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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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Joc@

[Ajuda] Kit 2 vias + 6x9 + Subwoofer

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Atualizando...

 

Estava achando o som do subwoofer bem ruizinho, parecia que tinham frequências faltando e outras sobrando.

Pesquisei um pouco e tive a ideia de amaciar eles: coloquei uma senóide de 20hz e deixei ele umas 3h.

Na primeira hora deixei com volume em 60% do volume de clip, as 2 seguintes em 75%. Quando terminei, QUE DIFERENÇA, os subs estão muito melhor, virou um monstrinho esse sub de 10", estava pensando em trocar desisti na hora. Abraço.

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Posso deixar os ganhos no máximo e regular TD no player?

 

E aí, tudo certo? Já finalizou a montagem?

Eu estou só aguardando chegar o outro sub pra iniciar tudo. Desisti de continuar com as 6x9 (estão à venda inclusive), vou instalar um par de coaxiais Audiophonic nos suportes originais atrás.

 

Uma dúvida, o instalador disse que mesmo o aparelho (Pioneer Mvh-x588bt) tendo 3 pares de saida rca não seria necessário usar 3 cabos (na minha cabeça seria um para os SUBS, um para o kit duas vias e o terceiro para os coaxiais), procede isso? Sâo dois módulos (SD1600.1 e SD800.4).

 

Quanto ao ganho dos amplificadores, o correto não seria medir a saída de cada RCA e ajustar o que falta para os 6V do amplificador?

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E aí, tudo certo? Já finalizou a montagem?

Eu estou só aguardando chegar o outro sub pra iniciar tudo. Desisti de continuar com as 6x9 (estão à venda inclusive), vou instalar um par de coaxiais Audiophonic nos suportes originais atrás.

 

Uma dúvida, o instalador disse que mesmo o aparelho (Pioneer Mvh-x588bt) tendo 3 pares de saida rca não seria necessário usar 3 cabos (na minha cabeça seria um para os SUBS, um para o kit duas vias e o terceiro para os coaxiais), procede isso? Sâo dois módulos (SD1600.1 e SD800.4).

 

Quanto ao ganho dos amplificadores, o correto não seria medir a saída de cada RCA e ajustar o que falta para os 6V do amplificador?

E aí beleza? Então, os falantes traseiros, para SQ eles ficam desligados, ou então, no máximo, cm a metade do volume, não sei nem se vale a pena ligar eles no módulo. O ideal é vc passar 3 pares de cabo RCA se for ligar todos no modulo, um deles vai ficar uma ponta sobrando pq o módulo do sub é mono, mas.nao tem.problema, melhor passar a mais do que a menos. Dessa maneira vc vai ter um controle total do som pelo player, ou seja, se sentar alguém no banco de trás vc regula o ganho na hora.

 

Não vai muito na onda desses instaladores, me falaram a mesma coisa sobre o RCA, não sabem oq é palco sonoro, sem contar as funcionalidades que perde, veja o último parágrafo.

 

Então, sobre a regulagem é o seguinte, esse player ele já vem programado para dar a voltagem certa por volta do volume 50, inclusive, o ludness dele vai até este volume, ou seja, para a voltagem certa e funcionamento correto da função loudness vc tem que regular o volume máximo do equipamento, ou volume máximo que vc vai ouvir próximo do 50, nunca.mais do que isso.

 

O loudness é uma função para tornar os detalhes da música audíveis mesmo em volume baixo. Para isso o player faz o seguinte: quando em baixo volume as frequências.baixas e altas são amplificadas, ficando a equalização como se fosse uma parábola bem leve para cima. A medida que vai aumentando o som, a equalização vai ficando FLAT, ficando totalmente flat no volume 50 (no caso deste aparelho). Por questões próprias eu prefiro regular o máximo no volume 45, onde não force tanto o player e a equalização está praticamente FLAT, sem diferença nenhuma.

 

Por isso se regula o ganho do módulo por último. Depois se ficar alguma coisa pendente, pode fazer o ajuste no player pelo nível de auto falante, mas o principal já foi feito, um ajuste pequeno pra mais ou pra menos não tem tanta influência.

 

E outra, os 3 cabos RCA são extremamente importantes para Alinhamento de tempo e de Intensidade, se não tiver o ajuste individual por falante vc perde todas essas funções do seu player.

Editado por Joc@

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E aí beleza? Então, os falantes traseiros, para SQ eles ficam desligados, ou então, no máximo, cm a metade do volume, não sei nem se vale a pena ligar eles no módulo. O ideal é vc passar 3 pares de cabo RCA se for ligar todos no modulo, um deles vai ficar uma ponta sobrando pq o módulo do sub é mono, mas.nao tem.problema, melhor passar a mais do que a menos. Dessa maneira vc vai ter um controle total do som pelo player, ou seja, se sentar alguém no banco de trás vc regula o ganho na hora.

 

Não vai muito na onda desses instaladores, me falaram a mesma coisa sobre o RCA, não sabem oq é palco sonoro, sem contar as funcionalidades que perde, veja o último parágrafo.

 

Então, sobre a regulagem é o seguinte, esse player ele já vem programado para dar a voltagem certa por volta do volume 50, inclusive, o ludness dele vai até este volume, ou seja, para a voltagem certa e funcionamento correto da função loudness vc tem que regular o volume máximo do equipamento, ou volume máximo que vc vai ouvir próximo do 50, nunca.mais do que isso.

 

O loudness é uma função para tornar os detalhes da música audíveis mesmo em volume baixo. Para isso o player faz o seguinte: quando em baixo volume as frequências.baixas e altas são amplificadas, ficando a equalização como se fosse uma parábola bem leve para cima. A medida que vai aumentando o som, a equalização vai ficando FLAT, ficando totalmente flat no volume 50 (no caso deste aparelho). Por questões próprias eu prefiro regular o máximo no volume 45, onde não force tanto o player e a equalização está praticamente FLAT, sem diferença nenhuma.

 

Por isso se regula o ganho do módulo por último. Depois se ficar alguma coisa pendente, pode fazer o ajuste no player pelo nível de auto falante, mas o principal já foi feito, um ajuste pequeno pra mais ou pra menos não tem tanta influência.

 

E outra, os 3 cabos RCA são extremamente importantes para Alinhamento de tempo e de Intensidade, se não tiver o ajuste individual por falante vc perde todas essas funções do seu player.

Quando vc regula o módulo lá atrás, tem q ficar de olho no led clip, que avisa quando o módulo está mandando distorção. No caso do kit 2 vias, a potência deles é bem.inferior, então se vc for dando ganho no módulo , quando o led clip acender eles já terão pulado fora da porta, kkkk, então vc vai da um pouco de ganho e ouve lá na frente se está tudo ok, vai fazendo até ficar do seu gosto (inicia com player próximo do volume 50 e ganho do módulo em zero) Editado por Joc@

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E aí, tudo certo? Já finalizou a montagem?

