Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

dnlcarvalho

Instalação de SQ a preço justo em Brasília

Recommended Posts

Postado em

Uma coisa q me dei conta... Essa Hu não faz corte pra tw abaixo de 1k2

Talvez um full seja subutilizado

Mesmo um corte em 1 ordem vc acha que não acoplaria com o mid na casa dos 300 hz?

Com uma força do eq pra compensar o slope?

Postado em

Perfeito. Trazendo o conteúdo da MP:
Na linha de sugestão do riverotoledo, indicando
 o Fostex FE83En ao invés do FR89EX para full (já que o Fountek fica agressivo com o PDX-v9 e também ouvi dizer que o 80PRS puxa muito para os agudos), você que já teve os dois, qual usaria nesse sistema?

Incluindo também o  Fostex FE83-SOL, que me parece melhorado para frequências médias-altas em relação ao FE83En...

Ou usaria o par de Scanspeak R3004? 

Com essa nova info que traz sobre o 80PRS não fazer corte para tw abaixo de 1k2, optaria por um cross passivo muito bem acertado? Ou iria com um speaker diferente?

Obrigado.

Postado em

Mesmo um corte em 1 ordem vc acha que não acoplaria com o mid na casa dos 300 hz?

Com uma força do eq pra compensar o slope?

Acoplamento no sentido literal da física da coisa, não, mas talvez se consiga um bom resultado sim

Mas fazer isso ainda é subutilizar os fulls, já que tem tweeters que poderiam ser cortados logo acima disso com bons resultados, como os Vifa XT25TG30 e XT25BG60, e que entregam melhores resultados no top end que os fulls

A ideia do full tem que ser bem aplicada, senão perde sentido

Análogo a isso seria a pessoa ter um sub com Fs 20Hz e fazer um corte passa alta em 50Hz e passa baixa em 100Hz, é fora da casinha

Perfeito. Trazendo o conteúdo da MP:

Na linha de sugestão do riverotoledo, indicando o Fostex FE83En ao invés do FR89EX para full (já que o Fountek fica agressivo com o PDX-v9 e também ouvi dizer que o 80PRS puxa muito para os agudos), você que já teve os dois, qual usaria nesse sistema?

Incluindo também o Fostex FE83-SOL, que me parece melhorado para frequências médias-altas em relação ao FE83En...

Ou usaria o par de Scanspeak R3004?

Com essa nova info que traz sobre o 80PRS não fazer corte para tw abaixo de 1k2, optaria por um cross passivo muito bem acertado? Ou iria com um speaker diferente?

Obrigado.

O uso de um fullrange em detrimento de um tweeter passa pela capacidade de discernimento entre o que cada um pode oferecer de melhor que o outro, pesar Prós e contras, e definir o que melhor se enquadra no GOSTO PESSOAL

PQ USAR FULL? para fazer o palco subir com maior facilidade, para ter toda faixa de voz sendo emitida se um único driver, sem flutuação de timbre e até de posicionamento de palco (se mal acertado), para permitir uso de falantes de porta com características mais de sub e menos de midrange (que desça mais, já que não precisam aubir), tenho ganhos na região dos médio graves e graves

PQ NÃO USAR FULL? se tu for uma pessoa aficionada por top end extra extendido e altamente cristalino, se teu sistema não permite fazer um corte adequado ativo e tiver restrição de custo pra confecção de um passivo, se posicionamento e direcionamento forem um problema

PQ USAR TWEETER? Para ter facilidade de instalação, posicionamento e direcionamento (na maioria das vezes), para facilitar acerto de cross, pra ter top end melhor

PQ NÃO USAR TWEETER? quando a porta é ruim o suficiente a ponto de não dar bom rendimento de mids na região de transição e qdo não se quer partir pra pezinhos ou intervenções pesadas na porta, pra ter menos flutuação de timbre pelo não casamento entre as vias (caso de qdo se monta um sistema frankstein), pra não deixar o palco na altura da barriga em vez dos ouvidos (questão de acerto físico do set, ou limitação do próprio tw de não permitir cortes relativamente baixos)

Essas são alguns dos condicionantes... O cobertor é curto, se perde de um lado pra se ganhar de outro, SEMPRE

Parece filosofia barata, mas somente após o auto conhecimento que se vai ter capacidade de fazer a melhor escolha

Eu dizer "compra full" ou "compra tweeter" pode ser bom, ou ruim, depende do gosto pessoal e do resultado que se quer chegar

Aí tu me diz, "ah mas eu quero tudo do melhor", aí meu garoto, te recomendo trocar de carro e usar um sistema 4 vias

Sobre a questão do casamento do Fountek com o PDX, só testando

E até onde eu sei, os agudos do 80PRS não são tão abertos assim, muito pelo contrário

Usar um ou outro full vai depender do gosto pessoal, ambos são muito bons, mas soam diferente, e demandandam necessidades de direcionamento tb diferentes

O tw é muito bom tb, e tb tem suas características peculiares quanto a forma de uso

Com qualquer das opções estaria bem munido, mas o tiro pode sair pela culatra se tu tem uma expectativa e não a alcançar, já cada um é adequado a um tipo de sistema

A pergunta certa não é "o que é melhor?", mas sim "onde quero chegar?"

