Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
emstriker

qualidade old school Astra advantage

Recommended Posts

olá a todos, estou 'reformando' o som do meu astra, e gostaria de pedir sugestões a todos, pq eu conheço mto pouco de som, e pelo q andei vendo no forum eu ja devo ter feito alguma 'titica' . então pra não jogar dinheiro no ralo, queria ajuda dos mais experientes. minha intenção é um set de qualidade boa pra ouvir rock , blues, jazz e classicas.

o que  eu tenho:

 

2-amplificadores kenwood kac-7201

1-subwoofer PHD MF 12.1W 350W rms

2-cabos tripla blindagem da corzus

 

agora o q ta vindo, sao coisas q ja comprei e devem chegar na proxima semana.

 

1-Multimida sony  XAV-w601BT

1-Kit duas vias Rockford Fosgate  fanatic FNQ 1614

 

minha intenção:

mais um kit duas vias ou um par de coaxiais de 90 ou 100W pra colocoar nas portas traseiras ou  no tampao traseiro  do astra, na verdade caso opte pelo tampão eu  quero fazer nao só a tampa, mas uma nova caixa pro meu sub de forma que ele fique exposto dentro do carro acompanhado dos coaxiais ou outro duas vias na tampa traseira. eu não vi nada assim aqui. ainda mais se falando de SQ,  é muita  loucura da minha parte? o que sugerem ?

Editado por emstriker

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá a todos, estou 'reformando' o som do meu astra, e gostaria de pedir sugestões a todos, pq eu conheço mto pouco de som, e pelo q andei vendo no forum eu ja devo ter feito alguma 'titica' . então pra não jogar dinheiro no ralo, queria ajuda dos mais experientes. minha intenção é um set de qualidade boa pra ouvir rock , blues, jazz e classicas.

o que  eu tenho:

 

2-amplificadores kenwood kac-7201

1-subwoofer PHD MF 12.1W 350W rms

2-cabos tripla blindagem da corzus

 

agora o q ta vindo, sao coisas q ja comprei e devem chegar na proxima semana.

 

1-Multimida sony  XAV-w601BT

1-Kit duas vias Rockford Fosgate  fanatic FNQ 1614

 

minha intenção:

mais um kit duas vias ou um par de coaxiais de 90 ou 100W pra colocoar nas portas traseiras ou  no tampao traseiro  do astra, na verdade caso opte pelo tampão eu  quero fazer nao só a tampa, mas uma nova caixa pro meu sub de forma que ele fique exposto dentro do carro acompanhado dos coaxiais ou outro duas vias na tampa traseira. eu não vi nada assim aqui. ainda mais se falando de SQ,  é muita  loucura da minha parte? o que sugerem ?

Sugiro q leia mais. Verá q não somente já fez como ainda quer fazer mais.

 

 

Galera ,

 

Por um forum melhor e menos poluído de tantas dúvidas , as quais PODEM ser sanadas lendo os artigos e outras partes interessantes.

 

INSTALAÇÕES 01 : http://autosom.net/instala.asp

 

INSTALAÇÕES 02 : http://autosom.net/instala2.asp

 

ARTIGOS AUTOSOM: http://autosom.net/artigos.asp

 

Autosom HOT-TOPICS : http://autoforum.com.br/index.php?showforum=16

 

Vai encontrar praticamente TUDO que necessita , caso não encontre ainda ,

 

Faça uma busca no forum por meio da pesquisa Google customizada no alto da página à direita 6444138897_5e710b2703.jpg

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR BUSCA GOOGLE CUSTOMIZADA AUTOSOM

 

É muito mais rápido do que criar tópico e tem grande riqueza em material informativo e interessante no forum.

 

Bom proveito ! smile.gif

 

Obrigado e abraço thumb.gif

 

Não há necessidade de usar falantes traseiros (na verdade é recomendado não usar), muito menos junto ao subwoofer, então, poderia ter investido num kit ainda melhor.

 

Ah, e esses cabos podem até ter 10 blindagens e isso continuará representando nada. Então, ainda dá tempo de procurar algum realmente bom.

