Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
willianfix

Ajuda com Eros 208MG para som residencial

Recommended Posts

Pessoal, tem alguns dias que estou procurando projetos aqui ou informações de caixa e projetos para o Eros 208MG e no entanto não consegui tirar minhas dúvidas. Vi falar muito de outros MG de 8" mas dele especificamente quase nada. 

 

A minha dúvida eh se posso seguir o projeto da Eros. Ela indica 2 caixas para ele, uma com 20 litros bruto para cada woofer e outra com 30 litros bruto para woofer. 

A caixa com 20 litros tem 2 dutos de 3" por 11 cm com frequência em 90hz.

A caixa com 30 litros tem 2 dutos de 3" por 12 cm com frequência em 70hz.

Vou montar um som residencial com 4 woofers 208mg e 2 st400. 

Pensei em fazer a caixa de 20 litros. 

A dúvida eh, ela realmente fica boa? Não vi aqui no fórum alguem que tenha feitos algum dos 2 projetos ou ter indicado alguma caixa selada ou dutada para ele. 

O que vocês me indicam? Posso seguir esse projeto? 

Pensei em utilizar 1 duto de 4" na caixa de 20 litros. Pela simulação ficaria com 84.7hz. Teria algum problema? 

Gratidão!!!!! 

Editado por willianfix
Faltou uma informação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Som residencial tipo.. pra fazer festinhas ou ouvir dentro de casa? Digo pq já tive os dois, e um som pra se ouvir dentro de casa, 100wrms já é algo exagerado! Costumava deixar o daqui baixinho e tal, e acho exagero o que vc tá montando!

Mas se for pra eventualmente dar uma festinha, tá bacana! Eu só acho meio puxada a transição do 8" pro tw... esse 8" eu chuto que chegue lá nos 2khz... enquanto que o tw geralmente pede corte nos 7~8khz... acaba ficando um buraco bem complicado. Pra maioria das pessoas não tem problema, mas com o tempo vc vai sentir que tá faltando algo. É como se esse som tivesse um "timbre" único (por conta do buraco).

Seria bacana nessa range colocar um fenólico ou um driver ti no lugar dos tw! 


Quanto a caixa, como é residencial, usa a maior! Pq residencial não tem problema de espaço e ajuda na resposta baixa dos falantes! E haja sub pra acompanhar isso, viu? hahahah pelo menos 2x18"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
47 minutos atrás, blOom disse:

Som residencial tipo.. pra fazer festinhas ou ouvir dentro de casa? Digo pq já tive os dois, e um som pra se ouvir dentro de casa, 100wrms já é algo exagerado! Costumava deixar o daqui baixinho e tal, e acho exagero o que vc tá montando!

Mas se for pra eventualmente dar uma festinha, tá bacana! Eu só acho meio puxada a transição do 8" pro tw... esse 8" eu chuto que chegue lá nos 2khz... enquanto que o tw geralmente pede corte nos 7~8khz... acaba ficando um buraco bem complicado. Pra maioria das pessoas não tem problema, mas com o tempo vc vai sentir que tá faltando algo. É como se esse som tivesse um "timbre" único (por conta do buraco).

Seria bacana nessa range colocar um fenólico ou um driver ti no lugar dos tw! 


Quanto a caixa, como é residencial, usa a maior! Pq residencial não tem problema de espaço e ajuda na resposta baixa dos falantes! E haja sub pra acompanhar isso, viu? hahahah pelo menos 2x18"

Então, a ideia eh usar residencial e por ventura quem sabe animar um churras kkk

Tenho guardado 2 driver D200 selenium. Pensei em colocar também, porém dentro de casa deixaria os drives bem baixinho. 

Em relação a espaço da caixa, na verdade, não tenho tanto espaço para guardá-la porque moro em apartamento. Por isso pensei na caixa de 20 litros para cada. 

Será melhor 2 dutos de 3" ou 1 de 4"?

Ou então uma caixa selada? 

A ideia eh deixar ele descer o máximo possível, dentro desse volume de 20 litros para cada. 

Editado por willianfix

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra coisa, em relação aos equipamentos eu já tenho tudo, só falta fazer a caixa. 

A dúvida ainda eh se vou usar uma SD2000.1 de 2ohms para tocar os 4 208mg ou se vou usar um Ds800.4.

