Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Alves

[Garagem Do Alves] Do gasto ao investimento no Gol G6

Recommended Posts

Alves... vc faz colunas pra tw?

Até agora não precisei, apenas reformei uma coluna para mid-range e tweeter, deixando-a apenas para tweeter.

Estou fazendo uma para meu carro, mas é tanta coisa para fazer no meu set e tendo que fazer apenas entre um carro e outro, que acabei preparando apenas 1 lado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Frouxo tá ficando Profissa. Parabéns, bom ver a evolução dos sets, sei bem o que é isso de colar os fios. Aqui na minha cidade é triste, um amigo montou o som do carro dele em uma loja renomada aqui da cidade, me relatou queima de reparo de Driver, queima de sub e queima de woofer. Perguntei de bateria e cabos de força, o mais triste disso tudo que ele tem 2 amplificadores AB e o excelente instalador colocou um cabo de força de apenas 4mm, disse a ele pra agradecer que só queimou isso e não pegou fogo no carro.

Compartilhar este post

Link para o post

O Frouxo tá ficando Profissa. Parabéns, bom ver a evolução dos sets, sei bem o que é isso de colar os fios. Aqui na minha cidade é triste, um amigo montou o som do carro dele em uma loja renomada aqui da cidade, me relatou queima de reparo de Driver, queima de sub e queima de woofer. Perguntei de bateria e cabos de força, o mais triste disso tudo que ele tem 2 amplificadores AB e o excelente instalador colocou um cabo de força de apenas 4mm, disse a ele pra agradecer que só queimou isso e não pegou fogo no carro.

Obrigado, Maurício.

O pior disso que você mencionou é que fazem isso e não cobram barato, e no dia em que o cliente descobre onde se meteu e acha alguém quem faz o certo, acha caro.

Compartilhar este post

Link para o post

É lamentável saber que o mercado está cheio desse tipo de produto. :banghead

Lembrou desta foto, não foi?

auMvgJj.jpg

Pow Alves, deleta essa foto para sempre por favor.  :vts

Compartilhar este post

Link para o post

quanto será que nosso nobre colega gastou na primeira instalação? acho que pior que comprar errado, é ter que comprar 2x

eu entendi direito? tem 2 sd400 pra tocar o kit? 

Somando todos os produtos que estão em cima da mesa na primeira foto foram uns 2k.

Módulo audiophonic 800.4 Club AB + SD 1600.1 foi em torno de 1,5k

Caixa com os subwoofers e o restante dos acessórios de instalação + serviço foi em torno de 1,5k.

Gastei entre 4 e 5k em média no primeiro set. E foi gasto mesmo. kkk

Faz um tempo mas acho que a média foi esta. Se soubesse o que sei hoje faria um puta set com esse valor.

Editado por tiago.paiva

Compartilhar este post

Link para o post

Ah o set do tiago, já tinha visto ele fala do set nos outro tópicos

Agora o set montado

No porta mala, teve algum motivo para os módulos não ficarem tudo de um lado só?

Pq olhando assim, se ficasse tudo de um lado só parece que ocuparia menos espaço e sobraria mais espaço no porta mala.

O trabalho feito na porta ficou muito bom, deve da um trabalho para deixa liso daquele jeito e ainda a paciência de passar a broca nos buraco, padrão Alves de trabalho

Qual player tava antes?

R: O player anterior era o Pioneer 8780bt.

Trocou módulo 800.4 por questão qualidade? ou mais por questão de poder ligar em bi-amp?

R: Eu ja usava em bi-amp fausto, pois os crossovers do kit são individuais para mid e tw e permitem a ligação. Troquei pelos seguintes motivos:

1 - O cooler era muito barulhento.

2 - O módulo esquentava muito.

3 - Ouvi o som do Alves com apenas 1 SD400.4 instalado e percebi que esse audiophonic era muita farinha e pouca carne. A qualidade do áudio era muito melhor.