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sugiro q leia mais. Verá q não somente já fez como ainda quer fazer mais.

 

 

 

Não há necessidade de usar falantes traseiros (na verdade é recomendado não usar), muito menos junto ao subwoofer, então, poderia ter investido num kit ainda melhor.

 

Ah, e esses cabos podem até ter 10 blindagens e isso continuará representando nada. Então, ainda dá tempo de procurar algum realmente bom.

obrigado pela ajuda  por enquanto vou esperar o q ta vindo ai pra montar e ver o q da,  vou deixar de lado a ideia dos alto falantes traseiros , quanto aos cabos  eu ja tinha eles, então estou aproveitando, ate poder comprar melhores .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o kit fosgate chegou, é bastante grande e to achando muito pesado pra colocar na porta, vou comprar um  kc 6.3  e depois vejo o q faco com o fosgate, =/

testei o kit e achei o midbass com uma definição mto boa, os divisores são bastante bem construidos e ao mesmo visualmente são bacanas, mas.... achei os tweeters muito fracos, mesmo com atenuação de 0 db no divisor a impressão q da é q o agudo não acompanha ; alguem q conhece e tem experiencia com esse kit me diz se é isso mesmo, ou se eu peguei tweeters zuados?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o kit fosgate chegou, é bastante grande e to achando muito pesado pra colocar na porta, vou comprar um  kc 6.3  e depois vejo o q faco com o fosgate, =/

testei o kit e achei o midbass com uma definição mto boa, os divisores são bastante bem construidos e ao mesmo visualmente são bacanas, mas.... achei os tweeters muito fracos, mesmo com atenuação de 0 db no divisor a impressão q da é q o agudo não acompanha ; alguem q conhece e tem experiencia com esse kit me diz se é isso mesmo, ou se eu peguei tweeters zuados?

:blink:

Ahm?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o kit fosgate chegou, é bastante grande e to achando muito pesado pra colocar na porta, vou comprar um  kc 6.3  e depois vejo o q faco com o fosgate, =/

testei o kit e achei o midbass com uma definição mto boa, os divisores são bastante bem construidos e ao mesmo visualmente são bacanas, mas.... achei os tweeters muito fracos, mesmo com atenuação de 0 db no divisor a impressão q da é q o agudo não acompanha ; alguem q conhece e tem experiencia com esse kit me diz se é isso mesmo, ou se eu peguei tweeters zuados?

E ai emstriker blz?tweeter fraco?Qual foi seu ultimo set pra termos uma noção de que tipo de agudo você tinha antes?

Digo isso por que quando peguei meu primeiro kit 2 vias tb achei o tweeter meio fraco e olha que era um csk da bravox,isso aconteceu pelo fato de eu usar  6x9 no tampão e triaxial na frente,então eu tinha me acostumado com excesso de agudo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai emstriker blz?tweeter fraco?Qual foi seu ultimo set pra termos uma noção de que tipo de agudo você tinha antes?

Digo isso por que quando peguei meu primeiro kit 2 vias tb achei o tweeter meio fraco e olha que era um csk da bravox,isso aconteceu pelo fato de eu usar 6x9 no tampão e triaxial na frente,então eu tinha me acostumado com excesso de agudo.

E olha q Fosgate tem tw bem saidinho.

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai emstriker blz?tweeter fraco?Qual foi seu ultimo set pra termos uma noção de que tipo de agudo você tinha antes?

Digo isso por que quando peguei meu primeiro kit 2 vias tb achei o tweeter meio fraco e olha que era um csk da bravox,isso aconteceu pelo fato de eu usar  6x9 no tampão e triaxial na frente,então eu tinha me acostumado com excesso de agudo.

rapaz eu tive um hertz dsk 165, tive bravox cs60b e tive o D tb,  e ... os originais q vieram no meu astra  (se eh q se pode chamar aquilo de kit 2 vias) mas o fato eh q   a diferença é muito grande,  os tweeters são abafados pelo som do mid fica o som choco sem agudo , os tweeters funcionam mas tao muito fracos. pra vc ter ideia meu astra tem duas vias original atras tb, os de tras ligados no player, e os da frente da fosgate ligados no modulo,  eu ouço mais os tweeters de tras  que os da frente >.< acho q devem estar com defeito, a atenuação no crossover  tme 3 posicoes possiveis -6db, -3 db e -0db, eu deixei em  -0 e msm assim ta fraco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E olha q Gosgate tem tw bem saidinho.