Para corneta e Tweeter eu tenho um Sd400.4 evo e um TS400.4 e ainda vou decidir qual usar. 

CD player será uma pioneer 

O processador que tenho é um JFA DX4. 

Fonte eu tenho uma usina de 120amp e uma CFTV de 50amp. Também não sei qual usar. Se a de 50amp segurar acho q uso ela pelo tamanho menor e mais leve. 

Tenho também uma D450 trio mas aí já acho realmente muito exagero colocá-la nesse projeto residencial kkkkk

Enfim, a dúvida mais relevante eh a questão da caixa, o resto já está encaminhado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tirando o D200, vc já tem o resto do material? Pq de repente, pode ser mais interessante um par das antigas 10pw3 do que 2 208mg... pq as 208 teriam mais SPL porém numa faixa de altíssima eficiência (que é onde são usadas em PA), que seria ali nos 250hz até uns 2khz como falei. Acima e abaixo disso eles até tocam, mas com deficiência!

Todo falante é assim! Se vc botar um 18sub800 + tweeter, consegue curtir de boas também! Porém, a resposta ÚTIL do 18sub800 morre ali nos 150~250hz.. estourando uns 400hz! 

Mas, voltando ao assunto, o 10pw3 já teria sua resposta útil começando ali nos 60~80hz e se estenderia com extrema folga até os mesmos 2~3khz. E por serem sensíveis, tendem a tocar mais com a mesma potência. E por serem fora-de-linha, são baratíssimos! Já achei de 100 dinheiros um 10pw3, um pecado não ter dinheiro sobrando na época pra comprar e deixar guardados aqui. São os melhores em termos de timbre.

Quanto às altas, ao meu ver, pode ser uma boa vc repassar essa penca de driver e tw e pegar apenas um par de d220ti. São drivers pra vida toda! Eu tive um par que comprei usado de um amigo em 2013 (ele já tinha a uns 4 anos), usei na minha boate até 2016 qdo fechei a boate... vendi pra outro amigo q tem som pro e tá com elas até hoje! Entende onde quero chegar? São equipamentos que em 2030 vc vai ver meu nick e lembrar dessa postagem de hoje.. e dizer: "rapaz, ainda tenho aquele som que vc me indicou!"

208MG já não posso dizer o mesmo. Não sei se é nessa pegada, pode ser que sim. Mas só falo do que conheço bem!

Então minha sugestão seria essa! 10pw3 + d220ti atenuados por lado. Timbre de home theater com SPL que dá pra tocar baladinha!

Ou se quiser dispensar sub, tem um projetinho que eu BABO sempre que lembro:

https://www.htforum.com/forum/threads/dad-party-uma-caixa-do-barulho.250128/

http://audiokit.com.br/caixas-acusticas/party-a-caixa-do-barulho.html

12+ti, toca flat desde 40~45hz! Excelente em todos os sentidos!

***

Quanto ao espaço pra guardar essas caixas, faz elas numa medida similar e retangular, de modo que tenha como empilhar todo o som no apartamento! O rack embaixo, as caixas em cima.. fazendo um pequeno tótem com todo o som! Creio que não faria tanta diferença assim!

Já a caixa, dutada! Selada tem MUITA desvantagem, só daria vantagem na qualidade mas que é ínfima nesse caso específico!

***

VAi usar toda amplificação 12v? Recomendo um dia experimetnar um amp 110/220v.. é um caminho sem volta! Confere:
 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 minutos atrás, blOom disse:

Tirando o D200, vc já tem o resto do material? Pq de repente, pode ser mais interessante um par das antigas 10pw3 do que 2 208mg... pq as 208 teriam mais SPL porém numa faixa de altíssima eficiência (que é onde são usadas em PA), que seria ali nos 250hz até uns 2khz como falei. Acima e abaixo disso eles até tocam, mas com deficiência!

Todo falante é assim! Se vc botar um 18sub800 + tweeter, consegue curtir de boas também! Porém, a resposta ÚTIL do 18sub800 morre ali nos 150~250hz.. estourando uns 400hz! 

Mas, voltando ao assunto, o 10pw3 já teria sua resposta útil começando ali nos 60~80hz e se estenderia com extrema folga até os mesmos 2~3khz. E por serem sensíveis, tendem a tocar mais com a mesma potência. E por serem fora-de-linha, são baratíssimos! Já achei de 100 dinheiros um 10pw3, um pecado não ter dinheiro sobrando na época pra comprar e deixar guardados aqui. São os melhores em termos de timbre.

