Ir para conteúdo

Foto

Midbass Audiophonic Club (KC 6.3) vs Focal Access?

midbass audiophonic focal
8 respostas neste tópico

Scatabau

Scatabau

membro

• Membro
  • 109 posts
  • Cadastrado: 16/09/2007
  • Cidade/UF:Rio de Janeiro - RJ

E aí pessoal,

Beleza?

Tenho instalado no carro um kit 2 vias da Audiophonic Club (KC 6.3) e guardado em casa um par de midbass do kit Focal Access de 6".

Lendo tópicos mais antigos, vi que a galera comparava o kit Focal Access com o Morel Tempo, dizendo que os midbass Access eram um pouco melhores que o do Tempo, enquanto os Tweeters do Tempo eram MUITO melhores do que os do Access.

Tendo em vista que o Morel Tempo é super bem avaliado (talvez muito pelo Tweeter e integração dele com o mid), vocês acham que vale a pena trocar o midbass Audiophonic Club pelos Focal Access?

Sei que é só eu instalar e testar, mas eu não tenho experiência no ajuste de eq, ta, cortes e fase... talvez não consiga identificar as diferenças antes de levar em algum profissional que faça o ajuste fino.

Por isso gostaria da opinião de quem já testou os dois.

O restante do set é simples:

Player Pioneer MVH-S501BS

Kit 2 vias Audiophonic KC6.3 em bi-amp num SD400.4 (cortes e TA feitos pelo player)

Sub Bomber Upgrade de 10" em um SD400.1

RCA Knukonceptz Krystal Kable 4 canais para o kit

RCA Technoise Series 400 para o Sub

Cabos de speaker para HT Mediabridge (estes)

Valeuu!

Editado por Scatabau, 06 fevereiro 2019 - 07:58 .

• 0

geovanesantos33

geovanesantos33

membro

• Membro
  • 187 posts
  • Cadastrado: 12/03/2018
  • Cidade/UF:betim/mg

Beleza pura!

Eu tive os dois, escutei os dois e na minha opinião o Focal é melhor, bem melhor... 

Primeiro eu tive o Acess... depois o Audiophonic. Os Mids Focal tem um SPL maior, e sobem mais, eles tem um timbre mais natural, mais gostoso de ouvir um som mais aberto.  Tanto que se não me engano o cross do kit focal corta os mids acima dos 5k. 

Eu particularmente acho que o kit da audiophonic vale o que custa, bom e barato, mas apenas bom.

Faz um teste assim, monta um mid da Focal de um lado e deixa o outro lado com o Audiophonic, atenua ou desliga os Tweeters e poe som na caixa, e vai mudando o balance de um lado pro outro e repete a música e escuta. Esse é o melhor jeito de voce definir o que te agrada mais. Faz esse teste colocando LPF deles em 2k.. 3k.. 4k... e observa. Deixa o corte do HPF em full também, voce vai ver a força dos dois nos graves. 

Abraço.

• 0

Scatabau

Scatabau

membro

• Membro
  • 109 posts

Beleza pura!

Eu tive os dois, escutei os dois e na minha opinião o Focal é melhor, bem melhor... 

Primeiro eu tive o Acess... depois o Audiophonic. Os Mids Focal tem um SPL maior, e sobem mais, eles tem um timbre mais natural, mais gostoso de ouvir um som mais aberto.  Tanto que se não me engano o cross do kit focal corta os mids acima dos 5k. 

Eu particularmente acho que o kit da audiophonic vale o que custa, bom e barato, mas apenas bom.

Faz um teste assim, monta um mid da Focal de um lado e deixa o outro lado com o Audiophonic, atenua ou desliga os Tweeters e poe som na caixa, e vai mudando o balance de um lado pro outro e repete a música e escuta. Esse é o melhor jeito de voce definir o que te agrada mais. Faz esse teste colocando LPF deles em 2k.. 3k.. 4k... e observa. Deixa o corte do HPF em full também, voce vai ver a força dos dois nos graves. 

Abraço.

Legal! Antes do Audiophonic eu usei o Focal em pezinhos, mas em um set totalmente diferente. Aí não tive como comparar os resultados.

Vou fazer o teste como você recomendou!

Abraço!

• 0

jeferson3482

jeferson3482

veterano

• Membro
  • 2.180 posts
  • Cadastrado: 28/05/2013
  • Cidade/UF:suzano/sp
Nunca ouvi o access, mas ja tive o kc 6.3; como o amigo disse, vale o que custam.
Creio q o ideal e testar mesmo....mas fazendo o corte ativo, da pra ter otimos resultados até em kit meia boca.

O set que mais fiquei feliz foi um misto e bem barato.....hu 7880, mid nar cs3 + tw 1tw1, sub 10" que eu fabriquei.
Cara isso tocando ativo, foi melhor que focal v30+mbquart+excelon x995, então cheguei a conclusão que o "acerto" faz mais milagre do que produtos "melhores".

