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Alessandrogto

Ajuda para regular o som...

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Bom dia pessoal, enfim consegui colocar um som no meu carro, é algo simples, mas foi o que consegui, já vi vídeos, pesquisei aqui no fórum tentando aprender, mas não acerto na regulagem do meu equipamento de jeito nenhum, por isso estou aqui tentando a ajuda de algum de vocês, o que tenho no carro é:

 

1- Kit 2 vias DSK 165.3 Hertz 6 polegadas

2- Coaxial DCX 165 6 polegadas

3 - Módulo Hertz HCP4

4- Módulo Audiophonic Club 900.1 pro Sub

5- Subwoofer Morel Primo 10 polegadas

6 - Processador Pioneer DEQ 1000A

 

O Carro é um Ford Edge 2013.

 

Ouço muito músicas dos anos 80(Michael Jackson, Whitney Houston, Air Suply, Pop Rock anos 80...

 

Não acerto nos agudos, nem nos médios, muito menos nos graves, por isso estou aqui apelando pra ajuda de vocês...

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HHHuummm... quais os cortes que você esta usando hoje ?

Qual a HU que esta usando ? Original do carro ?

Qual o foco do seu som ? SQ ? Se for, pode atenuar MUITO os coaxiais ou mesmo desliga-los.. 

Cabos RCA e speaker ? Quais esta usando ?

O sub esta numa caixa selada ou dutada ? Quantos litros?

rs.. bastante duvidas... 

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O kit não ajuda! Para tentar melhorar o ideal seria vc ligar em 3 way e ir testando alguns cortes. Se for de fato fazer isso, avise que vamos dando sugestões de cortes e slopes só para ter um início de conversa.. Com o kit em 3 way, os coaxiais traseiros seriam ligados direto na HU original do carro (e não no hcp4 como deve estar hoje) e bem atenuados, para não interferirem no palco criado pelo kit.

Editado por fabricioSQ
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HHHuummm... quais os cortes que você esta usando hoje ?

Qual a HU que esta usando ? Original do carro ?
Qual o foco do seu som ? SQ ? Se for, pode atenuar MUITO os coaxiais ou mesmo desliga-los.. 

Cabos RCA e speaker ? Quais esta usando ?

O sub esta numa caixa selada ou dutada ? Quantos litros?

rs.. bastante duvidas... 
Irmão, não tenho ideia dos cortes, uso a HU origi al do Ford Edge, uso cabos Ground Zero e a caixa com o sub é dutada, não sei a litragem... minha intenção é SQ, tirei fotos dos 2 módulos com as regulagens que estão...20200213_132452.jpeg20200213_132432.jpeg

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Se for pra melhorar irmão, faço sim, mas não tenho ideia, já vi tanta coisa de som automotivo, pesquisei mas não consegui desvendar esse mundo...

O kit não ajuda! Para tentar melhorar o ideal seria vc ligar em 3 way e ir testando alguns cortes. Se for de fato fazer isso, avise que vamos dando sugestões de cortes e slopes só para ter um início de conversa.. Com o kit em 3 way, os coaxiais traseiros seriam ligados direto na HU original do carro (e não no hcp4 como deve estar hoje) e bem atenuados, para não interferirem no palco criado pelo kit.

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18 horas atrás, Alessandrogto disse:

Se for pra melhorar irmão, faço sim, mas não tenho ideia, já vi tanta coisa de som automotivo, pesquisei mas não consegui desvendar esse mundo...

Ligação em 3 way consiste em vc utilizar o crossover ativo do seu processador para fazer os cortes de frequência do kit duas vias: 

Filtro passa alta (HPF) para os mids (falantes que vão nas portas);

Filtro passa baixa (LPF) para os mids e filtro passa alta também para os tweeters.

Creio que, ao menos, vc deva saber que o falante midbass (que vai na porta) trabalha com frequências graves até as frequências médio-agudas. Os tweeters atuam nas agudas.

Você terá que se ajudar também e ler bastante tópicos aqui no fórum, além dos artigos do autosom (disponíveis aqui no fórum também), para aprender os conceitos e princípios do som de qualidade.