Quanto às altas, ao meu ver, pode ser uma boa vc repassar essa penca de driver e tw e pegar apenas um par de d220ti. São drivers pra vida toda! Eu tive um par que comprei usado de um amigo em 2013 (ele já tinha a uns 4 anos), usei na minha boate até 2016 qdo fechei a boate... vendi pra outro amigo q tem som pro e tá com elas até hoje! Entende onde quero chegar? São equipamentos que em 2030 vc vai ver meu nick e lembrar dessa postagem de hoje.. e dizer: "rapaz, ainda tenho aquele som que vc me indicou!"

208MG já não posso dizer o mesmo. Não sei se é nessa pegada, pode ser que sim. Mas só falo do que conheço bem!

Então minha sugestão seria essa! 10pw3 + d220ti atenuados por lado. Timbre de home theater com SPL que dá pra tocar baladinha!

Ou se quiser dispensar sub, tem um projetinho que eu BABO sempre que lembro:

https://www.htforum.com/forum/threads/dad-party-uma-caixa-do-barulho.250128/

http://audiokit.com.br/caixas-acusticas/party-a-caixa-do-barulho.html

12+ti, toca flat desde 40~45hz! Excelente em todos os sentidos!

***

Quanto ao espaço pra guardar essas caixas, faz elas numa medida similar e retangular, de modo que tenha como empilhar todo o som no apartamento! O rack embaixo, as caixas em cima.. fazendo um pequeno tótem com todo o som! Creio que não faria tanta diferença assim!

Já a caixa, dutada! Selada tem MUITA desvantagem, só daria vantagem na qualidade mas que é ínfima nesse caso específico!

***

VAi usar toda amplificação 12v? Recomendo um dia experimetnar um amp 110/220v.. é um caminho sem volta! Confere:
 

 

Vou estudar com carinho o que você me indicou. 

Sabemos que um projetinho legal requer tempo e investimento. Na atual conjectura não posso dar tiros no escuro. 

 

Muito obrigado pela ajuda, realmente vou ponderar e pesquisar um pouco mais. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas as dicas que dei foram todas sem custo ou de custo baixíssimo! Ex.: trocar drivers e tweeters que vc tem por d220ti (sairiam praticamente de graça)... ex2.: trocar 4x 208mg por 2x 10pw3, teria ainda menor custo! Ex3.: Trocar essa penca de amps e fontes por um machine wvox, teria menor custo também! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, blOom disse:

Mas as dicas que dei foram todas sem custo ou de custo baixíssimo! Ex.: trocar drivers e tweeters que vc tem por d220ti (sairiam praticamente de graça)... ex2.: trocar 4x 208mg por 2x 10pw3, teria ainda menor custo! Ex3.: Trocar essa penca de amps e fontes por um machine wvox, teria menor custo também! 

Resolvi fazer a caixa mas com apenas 1 par de 208mg com 30 litros para cada mesmo. 

Vai acompanhar 1 driver D200 e 1 ST400. 

Vou usar apenas o Ds800.4 com o processador e a fonte cftv de 50amp.

Acredito que já vai dar para quebrar um galho. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mandei fazer a caixa hoje, amanhã devo pegá-la. 

Vou deixar aqui o resultado, o que achei e se valeu apena. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caixa pronta aqui!!! 

 

Resultado muito satisfatório. 

Caixa com 30 litros para cada, duto de 3".

 

Para um som residencial está excelente. Estou cortando os 208mg em 50hz e vou dizer, estão descendo bacana, muita qualidade. 

 

Projeto da Eros aprovado!!!!

IMG_20200721_160416.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Passou no RTA pra ver? Baixa um app de RTA no cel, aplica ruído rosa.. pra ter ideia de como tá tocando! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, blOom disse:

Passou no RTA pra ver? Baixa um app de RTA no cel, aplica ruído rosa.. pra ter ideia de como tá tocando! 

Vou dar uma pesquisada em como se utiliza esse RTA. Nesse quesito sou bem leigo. 

Vou fazer o teste e retorno com o resultado. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Basta pegar o cel com microfone de mais qualidade que vc conseguir (geralmente os topo de linha, mesmo q não sejam atuais).. baixa um app de RTA... 

