Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
DAD

Subwoofer DAD para Hi-Fi (atualizando: parâmetros TS do sub!)

Recommended Posts

Olá! Sim Old-School Subwoofer, denominei este nome para a linha toda, pois sou do tempo em que se fazia som por amor e prazer em fazer bem feito e sempre procurando melhorar a qualidade dos produtos! Visto que esta prática é complicado hoje em dia, sempre procuram números e custo baixo, isso deixa o pessoal amante do som de qualidade no vácuo!

Pretendo atuar nesta área, já que não existe interesse do grandes fabricantes neste setor!...

Só farei produção artesanal, 1 á 1!

:legal:

Ótimo existir algum fabricante assim!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo existir algum fabricante assim!

Vlw!...

Compartilhar este post

Link para o post

Novidades no post...Parâmetros adicionados...

Compartilhar este post

Link para o post

Parâmetros do Sub SW412/S4

1-Potência(Pe)= 400W(RMS)

1-Faixa de trabalho de potência= 300W á 600W

2-Volume Equivalente (Vas)= 78,85(L)

3-Frequência de Ressonância(Fs)= 32,2 (Hz)

4- Resistência da Bobina (Re)= 4,0 (ohms)

5- Massa Móvel Total (Mms)= 125 (grs)

6- Área Efetiva do Cone= 530 cm(2)

7- Compliância Mecânica (Cms)= 197,9 (µm/N)

8- Fator de Qualidade Mecânico (Qms)= 2,97

9- Fator de Qualidade Elétrico (Qes)= 1,7

10- Fator de Qualidade Total (Qts)= 1,08

11- Volume de Deslocamento Equivalente (Vd)= 636 (cm3)

12- Fator de Força do Campo Magnético (BL)= 7,7 (T/m)

13- Resistência Mecânica (Rms)= 8,46 (Ns/m)

14- Excursão linear (Xmáx)= +-15 (mm)(Sistema Underhang)

15- Excursão máxima mecânica (Xlim)(antes do dano)= 20 (mm)

16- Rendimento (No)= 0,15%

17- Diâmetro Efetivo do Cone (Vd)= 26,0 (cm)

18- Pressão Sonora (SPL)= 84 (dB/w/m)

19- Pressão Sonora (USPL)= 87(dB)

20 – Campo com Ímã de Neodímio de 25Kgf (campo fechado)

21- Dimensões= 172 x 320 (mm)

22- Peso (líquido)= 6,34(Kg)

​Apesar de alguns parâmetros não correspondeu a minha expectativa, outros superaram....

1- Muito interessante a FS, com um cone tão leve e uma centragem meia dura( isto provoca alto Qts), mas em compensação dá um controle espetacular ao grave...

2- Medi alguns parâmetros, pois na medição do Cms, foi problemático, 10 medições e cada uma dava um valor(tenso medir precisão com peso e paquímetro, vou estudar outro método com precisão para isso! Neste caso usei do programa Winisd para calcular os valores que me pareceram bem condizente com o sub!

3- Nas primeiras audições na bancada, pude perceber realmente o rendimento baixo ( nem posso reclamar pois tem sub importado caríssimo com este rendimento, vamos melhorar no futuro), mas o som realmente ficou dentro do que eu estava procurando, grave cheios, uniformes, precisos e encorpados...sem deixar de ser musical.

O sub ficou bem transparente que comecei a ter problemas com meus aparelhos (gerador e módulo de áudio, pequeno módulo de bancada, visto que este tem 1% Thd com 2W e precisei buscar em minhas tralhas um velho módulo com TDA1510, este bem melhor), depois veio que o tibre estava meio que duro, assim dizer e dava uma chispada abaixo de 20Hz, seria o sub?, bem coloquei o osciloscópio e lá estava, gerador com problemas...duro viu...rsrsrsSolução foi por um capacitor pendurado na saída do gerador e suavisar as distorções...conclusão?...graves super suaves e precisos, sem nenhuma distorção....claro sempre com o pé no chão, pois só analisando em uma caixa bem feita e um módulo decente!

