Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
divagarim

Projeto 2 mtx 15"

Recommended Posts

Pessoal como equilibro o tanto de equipamentos para cada faixa de frequencia ?

por exemplo tenho dois sub 1200wrms
devo colocar medios até atingir 1200wrms

e agudos até atingir 1200wmrs ?

existe formula pra isso, o que vocês aconselham ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tens que aprender a calcular SPL!

3db = o dobro

6db = 4x mais

10db = 10x mais!

Aí tu pega um falante, ex.: 97db sens.. que tu vai aplicar 1.000wrms nele!

97db = 1w

107db = 10w

117db = 100w

127db = 1.000w

.. e ganha mais 3db se for uma caixa dutada bem feita:

130db = 1.000w (caixa dutada)

Se forem dois falantes, mais 3db

133db = 1.000w (caixa dutada com dois falantes)

Se for dobrar a potência por ter colocado mais dois falantes, mais 3db

136db = 2.000w (caixa dutada com dois falantes) e por aí vai.

Já o driver, tem quase sempre alta sens!

Um driver de 110db

10w = 120db

100w = 130db

Com o ganho da corneta = 133db (quase sempre dá 3db ou mais)

Se colocar dois do mesmo = 136db

Logo, dois drivers de 110db sens com 100wrms aplicados no par acompanha fácil 2 falantes com 2.000wrms aplicados!

Imagine se for um driver mais parrudo.. alguns tem 114db, 118db sens ou até mais!

Compartilhar este post

Link para o post

Tens que aprender a calcular SPL!

3db = o dobro

6db = 4x mais

10db = 10x mais!

Aí tu pega um falante, ex.: 97db sens.. que tu vai aplicar 1.000wrms nele!

97db = 1w

107db = 10w

117db = 100w

127db = 1.000w

.. e ganha mais 3db se for uma caixa dutada bem feita:

130db = 1.000w (caixa dutada)

Se forem dois falantes, mais 3db

133db = 1.000w (caixa dutada com dois falantes)

Se for dobrar a potência por ter colocado mais dois falantes, mais 3db

136db = 2.000w (caixa dutada com dois falantes) e por aí vai.

Já o driver, tem quase sempre alta sens!

Um driver de 110db

10w = 120db

100w = 130db

Com o ganho da corneta = 133db (quase sempre dá 3db ou mais)

Se colocar dois do mesmo = 136db

Logo, dois drivers de 110db sens com 100wrms aplicados no par acompanha fácil 2 falantes com 2.000wrms aplicados!

Imagine se for um driver mais parrudo.. alguns tem 114db, 118db sens ou até mais!

Entendi + - 

Então no caso dos woofers

vamos supor que eu coloque 

Dois desses e aplique 450wrms neles  jbl de 15 e sens 95 db http://infinitysom.com.br/alto-falantes/woofers/woofer-15-polegadas-jbl-selenium-15px-200-watts-rms.html

10W= 105

100W=115db

450W=119,5db

por ser dois 122,5 db

caixa selada daria mais quantos ?

To com 10 db a menos a diferença é grande ?

OU seria melhor

4 woofer de 70wrms   http://www.connectparts.com.br/woofer-jbl-selenium-bass-6-polegadas-70w-rms-6mb17a-65210/p

aplicando 450wrms

1w=85db

10w=95db

100w=105db

450w=109,5db

4 alto falantes= 114,5 db

caixa selada + alguma coisa

Editado por divagarim

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal como equilibro o tanto de equipamentos para cada faixa de frequencia ?

por exemplo tenho dois sub 1200wrms

devo colocar medios até atingir 1200wrms

e agudos até atingir 1200wmrs ?

existe formula pra isso, o que vocês aconselham ?

Você quer mesmo fazer esse cálculo?

Existe uma forma de calcular o Spl, que não deve ser levado ao pé da letra, pois inúmeros fatores estão envolvidos, que são ganho de spl obtido pelo projeto ou perda de spl, por vibração das paredes da caixa, ganho de cabine, ganho pela potência aplicada e spl em função da sensibilidade. Veja que não é uma coisa tão palpável assim.

Mas as regras expostas pelo Bloom são reais, ou seja, você também obtêm ganho de spl por aumentar a quantidade de falantes, isso quando há acoplamento.

