Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Floyd_Jr

[STEPWAY 2017] Projeto estrambótico - Morel 4", JL 6W3v3...

Recommended Posts

Em breve pretendo trocar de carro. pegar um Stepway novo.

Já é definitivo que não vou trocar a HU, por isso sei das limitações de futuros projetos.

Andei pesquisando coisas novas, antigas, desenterrando e garimpando projetos e produtos, nos últimos meses...  até o nome Earl Zausmer apareceu...

Como não vou ter possibilidade de muita ajuda da eletrônica, decidi criar um palco "mecânico", então vai mais ou menos ficar assim:

1- Coaxial Morel Maximo 4" em peitinhos, em cima do painel.

2- Subwoofer JL6W3v3, na parte inferior do porta-luvas, quase na área de descanso dos pés do carona. (footweel)

3- Amplificador 4 canais com possibilidade de "alta". Debaixo do banco, provavelmente. Modelo a decidir...

Pretendo com isso colocar o palco todo na frente do carro. 

Ficaria mais ou menos assim:

NCiRE91.png

Dúvidas:

1- Corte no sub e no coaxial - HPF e LPF. Meu medo é que fique um "buraco" no grave...

2- Como ficará a caixa do sub. Direcionada para algum lado? Dutada ou selada? 

Tenho outras dúvidas (são mais preocupações e incertezas do que dúvidas), mas vamos ver no que vai dar...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sentei aqui.

E os mids?

Por isso usarei os coaxias, sem mid na porta. Pretendo cortar em 90Hz... Palco todo lá em cima...

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso usarei os coaxias, sem mid na porta. Pretendo cortar em 90Hz... Palco todo lá em cima...

Sobe o palco não tenho dúvidas que vai ficar excelente, mas acho que vai ficar um buraquinho aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobe o palco não tenho dúvidas que vai ficar excelente, mas acho que vai ficar um buraquinho aí.

Este é o meu receio... Tentei procurar o FS do Morel, mas não achei... Resposta de frequência 75 - 20k. Dentro de uma seladinha acho vai render bem, o sub pequeno vai ajudar também com o corte mais alto. Tenho um sistema home que o mid de 3 polegadas corta em 100Hz é o sub de 6,5 entra em ação dai... Fica show! Vou tentar algo semelhante no carro...

Compartilhar este post

Link para o post

Tem que levar em consideração que os coaxiais precisam de um volume considerável para se desempenhar corretamente, haja vista que não irá usar mid nas portas mesmo em IB, o volume dos pods ou colunas será imenso.

Sinceramente, apostaria na velha receita de tratar a porta e só direcionar o TW, acredito que o resultado ficará mais a contento.

Compartilhar este post

Link para o post

Outro detalhe... 

Cumprimento de onda... esse mini sub de 6" embaixo do painel, vai usar em selada? Se for, acredito que não ficará bom, eu já usei dois subs de 6" embaixo do porta luvas do Fit, mas era em caixa dutada, quando eu me sentava nos bancos traseiros o grave era mais extenso, mais agradável também, deu um trabalhão acertar esses subs, haja recurso de eletrônica.

Num sub de 8" acredito que o volume não mudará muito (cerca de 10L) e o resultado ficará melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Outro detalhe... 

Cumprimento de onda... esse mini sub de 6" embaixo do painel, vai usar em selada? Se for, acredito que não ficará bom, eu já usei dois subs de 6" embaixo do porta luvas do Fit, mas era em caixa dutada, quando eu me sentava nos bancos traseiros o grave era mais extenso, mais agradável também, deu um trabalhão acertar esses subs, haja recurso de eletrônica.

Num sub de 8" acredito que o volume não mudará muito (cerca de 10L) e o resultado ficará melhor.

Obrigado pelas dicas técnicas, meu amigo!

De tudo o que citou, o meu maior receio é o de ter um "peitão" na coluna ou no painel. 

Já li muito a respeito deste tipo de set, e tem hora que fica legal, tem hora que não fica. 

Aqui no fórum mesmo um cara fez algo semelhante, com o subwoofer, mesmo modelo que o meu, num C4 VTR, há algum tempo já, e teve boa classificação em um campeonato... 

Veja, nem quero isso, minha intenção é ter um palco razoável sem ter eletrônica (conversores, processadores, HU top, etc.). Mesmo quando estava com o 80PRS, senti que o som do sub vinha do porta-malas, e que o som dos mids vinham da porta. Isso depois de muitos testes e testes... 

Vou pensar em tudo antes de fechar...

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Muito interessante seu projeto, sugiro apenas colocar mids em porta tratada e trabalhar com os coaxiais acima de 160~200hz, os mids 40 a 250hz e o sub abaixo de 40hz.

Abs e boa sorte

Editado por Thiago Wilian

Compartilhar este post

Link para o post

Muito interessante seu projeto, sugiro apenas colocar mids em porta tratada e trabalhar com os coaxiais acima de 160~200hz, os mids 40 a 250hz e o sub abaixo de 40hz.

Abs e boa sorte

Valeu, Thiago!

Sugere algum amplificador?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu iria em um old school para o mid e o coaxial e um fosgate tbm old school para os subs.

Tem bastante coisa no ml como alpine, ads, audio art, fosgate, soundstream e xtant.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Eu iria em um old school para o mid e o coaxial e um fosgate tbm old school para os subs.

Tem bastante coisa no ml como alpine, ads, audio art, fosgate, soundstream e xtant.