As simulações que fiz foram para uma caixa com 60L(livres), em alguns casos com equalização para se ter uma resposta mais homogênea...

Logo posto as fotos, ainda falta adesivos, e a guarnição no acabamento do sub!

Abaixo caixas com 60litros livres, algumas com correção de curva!

19466585_844044789081721_751886561418356

19442084_844044829081717_339152548452704

19488897_844044862415047_802579060786290

O produto será lançado ou ainda será desenvolvido?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite!

Primeiramente Parabens pela iniciativa de fazer algo diferente, acredito que a bola da vez no segue nesta linha, produto voltado a um segmento especifico;

Cabe aqui algumas perguntas no contexto de ajudar e facilitar seu trabalho no desenvolvimento;

- Ele foi previamente amaciado por algumas horas com grande sinais com baixa potencia?(eu sempre amacio com pelo menos 4 horas com cerca de 20W @ 20hz) antes da obtencaos dos parametros?

- Que metodo usou para obter os parametros?  o uso do programa REW  com a "Giga" para automatização disso, pode te ajudar a fazer alteracoes e mais e mais testes;

- Nao sei se a parte de dispersao do fluxo magnetico da primeira pagina foi feita com  FEM, mas acho que isso somado a suspensao, deve estar dando mais "forca" na excursao negativa do cone...

enfim,  caso julgue pertinente, posso te enviar algumas "sugestoes" de ajustes que voce pode tentar  para deixar seu sub pouco mais eficiente;

qualquer coisa r.andrade@msn.com que fica mais facil, do que aqui no forum que so olho a mp as vezes..

comecei meus testes com neodimios em midbass no ano passado mas nao evolui muito devido a mudancas na minha area  professional...

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite!

Primeiramente Parabens pela iniciativa de fazer algo diferente, acredito que a bola da vez no segue nesta linha, produto voltado a um segmento especifico;

Cabe aqui algumas perguntas no contexto de ajudar e facilitar seu trabalho no desenvolvimento;

- Ele foi previamente amaciado por algumas horas com grande sinais com baixa potencia?(eu sempre amacio com pelo menos 4 horas com cerca de 20W @ 20hz) antes da obtencaos dos parametros?

- Que metodo usou para obter os parametros?  o uso do programa REW  com a "Giga" para automatização disso, pode te ajudar a fazer alteracoes e mais e mais testes;

- Nao sei se a parte de dispersao do fluxo magnetico da primeira pagina foi feita com  FEM, mas acho que isso somado a suspensao, deve estar dando mais "forca" na excursao negativa do cone...

enfim,  caso julgue pertinente, posso te enviar algumas "sugestoes" de ajustes que voce pode tentar  para deixar seu sub pouco mais eficiente;

qualquer coisa r.andrade@msn.com que fica mais facil, do que aqui no forum que so olho a mp as vezes..

comecei meus testes com neodimios em midbass no ano passado mas nao evolui muito devido a mudancas na minha area  professional...

Olá!

Boas suas colocações, visto que tem experiência!

Vamos lá:

1- Eu medi os parâmetros FS utilizando como referência Osciloscópio (por Fase), com resistor alto em série(100 ohms), medição de fre, foi com um aparelho com 2 decimais(+-1%) de precisão, multímetros pequeno módulo de 15W. isto foi tranquilo!

2- Sim, amaciei por cerca de 3 horas na Fs, quase não mudou a FS( baixou de 33 para 32,2Hz....

3- O campo não está disforme calculado pelo FEM, como o gap é alto o campo ficou dentro +- 1% na excursão toda ( se desejar posso postar a curva do campo)

O grande equívoco meu foi que eu esperava mais força dentro deste campo, mas o fornecedor não forneceu a força em Gauss ou Oe do ímã! No caso para aumentar o ganho, terei que fazer outro modelo mai Top(porém mai caro).

Veja: B=7,7T, a bobina tem 16m com 0,478T no gap, bate o cálculo: BL=Txm

Agora, se a bobina for de 3pol(24m)+ 2 Neo, na simulação deu 0,78T no mesmo gap, porém o BL fica com 18,8T o que vai passar de 90dB/SPL...vamos ver...

