Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Danilodb

Caixa para 2 JBL GTO 12".

Recommended Posts

  Boa noite, estou querendo fazer uma caixa maior para os JBL, trapezoidal com duto retangular na parte superior e 110L bruto, preciso de idéias sobre o tamanho do duto, sintonia +ou- 35hz. Agradeço a quem puder ajudar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 Ninguém para dar uma ideia? Só preciso saber de quantos centímetros quadrados deve ficar o duto já que o comprimento de ser de 60/70 cm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, quanto maior a area do duto, maior deve ser o comprimento também para ficar na sintonia desejada. Eu gosto de caixa com area grande, mas ai tem que ver o espaço disponivel.. O ideal seria baixar um bassbox ou winisd e ir simulando e desenhando a caixa pra ter uma ideia.. Gosto de usar o sketchup para desenhar, é pratico e gratis.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  Eu não manjo de mexer com esses programas. Pelo espaço disponível e fazendo o duto do lado deve ficar com +ou- 320 cm quadrado.

Editado por Danilodb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  Parece que o pessoal sumiu do fórum, mas mesmo assim vou colocando minhas dúvidas e quem sabe alguém possa opinar.

 

  Já fiz vários desenhos e o máximo que consegui foi +ou- 240 cm quadrado de duto retangular, e outra dúvida é que o duto de 5" equivale há 32 cm quadrado será que quatro dutos de 5" deve mudar algo na frequência? Aí seria 20 litros a mais e o dobro de área de duto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

oq mto li é que uma area de duto mto grande vai deixar os subs mais 'bobos', vc vai ter subs de apenas 350w cada tocando praticamente em free air kkkkkkkk

seus 320cm² sao iguais a 4 dutos redondos de 4'' mano, nao é mta coisa?

um duto de 5'' tem 126cm² de area (area= 3,14 * r²)

 

se vc usa dois dutos de 4'' vc tem 81cm² por cada duto, entao na sua caixa atual tem 162cm² de area. eu faria no maximo um duto retangular no centro da caixa com 200cm², nao sei o porque de vc cogitar um duto tao grande

Editado por victor henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que tentar simular as caixas para vê oq consegue, se procurar vai achar tópico e videos ensinando simular no programa

 

Mas por via das dúvidas melhor seguir a recomendação do manual, uma litragem avaliada por quem fabrica o sub

 

Mas como quer tentar fazer outra caixa, eu tentaria duto redondo mesmo, que é mais fácil vc alterar comprimento de duto, tampa duto

e pode ir ajustando a caixa depois para oq mais te agrada.

 

Com duto retangular é acerta ou erra, para fazer correções e ajustes depois e bem mais complicado

 

Usa duto redondo, bem travado, pode ate optar pelo da fiamon pro como opção

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

oq mto li é que uma area de duto mto grande vai deixar os subs mais 'bobos', vc vai ter subs de apenas 350w cada tocando praticamente em free air kkkkkkkk

seus 320cm² sao iguais a 4 dutos redondos de 4'' mano, nao é mta coisa?

um duto de 5'' tem 126cm² de area (area= 3,14 * r²)

 

se vc usa dois dutos de 4'' vc tem 81cm² por cada duto, entao na sua caixa atual tem 162cm² de area. eu faria no maximo um duto retangular no centro da caixa com 200cm², nao sei o porque de vc cogitar um duto tao grande

 

A caixa com o UXP tem o duto 5x32cm, e por ser dois subs pensei em um duto maior, eu só chutei a medida por não saber o tamanho mais correto, mas acho que terá no máximo 240cm quadrado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que tentar simular as caixas para vê oq consegue, se procurar vai achar tópico e videos ensinando simular no programa

 

Mas por via das dúvidas melhor seguir a recomendação do manual, uma litragem avaliada por quem fabrica o sub

 

Mas como quer tentar fazer outra caixa, eu tentaria duto redondo mesmo, que é mais fácil vc alterar comprimento de duto, tampa duto

e pode ir ajustando a caixa depois para oq mais te agrada.

