Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
FMatos

Alguem ja tentou???

Recommended Posts

Olha eu aqui!!!!

Isso é coisa de engenheiro,

Eu só entendi a parte do driver sair correndo haeuhaeuheuheauhae :lol:

Gabriel (boiando, mas tentando aprender!)

[]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
mais alguém além de mim leu esse último post do Sandrão e não entendeu NADA?!?

Tb num intendi muita coisa não... :ol

Compartilhar este post

Link para o post
Sandro, eu quiz falar da largura (ou profundidade, dependendo do ponto de vista).

Neste projeto (http://www.mrweb.com.br/fvm/tl2/projeto.jpg) a largura é 34mm... Como calcular essa largura???

KKK.. fui prolixo..., acho

o que quis dizer é

Calcule uma selada se a TL for de fundo fechado e faça com que o o corredor de o volume que uma caixa seladaq com qtc 0,707 TERIA, COMEÇANDO COM O sD QUE É A ÁREA do cone e terminando em +- 0 cm2 de area.

Pense num cone, o volume do cone é area da base, que nesse caso é o Sd multiplicada po metade da altura

divabos que temos fum falnte que o SD seja 500 cm2 e a caixa selada com QTC 0,707 de 90 litros e a Fs do falante seja de 30 hz

Logo o tamanho do corredor é

30x6 = 60 ~ 343/60=5,72 /4 = 1,43 m

Então tmos um cone que começa com 500 cm 2 e tem 1,43 m de comprimento

Vai dar o volume ?

(500x(143/2))/1000 = 35,75 l ,logo ao invez de um cone perveito temos um cone truncado onde um lado tem 500cm2 e o outro 765 Cm 2 dessa forma temos uma caixa selada de 90 L e um comprimento de corredor correto.

Ai é só "enrolar" isso

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não intendi esse cone truncado e esse outro lado de 765cm2...

E pra TL aberta, calcula-se o volume de uma dutada?

Compartilhar este post

Link para o post

tá. lindo. a parte de baixo da nautilus caracol é uma LT fundo fechado, isso até que eu entendi. agora... enrolar um cone truncado de 500cm² de fundo menor e 765cm² de fundo maior? e pra beber num vai nada?!

alguém que trabalha com CAD não consegue projetar uma caixa com a parte externa cúbica que seja assim não?

Compartilhar este post

Link para o post

Não tou intendendo esse outro fundo maior.

Na LT, o corredor num tem q ir se fechando?

Compartilhar este post

Link para o post

quero aprender como se calcula essa caixa. Mas não estou entendo nada.

Como que se acha uma onda de um falante?

Ex O NAR 10''

- Fs (ressonância de ar livre): 28.5 Hz

- Qts (“Q” total do alto-falante): 0.4988

- Vas (conformidade equivalente): 2.18 PC / 61.79 L

- Manejamento de potência térmica (RMS): 125W

- Potência de amperagem recomendada: 40-125W

- Profundidade de montagem: 116 mm

- Diâmetro do furo de montagem: 9.125’’ (232mm)

- Volume deslocado (pés cúbicos PC ): 0.040 PC / 1.1 L

- Qes: 0.5220

- Qms: 11.23

- Sd: 0.0350 (m2)

- Re: 3.3 (ohm)

- Xmax: 7.50 (mm)

- Sensibilidade: 87 dB (1watt/1meter)

- BL: 9.92 (N/A)

- Zo (Impedância Máxima): 74.3 (ohm)

Compartilhar este post

Link para o post
quero aprender como se calcula essa caixa. Mas não estou entendo nada.

Como que se acha uma onda de um falante?