E pro cliente, da para responder uma pergunta clássica. O sub JL ai toca igual quantos pioneer? padrão de medida de potência de sub muito utilizado kkkkk

Mas oq achou de diferença em spl mesmo tiago? Eu tendo ir pro sq, mas gosto do spl também kkkkk

R: Fausto, o 13w1 é bem famoso por ter um SPL muito forte, mas não consigo fazer esta comparação porque o projeto das caixas e a potência aplicada neles eram bem diferentes. Estava enviando 800 rms para os Pioneer colocados em uma caixa com FS alto (Voltado para SPL). Agora estou enviando apenas 400 rms para o 13w1 em uma caixa com FS baixo (Voltado para qualidade). No entanto, pelo potencial que tenho percebido do sub, em uma caixa dutada com FS voltado para SPL acredito que ele tocaria no mínimo igual aos 2 Pioneer anteriores, sendo que com mais qualidade.

O que me motivou para fazer a troca foi porque estava insatisfeito com a precisão tonal dos Pioneer, eles pareciam ter apenas uma nota para qualquer freqüência baixa, e estava acabando com meu set.

Foi mal tanto de pergunta, mas o set lembrou um pouco algumas mudanças que to querendo fazer no meu [¨] [¨]

As respostas que não foram dadas ainda estão ai Fausto. Forte abraço!

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado, Maurício.

O pior disso que você mencionou é que fazem isso e não cobram barato, e no dia em que o cliente descobre onde se meteu e acha alguém quem faz o certo, acha caro.

Exatamente. Se você acha que um profissional custa caro, é por que não sabe quanto custa um incompetente.
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

bacana Alves... parabéns pelo trabalho e por manter o forum "vivo "

Parabéns pelo set Tiago  :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente. Se você acha que um profissional custa caro, é por que não sabe quanto custa um incompetente.

Fato!

Compartilhar este post

Link para o post

bacana Alves... parabéns pelo trabalho e por manter o forum "vivo "

Parabéns pelo set Tiago  :legal:

Que bom que você gostou, Caio! :legal: É minha contribuição ao hobby! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Olá senhores, primeiramente gostaria de agradecer a todos que me ajudaram logo que entrei no fórum, no início, cada resposta mesmo que curta, foi demais importante para que pudesse desenvolver meu conhecimento na área. Ainda sou um recém nascido no mundo do SQ automotivo, mas pelo menos em projetos iniciais, ou semelhantes ao meu, já estou conseguindo ajudar outras pessoas com o que tenho aprendido com vocês aqui e com minhas experiências práticas.

Sobre o som, de maneira geral, está superando todas as minhas expectativas. O casamento feito entre este conjunto de equipamentos (Player, RCAs, Módulo e Kit) é perfeito. A sonoridade é muito real, dinâmica, com notas muito detalhadas em todas as faixas de frequência e com graves macios, precisos e fortes na medida certa.

O set atualmente esta assim:

• CD Player Pioneer DEH 7880 bt
  • Kit 2 Vias Focal Ps 165
  • Módulo SD 400.4EVO (x2)
  • Subwoofer JL 13w1 V2 (Versão ide 4Ohms)
  • Módulo SD 1600.1EVO (Versão de 1Ohm)
  • RCAs do tw: Ley Line Giza
  • RCAs do mid e sub: Ley Line Old Sarum
  • Força: Shock e Monster Cable
  • Speakers: Shock Classic e FW
  • Tratamento básico das portas com manta Slient Coat

Segue abaixo as minhas considerações sobre cada item.

Sobre a instalação dos módulos:

O kit está sendo bi-amplificado por dois SD400.4 EVO da seguinte forma: 

Canais 1 e 2 em bridge (enviando 300 rms para o mid). Canal 3 ligado no tw (enviando 75 rms para ele). Canal 4 não utilizado.

Para quem estiver se perguntando: Mas o bridge do módulo não envia apenas 200 rms? A resposta é não. Esta é a potência declarada pela Soundigital, mas um teste realizado pela Somsc mostrou que o bridge deste pequenino envia 210 rms em 12v e 306 rms em 14v. Segue o link para o vídeo do teste: 

O módulo que está empurrando o sub é o SD1600.1 na versão de 1Ohm. Como o Sub é de 4 Ohms, ele esta enviando em torno de 400 rms para ele. É pouco para tirar o máximo desse 13w1, mas já esta sendo suficiente para proporcionar graves extraordinários.

Obs: O upgrade do módulo ja esta programado. Vou trocar por um SD1200.1 de 2Ohms e passar a enviar 600rms para o sub. O objetivo é dar maior potêncial dinâmico para ele.