Então monta a bagaça e faz os testes....
  • 0

geovanesantos33

geovanesantos33

membro

• Membro
  • 187 posts

Concordo plenamente....

• 0

Scatabau

Scatabau

membro

• Membro
  • 109 posts

O set que mais fiquei feliz foi um misto e bem barato.....hu 7880, mid nar cs3 + tw 1tw1, sub 10" que eu fabriquei.
Cara isso tocando ativo, foi melhor que focal v30+mbquart+excelon x995, então cheguei a conclusão que o "acerto" faz mais milagre do que produtos "melhores".

Interessante!

Vc lembra qual corte usou no 1TW1? Usava on ou off-axis?

Tenho um par deles guardados também, mas já fiz uns testes e preferi os tweeters do KC6.3.

Essa semana levei o carro em um profissional aqui no RJ pra testar os mids focal access com os tweeters audiophonic, colocar manta nas portas e fazer o ajuste fino (revisar ganho dos módulos, ajustar EQ, posicionamento, TA e cortes). Depois dos testes, optei por manter os mids Focal mesmo e o resultado ficou muito bom! É sempre bom tirar o melhor rendimento com os equips que a gente já tem! hehehe.

O sub está tocando até 50Hz, os mids de 40Hz a 4kHz e os tweeters a partir de 3.15kHz, todos em -18db/8ª. A integração ficou boa entre os equips.

Mês que vem vai pintar uma oportunidade pra pegar um par de tweeters VIFA XT2590SC, que são baratos e dizem ser excelentes.

Vou ver como fica nessa configuração  :legal:

• 0

jeferson3482

jeferson3482

veterano

• Membro
  • 2.180 posts
  • Cadastrado: 28/05/2013
  • Cidade/UF:suzano/sp
Usava on axis no centro do carro.

Não lembro exato o corte, mas era algo em 1.8....2k

Gostava dele pelo fato de ser mais suave.

Ja tentou o corte do sub em 60 e mid pouco mais alto tbm?? Não sei como esta tocando ai, mas mids em geral pra tocar bem 40hz....tem q ser muito bom e ter uma porta q favoreça isso....
Faz o teste de mudar o corte ou derrepente baixar o sloope, mas como disse....não sei como ta tocando aí, so uma sugestão de teste.
  • 0

geovanesantos33

geovanesantos33

membro

• Membro
  • 187 posts

Interessante!
Vc lembra qual corte usou no 1TW1? Usava on ou off-axis?
Tenho um par deles guardados também, mas já fiz uns testes e preferi os tweeters do KC6.3.

Essa semana levei o carro em um profissional aqui no RJ pra testar os mids focal access com os tweeters audiophonic, colocar manta nas portas e fazer o ajuste fino (revisar ganho dos módulos, ajustar EQ, posicionamento, TA e cortes). Depois dos testes, optei por manter os mids Focal mesmo e o resultado ficou muito bom! É sempre bom tirar o melhor rendimento com os equips que a gente já tem! hehehe.

O sub está tocando até 50Hz, os mids de 40Hz a 4kHz e os tweeters a partir de 3.15kHz, todos em -18db/8ª. A integração ficou boa entre os equips.

Mês que vem vai pintar uma oportunidade pra pegar um par de tweeters VIFA XT2590SC, que são baratos e dizem ser excelentes.
Vou ver como fica nessa configuração :legal:

Muito bom. E isso se, testando e o melhor jeito
  • 0

Scatabau

Scatabau

membro

• Membro
  • 109 posts

Usava on axis no centro do carro.

Não lembro exato o corte, mas era algo em 1.8....2k

Gostava dele pelo fato de ser mais suave.

Ja tentou o corte do sub em 60 e mid pouco mais alto tbm?? Não sei como esta tocando ai, mas mids em geral pra tocar bem 40hz....tem q ser muito bom e ter uma porta q favoreça isso....
Faz o teste de mudar o corte ou derrepente baixar o sloope, mas como disse....não sei como ta tocando aí, so uma sugestão de teste.

Ah, interessante.. Eu já usei o 1tw1 off-axis, com corte em 4Khz.

Sobre os cortes, eu também achei estranho cortar o mid a 40hz, mas o resultado ficou bom.

Desligando o sub e aumentando o volume, não escuto nenhuma distorção nos mids com esse corte. Subindo o sub até 63hz, o som dá uma (bem) pequena encorpada nos médio-graves, mas dá uma zuada no palco (talvez precise ajustar o TA pra esse corte). Achei melhor deixar com os cortes que o cara configurou mesmo, o resultado ficou melhor do que com as configurações que eu testei.. hehehe.

Pra "fechar o pacote" neste ajuste fino, ontem comecei a testar o TIDAL pra fazer streaming lossless no lugar do Deezer (que uso em 320k) e o resultado tá bem legal. Realmente parece que instalei outros equipamentos no carro.

Vou avaliar os 30 dias grátis do TIDAL e ver se vale o custo x benefício.  :legal:

• 0