Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

João Junqueira

Tweeter chiando

Recommended Posts

Postado em

Boa tarde!

Em fevereiro eu comprei um kit usado Alpine SPR17-LS. Fiquei extremamente satisfeito com a qualidade, porem há duas semanas o tweeter esquerdo começou a chiar. Eu gosto muito da qualidade dos agudos por ter o domo de seda e ter uma característica "macia" nos agudos. Queria saber algumas coisas:

- Existe reparo para tweeter?

- Como funciona a compatibilidade de outros tweeters que não seja desse kit? Pode usar qualquer um? Qual seria o indicado?

- Pode ser outra coisa alem do tweeter em si?

Resto do kit:

Modulo DAT ex5

Sub JL 10w0v3

Player Pioneer AVH-2580

RCAs audiophonic serie club

Outras info. uso o modulo com no maximo 25% da potencia. E o som em volume rasoavel, de 40 pontos, nunca passo do 30 no player. O tweeter está chiando a partir de volume baixo, como no 15 para cima.

Postado em

Sim, troquei os cabos do lado direito pro esquerdo, o chiado permaneceu no mesmo tweeter. Como eu comprei o mesmo usado, ele já tinha alguns anos de uso, era inevitável que alguma hora aparecesse problema.

Me indicaram um cara que faz reparos, ele disse que pode ser a bobina descolando e que é comum neste tipo de tweeter - disse que fica 60-80 reais. SERÁ??

Quanto à substituir o tweeter por outro, alem da impedancia, domo de seda e potência, que mais eu preciso me atentar?

Postado em

Sim, troquei os cabos do lado direito pro esquerdo, o chiado permaneceu no mesmo tweeter. Como eu comprei o mesmo usado, ele já tinha alguns anos de uso, era inevitável que alguma hora aparecesse problema.

Me indicaram um cara que faz reparos, ele disse que pode ser a bobina descolando e que é comum neste tipo de tweeter - disse que fica 60-80 reais. SERÁ??

Quanto à substituir o tweeter por outro, alem da impedancia, domo de seda e potência, que mais eu preciso me atentar?

Opa, calma aí. Vc inverteu os cabos, mas eles estavam com os crossovers? Minha pergunta é pq o problema pode não ser o tw e sim o cross. O ideal é vc testar somente o tw, sem crossover, em mais de 1 canal.

Postado em

Eu inverti os cabos RCA no modulo para testar os cabos em si... Até pq o meu player é meio fundo e dois cabos já quebraram na ponta.

Sim, testei com o crossover mesmo. Como faço para testar o tweeter sem o crossover? Tenho medo de fazer cagada e queimar algo.

Postado em (editado)

Eu inverti os cabos RCA no modulo para testar os cabos em si... Até pq o meu player é meio fundo e dois cabos já quebraram na ponta.

Sim, testei com o crossover mesmo. Como faço para testar o tweeter sem o crossover? Tenho medo de fazer cagada e queimar algo.

Pode ligar o tw sem crossover direto no amp. Teste em mais de 1 canal (1 vez num canal dianteiro e outra vez num canal traseiro). Será só um teste, sem precisar esfolar o volume. :legal:

Ou, pode testar no outro cross. Retira o tw do outro lado e liga.

Editado por Alves
Postado em

Opa, calma aí. Vc inverteu os cabos, mas eles estavam com os crossovers? Minha pergunta é pq o problema pode não ser o tw e sim o cross. O ideal é vc testar somente o tw, sem crossover, em mais de 1 canal.

.....mas tem que cuidar com o corte, não deixa full

Postado em

Os barulhos no tweeter so aparecem a partir dos 15/40 do volume do player... Muito baixo não vai dar pra perceber. E agora?

Ahhh, ai ta facil, Usa abaixo do 15.....ou acima dos 40....hauhauahau

Cara, recondicionar os Tw acho meio bosta, dificilmente vai ficar bom, quando se faz em alto falantes ja é complicado, imagina num Tw desse tamanho q nem da p ver direito o q tá fzndo...rsrssss

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...