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RodrigoCarvalho

HORN - MEGAFONE

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O que é um megafone exponencial?

 

Nas caixas acústicas selada e dutada, a irradiação sonora é direta, ou seja, é reproduzida diretamente pelo diafragma.Existe outro tipo de caixa acústica onde a irradiação do som não é reproduzida diretamente, mas sim, através de um tudo em forma de buzina ou trombeta que melhora o rendimento do alto-falante,

 

A utilização d um megafone na caixa acústica aumenta o rendimento do alto-falante permitindo que o amplificador funcione com sinais menores; os deslocamentos do diafragma do alto-falante são menos amplos e a distorção fica reduzida. Além disto, o megafone amortece o auto-falante em toda a gama de funcionamento, e isto supõe uma notável vantagem sobre a caixa acústica.

 

O limite inferior de freqüência reproduzível por um megafone é determinado pelo tamanho da boca do megafone. Se a freqüência for baixa, isto é, sons com grande comprimento de onda se a boca for pequena, as frentes de pressão tendem a retroceder a partir de boca para o colo, reduzindo-se o rendimento. Do contrario, quando a freqüência for elevada (pequeno comprimento de onda) a frente sucessiva de onda avança para a boca e impedem que a onda de retrocesso alcance o colo, evitando-se que se altere a vibração do diafragma do alto-falante.

 

A dimensão da diagonal do bocal do megafone deve ser compreendida entre um quarto e uma metade do comprimento de onda mais comprido a ser reproduzido. Assim, se o megafone deve reproduzir uma frequencia de 40 hz, cujo comprimento da onda é:

 

A = ___V___ = ___340 m/s____ = 8,50 m

F 40 hz

 

E se admitirmos como diagonal do bocal do megafone um terço do comprimento de onda, ou seja:

 

D = __1__ a = __8,50__ = 2,83 m

3 3

 

tremos que os lados A e B do megafone valerão:

 

d² = a² + b²

 

Se o bocal for quadrado, teremos a=b e, portanto, poderemos escrever:

 

D² = 2 a²

 

Como d² vale 2,83 m,tem-se que:

 

2,83 = 2 a²

 

e, portanto

 

a = b = √__8__ = √4 = 2 m

2

 

 

Desses cálculos, deduz-se que as dimensões do bocal de um megafone são bastante grandes.

 

Tudo que foi exposto se refere ao limite inferior da gama de áudio. No caso do limite superior a freqüência máxima reprodutível é determinada pelas dimensões do colo do megafone: quando menor for a dimensão do colo, maior será o limite superior reproduzível de freqüências. Se o comprimento de onda for inferior á dimensão do colo do megafone, esta perde a eficácia.

 

As dimensões da área da área do colo devem ser compreendidas entre um terço e dois terços da área do diafragma do alto-falante de modo a conseguir que os deslocamentos do diafragma dêem origem a pressões elevadas no colo. Assim, para um alto-falante de 8” de diâmetro (20 cm) cujo diafragma tem uma área de:

 

Sa = nr² = 3,14 x 10² = 314 cm²

 

Pode-se utilizar um megafone cujo colo tenha uma área de:

 

Sb = ⅓

As = 314/3 = 104 cm²

 

Ou seja, um quadrado de aproximadamente 10 cm de lado

 

Até aqui consideramos o tamanho do bocal e do colo do megafone restando ainda determinar o comprimento e o perfil. Para isto, devemos ter em conta em primeiro lugar que a forma de perfil influi decisivamente sobre a atenuação das quedas de freqüência. Assim, no caso de um perfil cônico, a atenuação das quedas de freqüência é muito elevada, ao passo que num perfil hiperbólico, acentua os tons próximos da freqüência de corte. Em alta fidelidade, é preferível a utilização de um perfil exponencial, onde a atenuação das freqüências baixas fica entre os limites anteriores.

 

O perfil exponencial consiste em que, a partir de um colo da superfície S, e avançando para o bocal do megafone, a área da seção dobra-se ca vez que se percorre o eixo num determinado comprimento L. Assim, supondo-se um megafone cujo colo tem uma área de 4 cm², a 10 cm do colo a área de seção será de 8 cm² e a 20 cm do colo da área da seção chega a 16 cm². Assim sucessivamente até alcançar o bocal do megafone.

 

Temos já o conceito de megafone exponencial. Resta agora saber qal deve ser o intervalo de comprimento L que devemos aplicas a um megafone determinado. Este intervalo de comprimento L se calcula a partir da fórmula:

 

L = 0,7 / K (m)

 

Onde K é uma constante que depende da freqüência mais baixa que o megafone há de reproduzir e que se calcula mediante a fórmula:

 

k = 12,5 Fc / V

 

Sendo V a velocidade do som em m/s.

