Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Alves

[Garagem Do Alves] Grand Siena - Baixo custo com satisfação

Recommended Posts

Os projetos de baixo custo são bastante comuns e este caso mostrou que mesmo assim eles podem não possuir uma receita pronta. Certamente esse foi um projeto diferente do usual, pois num projeto voltado para SQ não costuma-se usar o kit de alto-falantes original de fábrica. Porém, como a intenção era montar um set usando alguns equipamentos de um set anterior, mas aproveitando para fazer alguns ajustes (upgrades de baixo custo), conversando com o cliente decidimos por poupar o kit original, deixando essa possível mudança para um segundo estágio (futuros upgrades).

s6Mgmhl.jpg

O carro, um Fiat Grand Siena, já possuía um set montado pelo próprio dono do carro em parceria com um amigo. Ele mesmo providenciou a troca da moldura do painel para utilização de uma central multimídia 2din Pósitron e com o amigo instalou um amplificador mono e um subwoofer.

qIgbGAo.jpg
Painel com moldura 2din.

2O7Wfqa.jpg
Posição do tweeter original.

z57iWNi.jpg
Central multimídia Pósitron.

Como nessa primeira instalação ele não teve qualquer acompanhamento profissional para elaboração de um projeto, acabou comprando o que encontrou fácil na internet. O subwoofer, um Bravox E2K, costuma ser indicado para sets voltados ao SPL e já não agradava tanto ao cliente. Porém, mais importante do que a troca do subwoofer foi a troca do amplificado mono, um Audiophonic Club 12000, que apresentava falhamentos provocados por sobreaquecimento. E de fato, durante os testes para decidir o tipo de caixa, o amplificador parou de funcionar.

o9AxFW1.jpg
Instalação improvisada pelo cliente com ajuda de um amigo.

nmf5RQq.jpg
Improviso na instalação do amplificador.

spHoRuY.jpg

Preparando o porta-malas para o novo set.

e4SVFV8.jpg

Cabeamento sendo instalado com nova caixa e rack já instalado.

Se não fosse necessário trocar o amplificador mono, o valor gasto num novo módulo poderia ser usado para a aquisição do kit 2 vias. Os alto-falantes originais eram amplificados diretamente pela central multimídia e o novo projeto incluiu um módulo de 4 canais. Os equipamentos escolhidos foram o SD1200.1EVO e o SD400.4EVO, além de um subwoofer JL Audio 12W1V2.

9rrJ1O4.jpg
Instalação pronta, com visual limpo, mas bem incorporado ao porta-malas. A caixa do subwoofer é removível.

O maior desafio no momento de realizar o ajuste de áudio foi fazer com que subwoofer e kit tivessem uma boa interação, mas para nossa surpresa o kit de alto-falantes original e sua alta sensibilidade (comum em falantes originais) ganhou força com o SD400.4EVO e mostrou que acertamos na escolha das prioridades para esse estágio.

O cliente já revelou que pretende trocar os alto-falantes, o player e depois realizar o tratamento das portas, mas enquanto isso não acontece, já se mostrou muito satisfeito com o resultado alcançado com esse primeiro investimento e isso é o que mais importa.

Editado por Alves
  • Upvote 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom o post meu amigo Alves!

Tenho certeza que você tirou tudo que esse kit original e essa central poderiam entregar. Vamos esperar o próximo up! E vamos brincar de postar o meu projeto também! Hehe

Editado por tiago.paiva

Compartilhar este post

Link para o post

Deu outra vida para o porta mala

Com acabamento melhor que o original, tampando as parte metálicas e colocando os módulos no local

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente trabalho, Alves! Realidade de muitos projetos Brasil à dentro. Posta uma outra foto do porta malas, mostrando o rack dos módulos.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Alves, mostrando que continua o Mestre dos Frouxos. Excelente trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente Trabalho! Muito satisfeito com o resultado! :rever1:

Impressões mais marcantes ao escutar o som:

- Graves mais limpos e definidos;

- Percepção de todos os instrumentos nas músicas;

- Percepção de um palco sonoro (instrumentos sendo tocado em lugares diferentes);

Editado por hugoow

Compartilhar este post

Link para o post

O amplificador preso com cinta de nylon foi a melhor  [^]

:vts

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom Alves.

