Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Maxwell_Dias

Problema no Som do Voyage G5

Recommended Posts

Bom Dia gostaria que vocês me ajudassem no Projeto do meu carro que estou enfrentando um pequeno problema,

 
Então, Eu tenho um Voyage G5 2012 com o seguinte SET :
 
01 - Selenium Tornado 18" 1100 wrms 4 ohms na Caixa Euclides
01 - Kit 2 Vias DAT 75 Wrms 4ohms
01 - Amplificador Falcon F400m Conception
01 - Soundigital Evolution 1600 Wrms - 4ohms
01 - Bateria Selada 55Ah ( COFRE )
01 - Bateria 105Ah ( Porta Malas )
01 - Radio Pioneer MVH-X165UI
 
Fiação Positiva e Negativa do SD 1600 é de 25mm Residencial
 
Queria que me ajudassem em um problema que estou enfrentando, O player vai ate o volume maximo de 65 eu acho... Quando eu aumento ate o volume 36 a 40 dependendo da musica , o SD clipa e entra em proteção, e depois de uns 2 segundos ele liga novamente ... Saberiam a Causa disso ? ou que poderia ser.. e se tem como resolver .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Bom Dia gostaria que vocês me ajudassem no Projeto do meu carro que estou enfrentando um pequeno problema,

 
Então, Eu tenho um Voyage G5 2012 com o seguinte SET :
 
01 - Selenium Tornado 18" 1100 wrms 4 ohms na Caixa Euclides
01 - Kit 2 Vias DAT 75 Wrms 4ohms
01 - Amplificador Falcon F400m Conception
01 - Soundigital Evolution 1600 Wrms - 4ohms
01 - Bateria Selada 55Ah ( COFRE )
01 - Bateria 105Ah ( Porta Malas )
01 - Radio Pioneer MVH-X165UI
 
Fiação Positiva e Negativa do SD 1600 é de 25mm Residencial
 
Queria que me ajudassem em um problema que estou enfrentando, O player vai ate o volume maximo de 65 eu acho... Quando eu aumento ate o volume 36 a 40 dependendo da musica , o SD clipa e entra em proteção, e depois de uns 2 segundos ele liga novamente ... Saberiam a Causa disso ? ou que poderia ser.. e se tem como resolver .

 

 

O led de clip pisca quantas vezes?? No manual do módulo explica oq significa cada sinal (2, 3 ou 4 piscadas quando entra em proteção)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O led de clip pisca quantas vezes?? No manual do módulo explica oq significa cada sinal (2, 3 ou 4 piscadas quando entra em proteção)

Verdade mano, não verifiquei isso de quantas vezes pisca

 

Mas eu verifiquei uma coisa, Falta de bateria eu acho que não seja , pois eu testei com um Multimetro e bem no pico do grave a tensão não abaixou tanto, abaixou consideravelmente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Verdade mano, não verifiquei isso de quantas vezes pisca

 

Mas eu verifiquei uma coisa, Falta de bateria eu acho que não seja , pois eu testei com um Multimetro e bem no pico do grave a tensão não abaixou tanto, abaixou consideravelmente

 

Mas vc mediu isso na bateria? ou no módulo?

Pode ser que tenho problema na energia chegando ao módulo, em algum fio ou conexão por exemplo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas vc mediu isso na bateria? ou no módulo?

Pode ser que tenho problema na energia chegando ao módulo, em algum fio ou conexão por exemplo

Eu medi na bateria brother

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Verifica primeiro, quantas vezes ta piscando, para saber o problema no módulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Verifica primeiro, quantas vezes ta piscando, para saber o problema no módulo

Ta Certo daqui a pouco vou fazer o teste pra ver quantas vezes pisca e informo aqui 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Verifica primeiro, quantas vezes ta piscando, para saber o problema no módulo

Pronto fiz o Teste la, Piscou 10 vezes o led de Clip , em seguida ficou os 2 leds acesos o de Clip e de Proteção e depois o som voltou a tocar de novo

O que me diz ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como que está o ganho de sinal do SD1600? Se tiver todo aberto esse é o problema!

 

O amplificador está enviando a potência máxima em um determinado volume e quando você ultrapassa disso, ele começa a clipar e entrar em proteção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como que está o ganho de sinal do SD1600? Se tiver todo aberto esse é o problema!

 

O amplificador está enviando a potência máxima em um determinado volume e quando você ultrapassa disso, ele começa a clipar e entrar em proteção.Então

 

Então o Ganho esta em uns 80% +/- , Loud esta em Baixo .. HPF em 50 Hz e o LPF em 150Hz ,  Bass Bosted em 0 , boost freq. em 45 e filtro passa baixa em LP

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pronto fiz o Teste la, Piscou 10 vezes o led de Clip , em seguida ficou os 2 leds acesos o de Clip e de Proteção e depois o som voltou a tocar de novo

O que me diz ?