Editado por fabricioSQ

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Ligação em 3 way consiste em vc utilizar o crossover ativo do seu processador para fazer os cortes de frequência do kit duas vias: 
Filtro passa alta (HPF) para os mids (falantes que vão nas portas);
Filtro passa baixa (LPF) para os mids e filtro passa alta também para os tweeters.
Creio que, ao menos, vc deve saber que o falante midbass (que vai na porta) trabalha com frequências graves até as frequências médio-agudas. Os tweeters atua nas agudas.
Você terá que se ajudar também e ler bastante tópicos aqui no fórum, além dos artigos do autosom (disponível aqui no fórum também), para aprender os conceitos e princípios do som de qualidade.
Entendi irmão, as regulagens que tem no processador são essas que tem nessas fotos, inclusive com as regulagens que estão no momento.Screenshot_20200213-191716_Sound%20Tune.jpegScreenshot_20200213-195756_Sound%20Tune.jpegScreenshot_20200213-195801_Sound%20Tune.jpegScreenshot_20200213-195806_Sound%20Tune.jpeg

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Sim irmão, o básico eu sei...o que tá pegando são as regulagens, LPF e HPF, os cortes pro Midbass e subwoofer, não consegui achar com a nomenclatura que vc citou no processador e nem no módulo estéreo.

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Alessandro, se vc vai fazer TODOS os cortes pelo processador, pode deixar seus amplificadores todos em FULL

Vai "fuçando".. veja no youtube tb a respeito, além da dica do Fabricio.. 

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E desativa/desliga os coaxiais para vc ajustar seu som da melhor maneira que agrada.. e depois de acertar, se ainda quiser, liga os coaxiais

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É o seguinte, vc vai ter que por a mão na massa (ou pagar a alguém que faça):

 Vai retirar os crossovers passivos que vêm com o kit duas vias e ligar os tweeters nos canais frontais do módulo e os mids nos canais traseiros do módulo - isto é conhecido como biamplificação do kit duas vias. Os coaxiais traseiros, acho que já comentei, serão ligados direto nas saídas do player original do Edge. Retomando à ligação do kit, vc terá que alterar o modo de crossover do seu processador de "modo padrão" para "modo rede", isso habilita o crossover 3 way dele, aí terá acesso às configurações que citei antes. Quanto aos cortes de frequência, eu sempre inicio os testes com algo mais próximo do crossover passivo que vem com o kit e depois vou vou vendo outras possibilidades melhores (com os tweeters vc deve ter muita atenção e sempre trabalhar no corte com segurança para não queima-los - recomendável o dobro da frequência de ressonância Fs)

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19 hours ago, Alessandrogto said:

Irmão, não tenho ideia dos cortes, uso a HU origi al do Ford Edge, uso cabos Ground Zero e a caixa com o sub é dutada, não sei a litragem... minha intenção é SQ, tirei fotos dos 2 módulos com as regulagens que estão...20200213_132452.jpeg20200213_132432.jpeg

Acho que para começar tinha que acertar os ganhos dos módulos, depois os cortes de frequencia.

Como estão ligados os equipamentos? Estou vendo 6 RCAs nas fotos.

São dois canais do aparelho original, saindo os 6 do processador?

Não está ligando o crossover do kit correto?

Eu desligaria o tweeter nesta parte de regulagens, por garantia de não queimar, só ligaria depois de confirmar tudo.

Então:

1) Zera todas as regulagens do aparelho do carro. (eq flat, sem cortes, etc)

No modulo mono, (já está em full) coloca no mínimo o ganho (girar anti-horário) e no mínimo o subsonic.

No HPC4 coloca as duas chaves PASS MODE de Low para FULL (como avisei, se estiver ligado o tweeter no lugar errado neste momenro ele vai queimar!)

Levels gira os dois no mínimo também. 

Aí tem que conferir os cortes. Coloca a foto de todos os cortes feitos

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29 minutos atrás, Rafa_wknd disse:

Acho que para começar tinha que acertar os ganhos dos módulos, depois os cortes de frequencia.

Como estão ligados os equipamentos? Estou vendo 6 RCAs nas fotos.

São dois canais do aparelho original, saindo os 6 do processador?

Não está ligando o crossover do kit correto?

Eu desligaria o tweeter nesta parte de regulagens, por garantia de não queimar, só ligaria depois de confirmar tudo.

Então:

1) Zera todas as regulagens do aparelho do carro. (eq flat, sem cortes, etc)

No modulo mono, (já está em full) coloca no mínimo o ganho (girar anti-horário) e no mínimo o subsonic.

No HPC4 coloca as duas chaves PASS MODE de Low para FULL (como avisei, se estiver ligado o tweeter no lugar errado neste momenro ele vai queimar!)

Levels gira os dois no mínimo também. 

Aí tem que conferir os cortes. Coloca a foto de todos os cortes feitos

Olhe com atenção a foto do hcp4 que vai ver que já tá em full nos canais front e rear (eu tive esse amp, então conheço bem)

Provavelmente, está ligado o kit completo (com os xovers do próprio kit) nos canais frontais (pode até ver o HPF em 80hz) e os coaxiais nos canais traseiros (pode ver que o HPF está em 125hz).. 