Uma pena todos os esforços e dinheiro gastos sem conhecimento mínimo antes de chamarem um profissional para auxiliar.

Obrigado, Pedro, que bom que você gostou! :legal:

O pior é que isso é muito comum! Na maioria dos casos gera um barato que sai caro.

O user que postou abaixo do seu post tb fez isso e já estamos preparando o primeiro upgrade no set dele. Dois subs Pioneer darão lugar a um JL Audio 13W1 (alimentado por um SD1600EVO) [¨]  e o Audiophonic Club 4100 será trocado por um SD400.4EVO (para animar um kit Focal). [-] Também será feito o tratamento das portas. Acredito que ficará interessante no Gol. :vts

Editado por Alves

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom o post meu amigo Alves!

Tenho certeza que você tirou tudo que esse kit original e essa central poderiam entregar. Vamos esperar o próximo up! E vamos brincar de postar o meu projeto também! Hehe

Que bom que gostou, Tiago.

O seu já está sendo providenciado!  [¨]  Você já conhece meu trabalho e meu esforço para que o cliente tenha o melhor resultado. :legal:

Se quiser, posso tentar combinar com o dono desse Siena para você ouvir o set dele. [¨]

Editado por Alves

Compartilhar este post

Link para o post

Deu outra vida para o porta mala

Com acabamento melhor que o original, tampando as parte metálicas e colocando os módulos no local

Inicialmente a ideia era instalar os amps no tampão, onde estava o Club12000 e aquela parte da lataria acabaria ficando exposta. Com a ideia adotada resolvi tudo de forma prática. Para fixar aquele rack não foi feito 1 único furo sequer na lataria e ficou muito bem preso. A caixa é removível e o rack fica no lugar onde está. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente trabalho, Alves! Realidade de muitos projetos Brasil à dentro. Posta uma outra foto do porta malas, mostrando o rack dos módulos.

Obrigado, Eduardo! :legal: De fato, essa é a nossa realidade e não acho que porque tem que ser simples não pode ficar bom, bonito e funcional. Vou procurar alguma foto e postarei. :legal:

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Alves, mostrando que continua o Mestre dos Frouxos. Excelente trabalho.

Obrigado, Maurício! Se tiver faltando instalador aí, é só subir e vir fazer uma visita! Atendo todos os frouxos! :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente Trabalho! Muito satisfeito com o resultado! :rever1:

Impressões mais marcantes ao escutar o som:

- Graves mais limpos e definidos;

- Percepção de todos os instrumentos nas músicas;

- Percepção de um palco sonoro (instrumentos sendo tocado sem lugares diferentes);

Pessoal, esse é o dono do carro, o Hugo.

Hugo, vamos preparar os próximos upgrades, heim! [¨]

Fala pro seu pai montar um igual! :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Que bom que gostou, Tiago.

O seu já está sendo providenciado! [¨] Você já conhece meu trabalho e meu esforço para que o cliente tenha o melhor resultado. :legal:

Se quiser, posso tentar combinar com o dono desse Siena para você ouvir o set dele. [¨]

É só marcar!

Compartilhar este post

Link para o post

Woohoo!!!

Woohoo!!!

Show! Quero sim amigo.

Vamos marcar para o dia que você entregar o meu up.Fazenos um intercâmbio, eu escuto o do Hugo e ele ouve o meu. No final fodos aprendem um pouco mais. Hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Show! Quero sim amigo.

Vamos marcar para o dia que você entregar o meu up.Fazenos um intercâmbio, eu escuto o do Hugo e ele ouve o meu. No final fodos aprendem um pouco mais. Hehe

Melhor ainda se for na "sala de espera" de Alves!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, esse é o dono do carro, o Hugo.

Hugo, vamos preparar os próximos upgrades, heim! [¨]

Fala pro seu pai montar um igual! :vts

Os upgrades virão! Agora o coroa é duro na queda...

-Impressão do coroa: Vão buzinar pra você e você não vai escutar mais nada!

Editado por hugoow

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado, Maurício! Se tiver faltando instalador aí, é só subir e vir fazer uma visita! Atendo todos os frouxos! :vts

Opa, pode deixar. Vai ser um trampo Master of Frouxos de primeira.

Compartilhar este post

Link para o post

A fixação do Amp na 1ª instalação merece aplausos

Padrão FIFA  [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...