Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
MEX

Falantes Traseiros, contra ou a favor?

Recommended Posts

Fala ae pessoal. Abri esse tópico para saber a opinião de todos sobre esse assunto. Já ví várias discussões sobre falantes traseiros e ví que algumas pessoas nem usam. B)

No meu carro eu tenho 2 coaxiais ligados direto na saída amplificada do player. E sinto que quando eu desligo eles, perco a ambiência.

Vale a pena gastar R$500 em um kit 2 vias ou um coaxial de qualidade para ficar atráz do caro??? :blink: Vale a pena "matar" 2 canais do seu amp para alimenta-los, ou ser obrigado a comprar um amp só para o sub???

Postem aí o que vcs acham.

Abrçs

MEX

Editado por MEX

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fala ae pessoal. Abri esse tópico para saber a opinião de todos sobre esse assunto. Já ví várias discussões sobre falantes traseiros e ví que algumas pessoas nem usam. B)

No meu carro eu tenho 2 coaxiais ligados direto na saída amplificada do player. E sinto que quando eu desligo eles, perco a ambiência.

Vale a pena gastar R$500 em um kit 2 vias ou um coaxial de qualidade para ficar atráz do caro??? :blink: Vale a pena "matar" 2 canais do seu amp para alimenta-los, ou ser obrigado a comprar um amp só para o sub???

Abrçs

MEX

Eu uso e sou a favor... numa audição ao vivo, sempre temos uma reerberação vindo do fundo... com os falantes traseiros, principalmente em carros grandes, fica mais natural..

Não precisa ser algo extremamente bom lá atras.. respondendo de 125 Hz até uns 13 KHz legal é o que basta...

Eu uso um CS60K atras, mas tambem só por que tinha o kit.. se fosse para comprar algo, no nível que está meu sistema, um Par de KP60 ou um kit CS60D táva mais que bão...

Entretanto o uso de falantes atras requer que tenha consição de controlá-los seja pelo fader do player ou ganho do amp, caso contrário pode ter problemas de posicionamento do palco.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

temporariamente to usando uns 6x9 bomber penta no tampao..... mas me encomoda mto. Nao gosto !!@

Compartilhar este post

Link para o post

Olá!

Eu utilizo um par de full-ranges Eclipse (antigos) de 6,5", amplificados pela saída do próprio player e regulados pelo fader.

Sou a favor da utilização.

[]s

Ri7

Compartilhar este post

Link para o post
temporariamente to usando uns 6x9 bomber penta no tampao..... mas me encomoda mto. Nao gosto !!@

Eh... tb não gosto dos 6x9...

Os penta então... gritam uma barbaridade... Alguns sistemas bem regulados até vai.... Se o cara não tiver sub, ele ganha algum grave...

Abrçs

Compartilhar este post

Link para o post

Ola eu uso tb, sou a favor.

uso coaxiais jbl gt602 amplificados por um mcintosh, como o amp esta vendido, vou passar p/ o rear fill do kit hex e testar tb com a amplifiaçao do radio.

mas manterei

Compartilhar este post

Link para o post

Sou contra alto-falantes atras, pois prejudica o palco e a imagem do som.... quando montado um kit que responde a todas as frequencias na frente, não há necessidade de alto-falantes atras... vc ouve musica da frente e nao de tras... a musica é gravada em dois canais (a nao ser que vc use um 5.1 no carro, aí é outro esquema)..... vc pode investir o dinheiro que vai gastar em um coaxial ou kit atras em um kit melhor que responda a todas as frequencias na frente....

Compartilhar este post

Link para o post

Vale a pena gastar R$500 em um kit 2 vias ou um coaxial de qualidade para ficar atráz do caro??? :blink:  Vale a pena "matar" 2 canais do seu amp para alimenta-los, ou ser obrigado a comprar um amp só para o sub???

Abrçs

MEX

Eu uso e sou a favor... numa audição ao vivo, sempre temos uma reerberação vindo do fundo... com os falantes traseiros, principalmente em carros grandes, fica mais natural..

Não precisa ser algo extremamente bom lá atras.. respondendo de 125 Hz até uns 13 KHz legal é o que basta...

Eu uso um CS60K atras, mas tambem só por que tinha o kit.. se fosse para comprar algo, no nível que está meu sistema, um Par de KP60 ou um kit CS60D táva mais que bão...

Entretanto o uso de falantes atras requer que tenha consição de controlá-los seja pelo fader do player ou ganho do amp, caso contrário pode ter problemas de posicionamento do palco.

[]

Sandro

Isso ae sepa... até onde eu entendo é isso mesmo...

A questão seria então só pela ambiência?? Bem, pelo menos eu sou do estilo "Palco egoísta". Regulo tudo para o motorista e os caronas que se danem, hehehe. Então se os passageiros detrás estão escutando nas oreia ou não, não interessa...