Pretendo ter 2 modelos, um igual a este, porém som de excelente qualidade...e outro mai top mai eficiente...vai depender do resultado sônico deste, depois mando fazer uma caixa para ver o resultado sônico!

Compartilhar este post

Link para o post

Cláudio, fica minha crítica, o Qts está MUITO alto, não tem como qualificar efetivamente o produto como hi-fi, ele não tem controle de cone

Apenas como comparação, medi ontem um sub de 10" da Gradiente de um amigo meu, passou por 3 dias de amaciamento e 1h de resfriamento da bobina antes de ser medido, foi usado o Clio Pocket

MANUFACTURER: Gradiente

MODEL: 13.1341.001.901A

Fs 35.89 Hz

Re 2.90 Ω

Sd 346.3606 cm²

Qms 2.71

Qes 0.58

Qts 0.48

Cms 0.38 mm/N

Mms 51.85 g

Rms 4.32 Ωm

Bl 7.62 N/A

dBspl 89.04

VAS 63.54 L

Zmin 3.59 Ω

L1kHz 1.23 mH

L10kHz 0.66 mH

Os dados dele quando bovo

Fs 41.02 Hz

Re 2.90 Ω

Sd 346.3606 cm²

Qms 3.09

Qes 0.64

Qts 0.53

Cms 0.30 mm/N

Mms 50.50 g

Rms 4.22 Ωm

Bl 7.67 N/A

dBspl 89.33

VAS 49.95 L

Zmin 3.48 Ω

L1kHz 1.21 mH

L10kHz 0.66 mH

Só pra constar, esse Gradiente tb não é hi-fi

Compartilhar este post

Link para o post

Olá!

Boas suas colocações, visto que tem experiência!

Vamos lá:

1- Eu medi os parâmetros FS utilizando como referência Osciloscópio (por Fase), com resistor alto em série(100 ohms), medição de fre, foi com um aparelho com 2 decimais(+-1%) de precisão, multímetros pequeno módulo de 15W. isto foi tranquilo!

2- Sim, amaciei por cerca de 3 horas na Fs, quase não mudou a FS( baixou de 33 para 32,2Hz....

3- O campo não está disforme calculado pelo FEM, como o gap é alto o campo ficou dentro +- 1% na excursão toda ( se desejar posso postar a curva do campo)

O grande equívoco meu foi que eu esperava mais força dentro deste campo, mas o fornecedor não forneceu a força em Gauss ou Oe do ímã! No caso para aumentar o ganho, terei que fazer outro modelo mai Top(porém mai caro).

Veja: B=7,7T, a bobina tem 16m com 0,478T no gap, bate o cálculo: BL=Txm

Agora, se a bobina for de 3pol(24m)+ 2 Neo, na simulação deu 0,78T no mesmo gap, porém o BL fica com 18,8T o que vai passar de 90dB/SPL...vamos ver...

Pretendo ter 2 modelos, um igual a este, porém som de excelente qualidade...e outro mai top mai eficiente...vai depender do resultado sônico deste, depois mando fazer uma caixa para ver o resultado sônico!

Bacana, falei pelo REW pois facilita bastante nos testes, depois de fazer e calibrar em 2 minutos ja esta com os parametros todos na mao...

Sobre o BL e concentração do mesmo, se tiver disponível algum anel de neodimio (ou um outro cilindro destes), tente coloca-lo em serie no top plat, teoricamente aumentaria em muito a concetracao de BL no gap e te daria um BL maior sem precisar aumentar muito o diametro do Conjunto.... Em sistema T yoke comum isso funcionou muito bem, em alguns casos com anel pequeno chegou a 35% a mais de BL....

....

Sobre o Q total do  sistema discordo em partes do colega no post acima, este Q esta otimo para o uso em caixas seladas, apenas neste caso recomendaria atenção em especial a suspensão que deve ser um pouco mais rigida(preferencialmente borracha) ou espuma mais densa e no formato " semicilíndrico " como no caso deste sub aqui http://www.caraudioclassifieds.org/forum/fix-my-speaker/75209-soundstream-spl-x-15-a.html

Pois ela quem deve ser responsável por boa parte do controle do cone para ter mais eficiencia;

Ja no modelo  para caixas dutadas, concordo que  teria que trabalhar com diferentes especificacoes de centragem e suspensao para poder ter um Q mais baixo, e mais adequado pra trocas mais rapidas de notas...