Eu estou só aguardando chegar o outro sub pra iniciar tudo. Desisti de continuar com as 6x9 (estão à venda inclusive), vou instalar um par de coaxiais Audiophonic nos suportes originais atrás.

 

Uma dúvida, o instalador disse que mesmo o aparelho (Pioneer Mvh-x588bt) tendo 3 pares de saida rca não seria necessário usar 3 cabos (na minha cabeça seria um para os SUBS, um para o kit duas vias e o terceiro para os coaxiais), procede isso? Sâo dois módulos (SD1600.1 e SD800.4).

 

Quanto ao ganho dos amplificadores, o correto não seria medir a saída de cada RCA e ajustar o que falta para os 6V do amplificador?

Troque de instalador!!! Que preguiça de passar 3 cabos rca!!!! Não deixe ele passar os cabos rca e energia nem remote juntos... Energia de um lado e rcas e speaker do outro...

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E aí, tudo certo? Já finalizou a montagem?

Eu estou só aguardando chegar o outro sub pra iniciar tudo. Desisti de continuar com as 6x9 (estão à venda inclusive), vou instalar um par de coaxiais Audiophonic nos suportes originais atrás.

 

Uma dúvida, o instalador disse que mesmo o aparelho (Pioneer Mvh-x588bt) tendo 3 pares de saida rca não seria necessário usar 3 cabos (na minha cabeça seria um para os SUBS, um para o kit duas vias e o terceiro para os coaxiais), procede isso? Sâo dois módulos (SD1600.1 e SD800.4).

 

Quanto ao ganho dos amplificadores, o correto não seria medir a saída de cada RCA e ajustar o que falta para os 6V do amplificador?

Troque de instalador!!! Que preguiça de passar 3 cabos rca!!!! Não deixe ele passar os cabos rca e energia nem remote juntos... Energia de um lado e rcas e speaker do outro...

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E aí beleza? Então, os falantes traseiros, para SQ eles ficam desligados, ou então, no máximo, cm a metade do volume, não sei nem se vale a pena ligar eles no módulo. O ideal é vc passar 3 pares de cabo RCA se for ligar todos no modulo, um deles vai ficar uma ponta sobrando pq o módulo do sub é mono, mas.nao tem.problema, melhor passar a mais do que a menos. Dessa maneira vc vai ter um controle total do som pelo player, ou seja, se sentar alguém no banco de trás vc regula o ganho na hora.

 

Não vai muito na onda desses instaladores, me falaram a mesma coisa sobre o RCA, não sabem oq é palco sonoro, sem contar as funcionalidades que perde, veja o último parágrafo.

 

Então, sobre a regulagem é o seguinte, esse player ele já vem programado para dar a voltagem certa por volta do volume 50, inclusive, o ludness dele vai até este volume, ou seja, para a voltagem certa e funcionamento correto da função loudness vc tem que regular o volume máximo do equipamento, ou volume máximo que vc vai ouvir próximo do 50, nunca.mais do que isso.

 

O loudness é uma função para tornar os detalhes da música audíveis mesmo em volume baixo. Para isso o player faz o seguinte: quando em baixo volume as frequências.baixas e altas são amplificadas, ficando a equalização como se fosse uma parábola bem leve para cima. A medida que vai aumentando o som, a equalização vai ficando FLAT, ficando totalmente flat no volume 50 (no caso deste aparelho). Por questões próprias eu prefiro regular o máximo no volume 45, onde não force tanto o player e a equalização está praticamente FLAT, sem diferença nenhuma.

 

Por isso se regula o ganho do módulo por último. Depois se ficar alguma coisa pendente, pode fazer o ajuste no player pelo nível de auto falante, mas o principal já foi feito, um ajuste pequeno pra mais ou pra menos não tem tanta influência.

 

E outra, os 3 cabos RCA são extremamente importantes para Alinhamento de tempo e de Intensidade, se não tiver o ajuste individual por falante vc perde todas essas funções do seu player.

Cara não é bem por ai o ganho serve pra casar a saida do amp com a do player, feito esse casamento ai sim ajusta ele como bem entender, o correto é player 4 volts ganho con 2 volts, a partir dai se quiser dar um tampinha no ganho ok mas tem que tomar cuidado com o volume, ajusta o volume onde será o limite de altura e ai faz os acertos de equalização e ganho...

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E aí beleza? Então, os falantes traseiros, para SQ eles ficam desligados, ou então, no máximo, cm a metade do volume, não sei nem se vale a pena ligar eles no módulo. O ideal é vc passar 3 pares de cabo RCA se for ligar todos no modulo, um deles vai ficar uma ponta sobrando pq o módulo do sub é mono, mas.nao tem.problema, melhor passar a mais do que a menos. Dessa maneira vc vai ter um controle total do som pelo player, ou seja, se sentar alguém no banco de trás vc regula o ganho na hora.

 

Não vai muito na onda desses instaladores, me falaram a mesma coisa sobre o RCA, não sabem oq é palco sonoro, sem contar as funcionalidades que perde, veja o último parágrafo.

 

Então, sobre a regulagem é o seguinte, esse player ele já vem programado para dar a voltagem certa por volta do volume 50, inclusive, o ludness dele vai até este volume, ou seja, para a voltagem certa e funcionamento correto da função loudness vc tem que regular o volume máximo do equipamento, ou volume máximo que vc vai ouvir próximo do 50, nunca.mais do que isso.

 

O loudness é uma função para tornar os detalhes da música audíveis mesmo em volume baixo. Para isso o player faz o seguinte: quando em baixo volume as frequências.baixas e altas são amplificadas, ficando a equalização como se fosse uma parábola bem leve para cima. A medida que vai aumentando o som, a equalização vai ficando FLAT, ficando totalmente flat no volume 50 (no caso deste aparelho). Por questões próprias eu prefiro regular o máximo no volume 45, onde não force tanto o player e a equalização está praticamente FLAT, sem diferença nenhuma.

 

Por isso se regula o ganho do módulo por último. Depois se ficar alguma coisa pendente, pode fazer o ajuste no player pelo nível de auto falante, mas o principal já foi feito, um ajuste pequeno pra mais ou pra menos não tem tanta influência.

 

E outra, os 3 cabos RCA são extremamente importantes para Alinhamento de tempo e de Intensidade, se não tiver o ajuste individual por falante vc perde todas essas funções do seu player.

Cara não é bem por ai o ganho serve pra casar a saida do amp com a do player, feito esse casamento ai sim ajusta ele como bem entender, o correto é player 4 volts ganho con 2 volts, a partir dai se quiser dar um tampinha no ganho ok mas tem que tomar cuidado com o volume, ajusta o volume onde será o limite de altura e ai faz os acertos de equalização e ganho...

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Instalação completa! Obrigado pela ajuda.

