Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Recommended Posts

Ai depende para o que vc está montando o som

Eu prefiro o que me agrada pelo que eu consigo ouvir

As vezes a resposta, o estilo de som de um me agrada mais que outro

e nem sempre isso quer dizer mais "db"

Eu quis dizer é que se medindo as frequências "20 - 80hz é o que eu faço" vc consegue saber o que mudou, não estou falando de qualidade do som e faço isso só para saber como está respondendo a caixa.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aí deu para vc escutar o sub? como ele se comporta nos tipos de música que vc escuta?

Tenho escutado bastante e estou gostando muito, mas em algumas musicas preciso aumentar o ganho, não tenho experiencia com outros subwoofers para comparar, mas ele me agrada muito, o que mais escuto é funk e sertanejo, muito sertanejo, e mesmo sem mudar nada nos controles de ganhos e tals, toca bem os dois estilos musicais, mas como o grave no funk e exagerado e configurei para não clipar no funk, o grave fica meio fraco em algumas musicas sertanejas, mas talvez o problema seja eu querendo grave demais aonde realmente não tem.

Estou usando controle de ganho para compensar a falta de grave em algumas musicas, mas é um pouco complicado usar o controle de ganho sem o led clip, deixo o controle de ganho no máximo para musicas com grave mais leve, e quando vem alguma musica com grave mais forte reduzo no controle de ganho, mas sempre fico medo de estar clipando e acabo reduzindo um pouco mais.

Assim que tiver um tempo e coragem vou fazer caixa que o Felipe Nanba me passou, com 70 litros e duto régua, veremos se vai ter uma melhora significativa, pois só vou usar ela de a diferença for grande, pois ela vai ocupar muito mais espaço no porta-malas que a caixa atual de 60 litros.

Compartilhar este post

Link para o post

provavel q vc esteja fazendo o teste de maneira errada. qndo vc diz ''mantendo um duto com a mesma sintonia'' entao vc provavelmente teria q ter encurtado esse unico duto, pois qnto maior a area dos dutos mais vc terá que alonga-los. Se vc tinha por exemplo 2x de 4'' por 30cm , e tapar um e manter ele com os 30cm vc desceu a sintonia da caixa, e nao desceu pouco nao provavel q quase uns 10hz.....entao pra necessariamente vc manter a msm sintonia de antes vc teria encurtar esse unico duto ! talvez vc testou errado

Usei dutos de comprimentos diferentes, fiz testes com um e dois dutos mas mantendo a sintonia alterando o comprimento dos dutos, agora não lembro as medidas que usei, mas tive sim essa cautela de manter a sintonia independente se estava com um ou dois dutos, me corrija se eu estiver errado, mas acredito que para usar dois dutos o correto seria aumentar o tamanho da caixa, pois ao usar mais um duto preciso aumentar o comprimento de ambos e consequentemente eles vão ocupar mais espaço dentro da caixa, e acho que foi por isso que o sub passou a excursionar menos com 2 dutos

Compartilhar este post

Link para o post

Usei dutos de comprimentos diferentes, fiz testes com um e dois dutos mas mantendo a sintonia alterando o comprimento dos dutos, agora não lembro as medidas que usei, mas tive sim essa cautela de manter a sintonia independente se estava com um ou dois dutos, me corrija se eu estiver errado, mas acredito que para usar dois dutos o correto seria aumentar o tamanho da caixa, pois ao usar mais um duto preciso aumentar o comprimento de ambos e consequentemente eles vão ocupar mais espaço dentro da caixa, e acho que foi por isso que o sub passou a excursionar menos com 2 dutos

Vc pode baixar o JBL Tools e ir jogando as medidas dos dutos e quantidade tbm pra ter uma ideia de em que sintonia a caixa esta sintonizada naquele momento. O monitor de led clip é uma mão na roda e junto com o controle de ganho então é um casamento perfeito, que nem já disse eu escuto qualquer tipo de musica com o grave forte e em qualquer volume. Bom saber que o FB tem musicalidade e num futuro posso tirar o Bravox Bravo e colocar um desse, mas se possível coloque aqui mais informações sobre esse sub.