Abrçs

Compartilhar este post

Link para o post

É o seguinte. já que é pra funcionar em free-air vou colocar um par de coaxial NAR mesmo por ser nar deve ter boa qualidade e uma potencia razoavel 50rms

da pra empurrar com 2 canais do ab4070 e mais 2 para o kit na frente

no meu caso compensa pq vou ter que comprar outro amp. pros subs mesmo

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Vale a pena gastar R$500 em um kit 2 vias ou um coaxial de qualidade para ficar atráz do caro??? :blink:  Vale a pena "matar" 2 canais do seu amp para alimenta-los, ou ser obrigado a comprar um amp só para o sub???

Abrçs

MEX

[]

Sandro

qual seria um bom kit para trabalhar em free air na frente???

eu pensei no cs60d mesmo....

Compartilhar este post

Link para o post

Lá vai:

Eu não faço uso de falantes atrás... pois considero que eles são matadores de palco!

Porém, contudo, no entanto, todavia, hehe... isso não quer dizer que eu seja contra o uso de falantes atrás, pelo contrário...

Sou a favor em determinados casos. Desde que se tenha o controlo dos mesmos...

Exemplo:

Montei o projeto de som para o meu primo Gui... da seguinte maneira:

CS60D nas portas

CS50D no local trazeiro

UXP de 12" em dutada

MTX 895

Os coaxias de 5" da bravox serão ligados no ampli... pois ele se preocupa com quem está atrás. Porém, quando ele estiver sozinho vai apenas passar o som pra frente, no player!

Um abraço!

Editado por Dereg

Compartilhar este post

Link para o post

Abrçs

MEX

[]

Sandro

Isso ae sepa... até onde eu entendo é isso mesmo...

A questão seria então só pela ambiência?? Bem, pelo menos eu sou do estilo "Palco egoísta". Regulo tudo para o motorista e os caronas que se danem, hehehe. Então se os passageiros detrás estão escutando nas oreia ou não, não interessa...

Abrçs

Dentro desse pensamento egoisata.. F.. os caronas :lol:

entretanto nenhuma sala de audição é tão absorvente a agudos quanto a parte traseira do carro... ou seja o rear fill é pro egoista do motorista mesmo..

Se o carro tivesse um ambiente acusticamente coerente, receberiamos o feedback traseiro da propria reflexão ambiente, entretanto pouquissima coisa volta la de tras.. principalmente com o carro andando (uso mais frequente), logo os falantes traseiros servem pra restituir esse feedback, mas como já disse tem que ser controlado pra não ferrar a imagem e o palco..

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
Eh... tb não gosto dos 6x9...

Os penta então... gritam uma barbaridade... Alguns sistemas bem regulados até vai.... Se o cara não tiver sub, ele ganha algum grave...

Abrçs

justamente!

Tive de vender meu fosgate 4.6x , e acabei ficando sem modulo. Peguei um booster stereo emprestado e liguei os falantes dentro do carro. ( kit 2 vias ). MAs ficou pessimo...acabei optando por ligar os 6x9 ( que estava desligados qdo tinha o fosgate ) pra tentar dar um folego a mais pro som.... nao ficou 100% mas melhorou bastante.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Dentro desse pensamento egoisata.. F.. os caronas :lol:

entretanto nenhuma sala de audição é tão absorvente a agudos quanto a parte traseira do carro... ou seja o rear fill é pro egoista do motorista mesmo..

Se o carro tivesse um ambiente acusticamente coerente, receberiamos o feedback traseiro da propria reflexão ambiente, entretanto pouquissima coisa volta la de tras.. principalmente com o carro andando (uso mais frequente), logo os falantes traseiros servem pra restituir esse feedback, mas como já disse tem que ser controlado pra não ferrar a imagem e o palco..

[]

Sandro

Saquei...

Bem.... especulando e bicando fundo...

Preocupado com efeito de reverberações, pq não se fala em direcionamento de falantes traseiros? Eu pelo menos, nunca ví fotos de campeonatos com falantes traseiros direcionados, etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que para quem não quer desperdiçar 2 saidas do amp. só pros falantes traseiros a melhor coisa seria o que o Ri7 fez. colocar 2 fullranges de uns 5 a 10rms atras. deve ficar animal

Compartilhar este post

Link para o post
Dentro desse pensamento egoisata.. F.. os caronas  :lol:

[]

Sandro

Saquei...

Bem.... especulando e bicando fundo...

Preocupado com efeito de reverberações, pq não se fala em direcionamento de falantes traseiros? Eu pelo menos, nunca ví fotos de campeonatos com falantes traseiros direcionados, etc...

Por conta do formato das nossas "zureia" ...

Temos menos capacidade de distinguir sons vindo de tras sabemos apenas que eles vem de tras da direita ou da esquerda. ja na frente por conta do formato do pavilhão auditivo, temos muito mais condições de definir de onde vem...

Mas mesmo assim o direcionamento é valido.