Tendo essa resposta (e só vai ter depois de uma certa vivência e de ter escutado sets diferentes), tu consegue definir o que precisa

Postado em

Aparentemente a questão do crossover entre o full e mid pode ser contornada usando o cross do amp

Em vez de deixar a HU no modo 3way, deixa em 2way e aplica o cross do amp

Sound Tuning

Crossover Frequency (CH1/2, HPF): 30 - 600 Hz (x1), 300 - 6k Hz (x10), -12 dB/oct.

Crossover Frequency (CH3/4, HPF): 30 - 600 Hz (x1), -12 dB/oct.

Crossover Frequency (CH3/4, BPF): 30 - 600 Hz (HPF), 300 - 6k Hz (LPF), -12 dB/oct.

Crossover Frequency (Subwoofer): 50 - 600 Hz, -24 dB/oct.

Subsonic Filter: 3 - 30 Hz, -24 dB/oct.

Postado em

Aparentemente a questão do crossover entre o full e mid pode ser contornada usando o cross do amp

Em vez de deixar a HU no modo 3way, deixa em 2way e aplica o cross do amp

Sound Tuning

Crossover Frequency (CH1/2, HPF): 30 - 600 Hz (x1), 300 - 6k Hz (x10), -12 dB/oct.

Crossover Frequency (CH3/4, HPF): 30 - 600 Hz (x1), -12 dB/oct.

Crossover Frequency (CH3/4, BPF): 30 - 600 Hz (HPF), 300 - 6k Hz (LPF), -12 dB/oct.

Crossover Frequency (Subwoofer): 50 - 600 Hz, -24 dB/oct.

Subsonic Filter: 3 - 30 Hz, -24 dB/oct.

Acabei de comprar um par de R3004 e um par de Silver Flute W17RC38-04 6.5".

O que pesou foi o fato da HU não fazer HPF a uma frequência menor que 1.25k.

Todavia, se eu tivesse lido seus dois últimos posts (especialmente o último), talvez ainda optaria pelo full, até pelas questões da porta do Peugeot.

Mas, enfim, me ajudou muito. Acho que o mais pode desagradar é a flutuação de timbre e o posicionamento de palco. Mas isso pode ser contornado, uma vez que o tw desce bastante, certo?

Postado em

Acabei de comprar um par de R3004 e um par de Silver Flute W17RC38-04 6.5".

O que pesou foi o fato da HU não fazer HPF a uma frequência menor que 1.25k.

Todavia, se eu tivesse lido seus dois últimos posts (especialmente o último), talvez ainda optaria pelo full, até pelas questões da porta do Peugeot.

Mas, enfim, me ajudou muito. Acho que o mais pode desagradar é a flutuação de timbre e o posicionamento de palco. Mas isso pode ser contornado, uma vez que o tw desce bastante, certo?

Se tiver coragem, um doorpod pode resolver o problema do direcionamento e acústica do mid.
Postado em

Primeiro ele busca um lugar para fazer a instalação!

Depois o "seu instalador fala do amp e da hu".

Decide ai. Porque as pessoas estão tendo tê ajudar .

Isso tá vitando rotina. Minha sugestão: limbo.
  • Upvote 1
Postado em

Ótimo, riverotoledo.

Obrigado pela indicação!

Eu também estava pensando justamente em usar low-pass para nenutralizar o top-end.

No entanto, parece que o 80PRS só tem HPF para o tw, não tem LPF: p. 25 do manual.

Como contornar esse problema, uma vez que não quero deixar um som muito quente, mas mais acústico, sem perder textura, timbre, clareza?

Pelo que li ele é um tw que desce bem e o HPF pode ser ajustado em 2k a 2,5 pra integrar bem com o silver flute, certo? 

Postado em (editado)

Ótimo, riverotoledo.

Obrigado pela indicação!

Eu também estava pensando justamente em usar low-pass para nenutralizar o top-end.

No entanto, parece que o 80PRS só tem HPF para o tw, não tem LPF: p. 25 do manual.