Ex O NAR 10''

- Fs (ressonância de ar livre): 28.5 Hz

- Qts (“Q” total do alto-falante): 0.4988

- Vas (conformidade equivalente): 2.18 PC / 61.79 L

- Manejamento de potência térmica (RMS): 125W

- Potência de amperagem recomendada: 40-125W

- Profundidade de montagem: 116 mm

- Diâmetro do furo de montagem: 9.125’’ (232mm)

- Volume deslocado (pés cúbicos PC ): 0.040 PC / 1.1 L

- Qes: 0.5220

- Qms: 11.23

- Sd: 0.0350 (m2)

- Re: 3.3 (ohm)

- Xmax: 7.50 (mm)

- Sensibilidade: 87 dB (1watt/1meter)

- BL: 9.92 (N/A)

- Zo (Impedância Máxima): 74.3 (ohm)

Primeiro passo. Multiplicar a Fs Por dois

28,5 x 2 = 57 Hz

Agora calcular o comprimento do corredor

(343/57)/4= 1,5m (LT fechada)

Agora calcular uma caixa selada qtc = 0,704 = 67,3l

Entretanto veja se esse volume suporta a potencia que quer aplicar, sem o uso de materiais para frear o driver, sem danificar o cone, no caso 125 W Suporta até 53 Hz... como a caixa é projetada pra tocar da Fs até o dobro dela.. usamos um volume menor , simulando 46 L fica legal.

agora é fazer uma caixa de 1,5 m de comprimento que tenha 46L vivres e enrola-la.

Lembre-se que NÃO É UMA CAIXA PRA SPL...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Sepa,valeu pelas explicaçoes :rever1: . Agora a cabeça começou a esfriar.

Agora quando vc disse ''agora é fazer uma caixa de 1,5m de comprimento que tenha 46L livres''

Seria assim:

MVC-218S.JPG

O comprimento seria do começo do labirinto até o final? 1,5m do começo até o fim? e esse labirinto tem que ter 46L desde o começo até o fim?

Se usar dois NAR 10'' é só dobrar a litragem ''92L''? o comprimento continua o mesmo.

Essa caixa que vc fez para o NAR é fecheda né? como faria uma dutada,igual da foto?

Valeu sepa :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Sepa,valeu pelas explicaçoes :rever1: . Agora a cabeça começou a esfriar.

Agora quando vc disse ''agora é fazer uma caixa de 1,5m de comprimento que tenha 46L livres''

Seria assim:

MVC-218S.JPG

O comprimento seria do começo do labirinto até o final? 1,5m do começo até o fim? e esse labirinto tem que ter 46L desde o começo até o fim?

Se usar dois NAR 10'' é só dobrar a litragem ''92L''? o comprimento continua o mesmo.

Essa caixa que vc fez para o NAR é fecheda né? como faria uma dutada,igual da foto?

Valeu sepa :legal:

Exatamente !! só que no caso dessa caixa da foto, foi usado o principio do corredor ter a mesma área que SD, com isso o volume ficou maior que o driver suportas, o que causaria problemas de excursão, ai se enche de material fono absorvente pra frear o falante.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
Sandro, e pra caixa aberta, como seria os calculos de volume?

acho que divide a onda por 2 em vez de 4.

Primeiro passo. Multiplicar a Fs Por dois.

SELADA.

28,5 x 2 = 57 Hz

(343/57)/4= 1,5m (LT fechada)

DUTADA

Primeiro passo. Multiplicar a Fs Por dois

28,5 x 2 = 57 Hz

(343/57)/2= 3m (LT aberta)

Acho que é isso,foi discutido na primeira pagina.

Estou com uma duvida em relação como calcula o volume.

Como usa o QTC para achar a litragem da LT fechada e aberta?

Sandro,da mais uma ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Renato! Vc por aqui!

;)

Ninguem vai conseguir botar uma 'mesinha de centro' no carro ehehe.

e como o sandro disse, estranho uma LT se nao for usar a radiação direta né?

em todo caso, com criatividade, algumas soluções para midbass podem surgir ;)

[]s

Ri7

Mas veja soh, essa caixa naum daria um melhor desempenho q uma dutada por exemplo pra um trio elétrico??????? Se eu arrancasse o banco traseiro traseiro e montasse uma dessas com 2 de 15" naum teria algum resultado satisfatório?????

Não... pois a maior vantangem da LT não é ganho, nisso a bass reflex é melhor, mas sim um menor ripple de resposta... estou entre uma LT e uma Band pass de 4.a ordem pro sub do PC....

O Melhor que faz seria usar as LTs de fundo aberto, mas... GIGANTESCAS !! ou então usar bass reflex ou cornetas dobradas em configuração manifold ou line array.

