Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Danilodb

Subwoofer Fosgate P3

Recommended Posts

Postado em
Em 22/06/2019 at 19:10, Danilodb disse:

Então, só não sei se é 55L bruto, ainda existe a possibilidade de fazê-la retangular com duto régua, sou fã desse tipo de caixa. Será que deixar o imã do sub bem próximo do funda da caixa pode mudar algo na resposta?

Não tem problema deixar o imã perto no seu caso. Faça 55L livres pro falante, está em torno do Vas dele.

Postado em
Não tem problema deixar o imã perto no seu caso. Faça 55L livres pro falante, está em torno do Vas dele.
O sub encostado no fundo atrapalha a ventilação da bobina

Normalmente uma das entradas de ar e justamente no fundo do sub
Postado em
44 minutos atrás, fst-lobo disse:

O sub encostado no fundo atrapalha a ventilação da bobina

Normalmente uma das entradas de ar e justamente no fundo do sub

Não ficará encostado e sim ha uns 3 centímetros do fundo e por ser trapezoidal o ângulo traseiro acredito que vai ajudar na ventilação na parte central do imã, ou estou errado?

Postado em
2 horas atrás, leandrovisk disse:

Obrigado pela dica, e qual seria o espaço ocupado pelo sub e duto? acredito que seja uns 7L e o que acha?

Só preciso saber desses detalhes para começar a cortar a caixa.

Postado em (editado)
53 minutos atrás, Danilodb disse:

Não ficará encostado e sim ha uns 3 centímetros do fundo e por ser trapezoidal o ângulo traseiro acredito que vai ajudar na ventilação na parte central do imã, ou estou errado?

Só não tapar a ventilação traseira que está tranquilo, pode considerar a mesma idéia do duto deixando um espaço do tamanho do diâmetro da ventilação

48 minutos atrás, Danilodb disse:

Obrigado pela dica, e qual seria o espaço ocupado pelo sub e duto? acredito que seja uns 7L e o que acha?

Só preciso saber desses detalhes para começar a cortar a caixa.

Recomendo vc por as dimensões dele no bassbox e ver quanto ocuparia, ou ver se no manual consta já. O duto depende do tamanho, se for aquele que vc falou 4" x 25 cm é praticamente 2L e o sub eu chuto uns 2L também

Editado por leandrovisk
Postado em (editado)
19 horas atrás, leandrovisk disse:

Só não tapar a ventilação traseira que está tranquilo, pode considerar a mesma idéia do duto deixando um espaço do tamanho do diâmetro da ventilação

Recomendo vc por as dimensões dele no bassbox e ver quanto ocuparia, ou ver se no manual consta já. O duto depende do tamanho, se for aquele que vc falou 4" x 25 cm é praticamente 2L e o sub eu chuto uns 2L também

Não tenho ideia de quantos litros o sub ocupa mas pretendo fazer com 60L bruto e descontando sub, duto e a trava interna deve ficar +ou- com os 55 livros livres. Fiz um desenho em tamanho real e o "respiro" do imã deve ficar uns 5cm do fundo da caixa e acredito que não tenha algum problema.

Editado por Danilodb
Postado em
10 horas atrás, Danilodb disse:

Não tenho ideia de quantos litros o sub ocupa mas pretendo fazer com 60L bruto e descontando sub, duto e a trava interna deve ficar +ou- com os 55 livros livres. Fiz um desenho em tamanho real e o "respiro" do imã deve ficar uns 5cm do fundo da caixa e acredito que não tenha algum problema.

É uma base boa, aproveita que vc vai usar um duto flexível pra testar as sintonias nas músicas que vc escuta

Postado em

E mesma ideia do duto sim

Mas vai considerar o furo que está no fundo do ima ou diâmetro da bobina ?
Postado em

Eu acho pouco
E em teoria é sim, mas depende quem vai fazer a caixa se vai seguir as riscas essas medidas e até a posição que fura o sub, pouco pra cima pode mudar isso

Vc vai usar sub que aguenta potencia e a ventilação vai diminuir vida útil dele
Postado em
9 horas atrás, fst-lobo disse:

Eu acho pouco
E em teoria é sim, mas depende quem vai fazer a caixa se vai seguir as riscas essas medidas e até a posição que fura o sub, pouco pra cima pode mudar isso

Como eu fiz um desenho em tamanho real a ventilação do imã vai ficar +ou- 5,5cm do fundo com uma possível variação máxima de 3mm para mais ou para menos. A caixa eu mesmo vou fazer, sempre fiz as minhas caixas e essa vai ser a sétima e ultima só se o sub não responder bem para fazer outra apesar que as caixas que fiz todas tocaram bem e pra quem vendi ficaram bem satisfeitos, faço a caixa com medida nos milímetros por que sou detalhista mesmo. E não acredito que possa diminuir a vida útil porque não uso o sub perto do limite e quando escuto com o som mais alto é por poucos minutos é quando toca aquela musica que gosto mais e logo abaixo o volume.

