Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Fernando Perilo

Fio paralelo

Recommended Posts

Galera, qual a indicação de vocês para cabos paralelos?

 

Tenho um duas vias e um coaxial morel máximo junto com JL 10w0v3-4, tô querendo um fio paralelo bom, mas não encontro em ML.... Quais vocês indicariam?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tiaflex.

 

Pode ser o paralelo normal, que já é excelente. O Hi Definition, que tem mais filamentos, que você encontra na R2 Audio.

 

 

 

E o Tiaflex paralelo normal, sabe algum site que venda? Já procurei na minha cidade mas nem conhecem a marca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E o Tiaflex paralelo normal, sabe algum site que venda? Já procurei na minha cidade mas nem conhecem a marca.

Caramba! Tiaflex é uma marca tradicional e que existe há décadas.

Uso e recomendo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E o Tiaflex paralelo normal, sabe algum site que venda? Já procurei na minha cidade mas nem conhecem a marca.

cirilocabos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usei os Tiaflex Hi-definition no meu set e gostei bastante, recomendo eles. Na R2 Audio tem, preço bom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parceiro tô usando residencial de 4 mm flexivel da sil no meu carro, tô gostando bastante... Deu um puta trampo pra passar mas ficou show de bola...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que define a bitola da fiação a ser usado? Creio que seja pela potência aplicado, seria isso?

Existe alguma “regra” ou cálculo?

 

Vi que existem cabos de todos os preços, uns beirando até a insanidade (principalmente para HT), e tenho a seguinte dúvida: no meu caso, um SD800.4 tocando o Focal PS165 em 1 canal para cada lado (110w), o que seria melhor, um bom speaker de 1,5mm ou um mediano de 2,5mm?

 

Se alguém tiver algum tópico ou artigo que fale mais sobre isso seria interessante ler.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que define a bitola da fiação a ser usado? Creio que seja pela potência aplicado, seria isso?

Existe alguma “regra” ou cálculo?

 

Vi que existem cabos de todos os preços, uns beirando até a insanidade (principalmente para HT), e tenho a seguinte dúvida: no meu caso, um SD800.4 tocando o Focal PS165 em 1 canal para cada lado (110w), o que seria melhor, um bom speaker de 1,5mm ou um mediano de 2,5mm?

 

Se alguém tiver algum tópico ou artigo que fale mais sobre isso seria interessante ler.

Cara no geral a bitola se dá pela potencia e distancia, em via de regra para energia por exemplo quanto maior a distância, maior a bitola...

No caso dos cabos speaker um cabo mais grosso teoricamente conduziria melhor o sinal, porém tudo vai depender da construção do cabo, do tratamento e composição do condutor...

Indiferente da marca ou modelo procure cabos de puro cobre, com bitola entre 1.5mm que é o que pede a sd até 4mm qie é o que cabe na sd kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara no geral a bitola se dá pela potencia e distancia, em via de regra para energia por exemplo quanto maior a distância, maior a bitola...

No caso dos cabos speaker um cabo mais grosso teoricamente conduziria melhor o sinal, porém tudo vai depender da construção do cabo, do tratamento e composição do condutor...

Indiferente da marca ou modelo procure cabos de puro cobre, com bitola entre 1.5mm que é o que pede a sd até 4mm qie é o que cabe na sd kkkkk

Explicou bem. Mas tem que se levar em conta também a resistência elétrica, que aumenta conforme a bitola aumenta também, o que pode acarretar em perdas. Portanto, o melhor é sempre utilizar a bitola mais adequada para cada projeto. Se for muito fina, esquenta e tem perda, muito grossa, tem muita resistência e tem perda.

Existe uma tabela para você verificar a bitola dos cabos, do próprio autosom.net, segue link:

http://autosom.net/artigos/tab1.htm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que define a bitola da fiação a ser usado? Creio que seja pela potência aplicado, seria isso?