Compartilhar este post

Link para o post

Vc pode baixar o JBL Tools e ir jogando as medidas dos dutos e quantidade tbm pra ter uma ideia de em que sintonia a caixa esta sintonizada naquele momento. O monitor de led clip é uma mão na roda e junto com o controle de ganho então é um casamento perfeito, que nem já disse eu escuto qualquer tipo de musica com o grave forte e em qualquer volume. Bom saber que o FB tem musicalidade e num futuro posso tirar o Bravox Bravo e colocar um desse, mas se possível coloque aqui mais informações sobre esse sub.

Tenho esse JBL Tools, mas estou usando umas planilhas que achei na internet, não tenho certeza se são confiáveis, rsrs

Eu achava que FB não jogava nada de som para fora com parta-malas aberto e ele me surpreendeu muito nisso, mesmo a alguns metros do carro da para sentir a pressão do grave bem forte, final de semana deixei o som ligado na garagem com o carro todo aberto e a janela da minha casa que é nos fundos um andar acima da garagem estavam vibrando.

fo** da Soundigital é que não tem extensor de led clip, com controle de ganho realmente ficaria muito bom.

Vou tentar fazer um vídeo dele tocando esse final de semana, no youtube só tem videos de FB tocando musicas com grave mais pesado, pensei em gravar trechos de varias musicas diferentes, assim que fizer o videos posto aqui.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho esse JBL Tools, mas estou usando umas planilhas que achei na internet, não tenho certeza se são confiáveis, rsrs

Eu achava que FB não jogava nada de som para fora com parta-malas aberto e ele me surpreendeu muito nisso, mesmo a alguns metros do carro da para sentir a pressão do grave bem forte, final de semana deixei o som ligado na garagem com o carro todo aberto e a janela da minha casa que é nos fundos um andar acima da garagem estavam vibrando.

fo** da Soundigital é que não tem extensor de led clip, com controle de ganho realmente ficaria muito bom.

Vou tentar fazer um vídeo dele tocando esse final de semana, no youtube só tem videos de FB tocando musicas com grave mais pesado, pensei em gravar trechos de varias musicas diferentes, assim que fizer o videos posto aqui.

Eu comprei o Taramp's DSP por causa do monitor de led clip e confiar no ouvido pra saber se tá distorcendo fica difícil. Muito bom se vc gravar alguns vídeos dele tocando músicas de estilo diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu troquei meu par de Bomber Upgrade de 12" por um par de Falcon XD1000 - 500Wrms 4 + 4 ohms e o resultado foi surpreendente! Esses Falcon de 500Wrms tem a musicalidade dos Upgrades mas com uma pegada mais pesada nos subgraves. Mas infelizmente eu tive que mandar fazer outra caixa de graves menor por questões de espaço na mala. Eu ganhei mais SPL nos graves, mas não perdi totalmente as respostas nos subgraves.

Tem também o Falcon XD1700 de 700Wrms que é outro canhãozinho de SPL nos graves e subgraves.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá a todos, 

Depois de algum tempo sumido do post (no forum eu entro todos os dias kkk), estava dando uma olhada na linha Bicho Papão da Bomber e me interessei bastante por eles, mas estou com uma tremenda duvida:

Tenho um SD3000.1 em 2 ohms, agora não sei se pego;

2 - SWBP12-800 4, casando 2 ohms finais no amplificador e com 13mm de xmax cada

1 - SWBP15-800 4, tocando no dobro da impedância e com xmax de 13mm.

2 - SWBP12-1200 4, casando 2 ohms finais no amplificador e com 15mm de xmax cada.

1 - SWBP15-1200 4+4, casando 2 ohms finais no amplificador e com 18mm de xmax.

A sintonia da caixa independente do escolhido, será entre 35hz e 40hz (ainda não decidi 100%).

O intuito do som, é sentir o peso do subgrave.

O motivo de não serem 2 de 15", é que não acho que caiba dentro do meu porta malas (Polo Hatch 2006).

A duvida maior é pelo fato de não saber se as diferenças de xmax e sd (12" ou 15") influenciariam no resultado final.

