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geovanesantos33

Cabos RCA, CAT6, RGC,6, RGC59, a saga continua...

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Salve galera!

Estou lendo bastante coisa antiga do fórum, e uma delas, muito interessante e que gera muita discussão, cabos RCA e Speaker.

Em media a 15 anos atras o pessoal usava cabos RCA CAT5E, CAT6e, RGC59, RGC6.. enfim, cabos de baixo custo e que traziam um bom rendimento comparado com os Xing lings e ate em alguns cabos mais renomados. 

Foi discutido que cada modelo de cabo atendia certa faixa de frequência, ex, o Cat5e era bom para a faixa de agudos e médio agudos, por sua característica, "abria" essa faixa. Em contra partida ele não era indicado para graves, subgraves e médio graves por "capar" essa faixa. 

Os RGC já era mais conhecido por "engordar" a faixa dos graves, e atenuar um pouco os agudos, mas não muito.

Ultimamente, tenho lido a respeito de se usar cabos manga, um cabo blindado com vários condutores internos, com a promessa se atender toda a faixa espectral com excelente desempenho.

Alguém já teve contato com os cabos DYI Cat5e ou Cat6e, RGC59, RGC6, conseguiu fazer uma comparação com os novos, ou ate mesmo com outros cabos mais atuais encontrados no mercado?

Ou esse tipo de cabo não vale mais a pena? 

A gente fica em casa com essa pandemia querendo arrumar alguma coisa pra fazer, e a leitura de tópicos antigos do fórum tem sido interessante.

Eu tinha comprado a algum tempo atras 6 metros de cabo CAT6 FURUKAWA para uma demanda na empresa, porem acabei não utilizando. Tenho alguns conectores NAKASHIMI parados e ontem resolvi montar tais cabos seguindo um tutorial antigo do Kleber. No meu set atual da Strada, percebo que os tweeters Audiophonic não sobem como eu gostaria, sinto falta daquele extremo agudo e de um pouco de detalhamento.

Uso HU CDA9855, que eu adoro, mas também sinto que ela poderia ser um pouco mais "gorda" para o Sub, então pensei também que um cabo desse RGC poderia ajudar nesta questão. 

Alguém já usou este tipo de configuração atualmente, ou pode dar pitaco?

Abraços.

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topico interessantíssimo !

up

eu estou usando cabos tiaflex manga n lembro a bitola mas era oq cabia no conector (xing de 20 conto), pois o mais espesso tem q usar um mais top. Porem nao fiz um tira e poe instantâneo para tentar ver diferenças pois troquei todo o set e como usava cabos ''safadinhos'' nem quis perder tempo com isso. se puder relate oq achou, abraço

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Os cat não deixam de ser manga, com a vantagem de serem trançados. Mas até o manga 10x26 que montei o seu cabo @victor henrique, tem maior sessão que os cat...

@geovanesantos33, você tá usando o 9855 que era meu, então conheço bem o bicho, testei com alguns subs e amps, o melhor foi com 100ix e sub rfp1412. Com sd 1600 e nar 12sw3 era bem magro.. Rcas usei alguns tbem, o melhor foi o manga (tanto 12x22, como 10x26), que é bom em todo o espectro a preço imbatível pelo que entrega..

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48 minutes ago, fabricioSQ said:

Os cat não deixam de ser manga, com a vantagem de serem trançados. Mas até o manga 10x26 que montei o seu cabo @victor henrique, tem maior sessão que os cat...

@geovanesantos33, você tá usando o 9855 que era meu, então conheço bem o bicho, testei com alguns subs e amps, o melhor foi com 100ix e sub rfp1412. Com sd 1600 e nar 12sw3 era bem magro.. Rcas usei alguns tbem, o melhor foi o manga (tanto 12x22, como 10x26), que é bom em todo o espectro a preço imbatível pelo que entrega..

Fabrício

Manga 10x26/12x22 para speaker ou RCA?

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21 minutos atrás, Rafa_wknd disse:

Fabrício

Manga 10x26/12x22 para speaker ou RCA?

rca

e eu tenho montado meus cabos com 10x26, porque a proposta é ser barato. Se for usar com bitola maior aí já tem que comprar conector nakamichi ou semelhante.. a brincadeira começa a encarecer.. bom do naka que não vai solda

Editado por fabricioSQ

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rca
e eu tenho montado meus cabos com 10x26, porque a proposta é ser barato. Se for usar com bitola maior aí já tem que comprar conector nakamichi ou semelhante.. a brincadeira começa a encarecer.. bom do naka que não vai solda

O Fabrício tocou num ponto importante, tão importante quanto a qualidade dos cabos é a qualidade da solda ou melhor, a ausência dela quando possível.

