Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Antônio Souza

Alguém já utilizou Eros sds 2.7k numa t18?

Recommended Posts

Postado em

Qual o ângulo de cobertura horizontal desse modelo de corneta? Se for grande, essas que ficam acima da caixa de grave, estarão gerando cancelamentos e se forem muito grande até as lateriais já correriam risco, dependendo da distância entre as abas e se não puder fazer uma leve ângulação nelas.

Cobertura angular de 40°(H) x 30°(V) 

Postado em

O erro estava somente nos Drivers que estavam em cima da caixa de grave. Já vi arranjos parecidos com esse,  mas o modelo de corneta deve se outro, porque o ângulo de cobertura horizontal é pequeno.

Postado em (editado)

No padrão de paredão, eles usam 4 D405 ou mais pra cada grave!

Mas no padrão de som profissional, uma d220ti acompanha uma hpx2120 que acompanha 2 graves de 18"!

E com o uso de guia de ondas, o decaimento é BEM menor. Em outras palavras, o som vai beem mais longe sem perdas!

Se, por exemplo.. 8 d220ti em guia versus 8 etd7200 em expansor normal, as ETD levam de perto mas as D220ti depois de uns 30m começam a chegar junto diminuindo cada vez mais a diferença até "superar" as ETD!

Trocando em miúdos, um caixa normal perde 6db a cada "dobrar" de distância, enquanto uma line perde 3db!

Supondo que as 8 ETD gerem um total de (suposição!) 150db e as D220ti gerem ~139db, o que aconteceria?

A 1m das caixas, as ETD teriam 150db (ensurdecedoras) enquanto as d220ti, 139 dbs (mto alto, mas não tanto..)

A 2m das caixas, as ETD teriam 144db contra 136db das D220ti

A 4m das caixas, as ETD teriam 138db contra 133db das D220ti

a 8m das caixas, as ETD teriam 132db contra 130db das D220ti! Nesse ponto a diferença já é imperceptível!

a 16m das caixas, as ETD teriam 126db contra 127db das D220ti

a 32m das caixas, as ETD teriam 120db contra 124db das D220ti

...e por aí vai! A distânica aumentando, só aumetnaria a vantagem pros guias de onda!

Inclusive por isso muita gente tem usado line array atualmente! Mesmo tendo menos SPL de perto, de longe a coisa muda de figura!

Editado por blOom
Postado em

No padrão de paredão, eles usam 4 D405 ou mais pra cada grave!

Mas no padrão de som profissional, uma d220ti acompanha uma hpx2120 que acompanha 2 graves de 18"!

E com o uso de guia de ondas, o decaimento é BEM menor. Em outras palavras, o som vai beem mais longe sem perdas!

Se, por exemplo.. 8 d220ti em guia versus 8 etd7200 em expansor normal, as ETD levam de perto mas as D220ti depois de uns 30m começam a chegar junto diminuindo cada vez mais a diferença até "superar" as ETD!

Trocando em miúdos, um caixa normal perde 6db a cada "dobrar" de distância, enquanto uma line perde 3db!

Supondo que as 8 ETD gerem um total de (suposição!) 150db e as D220ti gerem ~139db, o que aconteceria?

A 1m das caixas, as ETD teriam 150db (ensurdecedoras) enquanto as d220ti, 139 dbs (mto alto, mas não tanto..)

A 2m das caixas, as ETD teriam 144db contra 136db das D220ti

A 4m das caixas, as ETD teriam 138db contra 133db das D220ti

a 8m das caixas, as ETD teriam 132db contra 130db das D220ti! Nesse ponto a diferença já é imperceptível!

a 16m das caixas, as ETD teriam 126db contra 127db das D220ti

a 32m das caixas, as ETD teriam 120db contra 124db das D220ti

...e por aí vai! A distânica aumentando, só aumetnaria a vantagem pros guias de onda!

Inclusive por isso muita gente tem usado line array atualmente! Mesmo tendo menos SPL de perto, de longe a coisa muda de figura!

Sim, com relação a isto estou ciente, a minha pergunta é: Não vale a pena pesquisar outro tipo de guia de ondas, com cobertura horizontal satisfatória e que seja para driver de 2"? O custo benefício do kit "Bomber + D220ti" é ótimo, mas não seria melhor utilizar um driver como o DTI9950 e um guia destes? http://www.premiershop.com.br/corneta-boombastic-guia-de-ondas-428c-aluminio-preta.html Cobertura H= 100 x 5 V

Postado em

Boa tarde pessoal, andei lendo alguns artigos do saudoso Carlos "Horn" Correia. Num deles, disponível no site da studio r,http://www.studior.com.br/semea.pdf ,e vi a diferença esmagadora das caixas "L60" para as Bass reflex SB 850 e SB 1000. Na prática,UMA L60, realmente toca por QUATRO SB1000? Seriam 105,9 db x 106 de uma l60, na teoria (claro, com acoplamento, fase e potência iguais). Seria interessante então colocar 8 L60? São caixas utilizadas em trio na bahia, pelo menos eram a um tempo atrás. 