Usando algo palpável, existe uma fórmula:

SPL previsível = sensibilidade + 10log(potência aplicada)

Essa é uma base, sendo o que foi comentado por mim e o Bloom irá interferir nesse resultado.

Ainda falando desse equilíbrio eu tentaria trabalhar primeiramente na escolha dos falantes (não só qualidade), mas também em sensibilidade e a potência a ser aplicada, também.

A partir disso, como último recurso, porque não tem como se iludir e achar que está tudo resolvido, porque não está.

Tem os de maior SPL(driver e Stw). Peguei o bonde andando, portanto não li o restaurante do tópico.

Sendo assim, a atenuação neles é o mais indicado.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Ignoremos os ganhos de caixa!

2x15:

95 db sens (1w)

2w = 98

4w = 101

40w = 111

400w = 121db

por ser o par = 124db

4x6":

85db 1w

89db 2w

92db 4w

102db 40w

112db 400w

Por dobrar a quantidade = 115db (o par)

Por dobrar novamente = 118db (quatro)

Logo, os quatro de baixo gerariam 118db contra 124db dos 2x15!

Compartilhar este post

Link para o post

Por final então ficou assim o projeto
Alimentação= fonte 200A

Módulo  roadstar 1200D mono 1 ohms
tocando 2 mtx 15" bobina dupla de 4 ohms totalizando 1200wrms (Ligação em paralelo)

Módulo  Force one BA-4501D
1 Canal mono de 450 wrms 4 ohms
tocando 2 woofers de 15" 8 ohms totalizando 400wrms (Ligação em paralelo)

1 canal tocando no stereo de 150wrms a 4 ohms
tocando 2 driver d220 ti jbl de 8ohms totalizando 180wmrs (Ligação em paralelo)

1 canal stereo livre 

alguma sugestão ou alteração ?

A caixa dos subs serão separadas com dutos retangulares, cada uma com 110 litros.

A caixa dos woofers serão separadas e seladas cada uma com +- 100 litros

EDIT: Apesar de todos que conheço ser contra driver vou colocar para testar visto que vocês argumentam e as outras pessoas não.

Editado por divagarim

Compartilhar este post

Link para o post

Driver não é problema. O problema é causado por não saber usar.

Não entendi bem. São 2 Subs de 15" + 2 woofer de 15" + 2 Ti?

Supondo que seja isso, a melhor forma de ligação será essa:

Um par woofer + ti, usando ligação em cada brigde associado a um divisor passivo de 2 vias.

Usar ti isolado, induz a usar capacitores, o que é totalmente o inverso do que deseja, que é o equilíbrio. O divisor possui a atenuação e isso é que permite o equilíbrio.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Nessa conta tu contabilizou os subs?

Pois acho que os subs não vão conseguir bater os 124db das 15" não, viu?

Compartilhar este post

Link para o post

Driver não é problema. O problema é causado por não saber usar.

Não entendi bem. São 2 Subs de 15" + 2 woofer de 15" + 2 Ti?

Supondo que seja isso, a melhor forma de ligação será essa:

Um par woofer + ti, usando ligação em cada brigde associado a um divisor passivo de 2 vias.

Usar ti isolado, induz a usar capacitores, o que é totalmente o inverso do que deseja, que é o equilíbrio. O divisor possui a atenuação e isso é que permite o equilíbrio.

Sim é isso que estava pensando, mas tava pensando em ligar tudo separado, driver em um canal woofer em outro.

se eu ligar misturado como vou dividir a potência que vai para cada componente, ou isso ocorre naturalmente.

eu tenho um crossover aqui da roadstar aquele mais simples rs 90 vai me ajudar em algo ?

Nessa conta tu contabilizou os subs?

Pois acho que os subs não vão conseguir bater os 124db das 15" não, viu?

Contabilizei to colocando só a roadstar 1200d pra tocar os subs de 600wrms cada, pessoa fala pra colocar mais potência no módulo né pra subwoofer e woofers.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, o que quero dizer é... esse sub, na real, deve ter lá pelos 85db Sens... mesmo com ~3kw aplicados ele não acompanharia médios e drivers profissionais!