Como contornar esse problema, uma vez que não quero deixar um som muito quente, mas mais acústico, sem perder textura, timbre, clareza?

Pelo que li ele é um tw que desce bem e o HPF pode ser ajustado em 2k a 2,5 pra integrar bem com o silver flute, certo?

Não sei qual a margem de ajuste desse player mas no eq Paramétrico dos alpine CDA o ajuste chega a 20 khz o que poderia ser usado pra aliviar esse top end do Tweeter, e poupar recursos com crossover passivo pro lpf.

Um ajuste de -3 em 20 K fator Q 1,5 pode ajudar.

Nunca vi player que faça lpf pro agudo.

E parabéns pelos equipamentos.

Editado por rafavieira
Postado em (editado)

Mas meu Deus... Estão querendo colocar problema onde não tem... LP pra tweeter,q querer "naturalizar" um problema que tu não sabe se vai ter, se o teu ouvido vai ou não se sentir agredido pelo top end

Primeiro quer full, mas não quer perder top end

Depois quer tw, mas quer reduzir top end

Reveja toda parte de energia do set

Não é possivel que usar cabo PRETO pra positivo e VERMELHOR pra negativo, e usar fuse de 120A, seja considerado normal

Isso aqui está começando a parecer PIADA

Editado por CristianoLO
  • Upvote 1
Postado em

Mas meu Deus... Estão querendo colocar problema onde não tem... LP pra tweeter,q querer "naturalizar" um problema que tu não sabe se vai ter, se o teu ouvido vai ou não se sentir agredido pelo top end

Primeiro quer full, mas não quer perder top end

Depois quer tw, mas quer reduzir top end

Reveja toda parte de energia do set

Não é possivel que usar cabo PRETO pra positivo e VERMELHOR pra negativo, e usar fuse de 120A, seja considerado normal

Isso aqui está começando a parecer PIADA

Eu tb achei estranho, pois 99% dos que querem sq procuram um Tweeter que seja linear até os 20 K.
Postado em

Obrigado por alertar a confusão. Rs.

Corrigindo: são 6m de positivo vermelho e 2m de negativo preto.

Teu post resumido sobre tw x full foi excelente, Cristiano. Mostrando de forma clara o cobertor curto.

Acho que diante de tudo que falou tomei a decisão correta.

Sobre naturalizar o top end, realmente estou me adiantando no assunto, mas vou esperar ouvir e, se precisar, irei acatar a sugestão do rafa. Obrigado.

A capacidade máxima do cabo de força que estou comprando (4 AWG) é de 150A. O PDX-v9 é 2x40A.

Fui aconselhado a comprar fusível com amperagem um pouco abaixo que a capacidade máxima do cabo. Nesse caso, o fuse seria de 120A. Não procede?

Postado em

Obrigado por alertar a confusão. Rs.

Corrigindo: são 6m de positivo vermelho e 2m de negativo preto.

Teu post resumido sobre tw x full foi excelente, Cristiano. Mostrando de forma clara o cobertor curto.

Acho que diante de tudo que falou tomei a decisão correta.

Sobre naturalizar o top end, realmente estou me adiantando no assunto, mas vou esperar ouvir e, se precisar, irei acatar a sugestão do rafa. Obrigado.

A capacidade máxima do cabo de força que estou comprando (4 AWG) é de 150A. O PDX-v9 é 2x40A.

Fui aconselhado a comprar fusível com amperagem um pouco abaixo que a capacidade máxima do cabo. Nesse caso, o fuse seria de 120A. Não procede?

Até onde eu sei o que determina a amperagem do fusível, é o consumo do amplificador.
Postado em

Até onde eu sei o que determina a amperagem do fusível, é o consumo do amplificador.

Dado que o consumo do amp é de 80A (2x40A), devo comprar um fusível de exatamente 80A? Ou um pouco mais? 100A? 120A?
Postado em

Dado que o consumo do amp é de 80A (2x40A), devo comprar um fusível de exatamente 80A? Ou um pouco mais? 100A? 120A?

No manual pede um fusível de 80.

Eu seguiria exatamente o que diz nele.

Postado em

para proteger o amplificador, ele mesmo tem fusíveis, logo, não adianta NADA um fuse de 80 se ele tem 4 de 20 (chute, não sei) , vai estourar os 4 antes de estourar o fusível geral

o fusível geral tem a função para proteção do sistema elétrico, que começa na bateria, aí te pergunto, de quanto será essa bateria? de 120? de 80? ou será mantida uma com capacidade de corrente igual a original? se for original não passa de 65, logo, um fusível de mais que isso é pedir pra deixar algo do sistema desprotegido

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...