Eu uso mid bass nas portas por questões depraticidade, logo meu palco não é dos mais altos... uso os falantes traseiros direcionados, usando o vidro traseiro como defletor para que o som deles pareça vir de cima.. com isso subo um pouco o palco (artificialmente) mas perco profundidade e o palco fica mais proximo. ou seja é um ganha x perde.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

No meu eu não tenho, mas em breve cou colocar apenas coaxias de um kit original para o pessoal que vai atrás não ficar s/ som. Vai ficar baixo o suficiente para não atrapalhar o palco sonoro feito pelos falantes da frente. Se eu tivesse sistema 5.1 seria diferente, mas como é apenas 2.1 então os coaxiais tem esse propósito

Compartilhar este post

Link para o post

Totalmente a favor!

Passageiro de tras tambem merece um som legal, eu usava biaxial na porta e painel, e atras não tinha falantes, usava cornetas e todo mundo reclamava.

Agora tirei as cornetas, coloquei 2 6x9 relativamente baratos, troquei os woofers por um bom subwoofer e o som parece que melhorou uns 150% ficou bem melhor.

Testei sem os 6x9 e atras não me agradou tanto, por isso resolvi coloca-los ligados no player, para não "gritar" muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Rear fill é vicio.

Se vc fica sem nada atrás, se acostuma.

E realmente é melhor assim.

Agora, é colocar alguma coisa ali atrás uma vez, que um abraço...

É dificil se livrar.

Principalmente em carros grandes.

Editado por Crasher

Compartilhar este post

Link para o post

Aí povo

Tudo bem que o som tem que ter palco, ambiência, etc e tal. Mas eu acho que para ouvir uma boa música você tem que ser "envolvido" por ela. Sinceramente, eu acho que música vinda só da frente perde metade da graça. O som tem que te envolver, como se você estivesse no meio da sua banda favorita, enquanto eles tocam para você. E não sentado numa platéia distante...

Por isto, eu acho que tem que ter falantas atrás sim! Eu uso e não abro mão deles.

O som, antes de tudo, tem que ter equilíbrio. Não pode ser mais forte nem na frente nem atrás, tem que ser igual.

Esta é a minha opinião, baseada no meu gosto pessoal. Provavelmente os entendidos não concordarão comigo, mas tudo bem, gosto é gosto. :legal:

[]'s.

AKB

Compartilhar este post

Link para o post
Aí povo

Tudo bem que o som tem que ter palco, ambiência, etc e tal. Mas eu acho que para ouvir uma boa música você tem que ser "envolvido" por ela. Sinceramente, eu acho que música vinda só da frente perde metade da graça. O som tem que te envolver, como se você estivesse no meio da sua banda favorita, enquanto eles tocam para você. E não sentado numa platéia distante...

Por isto, eu acho que tem que ter falantas atrás sim! Eu uso e não abro mão deles.

O som, antes de tudo, tem que ter equilíbrio. Não pode ser mais forte nem na frente nem atrás, tem que ser igual.

Esta é a minha opinião, baseada no meu gosto pessoal. Provavelmente os entendidos não concordarão comigo, mas tudo bem, gosto é gosto. :legal:

[]'s.

AKB

Se o seu sistema for bem acertado, ele te ''envolve'' apenas com os falantes da frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Se vc quer ouvir o som como se estivesse no meio da banda, vc precisa de um bom sistema 5.1 e uma gravacao em 5.1 onde a gravacao seja feita como se estivesse no meio da banda.

Soh que geralmente as gravacoes nao sao assim, e comprar uma head unit que tenha um bom som 5.1 (nao pro-logic II ou outros processamentos a partir de 2 canais, mas uma gravacao 5.1 mesmo, como um dolby digital ou dts) vai no minimo 6 conto fora o resto.

Compartilhar este post

Link para o post

É dificil se livrar.

Esse post ficou gay!!!

Eu sou a favor dos falantes atras do carro!!!!!

Acho que fazem uma ambiencia show, se bem faderzados!! :)

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

É dificil se livrar.

Esse post ficou gay!!!

Eu sou a favor dos falantes atras do carro!!!!!

Acho que fazem uma ambiencia show, se bem faderzados!! :)

abraços

Engraçado mesmo.

Bom sobre o tópico.

Som atrás é opcional, mas sou a favor. Na minha concepção ele naum chega a atrapalhar se usado corretamente.

Sou a favor se usar sempre um kit abaixo da linha do dianteiro ou um coaxial dos bons.

MAs naum creio que valha gastar muito, por ser opcional.

Compartilhar este post

Link para o post

Aeeeeeeeee um tópico interessante !!!!!!!!!!!!!!

Hehehehhehehehe

Bom, eu acho legal falantes atrás (coaxial ou kit) se é um sedan, SW, enfim, carros grandes. Não vejo uma graaaaande necessidade de usar falantes atrás em Hatch, por exemplo.

Outra coisa, no meu caso, por ex, raramente levo gente atrás... a maioria dos meus amigos prefere andar nos seus próprios carros. Então pq raios eu iria colocar som atrás se pouca gente iria escutar ? Os poucos que me desculpem, mas se quiser vão ter que ouvir o som que sobrar da frente.. hehehehehehehehhehehehehe

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...