 

Procurou no manual?   http://www.soundigital.com.br/sd1600.1d-evo.html

 

La explica o que pode ser o problema

Por sinal, faz o teste de medir com o multimetro a voltagem na conexão de positivo e negativo que chega no módulo

E verifica o quanto a voltagem está caindo no módulo

 

O led que piscou foi qual? verifica e compara com o manual

Editado por fst-lobo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Peguei abaixo os principais tópicos do manual

 

Led Vermelho

- Quando este pisca durante a reprodução de audio, indica que a tensão de alimentação esta caindo abaixo de 9,5 volts. 

 

Led Amarelo

- Durante a reprodução de áudio, faz o monitoramento da distorção no som. Sempre que este acende ou pisca, os alto falantes estão recebendo sinal distorcido. Deve se reduzio o ganho do Amplificador ou volume da unidade principal.

- Quando o audio é cortado e este pisca 10 vezes, indica que existe curto ou baixa impedância nos terminais de saída de audio.

 

 

 

E o meu amplificador esta indicando isso abaixo

 

Piscou 10 vezes o led de Clip , em seguida ficou os 2 leds acesos o de Clip e de Proteção e depois o som voltou a tocar de novo

O que me diz ?

 

Não consigo entender o que esta acontecendo

 

E tem outra coisa, eu acho que o Tornado não esta rendendo tudo que era pra ele render

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que vc leu no manual

 

"Led Amarelo

(...)

- Quando o audio é cortado e este pisca 10 vezes, indica que existe curto ou baixa impedância nos terminais de saída de audio."

 

Ou seja problema de impedância ou curto na saída de audio = no alto falante ou até pode ser pelos fio que ligam o alto falante

 

Pode ser algum problema em seu alto falante na bobina ou ligação está errada de impedância
Como disse que não está tocando tudo, pode ter algum problema com o sub realmente

 

Antes do módulo desligar normalmente o clip está piscando muito? mandando muita distorção?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que vc leu no manual

 

"Led Amarelo

(...)

- Quando o audio é cortado e este pisca 10 vezes, indica que existe curto ou baixa impedância nos terminais de saída de audio."

 

Ou seja problema de impedância ou curto na saída de audio = no alto falante ou até pode ser pelos fio que ligam o alto falante

 

Pode ser algum problema em seu alto falante na bobina ou ligação está errada de impedância

Como disse que não está tocando tudo, pode ter algum problema com o sub realmente

 

Antes do módulo desligar normalmente o clip está piscando muito? mandando muita distorção?

Então o problema so acontece quando passa do volume 38 , 40 por ai , se deixar no 35 nao manda distorçao nenhuma, grave vai limpinho mas quando aumenta o volume acontece aquilo, o clip pisca 10 vezes e depois fica aceso os dois de proteção e de clip , dai volta a funcionar 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então o problema so acontece quando passa do volume 38 , 40 por ai , se deixar no 35 nao manda distorçao nenhuma, grave vai limpinho mas quando aumenta o volume acontece aquilo, o clip pisca 10 vezes e depois fica aceso os dois de proteção e de clip , dai volta a funcionar 

 

Mas no volume 35, por exemplo o led clip do módulo fica piscando algumas vezes?

Tem que verificar as conexões e alto falante, para vê onde está o problema agora

 

Outra coisa, seu player é com saida de 2v o ganho pode estar alto, mandando mais potência que o sub aguenta, por isso

ele está acusando curto, como o Dudu comentou antes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas no volume 35, por exemplo o led clip do módulo fica piscando algumas vezes?

Tem que verificar as conexões e alto falante, para vê onde está o problema agora

 

Outra coisa, seu player é com saida de 2v o ganho pode estar alto, mandando mais potência que o sub aguenta, por isso

ele está acusando curto, como o Dudu comentou antes

Entendi, mas o ganho esta em uns 60% , 70% por ai  e o pior que no volume 35 não pisca nenhuma vez a não ser quando é muito grave mesmo a musica por exemplo na musica do Haikaiss - A praga ... fora isso normal 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara verifica a quantos volts é a saida rca do seu rádio se for 2v o ganho tem que ficar na metade mais ou menos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certo ... acho que as regulagens esta tudo ok agora ... mas to com outro problema agora ... acho que o Tornado nao esta tocando legal por ser de 18" e 1100 ... parece que ta fraco ... parece ate que ta chegando so metade da potencia nele... se é que me entendeu

 

Aproveitando este mesmo Tópico ... Poderiam me tirar uma dúvida ??