Existe alguma “regra” ou cálculo?

 

Vi que existem cabos de todos os preços, uns beirando até a insanidade (principalmente para HT), e tenho a seguinte dúvida: no meu caso, um SD800.4 tocando o Focal PS165 em 1 canal para cada lado (110w), o que seria melhor, um bom speaker de 1,5mm ou um mediano de 2,5mm?

 

Se alguém tiver algum tópico ou artigo que fale mais sobre isso seria interessante ler.

Tomei a liberdade de verificar na tabela para você. E cheguei a conclusão:

 

Paralelo do módulo para crossover (se utilizar o passivo): 1.5mm²

Do Crossover para o Woofer: 1.5mm²

Do Crossover para o tweeter: 1.0mm²

 

Por questão de comodidade pode utilizar o de 1.5 para o tweeter também sem problema. O Tiaflez Hi-definition de 1.5mm² tem um preço bom pela qualidade.

 

PS: 1.5mm² = 16AWG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então vou usar meu caso como exemplo tendo base na tabela, meus kit tem 80 rms e são 4ohms, 5a de corrente, meu cross e amp ficam no porta malas e uso fio de 4mm...

Do cross pro amp tenho perda de 0.5% está a menos de 30cm, do cross pro mid e pro tw tem uns 5mts de cabo tenho 1%...

Se tivesse usando 1.5mm seriam 1% de perda do amp pro cross e 3% do cross pro mid e tw...

Dimensionei os cabos do meu sistema baseado no meu relato do outro post até pq não tenho embasamento técnico para tal kkkk e acho que não errei kkkkk, optei pelos cabos residenciais pelo menor custo e por te-los sobrando aqui em casa (tinha 2 rolos dando bobeira e resolvi testar) os cabos de energia utilizei a tabela pra dimensionar, uso do cofre pra bateria extra em baixo do banco do motorista 21mm residencial, e da bateria extra pro distribuidor na mala 21mm, depois 21mm pro amp mono e 10mm pra sd 400.4 evo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Explicou bem. Mas tem que se levar em conta também a resistência elétrica, que aumenta conforme a bitola aumenta também, o que pode acarretar em perdas. Portanto, o melhor é sempre utilizar a bitola mais adequada para cada projeto. Se for muito fina, esquenta e tem perda, muito grossa, tem muita resistência e tem perda.

Existe uma tabela para você verificar a bitola dos cabos, do próprio autosom.net, segue link:

http://autosom.net/artigos/tab1.htm

É ao contrário amigo. A resistência elétrica DIMINUI conforme aumenta a bitola do cabo.

Quanto mais grosso o cabo, menor a resistência, e menor a perda.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma ótima tabela, que inclusive tenho impressa e fixada na parede lá na empresa.

 

rMuhuBU.jpg

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É ao contrário amigo. A resistência elétrica DIMINUI conforme aumenta a bitola do cabo.

Quanto mais grosso o cabo, menor a resistência, e menor a perda.

Isso. Inverti as coisas. No caso de bitola maior, a desvantagem é o alto valor...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma ótima tabela, que inclusive tenho impressa e fixada na parede lá na empresa.

 

rMuhuBU.jpg

Na tabela existe uma diferença na Seção Aproximada mm² entre o padrão AWG e o Métrico

 

Exemplo:

14AWG dá uma Seção aproximada de 2,1mm² na tabela AWG, e Seção nominal de 1,5mm² na tabela Métrica.

 

Qual das duas é a usada para definir a bitola dos fios?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na tabela existe uma diferença na Seção Aproximada mm² entre o padrão AWG e o Métrico

 

Exemplo:

14AWG dá uma Seção aproximada de 2,1mm² na tabela AWG, e Seção nominal de 1,5mm² na tabela Métrica.

 

Qual das duas é a usada para definir a bitola dos fios?

Aqui no Brasil, o padrão é utilizar a tabela métrica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...