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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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Fernando Rufino

Set SQPL Peugeot 308

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Até onde sei a Banda não é focada em SQ. Suas aplicações são mais utilizadas em projetos de TRIO.

E o DAT é uma cópia do Audiophonic. Logo, se o foco é SQ, os amps SD da linha EVO são melhores sim.

Muito obrigado pela explicação

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opaaa conheço esse cara ai.. eh meia boca mais eh esforçado viu!!  :vts

 

Valeu a indicação Alvez valeu mesmo!! quem quiser estamos ai.. rs

 

e qndo vir minha garagem esta disponivel pra bagunça! uahuahuah

 

 

 

 

:vts :vts :vts

Enquanto isso, chamem o Rodrigo KBLO!

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Então, escutei ontem no final da tarde um kit 2 JBL GX600C, empurrado por um amplificador GTO-5EZ acompanhando um sub JBL GTO 804 e tocado por um PIONEER 5 canais RCA old school, e meus caros, agradeço e muito por vocês não terem deixado eu entrar nessa monomarca. Minhas impressões de leigo, MID sujo e tweeter horrível, neste SET o único que salvou foi o SUB.

 

Novamente, muito obrigado, agora é esperar chegar os itens para montar o meu SET UP (espero não estar com expectativas muito altas). Daqui a pouco posto quais serão os itens e quanto está saindo já com a montagem.

Editado por Fernando Rufino

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HU DVD PIONEER AVH-X2880BT - R$954,98

02 SD400.4 EVO (01 para cada lado do kit, usando em brigde, canal 01 e 02, para os mid, canal 3 para o tweeter e canal 4 isolado) - R$400,00
KIT 2 vias MOREL TEMPO 6" - R$500,00
SD1200.1 EVO (Trabalhando em 4ohms) - R$450,00
Subwoofer JL 10W3V3-4 ohms - R$780,00
01 Cabo RCA LEY LINE NAZCA (5M) para o subwoofer - R$163,80
02 Cabo RCA LEY LINE STONEHENGE (2M) para os tweeter - R$161,20
02 CABO RCA Y NAZCA (2M) - R$149,80
Cabo SHOCK FW FIRE FLAT WIRE 16AWG 2 X 1,5mm² (7M) para os tweeter - R$35,65
Cabo SHOCK MARINE 12AWG 2 X 3,3mm² (7M) para os mid e sub - R$59,85
Cabo SHOCK CLASSIC 4AWG 21mm² (9M) (nos SD400.4 será separado por um distribuidor para que seja colocado um 6AWG) - R$136,80
CABO SHOCK CLASSIC 6AWG 13,3mm² (1M) (para os SD400.4 pós distribuidor) - R$9,50
Porta fusível TECHNOISE 50A para os dois SD400.4 EVO - R$23,75
Porta fusível TECHNOISE 60A para o SD1200.1 EVO - R$23,75
Distribuidor DB LINK - R$57,00
Moldura Peugeot 308 - R$130,00
Camera de ré infravermelho - R$62,80
Interface comando de volante FT-CAN-WIRE - R$136,78
Mão de obra - R$300,00
Caixa selada sob medida - R$200,00
 
TOTAL: R$4.735,66
 
Err, me empolguei e MUITO!!! Levando em consideração que vendi o meu CASKA para o meu irmão por R$600,00 (sei que conseguiria pelo menos o dobro do valor, mas o aniversário dele está próximo e iria demorar um pouco para eu vender ela, portanto uni o útil ao agradável) e retirando a mão de obra e caixa (que não estavam contabilizado no orçamento), extrapolei em R$1.635,66 a mais que o meu orçamento máximo inicial. Espero que valha a pena.  pasmafaute

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Então, escutei ontem no final da tarde um kit 2 JBL GX600C, empurrado por um amplificador GTO-5EZ acompanhando um sub JBL GTO 804 e tocado por um PIONEER 5 canais RCA old school, e meus caros, agradeço e muito por vocês não terem deixado eu entrar nessa monomarca. Minhas impressões de leigo, MID sujo e tweeter horrível, neste SET o único que salvou foi o SUB.

 

Novamente, muito obrigado, agora é esperar chegar os itens para montar o meu SET UP (espero não estar com expectativas muito altas). Daqui a pouco posto quais serão os itens e quanto está saindo já com a montagem.

Talvez esse set não estivesse bem regulado, isso deve ser levado em conta também.

