Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Danilodb

Caixa para 2 JBL GTO 12".

Recommended Posts

pode acontecer td isso sim

por isso se vc simular há tem programas q indicam excursao de cone em cada faixa (hz) pra saber onde vc deve por o subsonico pra nao bate bobina ! qnt mais potencia, mais o cone excursiona e qnt maior a caixa tbm .

pessoal faz caixa maior pra descer mais uai ! qnt maior a caixa a resposta do sub começa antes, assim tocando mais forte nessas freq. mais baixas, porem o pico diminui e a caixa fica mais plana, mas ai sem o pico perde-se a força onde o havia !

use o programa e veja a resposta numa caixa pequena e dps em uma caixa grande, é só saber ler o grafico ! depois começe a brincar com a sintonia , vc vai ver q consegue tbm trazer o pico em freq. menores qnto menor a sintonia. Tudo é um grande jogo de cobertor curto, se vc sintoniza la em baixo o sub nao tem mais força em altas, se faz a caixa gigante o sub tbm nao sobe e fica lerdo, e por ai vai.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pode acontecer td isso sim

por isso se vc simular há tem programas q indicam excursao de cone em cada faixa (hz) pra saber onde vc deve por o subsonico pra nao bate bobina ! qnt mais potencia, mais o cone excursiona e qnt maior a caixa tbm .

pessoal faz caixa maior pra descer mais uai ! qnt maior a caixa a resposta do sub começa antes, assim tocando mais forte nessas freq. mais baixas, porem o pico diminui e a caixa fica mais plana, mas ai sem o pico perde-se a força onde o havia !

use o programa e veja a resposta numa caixa pequena e dps em uma caixa grande, é só saber ler o grafico ! depois começe a brincar com a sintonia , vc vai ver q consegue tbm trazer o pico em freq. menores qnto menor a sintonia. Tudo é um grande jogo de cobertor curto, se vc sintoniza la em baixo o sub nao tem mais força em altas, se faz a caixa gigante o sub tbm nao sobe e fica lerdo, e por ai vai.

Por isso quero sintonizar a caixa igual do UXP que fiz a medição interna e constatei que está em 34,5hz, vou deixa-la em 34hz, as medidas ainda vou calcular mais um pouco para fique com no máximo 110L sem descontar o sub já que a atual tem 95L do mesmo jeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Ai entra outra coisa, vc conseguiu isso com uxp
Com o jbl a curva de resposta pode ser diferente, mas com 34 deve ta perto do fs dele, deve fica

Mas cada sub tem uma caixa melhor pra ele, as vezes parecidas as vezes não

Compartilhar este post

Link para o post

Ai entra outra coisa, vc conseguiu isso com uxp

Com o jbl a curva de resposta pode ser diferente, mas com 34 deve ta perto do fs dele, deve fica

Mas cada sub tem uma caixa melhor pra ele, as vezes parecidas as vezes não

Concordo com vc e mesmo simulando só se tem certeza como ficará é arriscando, quando eu abri este tópico além de opiniões eu queria tentar encontrar alguém que teve ou tem dois subs iguais ao meu daí ficaria mais fácil ter uma noção de qual projeto seria melhor mas mesmo assim estou quase definindo como vai ser e assim que tiver certeza coloco aqui como ficou as medidas e tudo mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Já fiz várias medidas mas pintou outra dúvida é que estava pesquisando sobre o que diz respeito ao parâmetro Vas (liters) JBL GTO = 58.20, é o que corresponde a litragem que o sub renderá 100%? se não qual seria o calculo para ter o próximo a melhor litragem? Se alguém puder tirar mais essa dúvida agradeço, só não colocarei ainda as medidas da caixa e duto por causa dessa dúvida e dependendo pode mudas bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

"Vas: Volume equivalente de ar que tem a mesma compliância do sistema de suspensão do alto-falante (volume acústico do alto-falante). Grandes valores de Vas pedem grandes volumes nas caixas acústicas. O volume Vb da caixa acústica depende também do Qts e Fs. Ao utilizar volumes de caixa menores que os especificados, modifica-se a resposta de frequência, geralmente reforçando uma certa região dos graves, aumentando o Fb e também a excursão do cone do alto-falante."