Abs

Obrigado pela dica mais uma vez!

To paquerando um Blau que um amigo meu ta vendendo... não usou, ta zerado!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, já tive o JL6W3v3.

É um baita sub para o tamanho! :)

Dê um jeito de colocar um mid cara, a idéia de usar coaxiais no painel é excelente, mas não resolverá com sucesso a faixa de 300hz para baixo.

O Martillo inclusive estava vendendo um modelo aqui que é bem acima deste!

Pegaria uns mids parrudos e colocaria na porta. Algo como uns SLS e um sub que desça de verdade no PM.

De qualquer maneira, sem midbass você não vai ter direcionalidade bacana de graves, vai ficar tudo no centro do carro. (coisa que costuma a acontecer até com quem tem mids muito bons)

Abs

Beleza riverotoledo?

Então cara, eu tava querendo um sistema simples, com palco todo lá na frente, mas pelo que o pessoal tá falando, vou ter buracos nos graves... isso não é bom!

Acho que vou preferir o tradicional kit 2 vias então!

Quanto ao sub, eu tenho esse 6w3 já. Mas nunca usei... Não curto muito SPL não, você acha que ele é suficiente? De repente em uma dutadinha... Falo isso porque não posso perder nada de porta-malas, ou vai ser este de 6,5 ou um de 8 em selada. Qual fica melhor?

Valeu pelas dicas!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, não espere que um 6w3 desça forte. Um de 8" também... Iria pelo menos em um sub de 10 em selada no PM.

Cara, se tiver um dinheirinho a mais e tiver disposição, abracaria a idéia de usar coaxiais sim na frente, mas com midbass e sub no PM.

Não desistiria "do sonho" tão rápido. Mas se fosse fazer um set neste sentido usaria o modelo que o Martillo está vendendo, que é de nível BEM mais alto que o máximo. 

Pode não ser tão barato de montar, mas é uma receita que entrega muito pelo o que custa e é relativamente fácil de fazer um bom acerto.

Eu imagino que iria ficar um set muito top mesmo, mas algumas restrições de tempo $$$ talvez me impeçam de fazer isso neste momento...

Mas vou estudar mais um pouco, analisar e vamos ver como vai ficar tudo no final!

Mais uma vez agradeço a ajuda!

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Já pensei em usar coaxiais sobre o painel tb. Acho que é uma boa forma de se iniciar num 3 vias. É bem prático, mas TEM QUE TER um par de mis na porta ou em pezinhos.

Compartilhar este post

Link para o post

Já pensei em usar coaxiais sobre o painel tb. Acho que é uma boa forma de se iniciar num 3 vias. É bem prático, mas TEM QUE TER um par de mis na porta ou em pezinhos.

Isso me faz crer que é melhor investir em um 3 vias, ou no simples e eficiente 2 vias mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já tinha visto esse set, foi um dos que me inspiraram!

Mas são muitos produtos top, não tenho como agora chegar nesse nível...

Acho que vou partir para o tradicional mesmo!  pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é... mesmo sendo uma ideia tida como "simples", veja o quão complexo é a instalação que o João fez, o tamanho dos pods sinceramente não me agradam, mas não é que ele fez errado, ele fez o que é necessário para ele tocar dentro do aceitável, mesmo com um corte alto ficam gigantes!

Acredito que não é esse o seu proposito.

Testa seu mini sub numa caixa sem acabamento, mas bem feita e no local onde pretende instalar, faça acompanhado de um bom kit 2 vias e teste todas as possibilidades.

Boa sorte! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é... mesmo sendo uma ideia tida como "simples", veja o quão complexo é a instalação que o João fez, o tamanho dos pods sinceramente não me agradam, mas não é que ele fez errado, ele fez o que é necessário para ele tocar dentro do aceitável, mesmo com um corte alto ficam gigantes!

Acredito que não é esse o seu proposito.

Testa seu mini sub numa caixa sem acabamento, mas bem feita e no local onde pretende instalar, faça acompanhado de um bom kit 2 vias e teste todas as possibilidades.

Boa sorte! :legal:

Sim, não era o meu propósito... Não quero mesmo que a estética do carro fique prejudicada (esses pods enormes estão bem distantes do que eu imaginava para o coaxial de 4")

Vamos ver, vou alterar completamente o projeto.

To quase fechando no amplificador Blaupunkt EMA 455. Tá um valor bem legal. 

Li alguns testes aqui no fórum e falaram que é bom.

Não sou muito fã dos digitais, usei um SD 400 e não gostei dos agudos. 

Tomara que fique legal...

Mais uma vez, valeu pelas dicas!

Compartilhar este post

Link para o post

também não gostou do sony gs400 para agudos?

Adorei cara!!!

Porém, ele morreu!  :(

Esse Blau que to quase pegando é de um conhecido que tá me fazendo por 190 pilas...

Vale a pena?

Compartilhar este post

Link para o post

Novo esta por 70 dolares no paraguai. Como morreu? N eh vendido com garantia de 3 anos?

Compartilhar este post

Link para o post

Novo esta por 70 dolares no paraguai. Como morreu? N eh vendido com garantia de 3 anos?

Entrou em proteção várias vezes, o técnico disse que ele superaqueceu e já era! Tem conserto, mas custaria caro.

Garantia de 3 anos? Comprado no ML sem nota? Acho difícil heim...

Acho que vou pegar esse Blau msm

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...