..daí baixa pink noise de alguns minutos.. joga num pen drive... e coloca no som pra tocar! E roda o RTA no cel. Ele vai dizer +/- como tá a resposta.

Não é algo profissional ao extremo (o recomendado seria Smaart com microfone direcional específico), mas dá uma boa noção!

Tive um som de boate por quase 1 ano, até um dia que uma banda foi tocar lá.. e o produtor ao ouvir o som, fez isso.. jogou pink noise no som e abriu um rta no cel... de ouvido ele tinha notado que o som não tava bom! Mas pra todo mundo, inclusive pra mim, tava! Aí ele fez isso, corrigiu as falhas no processador DELE (ele leva um processador à parte e coloca entre o da casa e o mixer).. no final do show ele pegou o processador e levou! Mas eu vi como ele fez, e repeti o processo! Saí catando os picos e puxando pra baixo no eq, até a resposta ficar flat. Depois disso ficou OUTRO SOM! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 minutos atrás, blOom disse:

Basta pegar o cel com microfone de mais qualidade que vc conseguir (geralmente os topo de linha, mesmo q não sejam atuais).. baixa um app de RTA... 

..daí baixa pink noise de alguns minutos.. joga num pen drive... e coloca no som pra tocar! E roda o RTA no cel. Ele vai dizer +/- como tá a resposta.

Não é algo profissional ao extremo (o recomendado seria Smaart com microfone direcional específico), mas dá uma boa noção!

Tive um som de boate por quase 1 ano, até um dia que uma banda foi tocar lá.. e o produtor ao ouvir o som, fez isso.. jogou pink noise no som e abriu um rta no cel... de ouvido ele tinha notado que o som não tava bom! Mas pra todo mundo, inclusive pra mim, tava! Aí ele fez isso, corrigiu as falhas no processador DELE (ele leva um processador à parte e coloca entre o da casa e o mixer).. no final do show ele pegou o processador e levou! Mas eu vi como ele fez, e repeti o processo! Saí catando os picos e puxando pra baixo no eq, até a resposta ficar flat. Depois disso ficou OUTRO SOM!

Screenshot_2020-07-22-12-37-59-273_com.pcmehanik.splspectrumanalyzer.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Da uma olhada nesse teste simples que fiz no RTA, sem ruído rosa. 

Ainda não tive tempo de olhar com ruído rosa mas pretendo fazer breve. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O sistema tá com deficiência acima de 10khz, picos suaves mas q dá pra dar uma reduzida nos 6khz e 500hz e um pico relativamente alto ali nos 80~100hz... se tiver como reduzir esses picos no eq e tentar ver pq não tá tocando acima dos 14khz é show!

Apesar que é bom tentar testar esse app em outros aparelhos, pq pode ser que seja o mic do aparelho que não capta bem acima de 13khz

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 horas atrás, blOom disse:

O sistema tá com deficiência acima de 10khz, picos suaves mas q dá pra dar uma reduzida nos 6khz e 500hz e um pico relativamente alto ali nos 80~100hz... se tiver como reduzir esses picos no eq e tentar ver pq não tá tocando acima dos 14khz é show!

Apesar que é bom tentar testar esse app em outros aparelhos, pq pode ser que seja o mic do aparelho que não capta bem acima de 13khz

 

Estou tentando melhorar aqui as respostas. 

Mas vou te falar amigo, está um som muito agradável em todos os ritmos, dando um grave até forte, porém gostoso, harmônico. 

Vou aos poucos deixando melhor as regulagens. Estou pesquisando muito. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou deixar uma dica para quem, assim como eu, também tem problema de chiado no som. Fiquei muito tempo aqui lendo tudo quanto é tópico para não precisar abrir outro. Percebi que assim como eu, muita gente tem esse problema e não conseguiu resolver. Mas consegui resolver de um modo muito fácil.

Vou explicar direitinho abaixo..... 

 

A caixinha residencial ficou com um chiado no volume 0 que chegava a incomodar. Fiquei um bom tempo aqui no fórum lendo, tentando descobrir o por que. 

Verifiquei:

Cabos RCA, aterramento do mesmo, sinal do remote e nada. 

