Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
rafinha2

Como substituir caixas vintage ?

Recommended Posts

Olá a todos, Atualmente o que possuo de som residencial é um Receiver Polyvox PR-2200 (Sim, bem old school, ano 1979) Com seus 50 W RMS por canal em 8 ohms

Uso ele com 1 par de caixas Polyvox SC-12, que é um woofer de 12" + midrange de 4" e tweeter de 3" se não me engano, tudo de celulose. Essa caixa é um espetáculo, graves muito forte,  a clareza das voz e dos instrumentos é nítida. Alem a da sua caraterística mais importante, resposta praticamente plana e sensibilidade de 99dB !

 

Todos meus amigos que possuem algum sistema de som normal como mini-system ou home theater, dizem que preferem e muito o meu. hahaha

A questão é: Estou com um pouco de dó de em churrascos e algumas festinhas botar elas pra tocar pra valer ! Durante a semana uso bem de leve, aproveitando sua clareza de som.

O receiver não tenho muito medo, são componentes normais de se substituir, mas e se um woofer desse queima, nunca que vou achar um igual. Ainda menos os mid-range e tweeter de celulose...

Queria então fazer uma "Réplica" que tivesse o mesmo comportamento, mas usando componentes atuais e custo moderado (500 reais por caixa, já contando madeira acabamento, crossover e falantes)

O meu maior entrave por enquanto é mid-range... Não se acha nada quase, quando se acha, são falantes com sensibilidade de 85 dB...

Vi algumas three-way bass reflex com falantes eastech, era um woofer (ou sub) de 6,5" + um full range 4,5" + Tweeter

Mas dai insisto na sensibilidade, pela caraterística desses falante creio que não passa de 88 dB.. Ou seja, para ter a mesma SPL que as minhas tem hoje com 50 W, teria que colocar 400 W RMS !!!   Olha a importância da sensibilidade !!!

Então recorri a ideia de 12" + Driver Ti, assim não preciso de nada para mid range

Mas fico com um pé atras pensando na qualidade sonoro dos agudos.. Pensei no D220Ti, e para woofer o 12PW3, mas esse não se encontra mais, só o 12PW8, mas dai a sensibilidade já é bem baixa, 94 dB

Resumindo, queria a opinião dos colegas do fórum nesse empreitada. parto para 12" + Ti ? Qual woofer recomendam ? O D220Ti fica legal ? Tem melhor que ele ? 

Abraço !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando, pois to com o mesmo problema, olhei pra montar a mesma caixa que voce ( 6,5" + um full range 4,5" + Tweeter). Pensei em usar woofer + TI tbm, mas fico com receio pelo timbre, que é muito característico desses vintages.

 

EDIT: achei uma coisa beeeem interessante: http://audiokit.com.br/das/caixas-acusticas/party-a-caixa-do-barulho.html

Editado por Giovane Schiavon

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Montar umas caixas utilizando algum kit 2 vias, não seria uma opção?
um kit de 6" numa caixa deve render bem com os 50w, só impedância que tem que verificar se o receiver aceita só os 8ohms ou 4ohms tb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salve galera.
Pelo preço dos alto falantes, se eu estive fazendo esse projeto, compraria uma unidade apenas, pra testes e vê seu comportamento na prática.

 


full range  alta sensibilidade  4"  12 ohms

 50 w de potência de programa

25 w rms 

ideal  para  coluna array ,mini line , com alto desempenho e baixo custo

parametros  thielle small

Re = 11.9657 ohms

Fs = 106.7244 Hz

Zmax = 41.3504 ohms

Qes = 0.9221

Qms = 2.2644

Qts = 0.6553

Le = 0.5936 mH (at 1 kHz)

Diam = 83.0000 mm ( 3.2677 in )

Sd = 5410.6074 mm^2( 8.3865 in^2)

Vas = 1.7330 L ( 0.0612 ft^3)

BL = 6.8146 N/A Mms = 5.3367 g

Cms = 416.7147 uM/N

Kms = 2399.7234 N/M

Rms = 1.5804 R

mechanical Efficiency = 0.2147 %

Sensitivity= 85.3356 dB @1W/1m

http://www.souzacustons.com.br/full-range-alta-sensibilidade-4-12ohms50-w/prod-4559435/



Thiele-Small parameters

fs 69,2 Hz
Qms 9,152
Qes 1,273
Qts 1,117
Fts 61,9
Mms 5,48 g
Cms 0,966 mm/N
Rms 0,260 kg/s
Vas 8,46 litres
Bl 3,193 Tm
Eta 0,21 %
Lp (1W/1m) 85,48 dB
Dd 10,00 cm
Sd 78,5 cm^2
Added mass 6,01 g

http://www.souzacustons.com.br/full-range4-5--30-w6-ohmsversao-black/prod-4214693/

 

alto falante  sensível  e com médio  aberto ideal para montagem de caixa 2 vias  do tipo suspensão acustica com baixo volume 

potencia rms  15 w  

potência de programa  30 w

impedância 6 ohms

preço promocional

http://www.souzacustons.com.br/alto-falante-6-5-15---30w6-ohms/prod-1879810/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Procura por um par de mid range da ETM. Essa marca é a antiga Novik, que produzia os falantes dessas caixas antigas.