Editado por alanleite28

Compartilhar este post

Link para o post

Estava trocando emails com o Gustavo, Diretor Presidente da Bomber, e acabou por me ajudar a escolher o modelo, que foi o SWBP12-1200 4, no caso, dois deles, porém, estava dando uma olhada nos outros modelos de 1200 dos concorrentes.

Fiz uma pergunta ao vendedor dos subwoofers da marca Protech no mercado livre que acredito ser o Rafael e ele me respondeu o seguinte:

Pergunta: Amigo, com toda sinceridade, Bicho Papão 1200 ou Protech 1200? Por que?

Resposta: Sem dúvidas nosso modelo 1200, nosso motor é maior e mais forte, isso pode ser notado comparando o BL (fator força) entre os modelos, nossa suspensão é mais larga e usamos guarnição envolvente (apesar dos subs terem o mesmo preço, esse guarnição é pelo menos 5x mais cara),o que melhora muito o acabamento, nosso produto tem Vas menor, isso indica que tocar melhor em caixa menor. Usamos cordoalho duplo nesse modelo, o Bomber usa cordoalho simples, são produtos que apesar do mesmo preço aqui no ML, são bem diferentes, nosso é muito mais robusto, sem sombra de duvidas.

E agora estou em duvida novamente. ¯\_(ツ)_/¯

Editado por alanleite28

Compartilhar este post

Link para o post

E como muda a sensibilidade?

Eu sinceramente ando meio desanimado desses sub com muitos W

Prefiro algum bom de verdade na faixa de uns 300~400w que consigo bom som sem exagero de

amp e instalação

Compartilhar este post

Link para o post

É, eu percebi que a partir dos 500W já dá pra ter o peso do grave, mas eu quero mais que isso, então teria que partir pra 800~1200W, eu estava decidido em comprar o Bicho Papão 800, mas ai conforme fui vendo os parâmetros das linhas acima, me interessei mais, então, estou com esses dois em mente, Protech 1200 ou BP 1200.

Só que quanto mais eu pesquiso, mais em dúvida eu fico.

Compartilhar este post

Link para o post

tenta simular no programa, vê tamanho de caixa

Talvez uns 2 com menos potência não seria melhor?

Quer ocupa pouco espaço

Compartilhar este post

Link para o post

Respondendo a respeito da sensibilidade:

Pergunta: Entendi, mas e a respeito da sensibilidade, o BP tendo 89db e o Protech tendo 86,6db, isso não faz com que o BP "toque mais"?

Resposta: Isso depende diretamente do resultado que você está buscando! Tem médio grave de 10" no mercado com 101dB de SPL, e isso não quer dizer que ele toque mais grave que um Subwoofer... O JL 12W7 por exemplo, toca mais que o Protech e muito mais que o Bomber, e tem os mesmos 86dBs de sensibilidade! Um único parâmetro não quer dizer muita coisa, eles devem ser analisados em conjunto, mas falantes sensibilidade mais alta são normalmente um indicativo de tocar melhor com frequências mais altas. A coisa é meio assim mesmo, sub bom de frequência baixa normalmente tem MMs maior, consequentemente tem sensibilidade mais baixa... Sub mais leve tem sensibilidade mais alta, porém não toca bem subgraves... por isso eu disse que vai depender do que você está buscando!

___________________________________________________________________________________

E não Lobo, quero partir pra algo maior digamos assim, claro, entendo que potência suportada não é tudo, mas percebi que subwoofer leve não vai me satisfazer.

Editado por alanleite28

Compartilhar este post

Link para o post

Te perguntar vc ta pensando usar sd3000 tocando isso tudo só com bateria do cofre?

Bom se quer grave coloca logo os 2 de 15" ai que vai ficar bom

e cabe sim 2 de 15 no polo, tem um projeto no forum antigo com 2 fosgate de 15 num polo hatch

Mas não vai adiantar muito, sub forte, amp e sem bateria

Outra coisa que quando esses sub vai tendo muita potência costumam subir o fs

E sd do 15 para o 12, viu que quase dobra?
O que isso quer dizer que tem o dobro de area quase, ou seja quase toca para 2 sub

então os 2 de 15 vai ser quase o spl de 4 de 12

Compartilhar este post

Link para o post

Olha vou falar já vi dúvidas mas que demorasse tanto tempo para definir um set nunca, mas vamos lá........esse negócio de dois sub's ou um vc primeiro medi direitinho o porta malas pra saber até quantos litros vai dar e daí a diante vc vai saber se vai caber dois de 15".