O ideal é só for soldar usar estanho sem chumbo, tipo WBT.

Copiei o artigo abaixo da página da Audiophonic numa pesquisa rápida, mas já tinha lido a respeito, não lembro onde.

Aqui se referem mais a conexões speaker, mas o mesmo vale (até mais) para cabos de sinal.

Segue:

RESPOSTA SOBRE ESTANHAR CABOS E FIOS


A função de cabos e fios todos sabem. Para que a condução da energia ou do sinal de áudio seja plena, devemos entender alguns pontos primordiais no sentido da engenharia.

1) QUAL O ÍNDICE DE CONDUTIVIDADE DOS MATERIAIS MAIS COMUMENTE EMPREGADOS EM TERMINAIS, CONECTORES, CABOS E FIOS DE ÁUDIO?

MATERIAL CONDUTIVIDADE em S.m/mm2

Prata 62,5
Cobre puro 61,7
Ouro 43,5
Alumínio 34
Latão 14,9
Estanho 8,6

Analisando os dados acima, vemos claramente que o estanho não é nem de longe o melhor condutor. Portanto, por melhor que seja seu cabo ou fio, boa parte dessa qualidade será perdida ao se estanhar/soldar.

2) SE NÃO É INDICADO ESTANHAR, QUAL A SOLUÇÃO ENTÃO?
Use um redutor de bitola. A técnica de estanhar era comum para reduzir a massa sólida e então permitir o encaixe em um determinado orifício (borne) de bitola menor. Independente de qual for o material do redutor, qualquer um é melhor que o estanho.

3) E SE EU ESTANHAR, O QUE PODE ACONTECER?
Fora o baixíssimo índice de condutividade do estanho, um outro grande problema que pode ocorrer é a diminuição da área física de transferência de energia entre o cabo e o terminal receptor. Portanto, em fios há perda no sinal - consequentemente afetando o áudio. Também é comum o estanho escorrer sobre a cordoalha, causando problemas mecânicos no alto-falante. Já nos cabos, há a redução na área de transferência da energia. O sistema como um todo não trabalha "livre". Um outro probleminha é que ao aquecer muito a ponta do cabo ao soldá-lo, as propriedades do cobre ou do CCA se perdem por destemperá-los com a alta temperatura. Por fim, não haverá problemas de queimas de amplificadores e alto-falantes, mas sem dúvida haverá menor eficiência e redução na qualidade final do áudio.

4) E QUANTO AOS FIOS, QUAL A FORMA CORRETA DE LIGÁ-LOS AOS BORNES DOS ALTO-FALANTES SEM ESTANHÁ-LOS?
Use os conectores macho/fêmea padrão. São de latão normalmente, ou seja, têm quase o dobro da condutividade do estanho. Qualquer metal é melhor que o estanho. Fora isso, facilita muito a manutenção e evita o problema citado acima, de escorrer estanho sobre a cordoalha/centragem.

5) POR QUÊ NÃO SE FAZ REDUTORES E CONECTORES DE PRATA ENTÃO?
Porque a prata oxida. E o de ouro nem preci$a de maiore$ explicaçõe$ por motivo$ óbvio$.

6) QUANTO MAIOR O ÍNDICE DE CONDUTIVIDADE, MENOR A RESISTÊNCIA (RE)?
Não necessariamente. O fato de um metal ter baixo índice de condutividade não significa que gera maior resistência (valência) e vice-versa.

Foram consultados engenheiros de materiais, técnicos de áudio e outros verdadeiros especialistas para haver consenso nas respostas aqui declaradas.
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6 minutos atrás, danilo2010 disse:


O Fabrício tocou num ponto importante, tão importante quanto a qualidade dos cabos é a qualidade da solda ou melhor, a ausência dela quando possível.

O ideal é só for soldar usar estanho sem chumbo, tipo WBT.

Copiei o artigo abaixo da página da Audiophonic numa pesquisa rápida, mas já tinha lido a respeito, não lembro onde.

Aqui se referem mais a conexões speaker, mas o mesmo vale (até mais) para cabos de sinal.

Segue:

RESPOSTA SOBRE ESTANHAR CABOS E FIOS


A função de cabos e fios todos sabem. Para que a condução da energia ou do sinal de áudio seja plena, devemos entender alguns pontos primordiais no sentido da engenharia.

1) QUAL O ÍNDICE DE CONDUTIVIDADE DOS MATERIAIS MAIS COMUMENTE EMPREGADOS EM TERMINAIS, CONECTORES, CABOS E FIOS DE ÁUDIO?