Compartilhar este post

Link para o post

Cláudio, fica minha crítica, o Qts está MUITO alto, não tem como qualificar efetivamente o produto como hi-fi, ele não tem controle de cone

Apenas como comparação, medi ontem um sub de 10" da Gradiente de um amigo meu, passou por 3 dias de amaciamento e 1h de resfriamento da bobina antes de ser medido, foi usado o Clio Pocket

MANUFACTURER: Gradiente

MODEL: 13.1341.001.901A

Fs 35.89 Hz

Re 2.90 Ω

Sd 346.3606 cm²

Qms 2.71

Qes 0.58

Qts 0.48

Cms 0.38 mm/N

Mms 51.85 g

Rms 4.32 Ωm

Bl 7.62 N/A

dBspl 89.04

VAS 63.54 L

Zmin 3.59 Ω

L1kHz 1.23 mH

L10kHz 0.66 mH

Os dados dele quando bovo

Fs 41.02 Hz

Re 2.90 Ω

Sd 346.3606 cm²

Qms 3.09

Qes 0.64

Qts 0.53

Cms 0.30 mm/N

Mms 50.50 g

Rms 4.22 Ωm

Bl 7.67 N/A

dBspl 89.33

VAS 49.95 L

Zmin 3.48 Ω

L1kHz 1.21 mH

L10kHz 0.66 mH

Só pra constar, esse Gradiente tb não é hi-fi

Só para constar, o Qts não é parâmetro de controle de cone e sim tipo de resposta...o controle de cone se dá pelo Rs(resistência total mecânica na ressonância)+ Re(Resistência elétrica)+ carga acústica do tipo de caixa+ dumping do módulo.

Quem define se um alto-falante serve para Hi-Fi são outros parâmetros mais importantes:

1- Fidelidade

2- Timbre

3- Controle de cone (Rs quanto menor mais controle, mais dura a centragem, porém com Fs baixo, dificílimo de fazer)

4- Transparência no som ( mostra o ambiente onde está se passando)

5- THD

E assim vai, como vê números são apenas indicativos que mostra a filosofia de projeto, porém tem que ser testado em um sistema realmente bom!

Não fique preso só á números, senão jamais vc. vai conhecer realmente o mundo do Hi-Fi.

Já ví subs com parâmteros com TS mascarados, e outros feito pelos deuses da eletrônica, porém com resultados nem tão expressivos quando da audição!

O que estou dizendo que não seja preso a conceitos fixados pelos mercados, escute som e não números.

As medições foram honestas e não foram arrumadas...rsrsr

O que estou escutando em tom aqui me agrada e muito, pois já ouvi muitos subs em minha vida, inclusive uma AR1, 1ª caixa de sub de suspensão acústica do mundo em uma casa de amigo!

Fica a dica, vou mandar fazer uma caixa como simulada (vented), para ver resultados!

Forte abs amigo!

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana, falei pelo REW pois facilita bastante nos testes, depois de fazer e calibrar em 2 minutos ja esta com os parametros todos na mao...

Sobre o BL e concentração do mesmo, se tiver disponível algum anel de neodimio (ou um outro cilindro destes), tente coloca-lo em serie no top plat, teoricamente aumentaria em muito a concetracao de BL no gap e te daria um BL maior sem precisar aumentar muito o diametro do Conjunto.... Em sistema T yoke comum isso funcionou muito bem, em alguns casos com anel pequeno chegou a 35% a mais de BL....

....