Entre dois de 12" ou 1 de 15" sendo do mesmo modelo dois de 12 leva um pouco de vantagem, a área de cone é maior e aguenta mais potência aplicada, falo isso por experiência própria, meu amigo tem um JBL de 15" e tenho dois de 12" ambos com caixa de 100L "litragem indicada pelo fabricante" e digo que o meu toca mais. Pra vc saber mais tem que ter experiência com pelo menos alguns set's mesmo que vc pergunte muito aqui ou ali vc só vai ter certeza quando instalar e passar a ouvir, com esse seu amplificador e mais dois de 12" sendo cada sub de 1000w vai fazer bastante pressão, só como já foi dito som forte sem alimentação não rola.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, não vou usar a SD3000 somente com a bateria do cofre, por isso que digo que acho não vá caber 2 de 15" no porta malas, A NÃO SER, que eu remova o estepe para colocar as baterias no lugar do mesmo.

As medidas que tenho são as seguintes:

W6kMCm2.jpg

E segundo o site de cálculos da Bravox, esse é o volume. Pode ser que dê para conseguir mais alguns cm, porque não medi com tanta precisão, porém, essas medidas já irão "matar" o porta malas, não vai ter espaço pra mais nada.

E sim, realmente é muito tempo decidindo o que colocar, mas como eu não tenho como ouvir nada antes de comprar, quero ter certeza de que não to trocando 6 por meia duzia.

Por exemplo, troquei o meu único Bravox UXP por 2 Bomber Upgrade (acho que devem se lembrar bem disso kkk), e no fim das contas, não me agradou, porque eu perdi o "peso" que tinha o grave, coloquei mais peso no carro... e no final de tudo, depois que troquei de amplificador que vi que não compensou todo esse gasto.

Compartilhar este post

Link para o post

O pessoal da Bomber me passou a recomendação de caixa para o SWBP12-1200 4:

Usei para dimensionar o seu projeto uma chapa de 18mm.

Cada câmara deve ter:

Volume 65L

2 dutos de 4 polegadas (10cm) por 70 cm de comprimento.

As dimensões externas da caixa são:

Altura 48cm

Profundidade 39 cm

Largura total 88 cm

A sintonia ficou em 35Hz

A frequência de pico ficou em 44Hz

Velocidade do ar máxima nos dutos ficou em 26 m/s

Você deve usar um filtro HPF em 30Hz de pelo menos 12dB/8ª para evitar a sobre excursão do trinúcleo do alto falante (cone, bobina e aranha).

Só fiquei abismado com os dutos, que no caso seriam dois dutos de 70cm de comprimento cada um.

Editado por alanleite28

Compartilhar este post

Link para o post

É amigo, esse tamanho de tudo não tá muito fora da realidade, eu mesmo tô com um projeto aqui pra um sub de 10", que se fosse usar duto redondo, precisaria de mais de 50cm de duto. Agora imagine socar 50cm de duto numa caixinha de 28L junto com o sub ? Solução foi partir pra duto régua. No seu caso aí acho que seria interessante, único inconveniente seria a sintonia fixa ( caso não fique do seu agrado ).

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei em duvida a respeito de sopros de duto, pesquisei em diversas sessões aqui no fórum mas não encontrei nada consistente, então perguntei ao Magnum da bomber que me deu a seguinte resposta:

Pergunta: Magnum, tenho uma duvida e queria saber se poderia sanar a mesma para mim.

Em programas de simulação como o Winsd e BassBox, tem o gráfico de velocidade de saida de ar do duto que é medida em m/s. Qual seria a faixa de velocidade aceitável? Devo me basear em algum parâmetro do woofer/subwoofer?

cleardot.gif

Resposta: Boa tarde Alan, o ideal é manter o deslocamento de ar do duto entre 25 e 30m/s. A sua caixa pela simulação ficou com 31,7m/s, um pouco acima. Para corrigir isso teríamos que usar 4 dutos e cada um teria a profundidade de 82cm.