 

Assim, para um megafone cuja freqüência de corte inferior for de 40 hz, tem-se o quociente K:

 

K = (12,5 x 40) / 340 = 1,47

 

E o intervalo de comprimento L será, pois, de:

 

 

L = 0,7 / k

L = 0,7 / 1,47 = 0,48 M

 

 

Quer dizer, a cada 48 cm a área da seção do megafone se duplica.

 

Se a área do colo for de, por exemplo, 100 cm² e a do bocal de 40.000 cm², ou seja, 400 vezes maior, as dimensões do megafone serão:

 

 

S = 100 cm² ..........................................................

2S = 200 cm² .......................................................... 1 L = 48 CM

4S = 400 cm² .......................................................... 2 L = 96 CM

8S = 800 cm² .......................................................... 3 L = 144 CM

16S = 1600 cm² ........................................................ 4 L = 192 CM

32S = 3200 cm² ........................................................ 5 L = 240 CM

64S = 6400 cm² ........................................................ 6 L = 288 CM

128S = 12800 cm² ...................................................... 7 L = 336 CM

256S = 25600 cm² ...................................................... 8 L = 384 CM

512 = 51200 cm² ...................................................... 9 L = 432 CM

 

O comprimento total do megafone será entre 3,8 e 4,3 m, que é sem dúvida um fator digno de consideração.

 

MEGAFONES DOBRADOS

=====================

 

O parágrafo anterior pôde ver as excessivas dimensões que chega a ter um megafone para cobrir uma ampla margem de freqüências sonoras. Insto, naturalmente, quando se desejar uma correta reprodução dos tons baixos, já que para os tons altos as dimensões do megafone ficam, como se pode supor, bastante reduzidas. Por isto é que alguns recintos acústicos dispõem somente de megafones para agudos. (Cornetas)

 

Na prática, quando se deseja um megafone para graves, surgem várias dificuldades não só pelo tamanho do megafone, mas também pela construção de um motor adequado para esse megafone. A solução dada normalmente a esse problema é o uso de um megafone cuja freqüência superior de corte seja situada aos 400 hz, usando-se outros megafones para as freqüências de médios e agudos.

 

Outro sistema de reduzir as dimensões do megafone, apesar de pouco estendido, consiste em dobrar o megafone sobre si mesmo ou fazer o condutor em ziguezague.

 

Abraços ae galera (que sufoco pra poder alterar algumas coisas eheaheahea)

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Afff....MEGAPOST

 

 

ateh amanha leio tudo :unsure::P

 

 

belo topic

 

 

 

:legal:

 

 

 

EDIT: RodrigoCarvalho em q caminhão vc pretende por isso ? :lol:

Edited by BP12"

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ótimo artigo esse "Rodrigão" tbm sou q nem vc, meio aficionado por projetos de caixas, muitissimo interessante mesmo essa bagaça!!!!! :legal:

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ótimo artigo esse "Rodrigão" tbm sou q nem vc, meio aficionado por projetos de caixas, muitissimo interessante mesmo essa bagaça!!!!! :legal:

eaaehaehea, grande Rafa blz?

 

Cara, eu vou depois colocar aqui uns projetos em andamento, vai demorar um pouco pq realmente É PHODA pro cara projetar isso (dimensões) :(

 

Valeus, abraços

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Afff....MEGAPOST

 

 

ateh amanha leio tudo :unsure::P

 

 

belo topic

 

 

 

:legal:

 

 

 

EDIT: RodrigoCarvalho em q caminhão vc pretende por isso ? :lol:

kkkkkkkkkkkk.... em algumas pick-ups dá pra fazer isso eahaehaehea

 

 

Abraços

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eaaehaehea, grande Rafa blz?

 

Cara, eu vou depois colocar aqui uns projetos em andamento, vai demorar um pouco pq realmente É PHODA pro cara projetar isso (dimensões) :(

 

Valeus, abraços

Eu jah andei lendo tbm algo sobre o assunto e andei tentando projetar algo pro meu carro nesse esquema, penso em montar algo parecido com uma TL no meu carro, e a teoria das TL são muito parecidas com as horns, mas como eu penso numa resposta a partir de uns 50 a 60 acho q ainda cabe no carro!!!!!!Depois eu postos algumas tentativas de projetos! :legal:

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eaaehaehea, grande Rafa blz?