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HU DVD PIONEER AVH-X2880BT - R$954,98

02 SD400.4 EVO (01 para cada lado do kit, usando em brigde, canal 01 e 02, para os mid, canal 3 para o tweeter e canal 4 isolado) - R$400,00
KIT 2 vias MOREL TEMPO 6" - R$500,00
SD1200.1 EVO (Trabalhando em 4ohms) - R$450,00
Subwoofer JL 10W3V3-4 ohms - R$780,00
01 Cabo RCA LEY LINE NAZCA (5M) para o subwoofer - R$163,80
02 Cabo RCA LEY LINE STONEHENGE (2M) para os tweeter - R$161,20
02 CABO RCA Y NAZCA (2M) - R$149,80
Cabo SHOCK FW FIRE FLAT WIRE 16AWG 2 X 1,5mm² (7M) para os tweeter - R$35,65
Cabo SHOCK MARINE 12AWG 2 X 3,3mm² (7M) para os mid e sub - R$59,85
Cabo SHOCK CLASSIC 4AWG 21mm² (9M) (nos SD400.4 será separado por um distribuidor para que seja colocado um 6AWG) - R$136,80
CABO SHOCK CLASSIC 6AWG 13,3mm² (1M) (para os SD400.4 pós distribuidor) - R$9,50
Porta fusível TECHNOISE 50A para os dois SD400.4 EVO - R$23,75
Porta fusível TECHNOISE 60A para o SD1200.1 EVO - R$23,75
Distribuidor DB LINK - R$57,00
Moldura Peugeot 308 - R$130,00
Camera de ré infravermelho - R$62,80
Interface comando de volante FT-CAN-WIRE - R$136,78
Mão de obra - R$300,00
Caixa selada sob medida - R$200,00
 
TOTAL: R$4.735,66
 
Err, me empolguei e MUITO!!! Levando em consideração que vendi o meu CASKA para o meu irmão por R$600,00 (sei que conseguiria pelo menos o dobro do valor, mas o aniversário dele está próximo e iria demorar um pouco para eu vender ela, portanto uni o útil ao agradável) e retirando a mão de obra e caixa (que não estavam contabilizado no orçamento), extrapolei em R$1.635,66 a mais que o meu orçamento máximo inicial. Espero que valha a pena.  pasmafaute

 

 

 

Tem tudo para ficar top Fernando...

Mas lembre que o primeiro desafio é montar, e o segundo é regular. Montei meu set em meados de Janeiro e só agora estou entendendo melhor a dinâmica do sistema e achando que encontrei os ajustes mais agradáveis para mim. Estou acompanhando por aqui. Forte abraço!

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Então... O bichinho está sendo depenado hoje, gostaria muito poder participar do passo a passo, mas o trabalho não deixa, porem sempre que posso dou uma passada lá.

gu6g4f7.jpg

 

 

Hoje por volta de meio-dia o instalador já tinha desmontado o som das portas e os tweeters. Originalmente iria retirar os cabos speakers originais e subistituir pelos SHOK FW Flat Wire 16AWG, porem ao ver a grossura dos cabos originais, a qualidade dos mesmos (se tem alumínio é muito pouco, pois dobrei até dizer chega e não rompeu um fio sequer, alem de ter bastante filamento) e o fato de que para realizar a troca eu deveria furar a porta, pois na tomada não há espaço para passar os fios, optei por manter os originais.

 

Quanto ao tratamento das portas, questiono à vocês, será mesmo necessário? Como pode ser visto na foto abaixo a porta já vem com um isolante (bem grosso por sinal) da qual o instalador ainda irá dar uma reforçada.

 

x659FSw.jpg

 

E por fim, estou com uma dúvida da qual não estava antes, mas agora não consigo decidir: Caixa do sub selada ou dutada? Iria colocar a selada pela economia de espaço e fidelidade, mas estou tedencioso pela dutada, já que gosto das batidas suaves e gostosas de ouvir que elas fazem e pq acredito que esta possa proteger melhor o falante (aqui é muito quente, juntando com o aquecimento normal da bobina, acredito que o risco de descolar o cone seja maior, e não acho exagerado esse cuidado, tendo vista que ele é um subwoofer usado).

