Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
leonardollsilva

Ajuda no aprimoramento do meu sistema

Recommended Posts

Cumprimentos a todos!

Venho pedir a ajuda de vocês para dar uma melhorada no sistema básico que montei no meu carro.

Vamos lá, depois de pesquisar bastante comprei um kit duas vias audiophonic (kc6.3), um sub da on audio (on 104) de 10 pol e 250rms e um módulo amplificador da Falcon, o df 900.3. A hu é a central original do vw Fox 2014, que não tem saída RCA.

O motivo de ter comprado esse módulo foi por ele ser o mais barato que encontrei tendo entrada alta pra fio, pois não queria usar conversor RCA, com o receio do mesmo dar ruído no som.

Mandei montar tudo isso, módulo ligado na HU através da entrada alta, módulo amplificando o kit 2 vias+falantes originais no stereo, e o canal mono tocando o sub.

Resultado: em volumes mais baixos o sistema funciona bem, consegui atenuar o twtr, o grave tem uma boa sonoridade, apesar da caixa dele ter ficado um lixo! 

O ''porém'' está quando aumento um pouco o volume, pois a distorção vem forte, e estou com medo de queimar meu duas vias por isso. Não sei identificar se está faltando potência do módulo, ou se é a HU que já está limitando o sistema.

Meu pensamento é o seguinte: 1º Comprar um conversor rca da EATECH, trocar o módulo da falcon por um sd800.4 evo, já que ele vai dar 400rms pro stereo e 400 em bridge pro sub, já o falcon libera apenas 300rms pro stereo e 600 pro sub.  2º Comprar os coaxiais para a porta traseira (gostaria de um kit de até 300 reais). 3º Dar uma olhada no Sub, que está fazendo um barulho estranho quando excursiona, como se tivesse algo solto dentro dele, tipo um som de plástico batendo. Caso o sub não tenha estragado, mandarei fazer uma caixa nova, caso esteja estragado terei que substituir. 

Minhas dúvidas são: Tirar esse módulo falcon e colocar o sd800.4 vai melhorar o sistema? Esse conversor EATECH dá ruído no som? Qual coaxial usar até 300 reais? 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá...

1 hora atrás, leonardollsilva disse:

O ''porém'' está quando aumento um pouco o volume, pois a distorção vem forte, e estou com medo de queimar meu duas vias por isso. Não sei identificar se está faltando potência do módulo, ou se é a HU que já está limitando o sistema.

Recomendo que você primeiro faça um teste com o subwoofer desligado e depois altere o ganho do amplificador tanto diminuindo como aumentando para ver se a distorção continua. O ideal é utilizar no máximo 75 % da variação de volume do player. Se ao religar o subwoofer o problema voltar é melhor mesmo procurar outro amplificador. Sua HU de qualquer forma já limita muuuuito teu sistema, aconselho que seja atualizada.

1 hora atrás, leonardollsilva disse:

Meu pensamento é o seguinte: 1º Comprar um conversor rca da EATECH, trocar o módulo da falcon por um sd800.4 evo, já que ele vai dar 400rms pro stereo e 400 em bridge pro sub, já o falcon libera apenas 300rms pro stereo e 600 pro sub. 

 Se for comprar outro módulo talvez seja mais interessante comprar um SD400.4s, essa vesão já possui entrada de baixa impedância (fio), desse modo você economiza no conversor e no módulo. Se o Falcon estiver atendendo sua expectativa você pode deixar ele exclusivo para o sub.

Se quiser vender o Falcon e ficar somente com um 1 módulo é melhor trocar logo a HU e pegar um 800.4. Lembrando que o 800.4 (versão 4ohms) fornecerá 110 w para cada lado do kit e 400.4 55 W.

1 hora atrás, leonardollsilva disse:

 2º Comprar os coaxiais para a porta traseira (gostaria de um kit de até 300 reais).

Qual coaxial usar até 300 reais? 

Esqueça isso. Vai só gastar dinheiro e piorar teu som.

1 hora atrás, leonardollsilva disse:

Resultado: em volumes mais baixos o sistema funciona bem, consegui atenuar o twtr, o grave tem uma boa sonoridade, apesar da caixa dele ter ficado um lixo! 