MATERIAL CONDUTIVIDADE em S.m/mm2

Prata 62,5
Cobre puro 61,7
Ouro 43,5
Alumínio 34
Latão 14,9
Estanho 8,6

Analisando os dados acima, vemos claramente que o estanho não é nem de longe o melhor condutor. Portanto, por melhor que seja seu cabo ou fio, boa parte dessa qualidade será perdida ao se estanhar/soldar.

2) SE NÃO É INDICADO ESTANHAR, QUAL A SOLUÇÃO ENTÃO?
Use um redutor de bitola. A técnica de estanhar era comum para reduzir a massa sólida e então permitir o encaixe em um determinado orifício (borne) de bitola menor. Independente de qual for o material do redutor, qualquer um é melhor que o estanho.

3) E SE EU ESTANHAR, O QUE PODE ACONTECER?
Fora o baixíssimo índice de condutividade do estanho, um outro grande problema que pode ocorrer é a diminuição da área física de transferência de energia entre o cabo e o terminal receptor. Portanto, em fios há perda no sinal - consequentemente afetando o áudio. Também é comum o estanho escorrer sobre a cordoalha, causando problemas mecânicos no alto-falante. Já nos cabos, há a redução na área de transferência da energia. O sistema como um todo não trabalha "livre". Um outro probleminha é que ao aquecer muito a ponta do cabo ao soldá-lo, as propriedades do cobre ou do CCA se perdem por destemperá-los com a alta temperatura. Por fim, não haverá problemas de queimas de amplificadores e alto-falantes, mas sem dúvida haverá menor eficiência e redução na qualidade final do áudio.

4) E QUANTO AOS FIOS, QUAL A FORMA CORRETA DE LIGÁ-LOS AOS BORNES DOS ALTO-FALANTES SEM ESTANHÁ-LOS?
Use os conectores macho/fêmea padrão. São de latão normalmente, ou seja, têm quase o dobro da condutividade do estanho. Qualquer metal é melhor que o estanho. Fora isso, facilita muito a manutenção e evita o problema citado acima, de escorrer estanho sobre a cordoalha/centragem.

5) POR QUÊ NÃO SE FAZ REDUTORES E CONECTORES DE PRATA ENTÃO?
Porque a prata oxida. E o de ouro nem preci$a de maiore$ explicaçõe$ por motivo$ óbvio$.

6) QUANTO MAIOR O ÍNDICE DE CONDUTIVIDADE, MENOR A RESISTÊNCIA (RE)?
Não necessariamente. O fato de um metal ter baixo índice de condutividade não significa que gera maior resistência (valência) e vice-versa.

Foram consultados engenheiros de materiais, técnicos de áudio e outros verdadeiros especialistas para haver consenso nas respostas aqui declaradas.

Deixei meu like.. boa contribuição!
Mas não deixo de soldar não (soldo nos terminais dos falantes e nos condutores do rca)! Acho um pouco de pêlo em ovo isso aí.. No começo do hobby já fui mais encanado com isso, hoje percebo que há fatores muito mais relevantes que uma soldinha de estanho no resultado final.. Pra mim é irrisório, ainda mais que não temos setups caríssimos ou hifi, sem contar o ambiente carral.....

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Cabo manga não e cabo Cat.. e vice versa. Padrão de construção diferente, tranca diferente... Tanto que o comportamento e diferente.
Eu não discuto a eficiência do cabo manga, ele e bom mesmo, da um bom resultado.
Inclusive na teoria, o cabo deveria interferir o mínimo pra que o set mostre o seu valor.
Mas na prática muita coisa pode acontecer..

Como um amigo disse hoje, tudo e questão de casamento.

Hoje tocaram os tweeters, amanhã tocam os mids, que também troquei os cabos.
Deixei o manga só no sub e já digo. A pegada dos tweeters com o Cat6 e bem diferente do manga.

Pode ser impressão minha, mas todos os cabos que já usei com blindagem, não são tão abertos e dinâmicos quanto os sem blindagem.



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Danilo, eu já tinha visto essa publicação e faz bastante sentido né?
Tanto faz sentido que os conectores, alto falantes e tweeter voltados para qualidade usam bornes com opções para conectores sem solda.
Eu montei os cabos com conectores parafusados sem nenhuma solda.
Mas e uma opção difícil. Geralmente a solda resolve problemas de vibração, mal contato......

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20 minutos atrás, geovanesantos33 disse:

Cabo manga não e cabo Cat.. e vice versa. Padrão de construção diferente, tranca diferente... Tanto que o comportamento e diferente.