 

Quanto ao estilo de som, sou extremamente eclético, digamos que sou de lua (rs), escuto de sertanejo raízes ao universitário, rock clássico e suave, MPB, musica clássica, eletrônica, rap, hip hop e etc. (só não escuto funk e rock pesado, Heavy Metal e afins). Dito isto, qual escolher? Se selada, eu apresentei esse projeto ao instalador, mas ele não recomendou, o que vcs acham?

 

https://onedrive.live.com/?authkey=%21AOAdIzn5l_-UbdM&id=64B5DFB41DA83DD%213912&cid=064B5DFB41DA83DD

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Optei por manter os originais.

 

Acho besteira. O plugue tem vários pinos sem uso que você pode furar tranquilamente. Você tá fazendo um investimento de 4mil reais e pode comprometer o resultado por bobeira.

 

 

Quanto ao tratamento das portas, questiono à vocês, será mesmo necessário? Como pode ser visto na foto abaixo a porta já vem com um isolante (bem grosso por sinal) da qual o instalador ainda irá dar uma reforçada.

 

Não tem que reforçar essa espuma. Tem que tirar e meter manta. Essa espuma nem veda corretamente e nem reduz vibração. 

 

 

 

E por fim, estou com uma dúvida da qual não estava antes, mas agora não consigo decidir: Caixa do sub selada ou dutada? 

Iria colocar a selada pela economia de espaço e fidelidade, mas estou tedencioso pela dutada, já que gosto das batidas suaves e gostosas de ouvir que elas fazem e pq acredito que esta possa proteger melhor o falante (aqui é muito quente, juntando com o aquecimento normal da bobina, acredito que o risco de descolar o cone seja maior, e não acho exagerado esse cuidado, tendo vista que ele é um subwoofer usado).

 

Cara, pro 10w3 eu iria em selada. Essa questão da sua preocupação com a ventilação da bobina em selada é viagem. Seu carro no sol vai ficar muito mais quente do que o interior da caixa em funcionamento. E outra, o cone não descola por temperatura, o que acontece que a bobina esquentar é que o sub queima.

 

 

Se selada, eu apresentei esse projeto ao instalador, mas ele não recomendou, o que vcs acham?

 

Caixa estepe é um uso bom comum e a caixa pra o 10w3 é bem pequena. Daria pra fazer muito bem em estepe sim. O que seu instalador falou?

Editado por Bernardo Chianca

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tudo pra ficar bom sim.. se bem instalado.. 

 

 

HU DVD PIONEER AVH-X2880BT - R$954,98

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KIT 2 vias MOREL TEMPO 6" - R$500,00
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Subwoofer JL 10W3V3-4 ohms - R$780,00
01 Cabo RCA LEY LINE NAZCA (5M) para o subwoofer - R$163,80
02 Cabo RCA LEY LINE STONEHENGE (2M) para os tweeter - R$161,20
02 CABO RCA Y NAZCA (2M) - R$149,80
Cabo SHOCK FW FIRE FLAT WIRE 16AWG 2 X 1,5mm² (7M) para os tweeter - R$35,65
Cabo SHOCK MARINE 12AWG 2 X 3,3mm² (7M) para os mid e sub - R$59,85
Cabo SHOCK CLASSIC 4AWG 21mm² (9M) (nos SD400.4 será separado por um distribuidor para que seja colocado um 6AWG) - R$136,80
CABO SHOCK CLASSIC 6AWG 13,3mm² (1M) (para os SD400.4 pós distribuidor) - R$9,50
Porta fusível TECHNOISE 50A para os dois SD400.4 EVO - R$23,75
Porta fusível TECHNOISE 60A para o SD1200.1 EVO - R$23,75
Distribuidor DB LINK - R$57,00
Moldura Peugeot 308 - R$130,00
Camera de ré infravermelho - R$62,80
Interface comando de volante FT-CAN-WIRE - R$136,78
Mão de obra - R$300,00
Caixa selada sob medida - R$200,00
 
TOTAL: R$4.735,66
 
Err, me empolguei e MUITO!!! Levando em consideração que vendi o meu CASKA para o meu irmão por R$600,00 (sei que conseguiria pelo menos o dobro do valor, mas o aniversário dele está próximo e iria demorar um pouco para eu vender ela, portanto uni o útil ao agradável) e retirando a mão de obra e caixa (que não estavam contabilizado no orçamento), extrapolei em R$1.635,66 a mais que o meu orçamento máximo inicial. Espero que valha a pena.  pasmafaute

 

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se vai usar bi-amp nao vai usar o cross do kit neh? rs 

 

Então... O bichinho está sendo depenado hoje, gostaria muito poder participar do passo a passo, mas o trabalho não deixa, porem sempre que posso dou uma passada lá.

gu6g4f7.jpg

 

 

 

Editado por Rodrigo_KBLO

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Então... O bichinho está sendo depenado hoje, gostaria muito poder participar do passo a passo, mas o trabalho não deixa, porem sempre que posso dou uma passada lá.

