modernas, no campo do AUDIO está muito mais para o velho campo analógico do que pro mundo digital.

Qualquer bit que seja 'introduzido' pelo DAC ou DSP que seja fruto de quantização ou amostragem e não provindo da leitura pura e simples é um artefato, ou fazendo uma 'analogia', uma 'coloração'.

Qto mais perfeita a leitura, mais perfeita será a reconstruçào da onda analógica que fora captada no início do processo de digitalização.

Não é preciso dizer que a onda analógica precisaria de uma quantidade impraticável de bits para se apresentar completa e tão 'nitida'.

[]s

Ri7

Compartilhar este post

Link para o post
e não provindo da leitura pura e simples é um artefato

Soh que o sinal gerado na leitura pura e simples eh um sinal bastante ruidoso (o sinal analogico que carrega a informacao digital eh ruidoso, a informacao digital eh correta, mas quanto mais ruidoso o sinal analogico, maior a chance do dac ler errado o bit)..... Dah pra reconstruir direito ? Sim, mas que reconstruir a partir de um sinal limpinho eh mais facil isso eh....

Quando eu falo em sinal ruidoso, nao estou falando de "bit errado", mas sim da onda analogica que carrega a informacao digital. Artificios que podem ser usados sem alterar o valor da leitura e deixar o sinal mais limpo eh usar um schmitt trigger....

Compartilhar este post

Link para o post

Mogar vamos fazer assim, vc escuta o meu carro com delay e sem delay, ai vc me diz se o sinal é ruidoso, corrigido.....e vc me diz o que acontece, isto por que ele ainda vai ter uns circuitos que podiam ser retirados do caminho, ai vc vai ver que tem melhora na qualidade do som, mas vc vai perder tudo em imagem e palco.

Editado por MDIANA

Compartilhar este post

Link para o post
Mogar vamos fazer assim, vc escuta o meu carro com delay e sem delay, ai vc me diz se o sinal é ruidoso, corrigido.....e vc me diz o que acontece, isto por que ele ainda vai ter uns circuitos que podiam ser retirados do caminho.

Caso Mogar se ainda fique com duvida, pode ouvir o meu que tem outro aparelho . No caso Alpine.

Editado por RONIE

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, este negocio de linha e interferencia do delay, se existir é muito pequeno (inapercebivel) já o resultado do seu uso, acerto de imagem vale a pena sim.

sobre delay analogico, é muitissimo dificil de ser feito com resultados satisfatórios, nem compensa arriscar.

Estes dias eu ouvi um carro com equipamentos melhor que o meu, mas por uma situação de momento estava sem delay, e não há imagem do som, ou seja Caso exista algum prejuizo, as vantagens superam com muita vanatagem.

se o delay piorar 0,01% o som o resultado que fica 10000% melhor compensa.

Não adianta procurar teorias, a pratica é evidente.

Eu antes de ouvir o delay pela primeira vez, eu fiz o seguinte sentei em um carro com delay bem regulado e desregulei, foi na hora e nitida a diferença.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Estes dias eu ouvi um carro com equipamentos melhor que o meu, mas por uma situação de momento estava sem delay, e não há imagem do som, ou seja Caso exista algum prejuizo, as vantagens superam com muita vanatagem.

Só um detalhe Ronie, o carro que vc ouviu não estava preparado para operar sem delay, pois sem delay o posicionamento das caixas seriam completamente diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Só um detalhe Ronie, o carro que vc ouviu não estava preparado para operar sem delay, pois sem delay o posicionamento das caixas seriam completamente diferentes.

A sim, o posicionamento poderia melhorar com certeza.

Mas é provisorio, daqui uns dias a alegria total volta hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Então se vc tivesse algum desse player Hi-end (Nakamichi, Denon, F1 etc) teria que ter um processador também, para fazer o Delay (ja que nenhum desses tem)não é? Existe algum dispositivo que faça apenas o delay, sem perder qualidade?

Compartilhar este post

Link para o post
Então se vc tivesse algum desse player Hi-end (Nakamichi, Denon, F1 etc) teria que ter um processador também, para fazer o Delay (ja que nenhum desses tem)não é? Existe algum dispositivo que faça apenas o delay, sem perder qualidade?

Perder sempre vai perder, o minimo que seja, mas como eu já disse anteriormente, a melhora é muito em relação a degradação.

Compartilhar este post

Link para o post

PHX da Alpine seria uma opção.

Ao nivel dos citados.

(meu novo projeto heheh)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...