Tipo esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-723827802-alto-falante-mid-ranger-em5s-5-100w-pmpo50w-rms-8r-etm-_JM

 

O corte do mid range faz com um capacitor de 10uF poliester.

 

O Tweeter eu usaria um par de super tweeter Hinor, é bastante sensível, então tem que fazer a atenuação dele com resistor de fio, e corte com capacitor poliester 2,2uF.

 

woofer teria que pesquisar um que tenha boa sensibilidade. Talvez procurar um par de novik de 12 pol, usado em bom estado.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando, pois to com o mesmo problema, olhei pra montar a mesma caixa que voce ( 6,5" + um full range 4,5" + Tweeter). Pensei em usar woofer + TI tbm, mas fico com receio pelo timbre, que é muito característico desses vintages.

 

EDIT: achei uma coisa beeeem interessante: http://audiokit.com.br/das/caixas-acusticas/party-a-caixa-do-barulho.html

Eu ja tinha visto essa caixa Party, realmente, é ela que me motiva a tentar um 12" + Ti, O maior problema seria a seleção de um bom woofer 12".. Já que quase não se encontra o 12PW5. Alem de que, essa caixa é mais pensando em Hi-Fi, o 12PW5 tem uma resposta muito plana, quando montado em bass reflex ele não tem pico nenhum, fica uma reta. Será que nãao é mais interessante se ter um pico de uns 2 dB na região dos 70 Hz ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seria interessante sim, o problema é achar um woofer que atenda isso bem, tendo essa enfase nos graves não deixando a desejar nos medios.

Eu acho mexendo na sintonia da caixa a gente consiga colocar esse pico.

O 12pw5 eu achei pra comprar em diversas lojas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, o 12PW5 tem um EBP muito "perfeito",a caixa teria que ser um absurdo de grande e com duto mostro pra conseguir um pico de 2 ou 3 dB nos graves

Já o 12PW8 com uma caixa de 65 litros e sintonia de 60 Hz, se não me engano (fiz as simulações há algum tempo) já dá um pico de 4 dB na faixa do 70 Hz...

O que penso é o que o 12PW5 é mais perfeito para quem é mais hi-fi, o 12PW8 me parece ter mais grave, então para "som de boate" tem cara de ser melhor, nõ sei, são só suposições, por isso queria a opinião de aluem que já escutou esses woofers..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, chegou o D220Ti e a corneta HC 23-25

Fui testar o conjunto, com a própria caixa da polyvox, desligado o médio e o tweeter, deixando só o woofer que já é bem sintonizado na caixa, mas sinceramente, não gostei do com do Ti, faltava agudo, sobrava médios ali nos 4 - 5 Khz, estava cortando a 2,2 kHz, dai subi para 4 Khz, melhorou um pouco, mas está errado isso...

Pesquisa, pesquisa e pesquisa acabei vendo que essa corneta, apesar de bonita, é otimizada para drivers fenólicos, por isso do refoço excessivo nos médios e agudos apagados

Comprei mais 3 tipos de conetas, esperando chegar para prosseguir os testes ( cornetas mais curtas e aberta)

Quero primeiro ver se vou gostar do som do Ti, para depois gastar a grana maior nos woofers

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No final achei uma corneta perfeita, é uma das bem grandes, tem 34 cm x 18 cm, fica muito bom o som do drive Ti

Pelo menos isso está resolvido

 

Agora preciso da opinião, 12PW7 ou 12PW8 ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No final achei uma corneta perfeita, é uma das bem grandes, tem 34 cm x 18 cm, fica muito bom o som do drive Ti

Pelo menos isso está resolvido

 

Agora preciso da opinião, 12PW7 ou 12PW8 ?

Ao que já andei ouvindo, confio mais na linha PX do que nessa PW8.

Vai de PW7.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem contar que o 12pw7 tem 3 dB a mais de sensibilidade do que o 12pw8..

Pessoal fala muito bem do 12PW5, mas ele tem um EBP muito perfeito, quase não dá para dar um reforço nas baixas frequências ali de uns 3, 4 dB nos 60 Hz, fico com medo de faltar grave...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...