Compartilhar este post

Link para o post

Ahh sendo 85 dB, não tem nem o que cogitar, mas iremos uma avaliação para ter uma noção.

Calcule o valor do SPL pela formula que eu passei.

SPL = sensibilidade + 10log(potência aplicada).

A potência seria = 600w em tese.

Ao final acrescente 3 dB, porque passou de 1 para 2 falantes.

De posse desse valor tentaremos achar um médio que tenha sensibilidade baixa, que aplicando-se certa potência, que fique em pé de igualdade. Faça o mesmo cálculo com várias marcas/modelos, até achar um equiparado com o valor do cálculo com o sub. Antigamente tinha o 8pw3, com apenas 92 dB, salvo engano.

Aconselho usar o Ti, que será mais fácil tratar com o menor número de vias.

Com o Ti, sabemos que o ponto crítico. Temos a potência estimada dispinilizada pelo amplificador, só o Ti é 8 ohms e é certo que receberá menor potência. Calculando o Spl para o Ti também, teremos as 3 vias.

A princípio teremos o Ti se destacando e é aí que entra o valor a ser dado para atenuação.

O divisor que é capaz de fazer isso é o passivo e não ativo.

Se essa diferença de sensibilidade entre as demais vias for de cerca de 6,9 dB, é possível termos um divisor personalizado.

Para dimensionar, é necessário realizar o cálculo das 3 vias, mas sabendo que se forem 4 vias, mais difícil será a equalização.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Ahh sendo 85 dB, não tem nem o que cogitar, mas iremos uma avaliação para ter uma noção.

Calcule o valor do SPL pela formula que eu passei.

SPL = sensibilidade + 10log(potência aplicada).

A potência seria = 600w em tese.

Ao final acrescente 3 dB, porque passou de 1 para 2 falantes.

De posse desse valor tentaremos achar um médio que tenha sensibilidade baixa, que aplicando-se certa potência, que fique em pé de igualdade. Faça o mesmo cálculo com várias marcas/modelos, até achar um equiparado com o valor do cálculo com o sub. Antigamente tinha o 8pw3, com apenas 92 dB, salvo engano.

Aconselho usar o Ti, que será mais fácil tratar com o menor número de vias.

Com o Ti, sabemos que o ponto crítico. Temos a potência estimada dispinilizada pelo amplificador, só o Ti é 8 ohms e é certo que receberá menor potência. Calculando o Spl para o Ti também, teremos as 3 vias.

A princípio teremos o Ti se destacando e é aí que entra o valor a ser dado para atenuação.

O divisor que é capaz de fazer isso é o passivo e não ativo.

Se essa diferença de sensibilidade entre as demais vias for de cerca de 6,9 dB, é possível termos um divisor personalizado.

Para dimensionar, é necessário realizar o cálculo das 3 vias, mas sabendo que se forem 4 vias, mais difícil será a equalização.

O manual do grave tem a seguinte informação

SPLo=88.07 dB

SPL     =95.23 db

2.83v/1m

Sobre esses divisor passivo e ativo não tenho conhecimento o que é e pra que serve, vou dar um estudada e depois retomar o tópico, e irei fazer um esquema gráfico mostrando como ficará minha ligação.

Compartilhar este post

Link para o post

88db é a sensibilidade real dele. 

88db 1w
91db 2w
94db 4w
97db 8w
100db 16w
103db 32w
106db 64w
116db 640w

Por serem dois, 119db 

Compartilhar este post

Link para o post

88db é a sensibilidade real dele. 

88db 1w

91db 2w

94db 4w

97db 8w

100db 16w

103db 32w

106db 64w

116db 640w

Por serem dois, 119db 

Entendi,

Eu posso então colocar 

dois drivers d220ti de 8 ohms 90 Wrms em paralelo

tocando na saída de 150wrms a 4 ohms do módulo

driver é de 109db

109db 1w

130db 150w

por ser 2 133db

Posso tirar a corneta para dar menos db?

a diferença então esta de 

Sub: 119db

woofers:124db

driver:133 db

O crossover faz essa atenuação ?

vou precisar fazer atenuação +- de 5 db no woofer e 14db no driver correto ?