Resumo:

- Kit 2 vias (cs60d) + 6x9 (cs60d) + sd400.4d, um falante por canal (HPF 100hz 18db/8a);

- Subwoofer magnum 10" 800w + sd600.1d (Filtro subsônico 30hz, LPF 80hz 18db/8a)

 

Procedimentos para regulagem:

GANHO: coloquei o ganho do módulo no mínimo, aumentei o volume do player em 45 e fui aumentando o ganho do módulo até clipar, quando clipou eu voltei ao 42 onde quase não acende o clip, apenas alguns flashs rapido de milésimos de segundo, e memorizei o 42 como volume máximo.

FILTRO SUBSÔNICO: coloquei uma senóide de 30hz para tocar e ajustei o filtro onde senti que o volume começou a cair, tipo uns 5% de volume.

 

Basicamente gostei da qualidade do kit 2 vias bravox, porém ele NECESSITA de qualização, pois se deixar FLAT e bem estridente. Basicamente atenuei BASTANTE em 5khz, e razoavelmente em 8kz e 12,5khz, não ficou o melhor do mundo mas ficou muito bom, parecido com o Audiophonic 6.2 que tinha no carro anterior.

 

Mais uma vez agradecido pela atenção de todos.

Cara ta cortando o kit e sub muito alto!!!

Corta o kit com 60hz-70hz e o sub com 60hz, o slope ve como mais te agrada, vai ver como melhora ainda mais o som...

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Cara ta cortando o kit e sub muito alto!!!

Corta o kit com 60hz-70hz e o sub com 60hz, o slope ve como mais te agrada, vai ver como melhora ainda mais o som...

 

esse corte de 60 no sub, para quem pensa em SQ e sub mais voltados para isso faz sentido

Para alguns sub se cortar assim vc perde muito spl e nem todo kit vai descer bem até ai

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Troque de instalador!!! Que preguiça de passar 3 cabos rca!!!! Não deixe ele passar os cabos rca e energia nem remote juntos... Energia de um lado e rcas e speaker do outro...

 

Assim será feito! Valeu!

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esse corte de 60 no sub, para quem pensa em SQ e sub mais voltados para isso faz sentido

Para alguns sub se cortar assim vc perde muito spl e nem todo kit vai descer bem até ai

Eu sei disso mas esse kit toca bem com esse corte, e como o proprio dono do post disse, que parece que falta algo no mid e sobra no sub...

O som dele mesmo que não seja sq, deve estar sem equilibrio, ele falou sobre a estridencia no kit( realmente ele tem um tw estridente) mas ajuda a incomodar com o mid tocando a 100hz 18 db por 8, e o sub subindo tudo isso deve estar tocando seco e cobrindo uma faixa de frequência muito grande... Por isso sugeri baixar os cortes perde um pouco de spl, mas consegue ambientar melhor o som preencher melhor o carro...

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Cara não é bem por ai o ganho serve pra casar a saida do amp com a do player, feito esse casamento ai sim ajusta ele como bem entender, o correto é player 4 volts ganho con 2 volts, a partir dai se quiser dar um tampinha no ganho ok mas tem que tomar cuidado com o volume, ajusta o volume onde será o limite de altura e ai faz os acertos de equalização e ganho...

Acho que não heim. Vc ajusta o player pra mandar volume X, o ganho do módulo nao vai alterar a voltagem que chega do player, vai alterar a voltagem que sai do amplificador pro auto falante. Potência é voltagem, ou seja, quanto mais potente o módulo mais voltagem ele manda prós falantes, não tem nada a ver com player. Aí entra o led clip, para vc saber até onde vai a potência do módulo (não enviar distorção aos falantes).

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Eu sei disso mas esse kit toca bem com esse corte, e como o proprio dono do post disse, que parece que falta algo no mid e sobra no sub...

O som dele mesmo que não seja sq, deve estar sem equilibrio, ele falou sobre a estridencia no kit( realmente ele tem um tw estridente) mas ajuda a incomodar com o mid tocando a 100hz 18 db por 8, e o sub subindo tudo isso deve estar tocando seco e cobrindo uma faixa de frequência muito grande... Por isso sugeri baixar os cortes perde um pouco de spl, mas consegue ambientar melhor o som preencher melhor o carro...

 

Sim é por ai mesmo

Mas ele não chegou a comentar isso, e sim que até equalizou e atenuou bem o agudo e conseguiu um som melhor

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Acho que não heim. Vc ajusta o player pra mandar volume X, o ganho do módulo nao vai alterar a voltagem que chega do player, vai alterar a voltagem que sai do amplificador pro auto falante. Potência é voltagem, ou seja, quanto mais potente o módulo mais voltagem ele manda prós falantes, não tem nada a ver com player. Aí entra o led clip, para vc saber até onde vai a potência do módulo (não enviar distorção aos falantes).

 

Vc ta pensando mais ou menos certo

 

Só uma pequena confusão ai, no caso o player mandar um certa voltagem pro amplificador e esse por sua vez amplifica essa voltagem para enviar para os alto falantes

(semelhante um transformador)

O ganho funciona para vc tentar casar a voltagem que sai do player com a que o amp vai amplificar (quantas vezes vai ter que amplificar)

 

Mas do jeito que vc disse que faz, colocar o player num volume "máximo "e ir aumentando o ganho até começa a clipar, faz justamente isso

 

Vcs pensaram em chegar num mesmo fim só pensando de maneira diferente

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Acho que não heim. Vc ajusta o player pra mandar volume X, o ganho do módulo nao vai alterar a voltagem que chega do player, vai alterar a voltagem que sai do amplificador pro auto falante. Potência é voltagem, ou seja, quanto mais potente o módulo mais voltagem ele manda prós falantes, não tem nada a ver com player. Aí entra o led clip, para vc saber até onde vai a potência do módulo (não enviar distorção aos falantes).

Cara o "ganho do amplificador" serve pra ajustar a sensibilidade de entrada do amplificador e o player tudo tem a ver com esse ajuste... A voltagem de saida dele vai dizer o quanto vc tem que aumentar a voltagem de entrada... A potência do amplificador vai ser a mesma com o ganho zerado ou com 100%, o que muda é em que volume ela será entregue, ou seja ganho muito alto = potência total entregue mais cedo... Tem que ser gradativo, por isso acerta-se o ajuste de entrada depois dá volume e faz ajuste fino abrindo ou fechando o ganho conforme nescessidade, não é dificil ver a galera queimando falantes no acerto por excesso de ganho e muito volume... Outra coisa o loudness do aparelho deixa o sinal boomizado e em geral traz bastante distorção, o melhor é deixar ele desligado e acertar na equilização...

Mas cada um acerta como bem entende, eu faço dessa forma... E existem outras formas de fazer, mas no meu caso nenhum dos meus amps tem led clip então temho que tomar cuidado...