Postado em

Acessórios estão chegando........................

.2019062506243320190622_120545.jpg           2019062506253220190622_120615.jpg

2019062506260020190622_120858.jpg

2019062506261720190624_201541.jpg

2019062506263720190624_201606.jpg

2019062506265220190624_201621.jpg

A caixa em si vai demorar um pouco mais pelo acabamento que vou mandar fazer de batida de pedra igual a que está no carro..............

2019062506335520190621_144344.jpg

Postado em (editado)

Belo sub, bom negócio

vai depender do projeto agora, tenta testar a caixa antes do acabamento final

Que na pior das hipóteses vc consegue fazer alguma mudança caso precise

Editado por fst-lobo
Postado em (editado)
Em 25/06/2019 at 07:17, fst-lobo disse:

E mesma ideia do duto sim

Mas vai considerar o furo que está no fundo do ima ou diâmetro da bobina ?

Consideraria o furo no fundo

Em 25/06/2019 at 08:18, fst-lobo disse:

Eu acho pouco

Acredito que a troca de calor é boa só até o ponto de saturar o interior da caixa, já vi pessoal por até cooler pra retirar o ar quente (com o som desligado)

Editado por leandrovisk
Postado em
32 minutos atrás, leandrovisk disse:

Consideraria o furo no fundo

Acredito que a troca de calor é boa só até o ponto de saturar o interior da caixa, já vi pessoal por até cooler pra retirar o ar quente (com o som desligado)

Um esquema que mostra o alto falante e o tamanho daquele furo em relação ao resto do sistema

Funcionamento+de+um+subwoofer.jpg

Se houver circulação de ar, vai ocorrer a perda de temperatura para o meio externo, se não vai só ocorrer o aumento de temperatura na bobina com pouca dissipação do calor

Fora que ele está usando uma caixa dutada que vai trocar ar com a parte externa da caixa ainda

Postado em (editado)
Em 14/06/2019 at 18:23, Danilodb disse:

Selada pra mim não seria bom porque gosto de SPL ainda mais que vou sair de 2 JBL GTO, simular eu já tentei e não consegui entender os gráficos. O que encontrei por aí é caixas mais voltadas para sub-grave e por este motivo abri esse tópico portanto preciso de valiosas dicas para esse sub, não sei se a do manual seria uma caixa mista.....será?. Os parâmetros não tenho porque comprei ele novo mas não tem as especificações porque o ex dono chegou a instalá-lo numa caixa mas não colocou no carro.

Boa tarde

Já tive um Fosgate P2 de 10" modelo novo em uma caixa selada, olha vendi e me arrependi.

Qualidade de som era muito boa na minha opinião e SPL era bastante forte, quem ouvia nunca falava que era uma caixa selada.

Editado por ejfrederico
Postado em
3 horas atrás, ejfrederico disse:

Boa tarde

Já tive um Fosgate P2 de 10" modelo novo em uma caixa selada, olha vendi e me arrependi.

Qualidade de som era muito boa na minha opinião e SPL era bastante forte, quem ouvia nunca falava que era uma caixa selada.

Agradeço seu comentário mas acredito que vc não leu o tópico desde o início tbm.

• Like 1
Postado em

Sobre a ventilação do sub acredito que não haverá problemas como coloquei antes não vou usá-lo no extremo, só para ter uma ideia vou e volto até o serviço escutando em volume baixo e as vezes como já citei passo de 70% do volume e o detalhe é que o percurso é de 2,3 km de ida e de volta e gasto em torno de 7 ou 8 minutos e é assim que mais escuto o som, pra mim seria problema se fosse tocar por horas em volume elevado e aproveitando.....como seria a refrigeração do sub em caixa selada? já que escutando em volume elevado por um determinado tempo e não tendo qualquer tipo de ventilação?

Postado em
14 horas atrás, Danilodb disse:

Sobre a ventilação do sub acredito que não haverá problemas como coloquei antes não vou usá-lo no extremo, só para ter uma ideia vou e volto até o serviço escutando em volume baixo e as vezes como já citei passo de 70% do volume e o detalhe é que o percurso é de 2,3 km de ida e de volta e gasto em torno de 7 ou 8 minutos e é assim que mais escuto o som, pra mim seria problema se fosse tocar por horas em volume elevado e aproveitando.....como seria a refrigeração do sub em caixa selada? já que escutando em volume elevado por um determinado tempo e não tendo qualquer tipo de ventilação?