3º Dar uma olhada no Sub, que está fazendo um barulho estranho quando excursiona, como se tivesse algo solto dentro dele, tipo um som de plástico batendo. Caso o sub não tenha estragado, mandarei fazer uma caixa nova, caso esteja estragado terei que substituir. 

Muito importante, resolva esse problema da caixa. Aconselho que você utilize uma caixinha selada, fica bem legal pois teu carro hatch.

1 hora atrás, leonardollsilva disse:

Minhas dúvidas são: Tirar esse módulo falcon e colocar o sd800.4 vai melhorar o sistema? Esse conversor EATECH dá ruído no som?

Provavelmente sim. O SD tem uma boa qualidade pelo que custa.

O conversor também é muito elogiado.

Sugestão de HU: https://www.magazineluiza.com.br/som-automotivo-pioneer-mp3-player-am-fm-bluetooth-usb-auxiliar-mvh-s618bt/p/222163400/au/cdmp/

Editado por emanuelnobrega
Correção

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
57 minutos atrás, emanuelnobrega disse:

Tu costuma utilizar Spotify?

Costumo sim, meu uso fica entre spotify e usb mesmo. 

Sei que a HU é bem limitante, porém gostaria de insistir um pouco mais com ela ainda, as vezes tenho a impressão que o módulo que não está fornecendo potencia suficiente pro stereo, pois o grave funciona muito bem, tirando o detalhe da caixa soprar muito e do barulho estranho em algumas músicas. 

Apesar de gostar de boa qualidade no áudio, gosto tbm de um volume bem alto, ouço música sempre alto, por isso a sugestão de adicionar coaxial e um módulo mais potente. 

Minha ideia seria adicionar um coaxial, aí ficaria um falante do kit e um coaxial para cada canal no amp, que no caso de um 800.4 liberaria 200rms, tocando assim com uma boa sobra as portas e sobrando o bridge de 400rms pro sub, que só pede 250, então sobraria novamente... A ideia com isso seria poder dar mais ganho no amplificador, alcançando um maior volume mesmo dando menos volume no meu player, que eu sei que manda muita distorção. No player só uso a metade do volume, caso contrário distorce muito. Meu receio com o conversor rca fica só por conta do ruído mesmo, queria saber de quem já usou se o mesmo apresenta ruído mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 minutos atrás, leonardollsilva disse:

Costumo sim, meu uso fica entre spotify e usb mesmo. 

Mais um motivo para atualizar a HU.

8 minutos atrás, leonardollsilva disse:

Sei que a HU é bem limitante, porém gostaria de insistir um pouco mais com ela ainda, as vezes tenho a impressão que o módulo que não está fornecendo potencia suficiente pro stereo, pois o grave funciona muito bem

Muito estranho isso, é bom verificar com atenção.

9 minutos atrás, leonardollsilva disse:

Apesar de gostar de boa qualidade no áudio, gosto tbm de um volume bem alto, ouço música sempre alto, por isso a sugestão de adicionar coaxial e um módulo mais potente. 

Desnecessário, corrigindo o problema atual já será suficiente. Mais potência só se quiser ficar surdo.

10 minutos atrás, leonardollsilva disse:

Minha ideia seria adicionar um coaxial, aí ficaria um falante do kit e um coaxial para cada canal no amp, que no caso de um 800.4 liberaria 200rms, tocando assim com uma boa sobra as portas

Além do que já falei sobre mais falantes prejudicarem o resultado final, esse modo de ligação não é correto. A reatância de um falante irá afetar o funcionamento do outro, ligação em paralelo (com qualidade) só para falantes idênticos.

14 minutos atrás, leonardollsilva disse:

No player só uso a metade do volume, caso contrário distorce muito. Meu receio com o conversor rca fica só por conta do ruído mesmo, queria saber de quem já usou se o mesmo apresenta ruído mesmo.

Teu sistema deve estar com algum problema ou então é mesmo culpa da HU. Fique tranquilo, o conversor é muito bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigaado pelas dicas amigo! Tirei o sub da caixa, e quando forço ele pra baixo ele faz um barulhinho, acho que pode ser na bobina... Estava perfeito antes de fazer a instalação, acho que deixaram entrar sujeira na bonina quando estavam fazendo/colocando ele na caixa. 