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  Por isso que tenho o monitor de led clip e o controle de ganho no painel, quando escuto com o volume baixo faço com que o grave fique mais presente e quando dou uma estraladas abaixo o ganho e tbm fico sempre de olho no clip.

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Cara o "ganho do amplificador" serve pra ajustar a sensibilidade de entrada do amplificador e o player tudo tem a ver com esse ajuste... A voltagem de saida dele vai dizer o quanto vc tem que aumentar a voltagem de entrada... A potência do amplificador vai ser a mesma com o ganho zerado ou com 100%, o que muda é em que volume ela será entregue, ou seja ganho muito alto = potência total entregue mais cedo... Tem que ser gradativo, por isso acerta-se o ajuste de entrada depois dá volume e faz ajuste fino abrindo ou fechando o ganho conforme nescessidade, não é dificil ver a galera queimando falantes no acerto por excesso de ganho e muito volume... Outra coisa o loudness do aparelho deixa o sinal boomizado e em geral traz bastante distorção, o melhor é deixar ele desligado e acertar na equilização...

Mas cada um acerta como bem entende, eu faço dessa forma... E existem outras formas de fazer, mas no meu caso nenhum dos meus amps tem led clip então temho que tomar cuidado...

 

Amigo, vc está enganado. Vamos começar do básico: todo sinal sonoro, que produz ou reproduz som som tem a voltagem CERTA para trabalhar, desde microfones, instrumentos musicais até player de carro.

 

PORQUE NÃO TRABALHAR COM VOLTAGEM MENOR: Porque TODO SOM CAPTA INTERFERÊNCIA, por exemplo: se vc tem um sinal feito para trabalhar com 2 volts, porém vc usa 1 volt, e tiver uma interferência de 0,1 volt, e precisa de um sinal de saida com 10 volts, vc vai amplificar o sinal 10 vezes, amplificando a interferência junto, que terá ao final 1 volt de inteferência. Porém se vc joga o sinal certo (2 volts) vc vai precisar amplificar este sinal 5 vezes, com interferência total de 0,5 volts, metade da interferência do que no primeiro caso. Este é um dos motivos de se trabalhar com a voltagem certa, o melhor som do mundo é o que possui zero interferência, que reproduz tudo com a maior fidelidade possível, mas como é IMPOSSÍVEL um som perfeito a partir de equipamentos eletrônicos, porque TUDO tem interferência, trabalha-se na voltagem exata que cada aparelho foi feita para trabalhar.

 

PORQUE NÃO TRABALHAR COM A VOLTAGEM MAIOR: Porque a voltagem maior vai mandar um sinal distorcido, pois o equipamento foi feito para trabalhar na voltagem X e não 2x.

 

O ganho do módulo não vai interferir EM NADA a voltagem de entrada, como o nome diz, a entrada somente RECEBE o sinal do player, o ganho do módulo amplifica a SAÍDA DO MÓUDLO, sinal que vai para o auto falante. Qual a voltagem certa de entrada? Cada equipamento eletrônico tem suas especificações, a regulagem começa NA FONTE do sinal, no início de tudo, e não NO FINAL. O módulo ele vai amplificar QUALQUER COISA QUE CHEGAR NELE, porém o sinal CERTO (para o aparelho em questão, o MVH X588BT), que é o início de tudo, a fonte que gera o sinal, é o mais próximo ao volume 50, mais do que isso está forçando o player (vai enviar distorção), muito abaixo disso vai der que compensar no ganho do módulo, fazendo o som PERDER QUALIDADE, pois vai amplificar muita coisa indesejada junto. Por isso se começa com o ganho do módulo no mínimo, e volume do player na regulagem CERTA, pois ele é a FONTE de sinal. Um som com a FONTE de sinal ruim, pode colocar o melhor amplificador do mundo, os melhores cabos do mundo, ele vai amplificar distorção.

 

Loudness: O loudness é um artifício para tornar o som audível em volumes baixos, ele não "bomba o sinal", ele amplifica as frequências baixas (grave) e as bem altas, SOMENTE EM VOLUME BAIXO, pois são ondas que tem dificuldade de se espalhar pelo ambiente e serem captadas pelo ouvido humano em volumes baixos. Portanto o loudness aumenta a QUALIDADE do som em volume baixo, e vai deixando a equalização FLAT a medida que vai chegando próximo do volume 50 (no caso do MVH X588BT). Portanto, no volume 40 o som já está praticamente FLAT, estando completamente FLAT  no volume 50, portanto é mentira quando dizem que o loudness atrapalha o som, ou piora o som, muitos dizem isso porque regulam tudo errado, ajustam o máximo do som para tocar no volume 25, onde o loudness ainda está completamente em ação, amplificando os super agudos e os graves onde eles já tem volume suficiente para serem captados de forma normal, fazendo essas frequências sobrarem, e consequentemente as frequências média faltam, QUALIDADE ZERO, pois o reforço deveria se somente para VOLUME BAIXO, onde essas ondas tem dificuldades de se locomoverem e serem captadas pelo ouvido humano.

 

A grande maioria dos módulos compatíveis com sinal de entrada de 0,5v até 8v, porém isso pouco importa, o que importa é o PLAYER (a fonte de tudo) mandar o sinal na voltagem CERTA (a máxima possível sem distorção, sem forçar o aparelho, no caso do MVH X588BT próximo ao 50), pois o ganho do módulo vai amplificar QUALQUER COISA que chegar até ele.

Editado por Joc@

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Amigo, vc está enganado. Vamos começar do básico: todo sinal sonoro, que produz ou reproduz som som tem a voltagem CERTA para trabalhar, desde microfones, instrumentos musicais até player de carro.

 

PORQUE NÃO TRABALHAR COM VOLTAGEM MENOR: Porque TODO SOM CAPTA INTERFERÊNCIA, por exemplo: se vc tem um sinal feito para trabalhar com 2 volts, porém vc usa 1 volt, e tiver uma interferência de 0,1 volt, e precisa de um sinal de saida com 10 volts, vc vai amplificar o sinal 10 vezes, amplificando a interferência junto, que terá ao final 1 volt de inteferência. Porém se vc joga o sinal certo (2 volts) vc vai precisar amplificar este sinal 5 vezes, com interferência total de 0,5 volts, metade da interferência do que no primeiro caso. Este é um dos motivos de se trabalhar com a voltagem certa, o melhor som do mundo é o que possui zero interferência, que reproduz tudo com a maior fidelidade possível, mas como é IMPOSSÍVEL um som perfeito a partir de equipamentos eletrônicos, porque TUDO tem interferência, trabalha-se na voltagem exata que cada aparelho foi feita para trabalhar.

 

PORQUE NÃO TRABALHAR COM A VOLTAGEM MAIOR: Porque a voltagem maior vai mandar um sinal distorcido, pois o equipamento foi feito para trabalhar na voltagem X e não 2x.