edit:

tenho esse crossover aqui https://www.google.com.br/search?espv=2&biw=1745&bih=885&tbm=isch&sa=1&q=crossover+booster&oq=crossover+booster&gs_l=img.3...293060.296699.0.297148.0.0.0.0.0.0.0.0..0.0....0...1c.1.64.img..0.0.0.vrKqFY4PJOU#imgrc=A_70LTvZkSdcLM%3A

pelo que vi não tem como fazer os cortes de medio e driver ti

queria colocar o medio de 80-1000hz

driver ti de 1000-máximohz

utilizando esse crossover ficaria

medio flat ou 100hz- ate 2,5k nos woofers

e driver ti acima de 2,5k 

e o crossover que vem na power one não tem precisão nos botões como sei qual frequencia estaria cortando.

Editado por divagarim

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente, para pelo menos entender o objetivo do comentário, tem de saber o significado de ativo para um passivo, a gente vai escrever páginas e páginas e depois nem querer mais responder.

Isso dai é o minimo.

Uma vez pelo menos saber por imagem o que é um e o que é o outro, se você usar um ativo ou do amplificador, desde que seja flexível a esse ponto, vai precisar de 1 canal (mono) ou 2 canais para cada via. Isso significa dizer que se tiverem 3 vias, será necessário 1 amplifcafor de 1 ou 2 canais(gerando brigde) para o grave e outro de 4 canais, sendo 2 para os médios e 2 para o ti.

Nesse não há perdas significativas, o que quer dizer que o amplificador vai disponibilizar a potência no valor de impedância do falante, mas não é isso que você precisa.

Você precisa de um divisor que atenue o Spl do Driver. Se não fizer isso, vai gerar diferença de rendimento e o que significa. Driver se destacando.

O divisor que faz atenuação(pesquise o significado, que é o oposto da amplificação), é o passivo.

Supondo que esses cálculos estejam corretos você terá de atenuar o driver em 9dB, para ficar equiparado com o médio.

Assim fica mais fácil de equalizar, pois se tiver um player com um pouco mais recursos, vai corrigir ouvindo.

Li agora que pensou em tirar o driver. Solução equivocada.

Se quiser diminuir rendimento, deixa uma unidade, pois se você tirar, nenhum outro falante vai atuar no lugar dele. Entendeu,?

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente, para pelo menos entender o objetivo do comentário, tem de saber o significado de ativo para um passivo, a gente vai escrever páginas e páginas e depois nem querer mais responder.

Isso dai é o minimo.

Uma vez pelo menos saber por imagem o que é um e o que é o outro, se você usar um ativo ou do amplificador, desde que seja flexível a esse ponto, vai precisar de 1 canal (mono) ou 2 canais para cada via. Isso significa dizer que se tiverem 3 vias, será necessário 1 amplifcafor de 1 ou 2 canais(gerando brigde) para o grave e outro de 4 canais, sendo 2 para os médios e 2 para o ti.

Nesse não há perdas significativas, o que quer dizer que o amplificador vai disponibilizar a potência no valor de impedância do falante, mas não é isso que você precisa.

Você precisa de um divisor que atenue o Spl do Driver. Se não fizer isso, vai gerar diferença de rendimento e o que significa. Driver se destacando.

O divisor que faz atenuação(pesquise o significado, que é o oposto da amplificação), é o passivo.

Supondo que esses cálculos estejam corretos você terá de atenuar o driver em 9dB, para ficar equiparado com o médio.

Assim fica mais fácil de equalizar, pois se tiver um player com um pouco mais recursos, vai corrigir ouvindo.

Li agora que pensou em tirar o driver. Solução equivocada.

Se quiser diminuir rendimento, deixa uma unidade, pois se você tirar, nenhum outro falante vai atuar no lugar dele. Entendeu,?

To entendendo, o que queria falar é tirar a corneta do driver e tocar ele sem a corneta, só o driver, por consequência dando menos decibéis.

Uma coisa que não estou entendendo oo divisores ativos utilizados não servem para fazer o corte de frequência e atenuar ?

então se eu comprar um de qualidade consigo resolver o problema ? configurando la naqueles botões de ganho/level

Compartilhar este post

Link para o post

Divisão de frequência, ambos fazem, mas só o passivo pode ser configurado para realizar atenuação que seja necessária.