O que quis dizer é que ambos são um conjunto de condutores, me expressei mal. E ainda disse que nos cat são trançados.. quero testar o canare l4e6s também, só por desencargo. Certa vez, o Bernardo me falou que o giza dele era bem melhor que esse canare..

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Danilo, eu já tinha visto essa publicação e faz bastante sentido né?
Tanto faz sentido que os conectores, alto falantes e tweeter voltados para qualidade usam bornes com opções para conectores sem solda.
Eu montei os cabos com conectores parafusados sem nenhuma solda.
Mas e uma opção difícil. Geralmente a solda resolve problemas de vibração, mal contato......

Sim, faz todo sentido.

Mas concordo, é difícil não usar, por exemplo principalmente em cabos speakers soldo todos conectores por causa de vibração, e também acho que esse efeito negativo da solda é “menos pior” em cabos speakers do que nos cabos de sinal (RCA).

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1 hour ago, danilo2010 said:

MATERIAL CONDUTIVIDADE em S.m/mm2
Cobre puro 61,7
Estanho 8,6
 

 

1 hour ago, fabricioSQ said:

Mas não deixo de soldar não (soldo nos terminais dos falantes e nos condutores do rca)! Acho um pouco de pêlo em ovo isso aí.. No começo do hobby já fui mais encanado com isso, hoje percebo que há fatores muito mais relevantes que uma soldinha de estanho no resultado final.. Pra mim é irrisório, ainda mais que não temos setups caríssimos ou hifi, sem contar o ambiente carral.....

Tem outro detalhe quanto à soldar.

Não é aconselhável "estanhar" o cabo antes de prender no borne, quando é parafusado.

Com a vibração o estanho, que é rígido, começa a esfarelar e dá mau contato. Meu mid começou a chiar por essa condição no crossover.

Inclusive, estanhar e apertar em borne de parafuso é proibido na norma NBR de instalações elétricas.

No set que montei agora na quarentena coloquei terminais cilindricos, acho que é a melhor condição.

 

20200409_162941.jpg

20200409_131837.jpg

20200407_190702.jpg

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9 minutos atrás, Rafa_wknd disse:

 

Tem outro detalhe quanto à soldar.

Não é aconselhável "estanhar" o cabo antes de prender no borne, quando é parafusado.

Com a vibração o estanho, que é rígido, começa a esfarelar e dá mau contato. Meu mid começou a chiar por essa condição no crossover.

Inclusive, estanhar e apertar em borne de parafuso é proibido na norma NBR de instalações elétricas.

No set que montei agora na quarentena coloquei terminais cilindricos, acho que é a melhor condição.

 

20200409_162941.jpg

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Que da hora!!!

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Tem outro detalhe quanto à soldar.
Não é aconselhável "estanhar" o cabo antes de prender no borne, quando é parafusado.
Com a vibração o estanho, que é rígido, começa a esfarelar e dá mau contato. Meu mid começou a chiar por essa condição no crossover.
Inclusive, estanhar e apertar em borne de parafuso é proibido na norma NBR de instalações elétricas.
No set que montei agora na quarentena coloquei terminais cilindricos, acho que é a melhor condição.
 
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20200409_131837.thumb.jpg.bb0de521c143707e1025adfc6092f8c7.jpg
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Esses terminais tubulares são muito bons mesmo, sempre utilizei em instalações elétricas residenciais.

Coincidentemente comprei pra usar no meu set atual, só o alicate de crimpar que não é muito barato.

O ponto crítico são os mids, sempre fico na dúvida, soldar o cabo direto no mid ou usar conectores de encaixe, já usei das duas formas.

Mas isso acho que é assunto pra outro tópico kkk senão vamos desvirtuar este

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7 minutes ago, danilo2010 said:

Mas isso acho que é assunto pra outro tópico kkk senão vamos desvirtuar este

O post iniciou sobre RCA e speaker, então acho que está dentro.

Sobre a conexão ao mid, penso que tanto soldado como com terminal são boas opções, desde que bem feitas/use um bom terminal. Terminal vagabundo tem pouca pressão, efeito mola, acaba ficando frouxo com o tempo.

O alicate pro terminal tubular comprei do aliexpress, mas agora esse dólar.. 

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O post iniciou sobre RCA e speaker, então acho que está dentro.
Sobre a conexão ao mid, penso que tanto soldado como com terminal são boas opções, desde que bem feitas/use um bom terminal. Terminal vagabundo tem pouca pressão, efeito mola, acaba ficando frouxo com o tempo.
O alicate pro terminal tubular comprei do aliexpress, mas agora esse dólar.. 