 

O ganho do módulo não vai interferir EM NADA a voltagem de entrada, como o nome diz, a entrada somente RECEBE o sinal do player, o ganho do módulo amplifica a SAÍDA DO MÓUDLO, sinal que vai para o auto falante. Qual a voltagem certa de entrada? Cada equipamento eletrônico tem suas especificações, a regulagem começa NA FONTE do sinal, no início de tudo, e não NO FINAL. O módulo ele vai amplificar QUALQUER COISA QUE CHEGAR NELE, porém o sinal CERTO (para o aparelho em questão, o MVH X588BT), que é o início de tudo, a fonte que gera o sinal, é o mais próximo ao volume 50, mais do que isso está forçando o player (vai enviar distorção), muito abaixo disso vai der que compensar no ganho do módulo, fazendo o som PERDER QUALIDADE, pois vai amplificar muita coisa indesejada junto. Por isso se começa com o ganho do módulo no mínimo, e volume do player na regulagem CERTA, pois ele é a FONTE de sinal. Um som com a FONTE de sinal ruim, pode colocar o melhor amplificador do mundo, os melhores cabos do mundo, ele vai amplificar distorção.

 

Loudness: O loudness é um artifício para tornar o som audível em volumes baixos, ele não "bomba o sinal", ele amplifica as frequências baixas (grave) e as bem altas, SOMENTE EM VOLUME BAIXO, pois são ondas que tem dificuldade de se espalhar pelo ambiente e serem captadas pelo ouvido humano em volumes baixos. Portanto o loudness aumenta a QUALIDADE do som em volume baixo, e vai deixando a equalização FLAT a medida que vai chegando próximo do volume 50 (no caso do MVH X588BT). Portanto, no volume 40 o som já está praticamente FLAT, estando completamente FLAT  no volume 50, portanto é mentira quando dizem que o loudness atrapalha o som, ou piora o som, muitos dizem isso porque regulam tudo errado, ajustam o máximo do som para tocar no volume 25, onde o loudness ainda está completamente em ação, amplificando os super agudos e os graves onde eles já tem volume suficiente para serem captados de forma normal, fazendo essas frequências sobrarem, e consequentemente as frequências média faltam, QUALIDADE ZERO, pois o reforço deveria se somente para VOLUME BAIXO, onde essas ondas tem dificuldades de se locomoverem e serem captadas pelo ouvido humano.

 

A grande maioria dos módulos compatíveis com sinal de entrada de 0,5v até 8v, porém isso pouco importa, o que importa é o PLAYER (a fonte de tudo) mandar o sinal na voltagem CERTA (a máxima possível sem distorção, sem forçar o aparelho, no caso do MVH X588BT), pois o ganho do módulo vai amplificar QUALQUER COISA que chegar até ele.

 

Retirado do manual Soundigital sd800.1:

"Após a finalização das conexões elétricas, conecte
o negativo da bateria, e antes de acionar o sistema
de áudio, certifique-se que o ajuste de ganho esta
no mínimo.
• Para ajuste do ganho, posicione o volume da
unidade principal em 70% (PLAYER) do volume total,
reproduzindo um programa musical da sua
preferência aumente gradativamente o ganho até
que o led “CLIP“ pisque. Retorne até a posição
onde este para de piscar
 
Obviamente que, quando o módulo for muito mais potente que o falante, vc não vai dar ganho até o led clip, o ganho vai ser no ouvido, aumenta um pouco, vai dentro do carro e escuta, mais um pouco, volta dentro do carro e escuta, até sentir o auto falante distorcer, mas acho que não precisa chegar a este ponto, basta chegar onde ainda tem qualidade e não gritaria.
 
Tem MUITO especialista regulando som de forma errada, somando voltagem para completar 6 volts, nada a ver. Por isso não confio em ninguém, abraço.
Editado por Joc@

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Amigo, vc está enganado. Vamos começar do básico: todo sinal sonoro, que produz ou reproduz som som tem a voltagem CERTA para trabalhar, desde microfones, instrumentos musicais até player de carro.

 

PORQUE NÃO TRABALHAR COM VOLTAGEM MENOR: Porque TODO SOM CAPTA INTERFERÊNCIA, por exemplo: se vc tem um sinal feito para trabalhar com 2 volts, porém vc usa 1 volt, e tiver uma interferência de 0,1 volt, e precisa de um sinal de saida com 10 volts, vc vai amplificar o sinal 10 vezes, amplificando a interferência junto, que terá ao final 1 volt de inteferência. Porém se vc joga o sinal certo (2 volts) vc vai precisar amplificar este sinal 5 vezes, com interferência total de 0,5 volts, metade da interferência do que no primeiro caso. Este é um dos motivos de se trabalhar com a voltagem certa, o melhor som do mundo é o que possui zero interferência, que reproduz tudo com a maior fidelidade possível, mas como é IMPOSSÍVEL um som perfeito a partir de equipamentos eletrônicos, porque TUDO tem interferência, trabalha-se na voltagem exata que cada aparelho foi feita para trabalhar.

 

PORQUE NÃO TRABALHAR COM A VOLTAGEM MAIOR: Porque a voltagem maior vai mandar um sinal distorcido, pois o equipamento foi feito para trabalhar na voltagem X e não 2x.

 

O ganho do módulo não vai interferir EM NADA a voltagem de entrada, como o nome diz, a entrada somente RECEBE o sinal do player, o ganho do módulo amplifica a SAÍDA DO MÓUDLO, sinal que vai para o auto falante. Qual a voltagem certa de entrada? Cada equipamento eletrônico tem suas especificações, a regulagem começa NA FONTE do sinal, no início de tudo, e não NO FINAL. O módulo ele vai amplificar QUALQUER COISA QUE CHEGAR NELE, porém o sinal CERTO (para o aparelho em questão, o MVH X588BT), que é o início de tudo, a fonte que gera o sinal, é o mais próximo ao volume 50, mais do que isso está forçando o player (vai enviar distorção), muito abaixo disso vai der que compensar no ganho do módulo, fazendo o som PERDER QUALIDADE, pois vai amplificar muita coisa indesejada junto. Por isso se começa com o ganho do módulo no mínimo, e volume do player na regulagem CERTA, pois ele é a FONTE de sinal. Um som com a FONTE de sinal ruim, pode colocar o melhor amplificador do mundo, os melhores cabos do mundo, ele vai amplificar distorção.