então tudo q vejo eh o pessoal falar dos tweeters exagerados do fosgate, mas acho q peguei ou uma linha defeituosa, ou.. (talvez crossover defeituoso ? seria possivel?) me ocorreu isso agora, eu nao testei outro tweeter no crossover, pior q agora estou sem player, meu dvd nao chegou e ja vendi meu clarion, assim q chegar eu vou fazer um teste mas acho q de antemão ja vou comprar um audiophonic kc6.3  .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

rapaz eu tive um hertz dsk 165, tive bravox cs60b e tive o D tb, e ... os originais q vieram no meu astra (se eh q se pode chamar aquilo de kit 2 vias) mas o fato eh q a diferença é muito grande, os tweeters são abafados pelo som do mid fica o som choco sem agudo , os tweeters funcionam mas tao muito fracos. pra vc ter ideia meu astra tem duas vias original atras tb, os de tras ligados no player, e os da frente da fosgate ligados no modulo, eu ouço mais os tweeters de tras que os da frente >.< acho q devem estar com defeito, a atenuação no crossover tme 3 posicoes possiveis -6db, -3 db e -0db, eu deixei em -0 e msm assim ta fraco

Entendi,não leve a mal,mas esses kits que vc mencionou são bem estridente,pelo menos os 2 bravox,eu já ouvi e é bem ardido,o Tweeter.Eu tb tenho um astra e o kit original tem o Tweeter ruim mas o mid tinha um som gostoso de ouvir com baixa potência,pois tem cone de papelao e alta sensibilidade,rendia muito na porta do astra.

Mas talvez então seus Tweeter estejam com problemas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:blink:

Ahm?

o fosgate eu achei grande demais pra porta, chegou a dar trabalho pra colocar ele la, e to com a impressao q meu forro de porta ta pressionando ele. pra vc ter uma ideia  ele é bem mais  'comprido' que os outros kits q ja tive, coisa de pelo menos 2 cm, e o imã dele é quase do tamanho do aro .  acho q vou compra o kc6.3 e colocar na frete,e  das duas uma, ou eu vendo o fosgate pra alguem q queira um sqpl, ou eu msm mudo o projeto pra sqpl. com o kc6.3 na frente e o fosgate no tampao, empurrados por um dos kenwood q eu tenho q dao 200w rms por canal em 2OHMs, outra opção seria trocar um dos kenwood q eu tenho por um modulo 4 canais pra poder aproveirar os canais individuais do dvd. sugestões são bem vindas q eu to " mais perdido que surdo em bingo"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi,não leve a mal,mas esses kits que vc mencionou são bem estridente,pelo menos os 2 bravox,eu já ouvi e é bem ardido,o Tweeter.Eu tb tenho um astra e o kit original tem o Tweeter ruim mas o mid tinha um som gostoso de ouvir com baixa potência,pois tem cone de papelao e alta sensibilidade,rendia muito na porta do astra.

Mas talvez então seus Tweeter estejam com problemas.

esses kits originais do astra acho a qualidade deles bem mais ou menos e acho q minha decepção com eles foi mais estética, quando vi a construção deles eu quase cai de costas e achei q pela forma como foram feitos eles rendem bem ate demais. bom, guardei os dianteiros e vao ficar assim ate eu resolver vender o carro ai volto eles.  quanto aos tweeters vou esperar o dvd q comprei chegar e ai experimento os tw originais no crossover, se atenuarem demais, parto pra trocar os crossover, se  não ai é tweeter msm, talvez eu compre outros .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, vc escuta mais os tweeters de trás por causa do posicionamento. Os tweeters das portas traseiras ficam bem na orelha dos ocupantes da frente. Desliga eles e faz um teste.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, vc escuta mais os tweeters de trás por causa do posicionamento. Os tweeters das portas traseiras ficam bem na orelha dos ocupantes da frente. Desliga eles e faz um teste.