Essa questão do deslocamento de ar é mais ligada aos subwoofers devido as baixas frequências.

Se controla isso também nos woofers mas é um pouco mais complexo porque vai depender da frequência e tamanho do alto-falante. Nos woofers tentamos também deixar abaixo de 30m/s mas nem sempre é possível.

Achei interessante a informação e só queria compartilhar com vocês.  hand26 

Editado por alanleite28

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei em duvida a respeito de sopros de duto, pesquisei em diversas sessões aqui no fórum mas não encontrei nada consistente, então perguntei ao Magnum da bomber que me deu a seguinte resposta:

Pergunta: Magnum, tenho uma duvida e queria saber se poderia sanar a mesma para mim.

Em programas de simulação como o Winsd e BassBox, tem o gráfico de velocidade de saida de ar do duto que é medida em m/s. Qual seria a faixa de velocidade aceitável? Devo me basear em algum parâmetro do woofer/subwoofer?

cleardot.gif

Resposta: Boa tarde Alan, o ideal é manter o deslocamento de ar do duto entre 25 e 30m/s. A sua caixa pela simulação ficou com 31,7m/s, um pouco acima. Para corrigir isso teríamos que usar 4 dutos e cada um teria a profundidade de 82cm.

Essa questão do deslocamento de ar é mais ligada aos subwoofers devido as baixas frequências.

Se controla isso também nos woofers mas é um pouco mais complexo porque vai depender da frequência e tamanho do alto-falante. Nos woofers tentamos também deixar abaixo de 30m/s mas nem sempre é possível.

Achei interessante a informação e só queria compartilhar com vocês.  hand26 

Essa quantidade de duto nesse tamanho vai ocupar muito espaço e assim diminuir bastante a litragem, vc tá querendo fazer uma caixa perfeita mas não precisa de todos os detalhes assim não, pelo menos para mim.

Compartilhar este post

Link para o post

Duto régua e pau mano. A minha é duto régua com cantados feitos e curvado no final, não sopra nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Duto régua e pau mano. A minha é duto régua com cantados feitos e curvado no final, não sopra nada.

Já indiquei esse tipo de caixa tbm, tenho uma e toca muito bem e de tudo e se for ficar pensando em todos os detalhes vai terminar o set quando for avô...rsrsrsrsrs.....compra o sub ou os sub's e depois defina a caixa com a ajuda do pessoal daqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah não, era só uma informação que na hora das simulações, pra não soprar, teria que ficar nessa velocidade mais ou menos a passagem de ar no duto, não vou fazer uma caixa com 4 dutos de 84cm cada kkkkkkkkk

Aliás, vou fazer a que ele me recomendou e testar, vamos ver...

Compartilhar este post

Link para o post

Ah não, era só uma informação que na hora das simulações, pra não soprar, teria que ficar nessa velocidade mais ou menos a passagem de ar no duto, não vou fazer uma caixa com 4 dutos de 84cm cada kkkkkkkkk

Aliás, vou fazer a que ele me recomendou e testar, vamos ver...

Então o que vc vai comprar? quantos? qual tamanho? qual projeto de caixa?

Compartilhar este post

Link para o post

O pessoal da Bomber me passou a recomendação de caixa para o SWBP12-1200 4:

Usei para dimensionar o seu projeto uma chapa de 18mm.

Cada câmara deve ter:

Volume 65L

2 dutos de 4 polegadas (10cm) por 70 cm de comprimento.

As dimensões externas da caixa são:

Altura 48cm

Profundidade 39 cm

Largura total 88 cm

A sintonia ficou em 35Hz

A frequência de pico ficou em 44Hz

Velocidade do ar máxima nos dutos ficou em 26 m/s

Você deve usar um filtro HPF em 30Hz de pelo menos 12dB/8ª para evitar a sobre excursão do trinúcleo do alto falante (cone, bobina e aranha).

Só fiquei abismado com os dutos, que no caso seriam dois dutos de 70cm de comprimento cada um.

O subwoofer e medidas citadas nesse post. Por enquanto um só.

Se não agradar, vou comprar um Protech pra ver.

Editado por alanleite28

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...