Olha nos artigo do autosom.net (está offline o site agora) ou um tópico com isso https://autoforum.com.br/topic/139242-parametros-thielle-small/

Esses são parâmetros do alto falantes, não quer dizer que é um volume de referência para alguma coisa

Outra cosia, é que como já começou a perceber não existe MELHOR litragem, pq existe a melhor litragem para cada projeto

Se for pensar em spl é uma litragem, se for para tocar plano é outra litragem, se for toca subgrave e descer mais é uma e por ai vai,

teoria do coberto curto se escolher alguns pontos, perde em outro

Vc esta simulando em algum programa ai já? Como estão as curvas de resposta? Preocupa com elas e em como quer o sub tocando

Compartilhar este post

Link para o post

"Vas: Volume equivalente de ar que tem a mesma compliância do sistema de suspensão do alto-falante (volume acústico do alto-falante). Grandes valores de Vas pedem grandes volumes nas caixas acústicas. O volume Vb da caixa acústica depende também do Qts e Fs. Ao utilizar volumes de caixa menores que os especificados, modifica-se a resposta de frequência, geralmente reforçando uma certa região dos graves, aumentando o Fb e também a excursão do cone do alto-falante."

Olha nos artigo do autosom.net (está offline o site agora) ou um tópico com isso https://autoforum.com.br/topic/139242-parametros-thielle-small/

Esses são parâmetros do alto falantes, não quer dizer que é um volume de referência para alguma coisa

Outra cosia, é que como já começou a perceber não existe MELHOR litragem, pq existe a melhor litragem para cada projeto

Se for pensar em spl é uma litragem, se for para tocar plano é outra litragem, se for toca subgrave e descer mais é uma e por ai vai,

teoria do coberto curto se escolher alguns pontos, perde em outro

Vc esta simulando em algum programa ai já? Como estão as curvas de resposta? Preocupa com elas e em como quer o sub tocando

Estou usando apenas o JBL Tools, agora esse negócio de curva de resposta não entendo nada vc poderia me indicar um programa bem simples para tentar fazer algo. Fiz um desenho que ficou assim: medidas internas, 66,6L 39,4A 41P, duto 5x39,4 comprimento 36cm, descontando os cantos quebrados deve ficar com 107L e sintonizada em 34hz, agora como os subs irão se comportar isso ainda não sei, colocarei todos os parâmetros do sub e se tiver alguém que tenha facilidade de simular agradeço.

Revc................3.76

Levc................3.05

SD...............511.00

BL...................16.7

Vas.................2.05

VasL.............58.20

Cms............156.00

Mms...........206.00

Mmd...........199.40

Fs.................28.00

Qms...............10.7

Qes................0.49

Qts.................0.47

Hag in............0.31

Hag mm.........8,00

Hvc in.............1,45

Hvc mm.............37

X-max in.........0,57

X-max mm....14.50

Editado por Danilodb

Compartilhar este post

Link para o post

Qual volume da caixa atual? e duto?
Só pra simular as duas para vc ter idéia do que seria a mudança

Mas qq coisa, procura ai Winisd, já tem os dados tudo, é só digita no programa e ficando vendo as curvas hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Qual volume da caixa atual? e duto?

Só pra simular as duas para vc ter idéia do que seria a mudança

Mas qq coisa, procura ai Winisd, já tem os dados tudo, é só digita no programa e ficando vendo as curvas hehe

É 99,3L e dois dutos de 4" x 25. Se vc puder simular agradeço.

Editado por Danilodb

Compartilhar este post

Link para o post

Em vermelho é a caixa nova, câmara única com 2 sub certo?

A azul a caixa tem camara separada? Considerei separada

Olhando ai pela curva da para vê um pouco da teoria do coberto curto, uma caixa vai tocar até mais plana, descer mas vai perde spl

Editado por fst-lobo

Compartilhar este post

Link para o post

Em vermelho é a caixa nova, câmara única com 2 sub certo?