 

Com duto retangular é acerta ou erra, para fazer correções e ajustes depois e bem mais complicado

 

Usa duto redondo, bem travado, pode ate optar pelo da fiamon pro como opção

 

  A minha intenção é fazer com duto retangular pelo rendimento do UXP com esse tipo de caixa, sei que pode até não dá muito certo mas prefiro arriscar já que eu mesmo que faço e se não ficar melhor eu volto na atual e vendo a outra, é fazendo outras caixas para ver como que fica e assim ir aprendendo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vantagem da com duto retangular, nem sempre quer dizer que foi por causa do duto em se

 

Com duto retangular, o duto fica mais travado, o que ajuda a melhora

E também acaba reforçando mais caixa o que é um ponto importante para melhora o grave

 

Se fizer com duto redondo mesmo, mas com travamento extras dentro da caixa vai ajuda a melhora

Até vê uma comparação acho que na página do estudio do audio, com o mesmo sub em caixa com duto retangular e duto redondo com 2 camada de madeira e travamentos para comparar melhor, e pelo menos de ouvido (sem uso de rta) parece que resultado é o mesmo

Mas como vc vai fazer e tem como testar e ir cortando depois é mais fácil e compensa a tentativa sim

 

Porém em vez de pensar em sair aumentando o duto, pensaria em fazer 2 dutos ou procurar no manual, que deve mostrar como deve ser feita para duto retangular
(no da bravox tem projetos de caixa duto retangular para uxp), no da jbl compensa procura no site americano também, as vezes possui alguma recomendação igual dos sub mtx, que no manual tem projeto de caixa para 2 sub já

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sua caixa com duto de 5x32 dá 160cm² dando a msm coisa q se vc tivesse dois dutos de 4'' (que é o padrao oras, nao tem nda de mais ai). 

se vc por 240cm² será msm coisa q 3 dutos de 4'', será que nao é mta coisa ? estou achando mta coisa pois esse jbl nao deslocam tanta coisa assim nao, se fosse uns subs de 600w pra cima com alto xmax ai pediria uma area maior. Eu faria com 200cm² no maximo

boa sorte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por experiencia propria, percebi que quanto maior a area do duto, melhor o rendimento. Fiz uma caixa pra um par de pioneer 308 com 400cm² de area do duto (40x10cm) e rendia um subgrave impressionante para os dois, mas pegava todo o porta malas de um astra devido ao grande comprimento da linha. Depois fiz uma caixa para um UXP, antes com 50L e 1 duto de 4", depois com um pouco mais de 50L e 2 dutos de 4", ambas com mesma sintonia, tambem teve um rendimento melhor. Por ultimo fiz uma caixa para 3 309 com um duto gigante, pegava toda a area inferior da caixa (100cm), e tocou muito proximo a caixa com 4 subs e 4 dutos de 4", segundo meu irmão dava pra ouvir o som na mesma altura a um quarteirão antes, isso sem saber o que eu tinha feito, achava que eu tinha trocado de amplificador. Dentro do carro eu tinha a impressão que tocaram iguais.

Mas isso ai vai de cada um, tem gente que gosta de usar duto pequeno..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

   Nas fotos que postei das caixas aconteceu isso tbm antes o UXP com 46 litros e um duto de 4" e depois com 50 litros e duto retangular e com o dobro de área ficou melhor, na época eu não tinha decibelímetro e mesmo assim a diferença foi bem audível e é por isso que estou querendo fazer outra no mesmo estilo.

   Estou comparando a área do duto da caixa do UXP já que o X-max é menor que o do JBL e são 2 contra um, e tbm o problema do duto soprar. Acredito que fique em torno de 200 cm já que maior não vai ter espaço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

legal as experiencias de vcs 2, oq eu disse foi apenas por leitura mesmo e experiencias de outros users tambem. Eu nunca testei aumentar a area do duto de uma caixa minha para saber realmente se eu sentia melhoras.

poxa 400cm pra um par de 308 seria igual a 5 dutos de 4'' !! kkkkkkkkk gigante mesmo !! mas ai pra diminuir a profundidade da caixa nao da pra fazer em L o duto seguindo a parede de fundo da caixa pra aumentar o comprimento ??

vou acompanhar entao ! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

legal as experiencias de vcs 2, oq eu disse foi apenas por leitura mesmo e experiencias de outros users tambem. Eu nunca testei aumentar a area do duto de uma caixa minha para saber realmente se eu sentia melhoras.

poxa 400cm pra um par de 308 seria igual a 5 dutos de 4'' !! kkkkkkkkk gigante mesmo !! mas ai pra diminuir a profundidade da caixa nao da pra fazer em L o duto seguindo a parede de fundo da caixa pra aumentar o comprimento ??

vou acompanhar entao ! 