Mas ai monta dificultando a ventilação, no dia que for andar mais um pouco e for ouvindo o som perde o sub

E depois o som não rende ou sub estraga e a culpa é do sub que é ruim e o outro era melhor

O som não é só emendar fio e enfiar alto falante em caixa (pra completar fala do Alves)

Postado em (editado)
8 horas atrás, fst-lobo disse:

Mas ai monta dificultando a ventilação, no dia que for andar mais um pouco e for ouvindo o som perde o sub

E depois o som não rende ou sub estraga e a culpa é do sub que é ruim e o outro era melhor

O som não é só emendar fio e enfiar alto falante em caixa (pra completar fala do Alves)

Com certeza que som não é "achisno" são vários fatores juntos para chegar a um projeto ideal em todos os sentidos...........já tive uma caixa rasa em meu carro e não tive problema e no carro do meu filho tbm tem "feitas por mim" e apesar de subs completamente diferentes.....................

20190627064049DSC05207.JPG

20190627064108DSCN2973.JPG

Tem uma outra que fiz praticamente igual aonde tocava um UXP de 500w e esse eu ainda sentava a bota nele e não tive problema só não sei depois de um bom tempo de uso o que poderia resultar.

Editado por Danilodb
Postado em (editado)

Bom.................como mais ninguém quis opinar num projeto de caixa para o P3 vou fazê-la com tais medidas interna, altura 35cm, largura 81cm, parte superior 16cm, parte inferior 26cm, ficando com 59,5L bruto com duto de 4" por 21cm de comprimento e sintonia em 38hz. Se alguém tiver algo pra falar que fale agora ou se cale para sempre.................rsrsrsrsrsrsr.

O tempo pra ficar pronta não tenho a mínima ideia já que tenho que cortar e ajustar o MDF no serviço meio na "camufla" mas acredito que até a semana que vem esteja em fase de construção, depois pra fazer a batida de pedra vai ser demorado porque quem faz pra mim trabalha muito bem e mais devagar ainda:banghead, no decorrer das coisas que for acontecendo vou postando foto de como está ficando.

Editado por Danilodb
Postado em
4 horas atrás, Danilodb disse:

Bom.................como mais ninguém quis opinar num projeto de caixa para o P3 vou fazê-la com tais medidas interna, altura 35cm, largura 81cm, parte superior 16cm, parte inferior 26cm, ficando com 59,5L bruto com duto de 4" por 21cm de comprimento e sintonia em 38hz. Se alguém tiver algo pra falar que fale agora ou se cale para sempre.................rsrsrsrsrsrsr.

O tempo pra ficar pronta não tenho a mínima ideia já que tenho que cortar e ajustar o MDF no serviço meio na "camufla" mas acredito que até a semana que vem esteja em fase de construção, depois pra fazer a batida de pedra vai ser demorado porque quem faz pra mim trabalha muito bem e mais devagar ainda:banghead, no decorrer das coisas que for acontecendo vou postando foto de como está ficando.

Poisé mano, acho que não tem muito erro não... 55l livres mais ou menos pra 1 de 12, e um sub desse porte não vai exigir muita litragem não e deve entregar um grave muito gostoso de se ouvir, vai ficar filé 

Postado em
18 horas atrás, RobsonHille1112 disse:

Poisé mano, acho que não tem muito erro não... 55l livres mais ou menos pra 1 de 12, e um sub desse porte não vai exigir muita litragem não e deve entregar um grave muito gostoso de se ouvir, vai ficar filé 

Estou começando a caixa, hoje consegui cortar as laterais e a trava.......rsrsrsrs........aos poucos vou dando forma a ela.

Postado em

As suas caixas parecem ter ficado com boa profundidade, olhando pelas fotos

Mas alguns problemas podem aparecer no alto falante e não é rápido, imagine redução da vida útil (por exemplo o sub era pra durar 1000 horas e vai dura 500 horas)

E pior que tem projeto com sub encostando no fundo da caixa, já vê caixa que precisaram lixar um pouco no fundo para poder fechar o sub na caixa

E tava tocando? Tava. 

Tava bom? não, podia melhorar e muito. Inclusive consegui melhorar corrigindo duto e ligação.

Postado em
As suas caixas parecem ter ficado com boa profundidade, olhando pelas fotos
Mas alguns problemas podem aparecer no alto falante e não é rápido, imagine redução da vida útil (por exemplo o sub era pra durar 1000 horas e vai dura 500 horas)

E pior que tem projeto com sub encostando no fundo da caixa, já vê caixa que precisaram lixar um pouco no fundo para poder fechar o sub na caixa
E tava tocando? Tava. 
Tava bom? não, podia melhorar e muito. Inclusive consegui melhorar corrigindo duto e ligação.
Duas regras que aprendi nesses 2 anos fazendo caixas:

1- No mínimo 90% do diâmetro do falante da parede frontal até a parede traseira da caixa.

Woofer 18" com 46cm?
40cm de distância livre entre as paredes no mínimo!

2- duto sempre entre 25 e 50cm de comprimento. Nem mais, nem menos. Ajusto a abertura pra chegar no comprimento desejado. Vantagem de se fazer os dutos em madeira poder escolher a abertura que quiser...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...