A azul a caixa tem camara separada? Considerei separada

Olhando ai pela curva da para vê um pouco da teoria do coberto curto, uma caixa vai tocar até mais p em ambas.lana, descer mas vai perde spl

Obrigado por estar me ajudando, só que as duas são em câmara única. Será que vai mudar muito o SPL já que quando acampo uso o som com o pm aberto, a minha intenção é que toque mais plano com pico menor. Nesse gráfico o pico ficou em que frequência? e de quanto? em ambas.

Compartilhar este post

Link para o post

o pico eh a parte mais alta da curva ali, eh soh vc observar e ler o grafico. a parte de baixo sao o HZ. caixa azul pico 50hz e vermelha mais o menos uns 42. porem se vc ver a linha de -3db a caixa vermelha desce mt mais ficando em 28hz e a azul em 35hz morreu já.

como o fst lobo disse vc vai perder bastante SPL, olhe a diferença ali nos 45 a 60hz por ex que é onde a maioria das musicas tocam, a diferença é de 3db entre as caixas ! a caixa maior só vai toca mais abaixo dos 40hz !

Editado por victor henrique

Compartilhar este post

Link para o post

o pico eh a parte mais alta da curva ali, eh soh vc observar e ler o grafico. a parte de baixo sao o HZ. caixa azul pico 50hz e vermelha mais o menos uns 42. porem se vc ver a linha de -3db a caixa vermelha desce mt mais ficando em 28hz e a azul em 35hz morreu já.

como o fst lobo disse vc vai perder bastante SPL, olhe a diferença ali nos 45 a 60hz por ex que é onde a maioria das musicas tocam, a diferença é de 3db entre as caixas ! a caixa maior só vai toca mais abaixo dos 40hz !

Eu não quero perder SPL porque praticamente não escuto low bass, e o que seria melhor diminuir a litragem ou o duto? para quantos hz? a caixa que estou usando está sintonizada em 39hz e essa em 34hz, só que ele simulou a caixa trapezoidal com sub em câmaras separadas não sei dá alguma diferença, será?

Compartilhar este post

Link para o post

camara unica ou separada nao fazia diferença alguma pelo q li aki, a msm coisa vale pra formato de caixa. a diferença eh tao minima q vc nao sente no ouvido. se isso verdade pq todas as caixas nao seriam feitas em camaras separadas ? se vc nao escuta bass e low bass, esquece essa caixa gigante, pq vai perde spl sim, eh soh olhar o grafico , desista de trocar de caixa rsrs porem tem aquela: será qo grafico realmente é igual na pratica??

a curva muda com as duas coisas, tanto volume qnto sintonia !

Compartilhar este post

Link para o post

camara unica ou separada nao fazia diferença alguma pelo q li aki, a msm coisa vale pra formato de caixa. a diferença eh tao minima q vc nao sente no ouvido. se isso verdade pq todas as caixas nao seriam feitas em camaras separadas ? se vc nao escuta bass e low bass, esquece essa caixa gigante, pq vai perde spl sim, eh soh olhar o grafico , desista de trocar de caixa rsrs porem tem aquela: será qo grafico realmente é igual na pratica??

a curva muda com as duas coisas, tanto volume qnto sintonia !

Só vou calcular e pensar mais um pouco antes de fazer a caixa, depois farei a medição para comparar e ver se a simulação está com a razão. Realmente é algo que vc lê bastante e em vez de diminuir as dúvidas acontece ao contrário, as caixas que fiz até hoje em nenhuma fiz simulação e nem me preocupei com a sintonia e todas ficaram do meu gosto e pra quem eu fiz tbm. Só resumindo, quero outra caixa porque como coloquei antes acredito que caixa com duto retangular rende mais e quero tirar essa prova. Essa caixa não é gigante tem apenas 13% a mais no volume em comparação a litragem indicada pelo fabricante e duto com um pouco mais de área. Na sua opinião e do pessoal qual seria melhor diminuir a litragem ou mexer no duto como área e comprimento?

Compartilhar este post

Link para o post

Assim

Quando vc coloca um sub numa caixa, ele vai tocar quase em qq caixa, não que sua caixa foram feitas de qq jeito

Mas quando se usa uma caixa com volume adequado para oq procura no som, consegue um melhor aproveitamento do sub

Já fez caixa com um sub pioneer com potência adequada, que alguns instaladores acharam que era 2 sub tocando e não só um

Nesse fds mesmo, amigo meu mostrou um som dele, que achei a caixa pequena, comparando com uma caixa que tenho maior o sub tocando era outra coisa

mas com a caixa menor dele, tava tocando bem e ele achava bom

No seu caso, vc parece ta meio perdido em oq procura melhora no sub, com a caixa maior seu sub vai descer mais, toca mais plano e pode ser que toque

um som mais gostoso de ouvir dentro do carro.