Sobre o Q total do  sistema discordo em partes do colega no post acima, este Q esta otimo para o uso em caixas seladas, apenas neste caso recomendaria atenção em especial a suspensão que deve ser um pouco mais rigida(preferencialmente borracha) ou espuma mais densa e no formato " semicilíndrico " como no caso deste sub aqui http://www.caraudioclassifieds.org/forum/fix-my-speaker/75209-soundstream-spl-x-15-a.html

Pois ela quem deve ser responsável por boa parte do controle do cone para ter mais eficiencia;

Ja no modelo  para caixas dutadas, concordo que  teria que trabalhar com diferentes especificacoes de centragem e suspensao para poder ter um Q mais baixo, e mais adequado pra trocas mais rapidas de notas...

Concordo em parte com vc. 

Sobre o controle de cone quem manda mais é o Rs, qt mais baixo mais controle....não Qts, que indica tipo de resposta!

Quanto a espuma é bem parecida com a do link, depois posto a foto dele!

Vou postar três curvas relativas de caixas que simulei, claro com correções (Resposta de freq.; Curvas de excursão, Impedância nas 3 condições)

1- Selada

2- Vented

3- Vented Isobárica

Acredito que vai entender meu ponto de vista! 

Vou fazer uma caixa vented de demonstração, sempre é bom mudar conceitos até então imutáveis!

Editado por DAD

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, estive pesquisando na net, e encontrei uma tabela que Homero Sette (época da Selenium) fez, sobre como calcular Cms, Qes, etc...é complicado mesmo...leva em conta justamente o meu problema, segundo o estudo, quando Rs é elevado á Re, tem uma conta, caso contrário (no meu caso) Rs próximo á Re, tem outra fórmula de cálculo...nada fácil

Vou refazer as contas e ver se muda algo, pois o que escuto aqui é bom!

Aguardem!...

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Quem define se um alto-falante serve para Hi-Fi são outros parâmetros mais importantes:

1- Fidelidade

2- Timbre

4- Transparência no som ( mostra o ambiente onde está se passando)

Mais importantes? De que forma esses parâmetros podem ser aferidos? Equipamentos como Clio, Klippel, DATS, LMS, ARTA, Woofer Tester, REW, nenhum deles entrega esses dados, eles sequer entram em alguma fórmula de qualquer coisa

Essas informações são, quando muito, derivadas dos parâmetros T/S, e se o Qts não é um bom indicador pra isso (afinal baixo Qts indica que o falante "copia" melhor o sinal q recebe) , não se fala mais de engenharia, P&D ou analise de dados, o que seja

Pode ser fator emocional por tu ter empreendido o teu projeto (louvável a atitude) e está levando isso irracionalmente pra avaliação auditiva q está fazendo (é o que eu acredito), ou pode estar apenas criando um marketing para justificar vender um produto ruim contando com a sorte de que a maioria das pessoas não entende sobre o assunto (eu espero q não seja isso)

Tem q ver o que tu quer fazer: entregar um bom produto por que ele é bom, ou entregar um produto como tu quer baseado em informação não técnicas copiando adjetivos de outros q se dizem hi-end só pq usam palavras bonitas e snake oil?

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, tenho que pedir desculpas ao pessoal do fórum pois cometi erro no cálculo do Qes, já arrumei os dados!

Não melhorou um absurdo, mas ajudou!

Vejam no início do Post!

Compartilhar este post

Link para o post

Mais importantes? De que forma esses parâmetros podem ser aferidos? Equipamentos como Clio, Klippel, DATS, LMS, ARTA, Woofer Tester, REW, nenhum deles entrega esses dados, eles sequer entram em alguma fórmula de qualquer coisa

Essas informações são, quando muito, derivadas dos parâmetros T/S, e se o Qts não é um bom indicador pra isso (afinal baixo Qts indica que o falante "copia" melhor o sinal q recebe) , não se fala mais de engenharia, P&D ou analise de dados, o que seja

Pode ser fator emocional por tu ter empreendido o teu projeto (louvável a atitude) e está levando isso irracionalmente pra avaliação auditiva q está fazendo (é o que eu acredito), ou pode estar apenas criando um marketing para justificar vender um produto ruim contando com a sorte de que a maioria das pessoas não entende sobre o assunto (eu espero q não seja isso)

Tem q ver o que tu quer fazer: entregar um bom produto por que ele é bom, ou entregar um produto como tu quer baseado em informação não técnicas copiando adjetivos de outros q se dizem hi-end só pq usam palavras bonitas e snake oil?