 

Loudness: O loudness é um artifício para tornar o som audível em volumes baixos, ele não "bomba o sinal", ele amplifica as frequências baixas (grave) e as bem altas, SOMENTE EM VOLUME BAIXO, pois são ondas que tem dificuldade de se espalhar pelo ambiente e serem captadas pelo ouvido humano em volumes baixos. Portanto o loudness aumenta a QUALIDADE do som em volume baixo, e vai deixando a equalização FLAT a medida que vai chegando próximo do volume 50 (no caso do MVH X588BT). Portanto, no volume 40 o som já está praticamente FLAT, estando completamente FLAT no volume 50, portanto é mentira quando dizem que o loudness atrapalha o som, ou piora o som, muitos dizem isso porque regulam tudo errado, ajustam o máximo do som para tocar no volume 25, onde o loudness ainda está completamente em ação, amplificando os super agudos e os graves onde eles já tem volume suficiente para serem captados de forma normal, fazendo essas frequências sobrarem, e consequentemente as frequências média faltam, QUALIDADE ZERO, pois o reforço deveria se somente para VOLUME BAIXO, onde essas ondas tem dificuldades de se locomoverem e serem captadas pelo ouvido humano.

 

A grande maioria dos módulos compatíveis com sinal de entrada de 0,5v até 8v, porém isso pouco importa, o que importa é o PLAYER (a fonte de tudo) mandar o sinal na voltagem CERTA (a máxima possível sem distorção, sem forçar o aparelho, no caso do MVH X588BT próximo ao 50), pois o ganho do módulo vai amplificar QUALQUER COISA que chegar até ele.

Eu nem ia responder, ia sugerir vc procurar no google ou youtube por "ajuste de ganho", mas vamos lá, como vc mesmo disse cada aparelho tem a voltagem certa pra trabalhar, player manda 4v e amp trabalha em 6v, então temos uma diferença de 2v que é ajustada no ganho do amp...

E cara o ganho atua exatamente na entrada do amp...

O que não pode é entender o ganho como volume do amp... E se tiver qualquer tipo de ruido não é subindo o ganho que vai eliminar ele!

E uma reprodução fiel a gravação depende de muitos outros fatores além de voltagem e interferencia...

E o ajuste fino de ganho pode ser que se sobresaia um pouco do casamento, tudo depende do que se busca, e distorção quando está audivel os falantes já estão recebendo onda quadrada há muito tempo...

Quanto ao loudnees, como vc diz que ele só serve pra dar um punch em baixo volume e que aumentando ele vai diminuindo, sugiro que faça um teste ligue ele e aumente o volume até onde julga ser o maximo e quando atingir o volume desligue o loudnees e veja o que acontece... Segundo vc seu player tem que continuar na mesma e não perder intensidade do som... O que acredito que não vá acontecer( a não ser que esse pioneer em questão seja diferente dos outros)...

E quando afirma que o loudnees nada interfere no som, sugiro que pesquise um pouco mais sobre o assunto( principalmente em som sq)

Como eu disse existem diversas formas de acertar ganho e regular um sistema...

Mas com seu proprio relato vc teve que atenuar bem seu kit em 5khz 8khz e 12,5khz pois estava muito estridente usando 50rms da sd 400.4, na minha opnião isso é reflexo de ganho alto com loudness ligado... Estava usando os mesmos tweeters até pouco tempo atras com o mesmo modulo, e apesar de serem estridentes os meus estavam bem domados e bons para ouvir com volume alto...

São detalhes que fazem um set tocar, ou tocar muito...

 

 

 

 

Amigo, vc está enganado. Vamos começar do básico: todo sinal sonoro, que produz ou reproduz som som tem a voltagem CERTA para trabalhar, desde microfones, instrumentos musicais até player de carro.

 

PORQUE NÃO TRABALHAR COM VOLTAGEM MENOR: Porque TODO SOM CAPTA INTERFERÊNCIA, por exemplo: se vc tem um sinal feito para trabalhar com 2 volts, porém vc usa 1 volt, e tiver uma interferência de 0,1 volt, e precisa de um sinal de saida com 10 volts, vc vai amplificar o sinal 10 vezes, amplificando a interferência junto, que terá ao final 1 volt de inteferência. Porém se vc joga o sinal certo (2 volts) vc vai precisar amplificar este sinal 5 vezes, com interferência total de 0,5 volts, metade da interferência do que no primeiro caso. Este é um dos motivos de se trabalhar com a voltagem certa, o melhor som do mundo é o que possui zero interferência, que reproduz tudo com a maior fidelidade possível, mas como é IMPOSSÍVEL um som perfeito a partir de equipamentos eletrônicos, porque TUDO tem interferência, trabalha-se na voltagem exata que cada aparelho foi feita para trabalhar.

 

PORQUE NÃO TRABALHAR COM A VOLTAGEM MAIOR: Porque a voltagem maior vai mandar um sinal distorcido, pois o equipamento foi feito para trabalhar na voltagem X e não 2x.

 

O ganho do módulo não vai interferir EM NADA a voltagem de entrada, como o nome diz, a entrada somente RECEBE o sinal do player, o ganho do módulo amplifica a SAÍDA DO MÓUDLO, sinal que vai para o auto falante. Qual a voltagem certa de entrada? Cada equipamento eletrônico tem suas especificações, a regulagem começa NA FONTE do sinal, no início de tudo, e não NO FINAL. O módulo ele vai amplificar QUALQUER COISA QUE CHEGAR NELE, porém o sinal CERTO (para o aparelho em questão, o MVH X588BT), que é o início de tudo, a fonte que gera o sinal, é o mais próximo ao volume 50, mais do que isso está forçando o player (vai enviar distorção), muito abaixo disso vai der que compensar no ganho do módulo, fazendo o som PERDER QUALIDADE, pois vai amplificar muita coisa indesejada junto. Por isso se começa com o ganho do módulo no mínimo, e volume do player na regulagem CERTA, pois ele é a FONTE de sinal. Um som com a FONTE de sinal ruim, pode colocar o melhor amplificador do mundo, os melhores cabos do mundo, ele vai amplificar distorção.

 

Loudness: O loudness é um artifício para tornar o som audível em volumes baixos, ele não "bomba o sinal", ele amplifica as frequências baixas (grave) e as bem altas, SOMENTE EM VOLUME BAIXO, pois são ondas que tem dificuldade de se espalhar pelo ambiente e serem captadas pelo ouvido humano em volumes baixos. Portanto o loudness aumenta a QUALIDADE do som em volume baixo, e vai deixando a equalização FLAT a medida que vai chegando próximo do volume 50 (no caso do MVH X588BT). Portanto, no volume 40 o som já está praticamente FLAT, estando completamente FLAT no volume 50, portanto é mentira quando dizem que o loudness atrapalha o som, ou piora o som, muitos dizem isso porque regulam tudo errado, ajustam o máximo do som para tocar no volume 25, onde o loudness ainda está completamente em ação, amplificando os super agudos e os graves onde eles já tem volume suficiente para serem captados de forma normal, fazendo essas frequências sobrarem, e consequentemente as frequências média faltam, QUALIDADE ZERO, pois o reforço deveria se somente para VOLUME BAIXO, onde essas ondas tem dificuldades de se locomoverem e serem captadas pelo ouvido humano.

