Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

revmarcelo

Corte para tweeter Hybrid Audio imagine L1

Recommended Posts

Postado em

Olá,

O meu tweeter Morel Mt-12 morreu e comprei um par de Hybrid Audio Imagine L1 que é usado no kit 2 vias L61

Meu sistema é ativo, assim estou em dúvida em que frequência faço o corte do tweeter

Alguém poderia me ajudar?

Abraços e paz

Marcelo

Postado em

Quer apenas uma opinião pessoal da galera para um possível bom corte ou você não sabe até onde o tweeter desce?

Na verdade eu não sei até onde o tweeter desce

Postado em (editado)

Fiz uma pesquisa rápida e achei dois manuais um para o L1 PRO e outro para o L1 PRO R2.

Em ambos o FS to tw é de 580Hz mas o fabricante recomenda o corte mínimo em 1.800Hz em 24db/oitava.

Segue os links: 

L1 PRO SE: http://www.ianaconi.com.br/manual-specs/discontinued_Legatia_Pro_L1_SE.pdf

L2 PRO R2: http://www.ianaconi.com.br/manual-specs/l1pror2.pdf

Existe uma "recomendação" de nunca descer o corte do tw a menos que o dobro do FS, principalmente por questões de segurança. Mas como o fabricante fala para não cortar menor do que 1.8khz o mais seguro é respeitar este limite. No entanto, a melhor forma de escolher o melhor ponto  de corte é ir testando e ouvindo o resultado... Cada caso é um caso. O meu tw é o Focal TNP, o Fs dele é de 2950Hz, teoricamente eu não deveria cortar em menos de 6k, mas o melhor acerto no meu set ficou em 5Khz com slope em 12db. Por isso falo que cada caso é um caso, principalmente quando se esta usando mid e tw diferentes. Mas particularmente ja acho 1.800 um corte muito baixo, veja qual é o corte recomendado pela Morel para o kit que vc tinha e use o valor como ponto de partida...

Abraço e boa sorte!

Editado por tiago.paiva
Postado em

Fiz uma pesquisa rápida e achei dois manuais um para o L1 PRO e outro para o L1 PRO R2.

Em ambos o FS to tw é de 580Hz mas o fabricante recomenda o corte mínimo em 1.800Hz em 24db/oitava.

Segue os links: 

L1 PRO SE: http://www.ianaconi.com.br/manual-specs/discontinued_Legatia_Pro_L1_SE.pdf

L2 PRO R2: http://www.ianaconi.com.br/manual-specs/l1pror2.pdf

Existe uma "recomendação" de nunca descer o corte do tw a menos que o dobro do FS, principalmente por questões de segurança. Mas como o fabricante fala para não cortar menor do que 1.8khz o mais seguro é respeitar este limite. No entanto, a melhor forma de escolher o melhor ponto  de corte é ir testando e ouvindo o resultado... Cada caso é um caso. O meu tw é o Focal TNP, o Fs dele é de 2950Hz, teoricamente eu não deveria cortar em menos de 6k, mas o melhor acerto no meu set ficou em 5Khz com slope em 12db. Por isso falo que cada caso é um caso, principalmente quando se esta usando mid e tw diferentes. Mas particularmente ja acho 1.800 um corte muito baixo, veja qual é o corte recomendado pela Morel para o kit que vc tinha e use o valor como ponto de partida...

Abraço e boa sorte!

Olá Rafael, 

Obrigado pela ajuda, mas, eu já tinha achado estes manuais, mas o meu tweeter é o imagine L1 somente.

Acabei mandando hoje de manhã um email para a fábrica e a resposta foi q o ponto recomendado é 5000Hz a 12 db/oitava.

O problema é q os mids do kit morel só sobem até 4000Hz.

Assim, vou experimentar o corte em 4000Hz mesmo

Postado em

Olá Rafael,

Obrigado pela ajuda, mas, eu já tinha achado estes manuais, mas o meu tweeter é o imagine L1 somente.

Acabei mandando hoje de manhã um email para a fábrica e a resposta foi q o ponto recomendado é 5000Hz a 12 db/oitava.

Vc pode tranquilamente compensar essa diferença de 1000 hz com slope.
Postado em

Olá Rafael, 

Verdade, como o rafa falou essa diferença pode ser cortada com slope.

No meu set o mid ta cortado em 4k e o tw em 5k. Sendo o mid com slope em 18 e o tw em 12db/oitava.

Dica: Quanto mais alto for o slope do tw mais vc vai capar o top end. Tenta deixar no máximo em 12db/oitava mesmo...

Postado em

Dica: Quanto mais alto for o slope do tw mais vc vai capar o top end. Tenta deixar no máximo em 12db/oitava mesmo...

Pelo contrário

Slopes altos (24,36,48dB/8a), bem como cortes altos, FACILITAM o tw para conseguir chegar em frequências mais altas

Postado em

Pelo contrário

Slopes altos (24,36,48dB/8a), bem como cortes altos, FACILITAM o tw para conseguir chegar em frequências mais altas

O difícil é conciliar um corte com essa inclinação em um 2 vias onde o mid se encontra a 60 cm do Tweeter.

Acho que num 3 vias onde midrange e tweeter estão praticamente juntos aí pode ser legal.

• Upvote 1
Postado em

O difícil é conciliar um corte com essa inclinação em um 2 vias onde o mid se encontra a 60 cm do Tweeter.

Acho que num 3 vias onde midrange e tweeter estão praticamente juntos aí pode ser legal.

Vc acabou de estragar a nova moda antes dela ser lançada.
  • Upvote 1
Postado em (editado)

Pelo contrário

Deu curto circuito no sistema agora... Será que aprendi errado...  :blink:

Alves?

Editado por tiago.paiva
Postado em (editado)

Deu curto circuito no sistema agora... Será que entendi algo errado... :blink:

Alves?

HUAHUAHUA!!! Depois te explico o que houve. :vts Editado por Alves

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...