Percebi que o chiado vinha por conta do processador digital, e o chiado era exatamente no canal (cabo) que estava o tweeter. Desconectando ele o chiado parava. Peguei um supressor de ruído da JFA e coloquei no canal (cabo do tweeter) e não resolveu o problema. 

Voltei e fiquei mais um bom tempo lendo no fórum, cada um falava uma coisa e nada de resolver. Foi aí que eu fui rever novamente a instalação e dei uma olhada no ganho do módulo e então veio a surpresa e acabei matando a charada. 

GANHO ALTO OU EXCESSIVO NO MÓDULO PODE SER UM DOS MOTIVOS DE CHIADO, QUE NO MEU CASO FOI. 

Regulei o ganho (abaixei) e pronto, fim dos chiados insuportáveis. 

Tem uma boa galera que tem esse mesmo problema e a solução é muito simples. 

Segue a dica :)

 

 

Editado por willianfix

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso funciona em som profissional também!

Quando vou sonorizar um ambiente que a elétrica é impecável, a gente costuma deixar os amps 100% e regular pelo processador. Mas quando o local tem interferência ou falha na elétrica (ex.: PA ligado junto com freezer ou ar cond) aí tem que deixar o processador mais alto e baixar o volume do amp! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ontem fiquei por conta de melhorar os cortes e equalização do crossover. Por mais que as regulagens estivessem satisfatórias eu ainda sentia um pouco de buraco. 

Baixe o manual de tudo, woofers, drive e corneta para ver os cortes recomendados. 

Por fim, após muito tentar eu acho que encontrei um ponto de equilíbrio. 

Cortei exatamente assim:

208MG de 60hz à 1.00khz

D200 de 1.00khz à 7.26khz

ST400 de 7.28khz à 20.0khz

Pelo RTA ficou conforme na foto, tocando sertanejo.

 

Teria uma sugestão melhor ou esses cortes estão bons. O buraco que eu estava sentindo aparentemente melhorou consideravelmente. 

Screenshot_2020-07-24-21-31-42-068_com.pcmehanik.splspectrumanalyzer.jpg

Editado por willianfix

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o ideal quando for passar RTA é usar pink noise. Pq RTA com música, se vc colocar 3 leituras da mesma música, vai acusar diferente a cada leitura! De um segundo pro outro já muda! Ou seja, não serve pra NADA! kkkk

Já o pink noise, ele tem uma média que serve pra ter uma noção bacana! 

E som é isso mesmo, depois de pronto tem gente que passa uma semana "afinando" ele... mas também, quadno chegar "No ponto", fica uma delícia

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, para não precisar abrir outro topico, gostaria de tirar uma dúvida. 

Eu vou montar outra caixinha residencial, mas para por aqui na loja. 

Pensei em fazer exatamente como no modelo abaixo, uma caixinha com uns 20 litros totais e selados para tocar um kit 2 vias audiophonic ks 6.2, empurrado por um TS400. 

Será que ficaria um sozinho agradavel?

Teria algum problema em colocar o kit 2 vias nessa posição? 

IMG_20200805_172007.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prum 6" eu aplicaria pelo menos 14 litros pra cada, pra ter bons graves. Já tive um som com 4x6" na mala que surpreendia muita gente, alguns juravam que era 2x 15"... mas eu tinha colocado quase 20 litros pra cada! 

Outra opção se quiser fazer algo de surpreender mesmo, é uma Linha de transmissão, mas requer um pouco mais de estudo e capricho no projeto e na construção.. mas o grave assusta de tão forte que fica!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 09/08/2020 at 13:40, blOom disse:

Prum 6" eu aplicaria pelo menos 14 litros pra cada, pra ter bons graves. Já tive um som com 4x6" na mala que surpreendia muita gente, alguns juravam que era 2x 15"... mas eu tinha colocado quase 20 litros pra cada! 

Outra opção se quiser fazer algo de surpreender mesmo, é uma Linha de transmissão, mas requer um pouco mais de estudo e capricho no projeto e na construção.. mas o grave assusta de tão forte que fica!

Grave sempre é bem vindo, mas dentro da loja não dá kkkkkk

Estou estudando esse projeto, acho que vai rolar. Mas só daqui uns dias, depois que me recuperar, o covid me deu uma rasteira bem dada aqui kkkk. Assim que me recuperar eu vou fazer esse projeto. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...