Uma comparação quando vc usa o som com a caixa do uxp e depois com os jbl, senti diferença no som? Sua caixa do uxp parece que da mais spl
Mas em comparação com jbl o som do sub é do mesmo jeito? Sentiu alguma diferença?

Pq uma caixa com muito spl, pode ser feita com litragem pequena, mas não quer dizer que vai ficar bom para ouvir música

sua intenção é toca pra dentro, pra fora, tremer o carro, ouvir música com boa resposta? são coisas que podem parece mais são diferentes projetos

Procura na seção de projeto GARAGEM do Alves com com g6, ele usava uma caixa com 2 pioneer e provalmente um bom spl, e trocou por um sub JL com caixa selada, mas não sentiu falta de grave e sim uma melhora muito boa na qualidade do som

Compartilhar este post

Link para o post

Assim

Quando vc coloca um sub numa caixa, ele vai tocar quase em qq caixa, não que sua caixa foram feitas de qq jeito

Mas quando se usa uma caixa com volume adequado para oq procura no som, consegue um melhor aproveitamento do sub

Já fez caixa com um sub pioneer com potência adequada, que alguns instaladores acharam que era 2 sub tocando e não só um

Nesse fds mesmo, amigo meu mostrou um som dele, que achei a caixa pequena, comparando com uma caixa que tenho maior o sub tocando era outra coisa

mas com a caixa menor dele, tava tocando bem e ele achava bom

No seu caso, vc parece ta meio perdido em oq procura melhora no sub, com a caixa maior seu sub vai descer mais, toca mais plano e pode ser que toque

um som mais gostoso de ouvir dentro do carro.

Uma comparação quando vc usa o som com a caixa do uxp e depois com os jbl, senti diferença no som? Sua caixa do uxp parece que da mais spl

Mas em comparação com jbl o som do sub é do mesmo jeito? Sentiu alguma diferença?

Pq uma caixa com muito spl, pode ser feita com litragem pequena, mas não quer dizer que vai ficar bom para ouvir música

sua intenção é toca pra dentro, pra fora, tremer o carro, ouvir música com boa resposta? são coisas que podem parece mais são diferentes projetos

Procura na seção de projeto GARAGEM do Alves com com g6, ele usava uma caixa com 2 pioneer e provalmente um bom spl, e trocou por um sub JL com caixa selada, mas não sentiu falta de grave e sim uma melhora muito boa na qualidade do som

Só estou querendo tirar o melhor dos subs já que sabemos que uma caixa bem projetada tem essa função.

Compartilhar este post

Link para o post

Só estou querendo tirar o melhor dos subs já que sabemos que uma caixa bem projetada tem essa função.

Sim resumi o eu disse

Porém com uma observação melhor em qual sentido? procura melhora o subgrave ou spl?

E oq vc achou quando mudou seu sub uxp para jbl? (pq um tem mais spl e outro mais subgrave, isso já ajuda vc ter uma ideia)

Compartilhar este post

Link para o post

Sim resumi o eu disse

Porém com uma observação melhor em qual sentido? procura melhora o subgrave ou spl?

E oq vc achou quando mudou seu sub uxp para jbl? (pq um tem mais spl e outro mais subgrave, isso já ajuda vc ter uma ideia)

Descer um pouco mais sem perder o SPL, não sei se vc leu todo o tópico, citei que a minha experiência com o UXP em caixa de duto redondo e duto retangular onde afirmei que a de duto retangular tocou beeeem mais só não posso afirmar se foi de 20 à 80hz porque não tinha o decibelímetro mas no ouvido foi superior e por este motivo quero ver se que com os JBL pode acontecer o mesmo, resumindo o "UXP tocou melhor". Em comparação os JBL são melhor em tudo só que sei que podem render mais em uma caixa bem projetada. Quanto mais leio mais fico em dúvida não sei se faço um pouco maior com 100L e tentar fazer a diferença com o duto retangular.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim resumi o eu disse

Vc teria como simular a caixa que o UXP está?