Sendo assim, para ter uma melhor resposta, recomendei a ligação em 3 way, principalmente para domar esses tw do kit DSK que são meio aloprados.. kkk.

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1 hour ago, fabricioSQ said:

Olhe com atenção a foto do hcp4 que vai ver que já tá em full nos canais front e rear (eu tive esse amp, então conheço bem)

Provavelmente, está ligado o kit completo (com os xovers do próprio kit) nos canais frontais (pode até ver o HPF em 80hz) e os coaxiais nos canais traseiros (pode ver que o HPF está em 125hz).. 

Sendo assim, para ter uma melhor resposta, recomendei a ligação em 3 way, principalmente para domar esses tw do kit DSK que são meio aloprados.. kkk.

Tem razão. Achei que estava em Low

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Em 14/02/2020 at 09:22, fabricioSQ disse:

É o seguinte, vc vai ter que por a mão na massa (ou pagar a alguém que faça):

 Vai retirar os crossovers passivos que vêm com o kit duas vias e ligar os tweeters nos canais frontais do módulo e os mids nos canais traseiros do módulo - isto é conhecido como biamplificação do kit duas vias. Os coaxiais traseiros, acho que já comentei, serão ligados direto nas saídas do player original do Edge. Retomando à ligação do kit, vc terá que alterar o modo de crossover do seu processador de "modo padrão" para "modo rede", isso habilita o crossover 3 way dele, aí terá acesso às configurações que citei antes. Quanto aos cortes de frequência, eu sempre inicio os testes com algo mais próximo do crossover passivo que vem com o kit e depois vou vou vendo outras possibilidades melhores (com os tweeters vc deve ter muita atenção e sempre trabalhar no corte com segurança para não queima-los - recomendável o dobro da frequência de ressonância Fs)

Sua resposta me deu um norte no upgrade q estou começando . Vou fazer uma biamplificacao no kit duas gz , não sabia q tinha esse nome . Vou por uma central Pioneer  modelo novo q está pra chegar e mais um módulo mono 1 canal a comprar . Tenho um modulo gz 4x90 RMS + kit 2 vias gz 110 RMS e Sub JL 12 300 RMS. Minha dúvida : usar os crossover pro tweeter e os midbass direto no módulo em Full e cortar pelo player ? Qal locação vc usaria ? Desculpa desvirtuar o tópico .obrigado pelo espaço

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Em 13/02/2020 at 11:10, Alessandrogto disse:

 

Bom dia pessoal, enfim consegui colocar um som no meu carro, é algo simples, mas foi o que consegui, já vi vídeos, pesquisei aqui no fórum tentando aprender, mas não acerto na regulagem do meu equipamento de jeito nenhum, por isso estou aqui tentando a ajuda de algum de vocês, o que tenho no carro é:

 

1- Kit 2 vias DSK 165.3 Hertz 6 polegadas

2- Coaxial DCX 165 6 polegadas

3 - Módulo Hertz HCP4

4- Módulo Audiophonic Club 900.1 pro Sub

5- Subwoofer Morel Primo 10 polegadas

6 - Processador Pioneer DEQ 1000A

 

O Carro é um Ford Edge 2013.

 

Ouço muito músicas dos anos 80(Michael Jackson, Whitney Houston, Air Suply, Pop Rock anos 80...

 

Não acerto nos agudos, nem nos médios, muito menos nos graves, por isso estou aqui apelando pra ajuda de vocês...

 

Cara, estranho mesmo não ficar legal. 

Eu já vi uma galera reclamando do TW do hertz, dizendo que ele não é bacana... Já testou outro?

Eu faria o seguinte, deixa os amplis como estão (em full). Zera o ajuste de TA. Primeiro, liga pelo processador somente os 2 vias da frente. Faz os cortes HPF, testa primeiro em 63hz depois 80hz e vai indo até ver onde te agrada. Feito isso, liga o sub junto. Faz os cortes LPF do sub e vai regulando junto o volume também, sempre até onde te agrada, 63hz vai ficar mais controlado, 80hz vai dar um punchzinho e 100hz ja fica batedeira dependendo do volume ou vai evidenciar o contrabaixo. Agora, liga os coaxiais de traz, coloca o volume deles de uma maneira que não interfira muito no 2 vias e depois faz os cortes HPF neles. Eu de preferência os desligaria. Depois dessa etapa de regulagem de volume e cortes, ai você passa pra ajuste de TA e por fim Equalização. Se não ficar legal (o que eu acho difícil), parte pro 3way e faz como a galera indicou.

Dica: faz a regulagem de noite, com o carro sem o motor ligado. Assim os sons externos não atrapalham o seu ajuste fino =)
 

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