 

A grande maioria dos módulos compatíveis com sinal de entrada de 0,5v até 8v, porém isso pouco importa, o que importa é o PLAYER (a fonte de tudo) mandar o sinal na voltagem CERTA (a máxima possível sem distorção, sem forçar o aparelho, no caso do MVH X588BT próximo ao 50), pois o ganho do módulo vai amplificar QUALQUER COISA que chegar até ele.

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Eu nem ia responder, ia sugerir vc procurar no google ou youtube por "ajuste de ganho", mas vamos lá, como vc mesmo disse cada aparelho tem a voltagem certa pra trabalhar, player manda 4v e amp trabalha em 6v, então temos uma diferença de 2v que é ajustada no ganho do amp...

E cara o ganho atua exatamente na entrada do amp...

O que não pode é entender o ganho como volume do amp... E se tiver qualquer tipo de ruido não é subindo o ganho que vai eliminar ele!

E uma reprodução fiel a gravação depende de muitos outros fatores além de voltagem e interferencia...

E o ajuste fino de ganho pode ser que se sobresaia um pouco do casamento, tudo depende do que se busca, e distorção quando está audivel os falantes já estão recebendo onda quadrada há muito tempo...

Quanto ao loudnees, como vc diz que ele só serve pra dar um punch em baixo volume e que aumentando ele vai diminuindo, sugiro que faça um teste ligue ele e aumente o volume até onde julga ser o maximo e quando atingir o volume desligue o loudnees e veja o que acontece... Segundo vc seu player tem que continuar na mesma e não perder intensidade do som... O que acredito que não vá acontecer( a não ser que esse pioneer em questão seja diferente dos outros)...

E quando afirma que o loudnees nada interfere no som, sugiro que pesquise um pouco mais sobre o assunto( principalmente em som sq)

Como eu disse existem diversas formas de acertar ganho e regular um sistema...

Mas com seu proprio relato vc teve que atenuar bem seu kit em 5khz 8khz e 12,5khz pois estava muito estridente usando 50rms da sd 400.4, na minha opnião isso é reflexo de ganho alto com loudness ligado... Estava usando os mesmos tweeters até pouco tempo atras com o mesmo modulo, e apesar de serem estridentes os meus estavam bem domados e bons para ouvir com volume alto...

São detalhes que fazem um set tocar, ou tocar muito...

 

 

 

 

"distorção quando está audivel os falantes já estão recebendo onda quadrada há muito tempo..."

 

Quis dizer distorção mecânica, me desculpe. Por isso disse somente se o módulo for muito mais potente. A continha de 2/3 para uma saida rca 2v vai queimar os falantes de qualquer jeito se o modulo for forte demais para os falantes, isso pra mim isso foi muito mal inventado, posso estar ficando louco mas isso não entra na minha cabeça. O meu módulo mesmo está clipando com menos da metade, jogando toda potencia para o subwoofer, mesmo o RCA sendo de 2v. Realmente eu retirei o Loudness no volume 45 (o máximo) e deu uma diferença bem sutil, mas sutil mesmo, que pode ser regulada facilmente, mas quando se retira o loudness em volume baixo, dá pra perceber claramente a grande diferença.

 

VEJA O VÍDEO ABAIXO, vale a pena ver tudo, mas o principal está a partir de 7:45.

 

Eu sempre tive muita raiva do loudness, sempre dizia "esse negocio acaba com a qualidade", até realmente entender como funciona, e entender como regular. Depois de muitos testes, é impossível ficar sem usar, é uma função espetacular que equaliza automaticamente o som para o ouvido humano de acordo com o volume, isso é demais. Sem ele o volume quando baixo fica morto, e estridente quando alto, com o loudness o ajuste fica muito mais fino para qualquer volume, sem ele vc vai ter que escolher um volume para ficar bom, e o restante "bais ou benoossss", ou seja, só faz sentino não usar o loudness pra quem reproduz o som sempre no mesmo volume, o que eu acho impossível para o ambiente automotivo.

 

Equaliza com o som no máximo, loudness ligado no médio (ou se preferir, no baixo), não tem mais como voltar atrás depois de descobrir isso.

Editado por Joc@

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"distorção quando está audivel os falantes já estão recebendo onda quadrada há muito tempo..."

 

Quis dizer distorção mecânica, me desculpe. Por isso disse somente se o módulo for muito mais potente. A continha de 2/3 para uma saida rca 2v vai queimar os falantes de qualquer jeito se o modulo for forte demais para os falantes, isso pra mim isso foi muito mal inventado, posso estar ficando louco mas isso não entra na minha cabeça. O meu módulo mesmo está clipando com menos da metade, jogando toda potencia para o subwoofer, mesmo o RCA sendo de 2v. Realmente eu retirei o Loudness no volume 45 (o máximo) e deu uma diferença bem sutil, mas sutil mesmo, que pode ser regulada facilmente, mas quando se retira o loudness em volume baixo, dá pra perceber claramente a grande diferença.

 

VEJA O VÍDEO ABAIXO, vale a pena ver tudo, mas o principal está a partir de 7:45.

https://youtu.be/VXsGFbvioJs

 

Eu sempre tive muita raiva do loudness, sempre dizia "esse negocio acaba com a qualidade", até realmente entender como funciona, e entender como regular. Depois de muitos testes, é impossível ficar sem usar, é uma função espetacular que equaliza automaticamente o som para o ouvido humano de acordo com o volume, isso é demais. Sem ele o volume quando baixo fica morto, e estridente quando alto, com o loudness o ajuste fica muito mais fino para qualquer volume, sem ele vc vai ter que escolher um volume para ficar bom, e o restante "bais ou benoossss", ou seja, só faz sentino não usar o loudness pra quem reproduz o som sempre no mesmo volume, o que eu acho impossível para o ambiente automotivo.

 

Equaliza com o som no máximo, loudness ligado no médio (ou se preferir, no baixo), não tem mais como voltar atrás depois de descobrir isso.

https://youtu.be/1ioy3fUjtiQ

 

Agora sobre o loudness, eu desconhecia essa funcionalidade dos pioneers...

O problema do loudness seja em baixo ou alto volume é que ele altera a equalização e cria um vale imenso no som, mesmo que vá tirando conforme o volume sobe..

Perceba pela equalização do seus kits, quando vc atenua uma faixa de frequencia ela é atenuada em qualquer volume, o corte alto que está usando com slope de 18db por si só não deixa o mid descer, quando seu set esta em volume baixo, por conta da atenuação e corte, vc tem pouco médio grave e agudo atenuado reproduzido pelo kit, ai vc entra com o loudness pra subir essas frequencias... Não estou falando que ele não pode ser utilizado, o que estou falando é que não é recomendado... Talves se sua equalização tivesse sido feita sem ele em baixo volume ele teria um pouco mais de punch e em volume alto o clip viria mais tarde, nas altas pra domar o tweeter, pode se mudar o posicionamento dele, atenuar no proprio crossover em alguns casos, etc...