Melhor dizendo, esses tipos podem ser combinados, mas atuando em faixas distintas.

Tudo deve ser estudado. Não estou dizendo que seria o caso é falando de firma genérica, mas amplificadores podem fazer divisão também, dispensando a meu ver, a necessidade o ativo, mas claro, ficando a seu criterio adquirir ou não, mas para esse sistema ai, obrigatório uso de passivo, exaustivamente discutido em outras ocasiões.

Para os passivos, existe valores de mercado que são fixos, nas algumas pessoas fazem passivos, personalizados.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Divisão de frequência, ambos fazem, mas só o passivo pode ser configurado para realizar atenuação que seja necessária.

Melhor dizendo, esses tipos podem ser combinados, mas atuando em faixas distintas.

Tudo deve ser estudado. Não estou dizendo que seria o caso é falando de firma genérica, mas amplificadores podem fazer divisão também, dispensando a meu ver, a necessidade o ativo, mas claro, ficando a seu criterio adquirir ou não, mas para esse sistema ai, obrigatório uso de passivo, exaustivamente discutido em outras ocasiões.

Para os passivos, existe valores de mercado que são fixos, nas algumas pessoas fazem passivos, personalizados.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691979987-divisor-de-frequencia-para-driver-titanium-d220ti-_JM

Encontrei esse divisor aqui, mas achei o corte dele muito alto 2khz

Voce conhece algum site que vende ? 

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei os equipamentos

Fonte 200A usina
Crossover JFA x5
4Woofer digital design 150WRMS
2 driver 220ti jbl 90WRMS
2 graves mtx 600WRMS
Estou aguardando chegar os drivers e os woofers
Sobre cabos de alimentação
Compro 4MM pros graves 
2 mm pros woofers e drivers
25MM pra fonte ?

Ai o projeto o jeito que ficara
http://ap.imagensbrasil.org/image/Ehggk5

Compartilhar este post

Link para o post

Para especificar os cabos existem tabelas.

Só tenha cuidado na escolha do modelo de cornetas para os Ti, para não cancelamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Para especificar os cabos existem tabelas.

Só tenha cuidado na escolha do modelo de cornetas para os Ti, para não cancelamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei os equipamentos

Fonte 200A usina

Crossover JFA x5

4Woofer digital design 150WRMS

2 driver 220ti jbl 90WRMS

2 graves mtx 600WRMS

Estou aguardando chegar os drivers e os woofers

Sobre cabos de alimentação

Compro 4MM pros graves 

2 mm pros woofers e drivers

25MM pra fonte ?

Ai o projeto o jeito que ficara

http://ap.imagensbrasil.org/image/Ehggk5

Achei 4 médios usados com sub, muita coisa. Pelo menos já fica meio caminho, caso opte por Woofer mais tarde.

O que definiu para amplificar mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Achei 4 médios usados com sub, muita coisa. Pelo menos já fica meio caminho, caso opte por Woofer mais tarde.

O que definiu para amplificar mesmo?

Realmente pelos cálculos de decibéis os woofers estão bem acima dos subs, mas nos meus ouvidos acredito que seja pela frequência baixa, os subs sempre destacam demais, quis arriscar colocar 4 woofers ao invés de 2.

Roadstar digital 1200D

1 canal 1200watts saida 1 ohm

-2 graves de 600watss cada 4ohms bobina dupla

Force one Booster

1 canal 300 wattsrms 2 oms

-2 Woofers 150wrms 4 ohms (Paralelo)

1 canal 300 wattsrms 2 oms

-2 Woofers 150wrms 4 ohms (Paralelo)

1 canal 150 wrms 4 ohms

-2 drivers ti 80wrms cada 8 ohms(Paralelo)

Os cortes JFA 5x

Subs- subsonic 30hz - 80 hz 24db/8º

woofers-  100hz - 1.2khz 12db/8º

TENHO DUVIDA NOS CORTES DOS DRIVERS

1º OPÇÃO

Driver Ti- 1.2khz-15Khz 24db/8º

2ºOPÇÃO

Driver ti  - 1.5khz-20khz 12db/8º

Editado por divagarim

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...