Entendo sua posição, mas prefiro uma audição cuidadosa antes de criticar qualquer produto! Vamos aguardar..Cometi um erro no cálculo do Qes(já corrigido).

Aproveitando aqui a sua pergunta, o produto está sendo desenvolvido ainda!

Editado por DAD

Compartilhar este post

Link para o post

Eu me disponho a efetuar uma bateria de testes por aqui com o pessoal q conheço

Temos pelo menos 2 sets automotivos em nível hifi (um deles com frontal todo Scan-Speak), fora equipamentos de medição (Clio, DATS, LMS e dependendo da data Woofer Tester), microfones, DSP residencial, sistemas residenciais variados...

Pagamos fretes de ida e volta, fazemos uma análise, levantamos dados e postamos

Compartilhar este post

Link para o post

Qts muito alto.. Funciona bem com freqüência abaixo de 40hz ou lowbass.. Talvez só uma selada mesmo pra tornar o sub agradável e rápido (meu ponto de vista).

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, tenho que pedir desculpas ao pessoal do fórum pois cometi erro no cálculo do Qes, já arrumei os dados!

Não melhorou um absurdo, mas ajudou!

Vejam no início do Post!

Uns 4 meses atrás eu te disse em uma postagem no seu Facebook que o maximo que você conseguiria com esse projeto seria:

• Chegar próximo de um subwoofer tradicional, custando 3X mais.

O resultado foi: nem perto de um subwoofer tradicional voce conseguiu chegar  :(

Esse tipo de conceito de produto é antigo, não tem nada de novidade e saiu do mercado justamente por ser uma maneira pouco inteligente de fazer um produto.

Aí você me bloqueou no Facebook  :huh: 

A propósito, o seu primeiro cálculo com Qts de 1,08 e Sensibilidade de 84dB está coerente (não digo que a medição está correta, mas pelo menos está coerente). Já o segundo cálculo com Qts de 0,7 e sensibilidade de 86dB está totalmente incorreto. Nada bate.

Para chegar proximo de chamar um produto de "hi-fi", ainda tem muito chao pela frente...

Um abraço,

Renato S. Yamane

Editado por yamane

Compartilhar este post

Link para o post

Belo sub hein meu amigo. Me esclarece uma dúvida por favor. Esse sub atenderá o público do SQPL também? Estou na caça de um sub pra essa finalidade. Obrigado .

Olá!

Ainda estou no desenvolvimento dele...só colhendo os resultados e ver como se comporta!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu me disponho a efetuar uma bateria de testes por aqui com o pessoal q conheço

Temos pelo menos 2 sets automotivos em nível hifi (um deles com frontal todo Scan-Speak), fora equipamentos de medição (Clio, DATS, LMS e dependendo da data Woofer Tester), microfones, DSP residencial, sistemas residenciais variados...

Pagamos fretes de ida e volta, fazemos uma análise, levantamos dados e postamos

Opa! Agradeço a ajuda, sempre bom contar com pessoal experiente e aparelhagem de alto nível, deixa eu ainda avançar mais um pouco no projeto!...provavelmente vou descartar bobina de 2pol, e usar de 3pol, só nisso já aumenta Bl (+40%) isso provoca diminuição de Qts...e ver se dobro o campo no gap...

Editado por DAD

Compartilhar este post

Link para o post

Uns 4 meses atrás eu te disse em uma postagem no seu Facebook que o maximo que você conseguiria com esse projeto seria:

• Chegar próximo de um subwoofer tradicional, custando 3X mais.

O resultado foi: nem perto de um subwoofer tradicional voce conseguiu chegar  :(

Esse tipo de conceito de produto é antigo, não tem nada de novidade e saiu do mercado justamente por ser uma maneira pouco inteligente de fazer um produto.

Aí você me bloqueou no Facebook  :huh: 

A propósito, o seu primeiro cálculo com Qts de 1,08 e Sensibilidade de 84dB está coerente (não digo que a medição está correta, mas pelo menos está coerente). Já o segundo cálculo com Qts de 0,7 e sensibilidade de 86dB está totalmente incorreto. Nada bate.