Caixa com 50L sem descontar o sub, duto 32x5,3 e comprimento 74cm.

Parâmetros do UXP:

Z .........DVC 2,0

RE..............1,65

FO.................32

Bl..................9,6

VAS...............58

Qms.............3,8

Qes............0,57

Qts.............0,49

Xmax...........8,0

Sd............0,051

Mms............158

SPL...............87

Levc...........1,04

Km...............5,8

Kxm.............118

Erm............0,76

Exm............0,46

Se puder te agradeço e tbm poderei ver o que dá no gráfico e o que ela realmente toca já que sei muito bem, só para constar o manual pede 40,9L e duto de 4" com 50cm de comprimento e na caixa de duto retangular, 45L duto 3x36cm e comprimento de 36cm se puder simular essa caixa de duto retangular tbm e aí daria para comparar as duas a que fiz e a que é indicada pelo fabricante. A diferença em Hz é considerável a minha sintonizada em 35Hz e a indicada pelo fabricante em 40Hz.

Editado por Danilodb

Compartilhar este post

Link para o post

Depois quando tiver computador tento simula todas

Vê oq vc falou sim, por isso quero saber oq vc ouviu/sentiu e não oq é medido e valor ou teoria, te explica na prática com oq vc conhece, pq da pra imaginar oq melhora e te explica a diferença

Se quiser uma caixa que desce mais, vai ter menos spl não consegui as duas coisas (coberto curto) se cobre de um lado descobre do outro

O UXP toca menos subgrave e mais spl, por isso vc achou melhor

Mas o som que o sub jbl toca é mais "macio" vc senti menos a porrada tremer, mas senti preencher bem

Se vc quiser aumentar spl da caixa, é mais fácil diminui a litragem da caixa do que aumenta

Da pra testar isso colocando umas garrafas dentro da sua caixa atual, para diminuir litragem e da pra sentir spl aumentar, para vc ter ideia

Como vc tem a caixa, pq não testa a caixa do uxp usando 1 jbl, pra ter uma ideia de como fica (e vê diferença de spl entre eles)

Compartilhar este post

Link para o post

Depois quando tiver computador tento simula todas

Vê oq vc falou sim, por isso quero saber oq vc ouviu/sentiu e não oq é medido e valor ou teoria, te explica na prática com oq vc conhece, pq da pra imaginar oq melhora e te explica a diferença

Se quiser uma caixa que desce mais, vai ter menos spl não consegui as duas coisas (coberto curto) se cobre de um lado descobre do outro

O UXP toca menos subgrave e mais spl, por isso vc achou melhor

Mas o som que o sub jbl toca é mais "macio" vc senti menos a porrada tremer, mas senti preencher bem

Se vc quiser aumentar spl da caixa, é mais fácil diminui a litragem da caixa do que aumenta

Da pra testar isso colocando umas garrafas dentro da sua caixa atual, para diminuir litragem e da pra sentir spl aumentar, para vc ter ideia

Como vc tem a caixa, pq não testa a caixa do uxp usando 1 jbl, pra ter uma ideia de como fica (e vê diferença de spl entre eles)

A ideia é boa mas como eles são de 4 ohms bobina simples não dá para medir e comparar e tbm o UXP eu vendi hoje, as vezes é mais fácil fazer a caixa sem pensar muito do que pesquisar mas tudo bem. agradeço a ajuda de todos e se puder simular a caixa com UXP te agradeço e não tenho pressa, quero fazer um pouco maior porque o pico tá muito elevado já que em algumas frequências o grave toca bem e derrepente o grave sobe muito e quero que isso diminua, se vc ver a medição que fiz de uma frequência para outra dá quase o dobro de pressão.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou praticamente decidido em faze-la com 105L, vou fazer as medidas da caixa e do duto e coloco aqui, e será que baixar de 39hz para 35hz dá muita diferença? a caixa pode ter a tendencia de tocar musicas com mais bass e prejudicar o estilo sertanejo e rock?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...