 

 Com certeza, a caixa do UXP é dessa forma e acho que por ser em L é que faz a diferença "só acho", se eu for fazer outra vai ser assim os 2 subs em câmara unica com um duto na lateral e comprimento de +ou- 70cm, dessa forma não ha necessidade de travá-la já que o duto que passa no fundo da caixa faz essa função.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  Eu fiz um rascunho e ficou assim, "medidas internas" L 65,6 /A 39,4/ P 47, duto 6x39.4 e 70cm de comprimento, ficou com 112 Litros livres, alguém poderia informar a sintonia e simular para ver o resultado já que tentei e não consegui, fico grato se possível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Simulei apenas com os 112L livres e as dimensões do duto, ficou sintonizada em 27hz. Se quiser, depois, posso procurar os parametros e te mando a simulação do sub.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Simulei apenas com os 112L livres e as dimensões do duto, ficou sintonizada em 27hz. Se quiser, depois, posso procurar os parametros e te mando a simulação do sub.

 

  Se for possível eu agradeço, a sintonia ficou bem baixa agora não sei se vai tocar bem o que eu mais escuto "sertanejo e rock e dance anos 90", para subir um pouco essa sintonia teria que fazer o que?

 

      BL.......16.7

      VAS.....58.20

      FS.......28.00

      QMS...10.7

      QES....0.49

      QTS....0.47

      

  Tem mais alguns dados mais não sei se é necessário se for me fale qual.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  Se for possível eu agradeço, a sintonia ficou bem baixa agora não sei se vai tocar bem o que eu mais escuto "sertanejo e rock e dance anos 90", para subir um pouco essa sintonia teria que fazer o que?

 

      BL.......16.7

      VAS.....58.20

      FS.......28.00

      QMS...10.7

      QES....0.49

      QTS....0.47

      

  Tem mais alguns dados mais não sei se é necessário se for me fale qual.

Pra simular precisa de mais dados, vou procurar eles.

 

Pra subir a sintonia basta aumentar a area do duto e manter o comprimento da linha, ou, diminuir o comprimento da linha e manter a area do duto. Me passa uma frequencia desejada e eu vejo o que precisa ser feito.

Editado por diego.twim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra simular precisa de mais dados, vou procurar eles.

 

Pra subir a sintonia basta aumentar a area do duto e manter o comprimento da linha, ou, diminuir o comprimento da linha e manter a area do duto. Me passa uma frequencia desejada e eu vejo o que precisa ser feito.

 

  Acredito que 33/35hz seria bom, aumentar a área de duto não é possível não tenho mais espaço na largura da caixa.

Editado por Danilodb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou deixar minha experiência a favor da caixa do manual. Fiz a caixa para meus subs atuais, usei o mesmo volume do manual, mesmo diâmetro de duto 3", mas deixei mais curto pra frequência de sintonia ficar mais alta pra render mais pra fora. Desse jeito, não me agradava nas musicas dance, mas no hiphop tá ótimo. Como eu já tinha feito a caixa com sintonia mais alta pra render mais nas frequências mais altas e mesmo assim não ficou bom, pensei, esses sub não "sobe" mesmo, então vou por os dutos conforme manual, com sintonia mais baixa, pelo menos vai ficar mais forte no hiphop. E pra minha surpresa ficou top nas musicas dance e mandando mais longe as batidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 O negócio é esse mesmo ir mexendo até ficar do jeito que mais lhe agrada, as vezes a indicação do fabricante fica bom mas mudando de projeto pode ficar melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  Eu fiz outro rascunho com as seguintes medidas, L 65.6, A 39.4, P 45.0, o comprimento do duto ficou com 60cm e 111 litros livre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com certeza, a caixa do UXP é dessa forma e acho que por ser em L é que faz a diferença "só acho", se eu for fazer outra vai ser assim os 2 subs em câmara unica com um duto na lateral e comprimento de +ou- 70cm, dessa forma não ha necessidade de travá-la já que o duto que passa no fundo da caixa faz essa função.

Tenho um par de uxp em caixa com duto retangular em L bate muito forte, bem mais q na duto redondo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho um par de uxp em caixa com duto retangular em L bate muito forte, bem mais q na duto redondo...

 

Como fez a caixa para os 2? fotos? qual litragem e qual usava com duto redondo?

 

Pq ainda tenho, que arriscar fazer uma dessa para vê se consigo melhora alguma coisa nos 2 que tenho

Já troquei duto, tamanho da caixa, com manta interna, sem, com duto comprido, com curva sem curva, só essa que ainda não kkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...