É o seguinte no meu carro não possuo alto falante para Médio Grave para Acompanhar o Tornado de 18"
Então por algum acaso eu poderia mudar a regulagem do Tornado ? para HPF em 50 e LPF ate 300Hz mais ou menos ?
ou eu "mataria" o som ? e daria algum problema ?

Fico no Aguardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certo ... acho que as regulagens esta tudo ok agora ... mas to com outro problema agora ... acho que o Tornado nao esta tocando legal por ser de 18" e 1100 ... parece que ta fraco ... parece ate que ta chegando so metade da potencia nele... se é que me entendeu

 

Aproveitando este mesmo Tópico ... Poderiam me tirar uma dúvida ??

 

É o seguinte no meu carro não possuo alto falante para Médio Grave para Acompanhar o Tornado de 18"

Então por algum acaso eu poderia mudar a regulagem do Tornado ? para HPF em 50 e LPF ate 300Hz mais ou menos ?

ou eu "mataria" o som ? e daria algum problema ?

 

Fico no Aguardo

 

O seu alto-falante deve já está querendo bater as botas já que está percebendo que ele não está rendendo bem como antes.

 

Tire seu alto-falante da caixa e com os dedos pegando em cima e embaixo e no centro do cone faça o movimento de excursão bem devagar e verifique se nesse movimento que você está fazendo irá sentir a bobina raspando.

 

Geralmente quando um alto-falante está perdendo muito rendimento é porque a bobina está ruim, ou outro componente mecânico do falante esteja ruim.

 

E você usa apenas os kits duas vias com esse Tornado para acompanhar? Você está fazendo os cortes desses kits em quantos Hz para está sentido falta dos médios-graves? Mas querer fazer um par de kits duas vias de 5" ou 6" completar os médio-graves vai ser difícil com um alto-falante de 18" tocando os graves.

 

O ideal seria de você usar um subwoofer automotivo e cortar ele no máximo em 80Hz e um pouco atenuado para que os kits duas vias complete o resto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O seu alto-falante deve já está querendo bater as botas já que está percebendo que ele não está rendendo bem como antes.

 

Tire seu alto-falante da caixa e com os dedos pegando em cima e embaixo e no centro do cone faça o movimento de excursão bem devagar e verifique se nesse movimento que você está fazendo irá sentir a bobina raspando.

 

Geralmente quando um alto-falante está perdendo muito rendimento é porque a bobina está ruim, ou outro componente mecânico do falante esteja ruim.

 

E você usa apenas os kits duas vias com esse Tornado para acompanhar? Você está fazendo os cortes desses kits em quantos Hz para está sentido falta dos médios-graves? Mas querer fazer um par de kits duas vias de 5" ou 6" completar os médio-graves vai ser difícil com um alto-falante de 18" tocando os graves.

 

O ideal seria de você usar um subwoofer automotivo e cortar ele no máximo em 80Hz e um pouco atenuado para que os kits duas vias complete o resto.

 

 

Certo, farei esses teste final de semana .... Outra coisa, Ontem medi com um Multimetro a bobina do Tornado ... e registrou 1,68 Ohms isso esta certo ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certo, farei esses teste final de semana .... Outra coisa, Ontem medi com um Multimetro a bobina do Tornado ... e registrou 1,68 Ohms isso esta certo ?

 

Com o multimetro faz a leitura da resistência da bobina e não impedância

mas normalmente é um número mais próximo da impedância

 

Provavelmente ta com problema na bobina , tanto que esta rendendo pouco

E o motivo da proteção está armando também (impedância baixa na saida)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com o multimetro faz a leitura da resistência da bobina e não impedância

mas normalmente é um número mais próximo da impedância

 

Provavelmente ta com problema na bobina , tanto que esta rendendo pouco

E o motivo da proteção está armando também (impedância baixa na saida)

Então ... eu já peguei esse falante usado ... Então é bem capaz que a bobina esta dando pau né ? 

Não é que o falante esta tocando de Todo Ruim sabe ... mas da pra perceber que ele nao ta tocando os 1100 wrms 

 

Pra ter noção ... sei que não tem como comparar ne mas meu tio tem no carro dele 2 SDS 2,7K de 15, ele aumentou so metade do volume .. e ta muito mais alto que o meu ... sei que nao da pra comparar assim ... mas poxa o meu é de 18"

 

Eu não entendo muito bem sabe ... nao sei se tem que trocar Reparo ... nao sei se é isso mesmo .. nao sei se compensa ... nem sei o que faço mais rs ... troco de caixa pra saber se melhora um pouco  kkk ta complicado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...