olá miltinho, entao cara eu usei essa comparação so pra  dar uma dimenssão do problema como refrencia msm, eu ja tinha desligado elas . mas mesmo assim os tw da frente sao abafados pelo proprio midbass  eles nao conseguem acompanhar. eu estou sem player  mas em alguns dias meu dvd chega ai poderei testar outros tw e outro crossover pra ver

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

me surgiu uma duvida aki sobre os kits duas vias ,  fiquei na duvida entre 

audiophonic kc 6.3 

focal access 165a1

ALPINE SPS-610C

 

 o q me dizem ?

Editado por emstriker

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

90% dos kits bons não entram fácil na porta... vc deve fazer aros de madeira pra encaixar ele adequadamente...

O kit fosgate e bem forte e provável que esteja com problemas nos tweeters ou ele esteja bem atenuado, mude a configuração do crossover pra 0dB e veja se o problema persiste

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

90% dos kits bons não entram fácil na porta... vc deve fazer aros de madeira pra encaixar ele adequadamente...

O kit fosgate e bem forte e provável que esteja com problemas nos tweeters ou ele esteja bem atenuado, mude a configuração do crossover pra 0dB e veja se o problema persiste

olá gustavo obrigado pela resposta, eu fiz os aros de madeira sim, sem eles realmente nao entraria, so q fui eu msm q fiz,  e n sou grande coisa c uma tico-tico na mao e era a unica ferramenta q eu dispunha na hora, fiz o aro com 2 camadas de mdf 15mm somando 30 mm de altura, que foi o nescessario pro alto falante caber sem que o imâ pegasse no vidro. mas o caso eh q tem o acabamento da porta q vem por cima, e acho q ele esta "apertando " o alto falante de alguma forma pq o acabamento nao entrou facil como deveria, mas tb n deu pra ver o q é, vou tentar fazer uns aros mais bem feitos com uma tupia  vamos ver o q acontece. vou tentar tb nao fazer com madeira, tem um plastico mto duro aqui que usam pra fazer pás de colhedeira de café, acho q consigo alguns, ele eh um material muito rígido e to pensano em experimentar com ele tb. vamos ver o que acontece . quanto aos tweeters, o ajuste nos crossovers foi a primeira coisa q eu fiz foi mudar pra 0 db, testei nas 3 posicoes possiveis e ta bem baixinho, to suspeitando q ou tenham defeito ou os crossovers estejam com defeito. meu dvd deve chegar hj mas so vou ter tempo pra mecher no fds, quando montar eu testo novamente e posto de novo o

que deu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá gustavo obrigado pela resposta, eu fiz os aros de madeira sim, sem eles realmente nao entraria, so q fui eu msm q fiz, e n sou grande coisa c uma tico-tico na mao e era a unica ferramenta q eu dispunha na hora, fiz o aro com 2 camadas de mdf 15mm somando 30 mm de altura, que foi o nescessario pro alto falante caber sem que o imâ pegasse no vidro. mas o caso eh q tem o acabamento da porta q vem por cima, e acho q ele esta "apertando " o alto falante de alguma forma pq o acabamento nao entrou facil como deveria, mas tb n deu pra ver o q é, vou tentar fazer uns aros mais bem feitos com uma tupia vamos ver o q acontece. vou tentar tb nao fazer com madeira, tem um plastico mto duro aqui que usam pra fazer pás de colhedeira de café, acho q consigo alguns, ele eh um material muito rígido e to pensano em experimentar com ele tb. vamos ver o que acontece . quanto aos tweeters, o ajuste nos crossovers foi a primeira coisa q eu fiz foi mudar pra 0 db, testei nas 3 posicoes possiveis e ta bem baixinho, to suspeitando q ou tenham defeito ou os crossovers estejam com defeito. meu dvd deve chegar hj mas so vou ter tempo pra mecher no fds, quando montar eu testo novamente e posto de novo o

que deu.

Ah entendi, se está baixo e bem provável que seja defeito do próprio tw infelizmente...