Sobre o Player

Acredito que atualmente seja o melhor 1 din do mercado em relação ao seu custo benefício. Além do som dele ser excelente, tem modo 3 way, TA, 13 bandas de equalização, LPF para subwoofer partindo de 31Hz com slope variando de 12 a 36db oitava, e ainda tem o novo App Pioneer ARC que torna a interação do usuário com o player fantástica, principalmente para fazer os ajustes avançados. Estou usando o player em modo 3 way, fazendo os cortes ativos pelo mesmo.

Sobre o Kit, RCAs e Módulos

Com certeza é um dos melhores kits da Focal em sua faixa de preço. O casamento dele com o Ley Line e o SD é perfeito. O som é limpo, cristalino e vivo. Os mids são presentes mas deixando o palco sempre um pouco acima da altura dos olhos. Como já descrito pelo Alves no seu tópico sobre o módulo, o áudio é realmente muito detalhado e real. Em poucos segundos a imagem sonora se forma na sua frente, e o que mais me chamou atenção foi a profundidade do palco sobre o painel, por diversas vezes ao fechar os olhos tive a sensação de estar sentado na primeira fila do Royal Albert Hall ouvindo Adele ou Coldplay ao vivo. É impressionante. Agora eu sei que quando se escuta um áudio de emoção, você realmente se emociona… Hoje me pego dirigindo e tendo vontade de fechar os olhos para curtir mais a imagem sonora que é rapidamente formada… Não sei se alguém aqui passa por isso também. Rsrs

A troca dos RCAs foi um capítulo á parte, antes iria deixar para trocar somente após 3 meses de instalado, mas de última hora fechei com o Alves e decidimos em conjunto colocar o Ley Line Giza para os Tw e o Old Sarum para Mid e Sub. Após a troca a grande surpresa veio com os tweeters pois parecia que tinham sido trocados tamanha foi a diferença da cristalinidade e brilho do áudio. Vale cada centavo do investimento. O up das outras vias para a linha Giza também ja está programada para daqui a 3 meses.

Sobre o subwoofer

A precisão tonal e o controle das batidas deste falante é impressionante, estou gostando muito do som dele. Em musicas com solo de bateria percebo a sequência de batidas do bumbo de maneira muito nítida. Ouvir 2Cellos tocando Benedictus ao Vivo é de arrepiar, o sub reproduz de maneira muito precisa as notas mais graves do violoncelo e sem deixar a desejar quando os instrumentos com freqüência mais altas aparecem. Não tenho nenhuma saudade dos antigos Pioneer.

Sobre a equalização e uso de TA:

"Não é apenas emendar os fios", o Alves repete esta frase com frequência aqui no fórum, e assim como eu, alguns usuários também levarão certo tempo para entender o que ela realmente significa. Após toda instalação realizada, eu estava ansioso para usar o TA e cravar o palco na minha frente, mas quando peguei o App ARC para configurar o audio, ele falou: - "Espera, deixa eu fazer alguns ajustes aqui antes, o TA é a última coisa"… E então testou vários cortes, diferentes slops, mudou o ganho individual de cada falante pelo player, alterou o ganho nos amplificadores, me fez várias perguntas sobre qual era a minha impressão em função de cada mudança e após uns 30 a 40 minutos, a mágica estava feita. Sentado no banco do passageiro ele conseguiu configurar o palco certinho sobre o painel, com os graves do sub vindo da frente presentes, precisos e fortes na medida certa. Ele fez tudo sem utilizar o TA. E ainda me passou a missão de configurar o TA em casa depois e me dizer como tinha ficado. Como bom aluno eu tirei todas as medidas e configurei o TA, o palco ficou certinho, mas a qualidade do som reduziu significativamente, o som perdeu vitalidade e ficou um pouco artificial. Na hora eu pensei, acho que ele já sabia que eu chegaria a esta conclusão… E assim sem falar muito sobre a teoria do assunto me deu uma excelente aula prática sobre TA... Não estou usando o recurso.