[]

Sandro

Mas intaum o q eu li no artigo do audio list eh enganoso??????? Ou a maneira com a qual o cara posicionou as caixas deu todo esse diferença relatada?

OPA pode´se usar os cantos da sala como "cornetas" e ganhar dBs com isso com certeza...

Inclusive existem caixas projetadas pra trabalhar nos cantos...

[]

Sandro

Até onde me lembro do artigo do CCDB, ele propagava estas caixas como a mágica da multiplicação dos Db's... segundo ele, em teoria, é possível obter um ganho de até 30dBs na freq. de ressonância... Inclusive, o comentário dele a respeito do rendimento do woofer de 8" contra as caixas JBL com 2x 15" se refere ao rendimento no ambiente... ele não cita nada sobre o ganho por conta da "corneta" de canto...

Não é o caso de analizarmos o artigo "cecêdêbêdiano"? Ele está para download no site da Audiolist.

Compartilhar este post

Link para o post

Revivendo...

É possivel fazer uma LT para falantes 6''? É para som residencial.

seas.JPG

Editado por capa

Compartilhar este post

Link para o post

alguem pode ajudar um pobre newbie atrasado a entender um pouco dessa tal TL ? digo, como seria a curva de resposta caracteristica de uma caixa dessas ?

Compartilhar este post

Link para o post
alguem pode ajudar um pobre newbie atrasado a entender um pouco dessa tal TL ? digo, como seria a curva de resposta caracteristica de uma caixa dessas ?

Cara, pra entender esta "coisa" só lendo os artigos do CCDB sobre ela.

Tem um pra download na www.audiolist.cjb.net na seção de caixas acústicas. Ele explica muito bem... tirando a parte lisérgica de tempos "mutantes" (pra quem não sabe, ele foi o background técnico dos mutantes, pois era irmão de 2 integrantes da banda...)

Compartilhar este post

Link para o post

eu so nao vejo nenhuma vantagem nesse tipo de caixa pra uso no carro, ela pra som residencial, pode ateh ter uma qualidade de som muito boa, mas prefiro fazer uma band-pass de 4° ou 6° ordem que rende muito +.

Compartilhar este post

Link para o post

rammingpiston, lê o artigo do CCDB, deixa a informação "sink in" durante uns dois dias, depois torna a ler e começa a experimentar... levei mais ou menos um mês pra entender superficialmente a física da brincadeira, mas desde então minha casa virou o paraíso do cano de PVC, tou testando todo falante que me cai na mão em LT ;)

a única dúvida que me sobrou é o porque do 2xFs, se alguém tiver a paciência de explicar eu fico agradecido... seria aquele velho conceito de que "falante não pode tocar abaixo da Fs"?

Compartilhar este post

Link para o post
Revivendo...

É possivel fazer uma LT para falantes 6''? É para som residencial.

seas.JPG

Pode sim! E tem muita gente que usa. Inclusive, dá pra brincar um pouco, usando cano de PVC de 4" pra testes... se ficar bom, é só reforçar

Compartilhar este post

Link para o post
rammingpiston, lê o artigo do CCDB, deixa a informação "sink in" durante uns dois dias, depois torna a ler e começa a experimentar... levei mais ou menos um mês pra entender superficialmente a física da brincadeira, mas desde então minha casa virou o paraíso do cano de PVC, tou testando todo falante que me cai na mão em LT ;)

a única dúvida que me sobrou é o porque do 2xFs, se alguém tiver a paciência de explicar eu fico agradecido... seria aquele velho conceito de que "falante não pode tocar abaixo da Fs"?

"Sink in"???? Hehehehe... em Publicidade nós chamamos isto de incubação... em todo processo criativo há a preparação, a incubação e depois a iluminação... pois aí teu cérebro inconscientemente já processou as informações recebidas e as associou com outras idéias.

É interessante respeitar o periodo de incubação... Vc já teve aquela coisa de fazer algo e depois de pronto pensar "e se eu tivesse feito assim..."??? :lol:

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Normal isso, quando pego algo leio e não entendo fico com aquilo na cabeça vou relendo até entender, fiz isso com alguns artigos autosom.net ano em novembro do ano passado antes de me registrar aqui :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...