Quanto ao que disse do spotify, o player que indicou tem suporte nativo ao aplicativo? Pois só uso pelo Bluetooth do celular. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
16 horas atrás, leonardollsilva disse:

acho que deixaram entrar sujeira na bonina quando estavam fazendo/colocando ele na caixa.

Isso é praticamente impossível de acontecer.

16 horas atrás, leonardollsilva disse:

Quanto ao que disse do spotify, o player que indicou tem suporte nativo ao aplicativo? Pois só uso pelo Bluetooth do celular. 

Tem sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 20/07/2019 at 12:32, leonardollsilva disse:

Mandei montar tudo isso, módulo ligado na HU através da entrada alta, módulo amplificando o kit 2 vias+falantes originais no stereo, e o canal mono tocando o sub.

Resultado: em volumes mais baixos o sistema funciona bem, consegui atenuar o twtr, o grave tem uma boa sonoridade, apesar da caixa dele ter ficado um lixo! 

O ''porém'' está quando aumento um pouco o volume, pois a distorção vem forte, e estou com medo de queimar meu duas vias por isso. Não sei identificar se está faltando potência do módulo, ou se é a HU que já está limitando o sistema.

Meu pensamento é o seguinte: 1º Comprar um conversor rca da EATECH, trocar o módulo da falcon por um sd800.4 evo, já que ele vai dar 400rms pro stereo e 400 em bridge pro sub, já o falcon libera apenas 300rms pro stereo e 600 pro sub.  2º Comprar os coaxiais para a porta traseira (gostaria de um kit de até 300 reais). 3º Dar uma olhada no Sub, que está fazendo um barulho estranho quando excursiona, como se tivesse algo solto dentro dele, tipo um som de plástico batendo. Caso o sub não tenha estragado, mandarei fazer uma caixa nova, caso esteja estragado terei que substituir. 

Minhas dúvidas são: Tirar esse módulo falcon e colocar o sd800.4 vai melhorar o sistema? Esse conversor EATECH dá ruído no som? Qual coaxial usar até 300 reais? 

 

Tem como explicar melhor? Qual falante original do carro vc tá usando além do kit 2 vias? Tá usando 3 falantes (3x direito + 3x esquerdo em 2 canais) em cada canal do AMP? Vc esqceu que seu Sub e o kit 2 vias são 4 ohms (seu AMP disponibiliza 100w por canal do stereo em 4 ohms e 450W pro Sub) e o SD800.4 (de 4 ohms) disponibiliza 110w por canal pro stereo com pico máximo de 144w em 14.4V e 400W em bridge de 4 ohms. Sua caixa é dutada? E de quantos litros?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, helderz disse:

Tem como explicar melhor? Qual falante original do carro vc tá usando além do kit 2 vias? Tá usando 3 falantes (3x direito + 3x esquerdo em 2 canais) em cada canal do AMP? Vc esqceu que seu Sub e o kit 2 vias são 4 ohms (seu AMP disponibiliza 100w por canal do stereo em 4 ohms e 450W pro Sub) e o SD800.4 (de 4 ohms) disponibiliza 110w por canal pro stereo com pico máximo de 144w em 14.4V e 400W em bridge de 4 ohms. Sua caixa é dutada? E de quantos litros?

Então amigo, vou te falar qual foi meu pensamento. A intenção era pegar o kit 2 vias, que é 4ohms, e ligar em paralelo com os falantes das portas traseiras que eu iria colocar, que tbm são  4ohms, assim, em paralelo, cada lado (D e E) ficaria com 2ohms, casando com a impedância do AMP que libera 150rms em 2 ohms por canal do stereo, logo seria uma boa potência pro stereo. Já o sub que uso, um on audio de 250rms reais, 500 de máximo, já fica até bem alimentado com os 450 rms que o amp libera em 4ohms.

Mas esse era o pensamento, na realidade foi diferente: Não sei como ficou a alimentação do kit 2 vias e dos falantes originais da porta (que não consegui trocar pelos coaxiais club ainda), mas creio que esteja em paralelo mesmo. O problema é que nessa semana meu sistema começou apresentar defeito, os tweeter as vezes ficam extremamente baixos, o mid do kit 2 vias para de funcionar ou fica bem baixo tbm, as vezes na direita e as vezes da esquerda, e tenho a impressão que o crossover do kit não está conseguindo fazer os cortes corretamente, pois o som mudou muito o timbre, sendo que a regulagem se mantem a mesma... Não sei se foi o módulo que apresentou defeito, ou até o kit mesmo... 