Segue imagens com os detalhes de como ficou a configuração final do áudio:

IGqLEMP.png

Considerações finais:

O som do meu carro está espetacular. Não tem outra palavra para descrever que não esta. Principalmente levando em consideração o valor que foi investido. Ontem entrei no carro cansado e um pouco estressado, com o pescoço e ombros doendo e quando cheguei em casa após 30 min de audição o relaxamento era enorme, os ombros não estavam mais doendo, parecia que tinha passado por uma sessão de massagem, sem falar que você não quer mais ultrapassar os 50km/h. O aúdio realmente emociona com a dinâmica, detalhamento e realismo de cada música que é reproduzida.

Mais uma vez reforço o destaque da profundidade e brilho gerado pelo módulo, a sensação é de que o carro não tem parabrisa e que o som vem de fora. Nas músicas ao vivo se fechar os olhos não é necessário esforço algum para ter a sensação de que está vendo a apresentação ao vivo, principalmente em músicas em que a plateia é participativa.

Estou muito satisfeito com o resultado e grato pela ajuda de todos aqui do forum que auxiliaram no desenvolvimento do projeto, em especial ao agora amigo Alves, o Rei dos Frouxos. Forte abraço senhores, espero que cada dia que passe mais pessoas consigam descobrir o prazer que é ter um SQ de verdade no seu carro.

Qualquer dúvida podem lançar as perguntas que eu ou o Alves vai respondendo e atualizando o tópico aqui. Forte abraço!

Tiago, só agora puder ler seu comentário. Fico muito feliz em saber o quão satisfeito você está e o quanto você tem aprendido em pouco tempo. Como eu te disse, tendo boa vontade em aprender, lendo, conversando, testando e ouvindo é impossível não aprender e o assunto é contagiante, pois resulta em prazer ao ouvir música.

:rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana, fixou o tw ali naquele local como? Dupla face? :huh:

Dupla face é complicado, geralmente não gruda bem. Usei parafuso!

eCfEwXp.jpg

Isso foi possível pq usei um parafuso bem fino, que passou pela "tela" da coluna sem fazer estragos. :legal:

Editado por Alves

Compartilhar este post

Link para o post

Dupla face é complicado, geralmente não gruda bem. Usei parafuso!

eCfEwXp.jpg

Isso foi possível pq usei um parafuso bem fino, que passou pela "tela" da coluna sem fazer estragos. :legal:

Eu li a parte de cima sem rolar pra baixo, aí fiquei pensando, o Alves é doido, até ver o comentário final. :vts

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu li a parte de cima sem rolar pra baixo, aí fiquei pensando, o Alves é doido, até ver o comentário final. :vts

:vts

Compartilhar este post

Link para o post

Show Alves!

Gostei desse Player com Arc! A uns anos atrás boa qualidade de áudio, 3-way e conectividade para acerto era algo só disponível em Players muito mais caros.

Obrigado, Pedro! :legal:

Realmente, esse player e o 588, assim como o 2din 2880 são ótimas opções para quem quer um player completo e - finalmente - gastando pouco.

Compartilhar este post

Link para o post

Alves uma pergunta.... A altura do TW geralmente não fica na altura do ouvido? Ou isso é uma opção do cliente? Ou indiferente da localização, não interfere

no som?

O meu carro e corsa sedan,e estou em dúvidas onde colocar o tw.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou indiferente da localização, não interfere no som?

Se o som estiver bem regulado, não precisa ficar na altura do ouvido não.

Compartilhar este post

Link para o post

Alves uma pergunta.... A altura do TW geralmente não fica na altura do ouvido? Ou isso é uma opção do cliente? Ou indiferente da localização, não interfere

no som?

Abs.

Ao contrário, geralmente não fica. Não fica bom esteticamente. Além disso, dessa forma aumenta a distância entre mid e tw, dificultando o acerto das vias. Estando acima do painel já é um bom lugar.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

no som?

Abs.

Não precisa ficar exatamente na altura, basta ficar apontado para onde deseja conforme o projeto (on ou off).

Mas este é um detalhe que no dia-dia não influencia muita coisa, porque sua cabeça não fica parada o tempo todo enquanto dirige...

Logo esse direcionamento para o ouvido funciona mais para colocar o palco na sua frente e melhorar a imagem sonora formada...

No caso do meu projeto esta off apontado para o centro do carro, mas foi o próprio copinho da focal que fez esse apontamento, e não senti necessidade de mudar, esta muito bom nessa posição.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...