 

 

 

Hoje por volta de meio-dia o instalador já tinha desmontado o som das portas e os tweeters. Originalmente iria retirar os cabos speakers originais e subistituir pelos SHOK FW Flat Wire 16AWG, porem ao ver a grossura dos cabos originais, a qualidade dos mesmos (se tem alumínio é muito pouco, pois dobrei até dizer chega e não rompeu um fio sequer, alem de ter bastante filamento) e o fato de que para realizar a troca eu deveria furar a porta, pois na tomada não há espaço para passar os fios, optei por manter os originais.

 

R: Ja vai começar a andar para traz de novo... Tava indo tão bem, hehe.   :banghead

Acho que seu instalador ta é com preguiça de trocar os cabos. Como o Bernardo falou, tu pode comprometer o resultado final por besteira, pois o sistema sempre vai ser nivelado pelo equipamento mais fraco.

 

Quanto ao tratamento das portas, questiono à vocês, será mesmo necessário? Como pode ser visto na foto abaixo a porta já vem com um isolante (bem grosso por sinal) da qual o instalador ainda irá dar uma reforçada.

 

R: Sim é necessário. Não use essa espuma que ela não serve para nada.

 

E por fim, estou com uma dúvida da qual não estava antes, mas agora não consigo decidir: Caixa do sub selada ou dutada? Iria colocar a selada pela economia de espaço e fidelidade, mas estou tedencioso pela dutada, já que gosto das batidas suaves e gostosas de ouvir que elas fazem e pq acredito que esta possa proteger melhor o falante (aqui é muito quente, juntando com o aquecimento normal da bobina, acredito que o risco de descolar o cone seja maior, e não acho exagerado esse cuidado, tendo vista que ele é um subwoofer usado).

 

R: Deixa de frouxencia mano. kkkk Seu sub não vai esquentar com uma caixa selada. 

 

Quanto ao estilo de som, sou extremamente eclético, digamos que sou de lua (rs), escuto de sertanejo raízes ao universitário, rock clássico e suave, MPB, musica clássica, eletrônica, rap, hip hop e etc. (só não escuto funk e rock pesado, Heavy Metal e afins). Dito isto, qual escolher? Se selada, eu apresentei esse projeto ao instalador, mas ele não recomendou, o que vcs acham?

 

https://onedrive.live.com/?authkey=%21AOAdIzn5l_-UbdM&id=64B5DFB41DA83DD%213912&cid=064B5DFB41DA83DD

 

 

E estude fazer a ligação em 3 way, ja vi em outros tópicos que o cross do tempo não é muito bom... Na verdade acho que a maioria dos cross de kits nessa faixa de preço capam alguma coisa dos falantes... Ou faça como eu, use o kit com o cross por um tempo até vc ficar mais seguro para fazer a mudança dos cortes, e em seguida, depois de alguns meses faz a ligação ativa.

 

Valeu! Boa sorte!

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Acho que seu instalador ta é com preguiça de trocar os cabos.

 

Tô achando que o estaladô é preguiçoso mesmo. Primeiro por "não gostar" da caixa estepe, depois, por não querer tratar, e por último, por não querer trocar o cabo speaker.

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Tô achando que o estaladô é preguiçoso mesmo. Primeiro por "não gostar" da caixa estepe, depois, por não querer tratar, e por último, por não querer trocar o cabo speaker.

Faz o q é fácil.

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Então, questionei o pq dele não querer fazer a caixa no espete. Depois de muita conversa ele me apresentou uma resposta que ao me ver não condiz. Primeiramente me disse que não teria profundidade suficiente para dar os 18L. Rebati dizendo que poderíamos aumentar o nível do porta-malas. Depois ele afirmou que mesmo assim a caixa cilíndrica não é tão boa quanto à quadrada, sobre isso eu não questionei, por não ter conhecimento técnico para aprofundar nessa discussão, mas pelo pouco que sei o subwoofer emiti ondas em 360° em caixa selada, ou seja, tanto faz o formato da caixa. Outra questão, o fato de ser uma circunferência não melhoraria a repercussão do som, visto que as ondas não são quadradas?