E pro sub tocar legal, o ganho está quase no máximo, e o bass boost tbm está quase no máximo, pois quando reduzido esses ganhos, o sub não toca quase nada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, leonardollsilva disse:

Não sei se foi o módulo que apresentou defeito, ou até o kit mesmo... 

E pro sub tocar legal, o ganho está quase no máximo, e o bass boost tbm está quase no máximo, pois quando reduzido esses ganhos, o sub não toca quase nada

Parece mais ser mesmo problema no módulo.

Já está com o SD 800.4??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 minutos atrás, emanuelnobrega disse:

Parece mais ser mesmo problema no módulo.

Já está com o SD 800.4??

Ainda não, estou em dúvida ainda se uso um conversor rca da eatech ou um processador de áudio da expert, o px2.8 Hi conect. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, leonardollsilva disse:

Ainda não, estou em dúvida ainda se uso um conversor rca da eatech ou um processador de áudio da expert, o px2.8 Hi conect. 

São dois equipamentos com finalidades completamente diferentes...

Desaconselho o Expert pois entre outras coisas é indicado para trio, muito melhor é pegar o player que já te indiquei:

https://www.magazineluiza.com.br/central-multimidia-pioneer-mvh-s618bt-lcd-bluetooth-usb-auxiliar/p/222163400/au/cdmp/

obs: Baixou mais de valor, tenho um desses sendo 1 din, só não compro para deixar guardado pois estou sem grana.

Acho o 618 bem mais bonito, foto do modelo da linha 2020 que ainda não foi lançado, o 628:

 

20190805063737Sem título.jpg

 

Caso faça questão de um processador indico o da própria Pioneer, contudo tem um custo bem maior:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1271420981-processador-digital-universal-deq-s1000a-pioneer-_JM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 minutos atrás, leonardollsilva disse:

Ainda não, estou em dúvida ainda se uso um conversor rca da eatech ou um processador de áudio da expert, o px2.8 Hi conect. 

Se quiser manter o player original e trocar o módulo também não é necessário utilizar conversor, já existe uma versão do sd800.4 com entradas de "fio":

https://soundigitalusa.com/products/800-4s-evo/

Talvez ainda não esteja disponível para o mercado nacional, mas não custa nada entrar em contato com o fabricante.

 

@leonardollsilva , é importante que você compreenda que qualquer componente entre o player e o amplificador deve ser evitado pois afetam a integridade do sinal de áudio. Processador não "melhora" a qualidade do som, a finalidade é proporcionar os ajustes de TA e crossover.

O player que indiquei para você atualizar teu sistema já possui os recursos necessários (TA e crossover) bem como Spotify por BT.

Abraço! 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

46 minutos atrás, emanuelnobrega disse:

Se quiser manter o player original e trocar o módulo também não é necessário utilizar conversor, já existe uma versão do sd800.4 com entradas de "fio":

https://soundigitalusa.com/products/800-4s-evo/

Talvez ainda não esteja disponível para o mercado nacional, mas não custa nada entrar em contato com o fabricante.

 

@leonardollsilva , é importante que você compreenda que qualquer componente entre o player e o amplificador deve ser evitado pois afetam a integridade do sinal de áudio. Processador não "melhora" a qualidade do som, a finalidade é proporcionar os ajustes de TA e crossover.

O player que indiquei para você atualizar teu sistema já possui os recursos necessários (TA e crossover) bem como Spotify por BT.

Abraço! 

 

 

Minha intenção com o expert é poder usar qualquer módulo, e não por pensar que ele vai "melhorar" o som...

Quanto ao trocar o player, gosto bastante da conveniência do original, além de gostar do visual, meu carro tem sensor de estacionamento na frente e atrás, então não queria perder tais funções.