Para chegar proximo de chamar um produto de "hi-fi", ainda tem muito chao pela frente...

Um abraço,

Renato S. Yamane

Realmente foi uma decepção, pois para baixar o Qts teria que deixar suspensão frouxa, ista dá Qts bem mais baixo, porém um Rs ato demais(não gosto, provoca graves sem controle, até gostoso de ouvir), não tinha a informação de Gauss do íma, e nem o simulador que baixei no meu PC....talvez por isso o resultado não tão expressivo, porém neste sistema o sub se comporta melhor no som, pelo menos estou satisfeito com a qualidade de som, mas não atendeu ao objetivo que quero (ainda), mas vou remodelar, sei que vai ficar caro, mas produto top é caro mesmo! Vou tentar colocar no mercado uma opção para quem gosta realmente de produto bem feito, sem apelos comerciais pelo preço baixo e qualidade pífia!

Vamos aguardar!

Compartilhar este post

Link para o post

Qts muito alto.. Funciona bem com freqüência abaixo de 40hz ou lowbass.. Talvez só uma selada mesmo pra tornar o sub agradável e rápido (meu ponto de vista).

Sei não viu Gledson, Rs total ficou 5x menor que os subs convencionais...é melhor escutar 1º...vou fazer uma caixa pra ele e ver como se comporta em baixos acústicos, e bateria! Isso ainda vai ser aprimorado, mas pelo tom que gerou me agradou bastante, cone leve e Fs baixo com Rs baixo, difícil conseguir!

Vamos ver os outros protótipos!

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente foi uma decepção, pois para baixar o Qts teria que deixar suspensão frouxa, ista dá Qts bem mais baixo, porém um Rs ato demais(não gosto, provoca graves sem controle, até gostoso de ouvir), não tinha a informação de Gauss do íma, e nem o simulador que baixei no meu PC....talvez por isso o resultado não tão expressivo, porém neste sistema o sub se comporta melhor no som, pelo menos estou satisfeito com a qualidade de som, mas não atendeu ao objetivo que quero (ainda), mas vou remodelar, sei que vai ficar caro, mas produto top é caro mesmo! Vou tentar colocar no mercado uma opção para quem gosta realmente de produto bem feito, sem apelos comerciais pelo preço baixo e qualidade pífia!

Vamos aguardar!

Com todo respeito, mas você está misturando todos os conceitos.

O "Rs" é o pico na curva de impedância. Quanto menor esse pico, maior é o Qts... Pior é o produto.

Se você gosta de um Rs baixo, sugiro arrancar metade do conjunto magnético  :blink:

Não faz o menor sentido  [¨]

Se você gastou R$200 para fazer esse produto, garanto para você que seria possível fazer a mesma coisa (ou até melhor) gastando 1/3 desse valor ao optar pelo método tradicional.

Não gaste fosfato com esse tipo de desenvolvimento.

Um abraço,

Renato

Compartilhar este post

Link para o post

Com todo respeito, mas você está misturando todos os conceitos.

O "Rs" é o pico na curva de impedância. Quanto menor esse pico, maior é o Qts... Pior é o produto.

Se você gosta de um Rs baixo, sugiro arrancar metade do conjunto magnético  :blink:

Não faz o menor sentido  [¨]

Se você gastou R$200 para fazer esse produto, garanto para você que seria possível fazer a mesma coisa (ou até melhor) gastando 1/3 desse valor ao optar pelo método tradicional.

Não gaste fosfato com esse tipo de desenvolvimento.

Um abraço,

Renato

Bem, se for assim é só deixar a centragem "Ultra-mega-uau" frouxa que vai dar um pico nas galáxias a impedância, é melhor?...acho que não; o que estou fazendo é ajuste de timbre com controle certo no cone, isso só ouvindo e ir ajustando, como se estivesse afinando um instrumento!

Demanda testes e mais testes; e um bom investimento!

Vamos aguardar os resultados!

Sossega homem...rsrs

:legal:  :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...