 

Sobre a preguiça, concordo em parte, não totalmente, pq de primeira não seria ele quem iria confeccionar a caixa, apesar de agora existir a possibilidade de ser. Quanto aos cabos, realmente não vi a necessidade de trocar, como disse, não vi diferença de qualidade entre o que comprei e o original. E por fim, sobre a manta, irei colocar em tempo oportuno (ela foi mais um questionamento meu do que um posicionamento do instalador).

 

Para finalizar, irei utilizar o cross do kit apenas nos TW para não correr o risco de queimar quando eu ou outra pessoa estiver fuçando no player. Já trabalharei em brigde, logo a única opção que tenho é a 3 way. Ainda estou aprendendo a fazer esses cortes pelo player, já que o instalador não o sabe fazer, pois alega que ele não faz os cortes como o processador ou como o cross do kit.

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Não se sinta perdido pois esses argumentos são da grande maioria dos instaladores por não conhecerem realmente. E tudo o que você está fazendo vai contra toda a vivência dele, no mais a única coisa que tem que ser feita é pedir pra instalar do jeito que você quer e se não der certo é um problema que você assumirá, afinal o som é pra você e não pra ele.

 

Aqui quando fui instalar o som no carro de minha patroa, utilizei em primeiro momento os cabos originais por que o instalador estava com preguiça de passar e o kit anterior tinha um Capacitor apenas no TW, mas só pra constar que a instalação dos cabos de som do Etios vieram com os lados trocados, assim que troquei o kit pedi pra passar os cabos.

 

Deixa eu tentar te explicar melhor, os carros hoje são feitos pra não durar e gerar lucros as montadoras, o cabeamento original muito provavelmente é subdimensionado para o sistema original do carro, agora imagine pra passar 200w da Bridge do amp que vai mandar pra o Mid? Vejo da mesma forma que utilizar amplificadores que necessitam de uma corrente maior com cabos subdimensionados, isso será um gargalo no seu sistema, inclusive por você não ter um comparativo anterior no mesmo carro para perceber. No mais, se já tem em mãos é só utilizar. Desde já te digo que tratamento nas portas e cabeamento coerente com a sua necessidade são coisas básicas pra um sistema básico quem dirá pra um sistema mais elaborado. Espero ter sido claro.

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Não da para comparar a qualidade de dois cabos speaker olhando para eles. Você vai comparar assim apenas a espessura e a flexibilidade. Qualidade só ouvindo... E eu duvido muito que cabos originais de um veículo intermediário de Peugeot, famosa por perolas nos sistemas de audio dos seus carros, seja melhor que os da shock.

 

Quanto ao tratamento das portas, se você não fizer, além de perder 30-40% a menos de rendimento dos mids, vai perder tb controle de cone e forçar demais os mesmos em função da potência aplicada.

 

Vc ta investindo quase 5 mil no set e deixando de lado itens básicos do projeto. É no mínimo arriscado...

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Se o cara não sabe fazer os cortes, tire seu carro de lá.

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Se o cara não sabe fazer os cortes, tire seu carro de lá.

 

Vou tentar explicar melhor. Ele não sabe mexer no software da PIONEER, mas sobre cortes sim, tanto que ele vive instalando e configurando processadores.

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Vou tentar explicar melhor. Ele não sabe mexer no software da PIONEER, mas sobre cortes sim, tanto que ele vive instalando e configurando processadores.

Não existe muita dificuldade em fazer os cortes, você tem que limitar cada frequência de atuação de cada componente do sistema. Não é muito diferente dos cortes feitos pelo processador. Tem que limitar a frequência mínima do componente (hpf) e a frequência Máxima que o componente irá atuar (lpf). No mais como vai deixar o Crossover pra o tw, que é o mais sensível do conjunto, até ter mais confiança, não tem por que ter medo. Busque no fórum sobre 3way e vá experimentando.

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Vou tentar explicar melhor. Ele não sabe mexer no software da PIONEER, mas sobre cortes sim, tanto que ele vive instalando e configurando processadores.

Vou tentar explicar melhor. Se ele não sabe configurar um Pioneer, tire seu carro de lá.

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