Esse módulo da SD de 800 com entrada pra frio é novidade em, vou providenciar um assim que possível! Deve resolver meu problema no stereo, e ainda terei uma boa potência pro sub.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 05/08/2019 at 11:45, leonardollsilva disse:

Então amigo, vou te falar qual foi meu pensamento. A intenção era pegar o kit 2 vias, que é 4ohms, e ligar em paralelo com os falantes das portas traseiras que eu iria colocar, que tbm são  4ohms, assim, em paralelo, cada lado (D e E) ficaria com 2ohms, casando com a impedância do AMP que libera 150rms em 2 ohms por canal do stereo, logo seria uma boa potência pro stereo. Já o sub que uso, um on audio de 250rms reais, 500 de máximo, já fica até bem alimentado com os 450 rms que o amp libera em 4ohms.

Mas esse era o pensamento, na realidade foi diferente: Não sei como ficou a alimentação do kit 2 vias e dos falantes originais da porta (que não consegui trocar pelos coaxiais club ainda), mas creio que esteja em paralelo mesmo. O problema é que nessa semana meu sistema começou apresentar defeito, os tweeter as vezes ficam extremamente baixos, o mid do kit 2 vias para de funcionar ou fica bem baixo tbm, as vezes na direita e as vezes da esquerda, e tenho a impressão que o crossover do kit não está conseguindo fazer os cortes corretamente, pois o som mudou muito o timbre, sendo que a regulagem se mantem a mesma... Não sei se foi o módulo que apresentou defeito, ou até o kit mesmo... 

E pro sub tocar legal, o ganho está quase no máximo, e o bass boost tbm está quase no máximo, pois quando reduzido esses ganhos, o sub não toca quase nada

esse módulo eu não confio nem um pouco, até por causa do preço. Compra o SD800.4 e vai em uma loja decente e verifica a fiação e o modo de instalação q vc quer. E o problema dos falantes da porta traseira é q tu perde o ajuste de frequência como o emanuelnobrega falou. E esse Player q ele recomendou é top pra qm tá iniciando na área.

 

Em 05/08/2019 at 17:44, emanuelnobrega disse:

São dois equipamentos com finalidades completamente diferentes...

Desaconselho o Expert pois entre outras coisas é indicado para trio, muito melhor é pegar o player que já te indiquei:

https://www.magazineluiza.com.br/central-multimidia-pioneer-mvh-s618bt-lcd-bluetooth-usb-auxiliar/p/222163400/au/cdmp/

obs: Baixou mais de valor, tenho um desses sendo 1 din, só não compro para deixar guardado pois estou sem grana.

Acho o 618 bem mais bonito, foto do modelo da linha 2020 que ainda não foi lançado, o 628:

 

20190805063737Sem título.jpg

 

Caso faça questão de um processador indico o da própria Pioneer, contudo tem um custo bem maior:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1271420981-processador-digital-universal-deq-s1000a-pioneer-_JM

 Ele é um X700BR 2 din ou tem algo de melhor nele além da tela, como funções, qualidade de áudio, etc?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 05/08/2019 at 19:53, leonardollsilva disse:

Minha intenção com o expert é poder usar qualquer módulo, e não por pensar que ele vai "melhorar" o som...

Nesse caso então é beeeeem melhor utilizar somente o conversor. Mas é melhor ainda não utilizar coisa nenhuma, por isso recomendei o 800.4s levando em conta que já possui as entradas de baixa impedância.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, helderz disse:

esse módulo eu não confio nem um pouco, até por causa do preço. Compra o SD800.4 e vai em uma loja decente e verifica a fiação e o modo de instalação q vc quer. E o problema dos falantes da porta traseira é q tu perde o ajuste de frequência como o emanuelnobrega falou. E esse Player q ele recomendou é top pra qm tá iniciando na área.

 

 Ele é um X700BR 2 din ou tem algo de melhor nele além da tela, como funções, qualidade de áudio, etc?

Igual a um x700br ou mesmo um s618bt com um novo (e pior) design.

Se tiver algo a mais será somente na parte de interatividade. Caso queira posso te passar o manual do 628bt.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 horas atrás, emanuelnobrega disse:

Igual a um x700br ou mesmo um s618bt com um novo (e pior) design.

Se tiver algo a mais será somente na parte de interatividade. Caso queira posso te passar o manual do 628bt.

 

já baixei o manual, os cortes do 3-way são idênticos, esse player tá de graça

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...