 

Cara, eu vou depois colocar aqui uns projetos em andamento, vai demorar um pouco pq realmente É PHODA pro cara projetar isso (dimensões) :(

 

Valeus, abraços

Eu jah andei lendo tbm algo sobre o assunto e andei tentando projetar algo pro meu carro nesse esquema, penso em montar algo parecido com uma TL no meu carro, e a teoria das TL são muito parecidas com as horns, mas como eu penso numa resposta a partir de uns 50 a 60 acho q ainda cabe no carro!!!!!!Depois eu postos algumas tentativas de projetos! :legal:

Blz :D

 

Onde vc conseguiu teorias sobre as TL? Me passa o link?

 

Abraços

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Ae grande Rodrigo e seus artigos vou gravar aki muito interessante isso.

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Muito Legal Rodrigo essa tua iniciativa de mostrar como funciona determinadas caixas!!

 

Eu naom tinha ideia da complexibilidade delas!!!

 

Parabens

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Muito Legal Rodrigo essa tua iniciativa de mostrar como funciona determinadas caixas!!

 

Eu naom tinha ideia da complexibilidade delas!!!

 

Parabens

Obrigado :D

 

Cara, eu to deevendo 4 projetos pra vcs, assim que eu melhorar de grana vou dar andamento neles (investimento é caro) pra um coisa incerta :(

 

Bem... mas um dia eu faço e posto aqui :)

 

Abraços

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show Rodrigo. tb gosta de caixas diferentes. pena que nao sei nada a nao ser selada,dutada e muito pouco de band pass.

fera.

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show Rodrigo. tb gosta de caixas diferentes. pena que nao sei nada a nao ser selada,dutada e muito pouco de band pass.

fera.

Po mano... mas com um pouco de dedicação e paciencia vc desenrrola direitinho :)

 

Eu Bolei isso , para 1 Spyder Trio de 12, porém caixa é mosntro, tem cerca de 55 cm de altura, 95 de largura, 58 de comprimento para 1 falante de 12 :D

post-5-1092267938.jpg

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Bem galera, eu sempre posto aqui sobre som dos outros aeheahehaae agora eu vou postar do que eu pretendo fazer.

 

4 - Spyder Street 12"

4 - Cornetas e 4 drivers hinor HDI 320

4 - Tw Hinor 5HDI320

2 - Pyramids Jader PB 670-GX

Resistores, capacitores e etc

 

Abaixo o esquema

post-5-1092271614.jpg

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outra

Rodrigo, nessa caixa o duto se calcula? ou abre apenas o retangulo de qualquer tamanho? pq no duto usa assim 4'' por 20cm por exemplo. nessa nao precisa ter profundidada de duto?

edit: e a igual do sandro cafe.

Edited by capa

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Rodrigo, nessa caixa o duto se calcula? ou abre apenas o retangulo de qualquer tamanho? pq no duto usa assim 4'' por 20cm por exemplo. nessa nao precisa ter profundidada de duto?

edit: e a igual do sandro cafe.

Os dutos tem que ser dimensionados sim :D

 

No caso dedssa minah ela irá ser selada

 

Abraços

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Rodrigo, nessa caixa o duto se calcula? ou abre apenas o retangulo de qualquer tamanho? pq no duto usa assim 4'' por 20cm por exemplo. nessa nao precisa ter profundidada de duto?

edit: e a igual do sandro cafe.

Os dutos das minhas caixas tem profundidade sim, não são apenas buracos, eles tem 43 cm de altura x 5 cm de largura x 12 cm de profundidade e as caixas estão com 70 litros individuais e a sintonia em torno de 56 hz para cada câmara, a alteração na resposta se dá pela própria "boca" da caixa que acaba reforçando determinadas frequencias... :legal:

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outrra

Ai Rodrigão o q vem a ser isto?????? :pirou: Uma MTL simplificada???? O fundo desse barato aki eh fechado???? E dentro dessa caixa tbm tem o labirinto como nas originais com apenas 1/8 da onda ou naum???????

post-5-1092317797.jpg

Edited by Rafaelsound

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Ai Rodrigão o q vem a ser isto?????? :pirou: Uma MTL simplificada???? O fundo desse barato aki eh fechado???? E dentro dessa caixa tbm tem o labirinto como nas originais com apenas 1/8 da onda ou naum???????

Cara... na realidade isso é uma band-pass de 4º ordem, porém com a câmera superior aberta :D

 

Assim, é aquela questão, eu ainda n consegui entender uma MTL 100%, se eu fosse dá uma opnião sobre elas diria que ela é uma band-pass. Ela n é uma Horn por não ter características nenhuma sacas?

 

Esses falantes da Spyder trio tem uma melhor resposta selada (teoricamente), dai projetei a câmera debaixo e a de cima :D

 

Abraços

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Eu ainda vou fazer uns teste nesses caixas que projetei e vou postar aqui a impressões.

 

Porém se ela fucnionar como a teoria vai derrubar muita caixa dutada por ai aeheahaeheahae

 

Abraços

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