Ah sim aqueles terminais de encaixe fajutos de latão fininho não dá. Falando em dollar os terminais de encaixe que ainda tenho comprei no site da knukonceptz na época que o dólar ainda compensava

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O post iniciou sobre RCA e speaker, então acho que está dentro.
Sobre a conexão ao mid, penso que tanto soldado como com terminal são boas opções, desde que bem feitas/use um bom terminal. Terminal vagabundo tem pouca pressão, efeito mola, acaba ficando frouxo com o tempo.
O alicate pro terminal tubular comprei do aliexpress, mas agora esse dólar.. 

Ah sim aqueles terminais de encaixe fajutos de latão fininho não dá. Falando em dollar os terminais de encaixe que ainda tenho comprei no site da knukonceptz na época que o dólar ainda compensava

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Instalação bem legal do Rafa.
Faço os meus assim também, só não fica com essa crimpagem perfeita.. kkk
Assim como a construção do cabo e importante vale para toda a instalação.
A qualidade do áudio no final depende de todos esses fatores.. detalhes.

Mas hoje e dia de teste, CAT6 x manga na via dos agudos e meu cabo segredo na via dos mids!..

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1 hora atrás, geovanesantos33 disse:

A qualidade do áudio no final depende de todos esses fatores.. detalhes.

Como eu disse, eu era encanado com esses pequenos detalhes, como evitar uso de solda preferindo terminais, entre outras sutilezas. Porém, hoje com mais bagagem, não vejo tamanha necessidade (por exemplo esse terminal tubular, eu enfio o cabo direto no borne e pau na jaca).

Só fazer uma instalação BEM feita, passando todo o cabeamento de forma correta e bitolas coerentes, usando equipamentos de qualidade garantida, tratamento acústico bem feito, etc. Feito isso, PRA MIM, pode soldar seus cabos speaker nos terminais numa boa..

Quanto aos rcas, comprei o canare l4e6s para testar contra o tiaflex manga e vou fazer minha contribuição também aqui pro tópico 

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Melhores custos beneficios NMHO

RG6 de cobre (de boa marca) + plug RCA (Amphenol ou Neutrik)

Falantes ligados com Cabo de cobre trançado (prysmian ou qualquer outra empresa séria) 

Já usei Cat de todas as formas e nenhuma me agradou, trançado, enrolado, jogado, pares trançados.. e outras configurações.. 

Tenho Van den Hul nos falantes e não percebo diferenças que valem o investimento.

Sobre estanho, o que temos que pensar é que todos os componentes são soldados e usam estanho em sua composição, apesar de previstos no projeto o seu uso não deveria ser tão condenado. 

Uso terminais de latão em algumas conexões, meus ouvidos não percebem diferenças significativas com ou sem, pior ainda se o carro estiver ligado e em movimento. 

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Botei o set pra tocar hoje.
O ganho na faixa dos agudos e nítida, a faixa de 10k pra cima abre mais, mais detalhado, até a voz fica mais natural. Perdeu aquele som velado.
Talvez pra quem goste de cortar tweeter baixo seja uma opção ruim, ele fica ardido na região entre 3 e 5khz onde gera a fadiga.
Pro meu set ficou melhor que antes bem melhor.

Os mids, achei igual. Estou usando cabo 4 vias 22awg sem blindagem.


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Botei o set pra tocar hoje.
O ganho na faixa dos agudos e nítida, a faixa de 10k pra cima abre mais, mais detalhado, até a voz fica mais natural. Perdeu aquele som velado.
Talvez pra quem goste de cortar tweeter baixo seja uma opção ruim, ele fica ardido na região entre 3 e 5khz onde gera a fadiga.
Pro meu set ficou melhor que antes bem melhor.

Os mids, achei igual. Estou usando cabo 4 vias 22awg sem blindagem.




A comparação foi o cabo manga 4x22awg sem blindagem x cabo cat6 ?

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Não.

 

O manga foi o 12x26awg com blindagem.

A comparação foi o cabo manga 4x22awg sem blindagem x cabo cat6 ?

 

Só pra deixar claro.

 

Estava os cabos manga para todas as vias.

 

Agora usei o Cat6 para os tweeters e o 4 x 22 para os mids.

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2 horas atrás, geovanesantos33 disse:

Não.

 

O manga foi o 12x26awg com blindagem.

 

 

Só pra deixar claro.

 

Estava os cabos manga para todas as vias.

 

Agora usei o Cat6 para os tweeters e o 4 x 22 para os mids.

Só para constar:

O cat6 e o omron estão soldados e o tiaflex vc usou naka?

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