Legal o video, em teoria funciona bacana, mas e aos ouvidos que é o mais importante como soa?

 

https://youtu.be/JA5Y9dTV8k4

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Essa "equalização dinâmica" que o loudness faz, tem seus porém

 

Primeiro que ela diminui em volume alto e muitos instalam sem fazer essa regulagem com o player no volume máximo

(a história do ganho ai, e poucos conseguem entender isso, acha que o som mais forte tem que tocar no máximo com volume baixo)

 

Outra problema é que para quem quer um som mais flat, algo mais SQ. Para esses o som só vai ficar flat em volume alto?
Eu por exemplo gosto de agudo baixo e mais medio, ligando o loud não vou conseguir deixar o som de jeito que gosto, pq ele da um ganho nos agudo

e em volume mais baixo ele vai sempre ter esse ganho maior nessa frequência

 

Mas em outros casos funciona bem sim

No som em casa, uso com loud para compensar isso mesmo, para ter um grave mais presente ouvindo o som bem ambiente (kit 2 vias sem sub) ou só mudo no equalizador, mas no carro não curto, até pq já tenho um bom tw e sub presente, preciso muitas vezes e da uma controlada neles

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https://youtu.be/1ioy3fUjtiQ

 

Agora sobre o loudness, eu desconhecia essa funcionalidade dos pioneers...

O problema do loudness seja em baixo ou alto volume é que ele altera a equalização e cria um vale imenso no som, mesmo que vá tirando conforme o volume sobe..

Perceba pela equalização do seus kits, quando vc atenua uma faixa de frequencia ela é atenuada em qualquer volume, o corte alto que está usando com slope de 18db por si só não deixa o mid descer, quando seu set esta em volume baixo, por conta da atenuação e corte, vc tem pouco médio grave e agudo atenuado reproduzido pelo kit, ai vc entra com o loudness pra subir essas frequencias... Não estou falando que ele não pode ser utilizado, o que estou falando é que não é recomendado... Talves se sua equalização tivesse sido feita sem ele em baixo volume ele teria um pouco mais de punch e em volume alto o clip viria mais tarde, nas altas pra domar o tweeter, pode se mudar o posicionamento dele, atenuar no proprio crossover em alguns casos, etc...

Legal o video, em teoria funciona bacana, mas e aos ouvidos que é o mais importante como soa?

 

https://youtu.be/JA5Y9dTV8k4

Oi amigo, acho que vc não entendeu. O loudness foi criado para compensar o déficit natural do ouvido ouvido humano. Nós humanos não captamos o agudo e o grave em volume baixo, mas em alto captamos muito. O loudness faz com que vc escute (ou perceba) todas as frequencias em qualquer volume de forma correta. Sem o loudness tem que escolher um volume para equalizar, se for feito em volume baixo, depois de equalizado, se aumentar o volume mais do que aquilo, vai ficando estridente, não pelo som, mas pelo ouvido humano que capta o agudo em volume alto mas não capta ele em volume baixo. Da mesma forma que se a equalização,, sem o loudness, for feita com volume alto, com volume baixo fica médio puro, sem grave e sem agudo, só médio (não por causa do som, mas por causa do ouvido humano).

 

Pega seu som e faz o teste, faz uma nova regulagem com o loudness, equalize as frequencias no volume maximo, feito isso vai sentir que a audição de frequencias é perfeita em todos os volumes, pode abaixar que se ouve tudo perfeitamente, sem faltas e sem sobras. Impossível não usar depois de regular corretamente, é uma função que compensa a automaticamente o déficit da natureza do ouvido humano em baixo som.

 

SE O LOUDNESS É TAO BOM, PQ NAO SE USA EM SOM AO VIVO? Simples, pq em som ao vivo como shows, palestras e etc, o volume é sempre o mesmo, diferente do carro que um dia ouvimos no volume 10 e no outro no volume 50.

 

Faz o teste que vc vai ver. Faz todo o sentido, ninguém odiava o loudness mais do que eu. É por essas e outras que eu não confio mais em "especialista" nenhum, principalmente os que dizem "eu já trabalho com isso a X anos pode ficar tranquilo". 99% nem são nem técnicos de sonorização.

Editado por Joc@

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Oi amigo, acho que vc não entendeu. O loudness foi criado para compensar o déficit natural do ouvido ouvido humano. Nós humanos não captamos o agudo e o grave em volume baixo, mas em alto captamos muito. O loudness faz com que vc escute (ou perceba) todas as frequencias em qualquer volume de forma correta. Sem o loudness tem que escolher um volume para equalizar, se for feito em volume baixo, depois de equalizado, se aumentar o volume mais do que aquilo, vai ficando estridente, não pelo som, mas pelo ouvido humano que capta o agudo em volume alto mas não capta ele em volume baixo. Da mesma forma que se a equalização,, sem o loudness, for feita com volume alto, com volume baixo fica médio puro, sem grave e sem agudo, só médio (não por causa do som, mas por causa do ouvido humano).

 

Pega seu som e faz o teste, faz uma nova regulagem com o loudness, equalize as frequencias no volume maximo, feito isso vai sentir que a audição de frequencias é perfeita em todos os volumes, pode abaixar que se ouve tudo perfeitamente, sem faltas e sem sobras. Impossível não usar depois de regular corretamente, é uma função que compensa a automaticamente o déficit da natureza do ouvido humano em baixo som.

 

SE O LOUDNESS É TAO BOM, PQ NAO SE USA EM SOM AO VIVO? Simples, pq em som ao vivo como shows, palestras e etc, o volume é sempre o mesmo, diferente do carro que um dia ouvimos no volume 10 e no outro no volume 50.

 

Faz o teste que vc vai ver. Faz todo o sentido, ninguém odiava o loudness mais do que eu. É por essas e outras que eu não confio mais em "especialista" nenhum, principalmente os que dizem "eu já trabalho com isso a X anos pode ficar tranquilo". 99% nem são nem técnicos de sonorização.

Já fiz esse teste, no meu player kenwood ele tem um recurso o supreme sound que funciona como o loudness e o resultado não me agradou, apesar de um bom recurso, ficou um som artificial, com coloração e um pouco de sibilancia, principalmente quando aumentado o volume do player e me passou a impressão de que o cantor tem uma lata de leite ninho na frente da boca e ele canta dentro dela...

Mas como disse certa vez o Renan Lopez, o audio se torna subjetivo ao entrar nos ouvidos, o que é bom pra uns pode ser ruim pra outros... E dito isso o acerto de qualquer sistema principalmente automotivo onde o ambiente não é dos melhores, acaba por depender muito de gosto pessoal... Temos um norte baseado em experiências de tentativa e erro nossos e de usuários do forum pra tomar como ponto de partida, e a partir dai as preferências falam mais alto.

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