Cara tô achando muita coisa 3cm, eu uso um focal que é grande e num pega com 12mm...

O ideal é vc baixar o vidro, encostar o falante e calcular a espessura que a madeira tem que ter, depois o ideal é usar duas madeiras porém a de cima com corte do tamanho do falante pra ele ficar embutido e o forro não prejudicar o excursionamento dele...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem algum corte feito no amplificador que poderia impedir de chegar as frequências mais altas no TW? Tipo um LP?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem algum corte feito no amplificador que poderia impedir de chegar as frequências mais altas no TW? Tipo um LP?

O ideal é usar um capacitor bipolar (que não tem polo), e aquele que não tem a listra cinza na lateral, com valor de 4,7uF apenas pra teste, conecta ele em série com o tw no som da sua casa mesmo e abre um pouco o volume, vc vai descartar todas as hipóteses e vai identificar se é o tw mesmo q está com defeito...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ideal é usar um capacitor bipolar (que não tem polo), e aquele que não tem a listra cinza na lateral, com valor de 4,7uF apenas pra teste, conecta ele em série com o tw no som da sua casa mesmo e abre um pouco o volume, vc vai descartar todas as hipóteses e vai identificar se é o tw mesmo q está com defeito...

Ótima idéia.

Sobre o forro da porta talvez vc tenha que fazer ele chanfrado,tipo direcionando o mid pra cima,pois a parte de cima do forro da porta é mais baixo.

Eu deixaria com 30 em baixo e uns 15 em cima,vai precisar de ferramenta adequada pra fazer mas fica bom o resultado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você tb pode fazer o seguinte, (vão descer a madeira em mim, por isso)compre o aro adaptador de plástico em loja de som automotivo, e compre 1 metro de manta aluminizada vedacity e revista as paredes desse suporte 4 camadas vai ficar rígido e bem firme,não terá vibrações,e esse suporte já vem com esse direcionamento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem algum corte feito no amplificador que poderia impedir de chegar as frequências mais altas no TW? Tipo um LP?

não tem , eu tirei todos os cortes do amp, e do player pra testar

 

attachicon.gifIMG_0360.PNG

 

Tipo esse modelo aqui...

ese eh shou de bola, vou tentar fazer um com uma tupia, se eu conseguir comprar uma mais no jeito por aki, pq na minha cidade so tem ferramenta cara, vou ver se acho uma mais barata ou pego emprestada e faco esses aros esse modelo ai gostei bastante e acho q consigo fazer

 

 

O ideal é usar um capacitor bipolar (que não tem polo), e aquele que não tem a listra cinza na lateral, com valor de 4,7uF apenas pra teste, conecta ele em série com o tw no som da sua casa mesmo e abre um pouco o volume, vc vai descartar todas as hipóteses e vai identificar se é o tw mesmo q está com defeito...

 

verdade, vou providenciar esse teste  assim q chegar em casa

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótima idéia.

Sobre o forro da porta talvez vc tenha que fazer ele chanfrado,tipo direcionando o mid pra cima,pois a parte de cima do forro da porta é mais baixo.

Eu deixaria com 30 em baixo e uns 15 em cima,vai precisar de ferramenta adequada pra fazer mas fica bom o resultado.

ja vi usn q vem prontos (plastico) q eh assim msm, eu ate tenho uns em casa que são  bem ruins por sinal 

 

Você tb pode fazer o seguinte, (vão descer a madeira em mim, por isso)compre o aro adaptador de plástico em loja de som automotivo, e compre 1 metro de manta aluminizada vedacity e revista as paredes desse suporte 4 camadas vai ficar rígido e bem firme,não terá vibrações,e esse suporte já vem com esse direcionamento.

sei ao qual vc se refere, tb eh uma boa ideia, so q esses aros q vem prontos de plastico os q eu tenho sao so pra 6 e meu midbass eh 6.5  nao deu pra usar neles, e aki como é cidade pequena eh meio dificil achar outros. mas vamos ver o q rola com os de madeira, se n der certo vo tentar achar esses de plastico mesmo e tasco a manta neles e a gente ve como fica

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...