4LGqW0k.png

Postado em

O único guia de ondas OEM e abaixo de 300 dinheiros que confio é o da bomber!

O resto é expansor em formato de guia, especialmente os LJM

Boa tarde pessoal, andei lendo alguns artigos do saudoso Carlos "Horn" Correia. Num deles, disponível no site da studio r,http://www.studior.com.br/semea.pdf ,e vi a diferença esmagadora das caixas "L60" para as Bass reflex SB 850 e SB 1000. Na prática,UMA L60, realmente toca por QUATRO SB1000? Seriam 105,9 db x 106 de uma l60, na teoria (claro, com acoplamento, fase e potência iguais). Seria interessante então colocar 8 L60? São caixas utilizadas em trio na bahia, pelo menos eram a um tempo atrás. 

4LGqW0k.png

6db "no ouvido" = sensação de dobro!

Então uma L60 não aparenta tocar mais que uma SB1000 4x! hahaha

Mas, sim, é uma boa pedida! Porém, por conta da refrigeração, eu ainda preferiria W-horn ou T18

Postado em

O único guia de ondas OEM e abaixo de 300 dinheiros que confio é o da bomber!

O resto é expansor em formato de guia, especialmente os LJM

6db "no ouvido" = sensação de dobro!

Então uma L60 não aparenta tocar mais que uma SB1000 4x! hahaha

Mas, sim, é uma boa pedida! Porém, por conta da refrigeração, eu ainda preferiria W-horn ou T18

Me confundi, +3 DB é o dobro só na parte elétrica, na acústica é 6DB. 

Postado em

Pq "de ouvido", 3db não são suficientes pra se sentir sensação de dobro! Tu sente que tá mais forte, mas pra sentir o dobro, só com 6db =\

Postado em

Pq "de ouvido", 3db não são suficientes pra se sentir sensação de dobro! Tu sente que tá mais forte, mas pra sentir o dobro, só com 6db =\

Pois é! Na realidade, 1 L60 tem a sensação audível de quaaaase 3 sb 1000, por volta de 10,1 Db/spl... Enfim, estou quebrando a cabeça aqui com relação as colunas de drivers, será que seria interessante investir numa carreira central, com 4 drivers de grande potência, numa corneta retangular de cobertura angular horizontal de 100 graus?  Oooou então utilizar duas colunas, uma em cada asa, com uma cobertura horizontal menor? ex: 60 (h) 40 (v)

Postado em

Eita, voltou ao ponto de partida dnv? Tenso!

Bom, já dei minha opinião quanto aos graves, quanto às altas... mas desempolguei de continuar ajudando, pq mesmo depois de expor os prós e contras, com números e tudo mais.. sinto que tu vai seguir o palpite do primeiro estalador que jurar que sabe o que tá falando.. enfim

Postado em

Eita, voltou ao ponto de partida dnv? Tenso!

Bom, já dei minha opinião quanto aos graves, quanto às altas... mas desempolguei de continuar ajudando, pq mesmo depois de expor os prós e contras, com números e tudo mais.. sinto que tu vai seguir o palpite do primeiro estalador que jurar que sabe o que tá falando.. enfim

Na verdade,não procurei nenhum instalador, muito menos os "estaladores" que existem por aí, estou fazendo tudo por conta, desde o projeto, até a realização do mesmo. Eu mesmo fabricarei os gabinetes, realizarei a instalação,alinhamento e otimização via smaart. O problema de utilizar os d220ti, é que ja tenho 2 DTI9950,logo,teria que adquirir apenas mais 2. Lógico, trabalharei com muita folga, mas gosto do timbre,e,principalmente, por que posso utilizar um corte mais baixo que as d220ti, pelas características físicas do driver. 

Postado em

Boa noite amigos! depois de longos 4 meses trabalhando e juntando recursos, vou montar o projeto para o carnaval! O que decidi? Vou utilizar caixas canhão da eros 15" que estão disponiveis no site, caixas cornetadas de 12" que também estão no site da eros, drivers d220ti e guia de ondas bomber! Qual o objetivo? som trio para puxar um bloco de carnaval! Por que utilizar 12" e não 8" ou 10" nos médio graves? pois ja tenho 8 650mg da eros! 

Postado em

caixa canhão é aquela tipo euclides?Se sim, rende mto bem! Qual vai ser o resto do sistema?

Sim Bloom! http://www.eros.com.br/projetos-interno.html?codigo=15 Segue o link com os projetos, canhão de 15" e médio grave de 12". Antes de realizar o projeto em grande escala, fiz 1 gabinete destes para comparar com uma dutada comum que eu tenho aqui e uma "Euclides" reduzida de um amigo meu. Quais equipamentos utilizados no teste? Alto falante eros sds 2.7k 15" 4ohms + Hd5000 2ohms + fonte usina+ processador dcx 2496. Quais os resultados? Bom, num primeiro momento, fiquei impressionado com a quantidade que este gabinete desenvolvido pela eros desce bem! Por ser uma caixa focada em axe, forró, etc, é de se esperar que não desça tanto e fique com picos na região de 70~80hz. Pois bem, esta desce! Resposta satisfatória em 50hz pra cima, mantendo a pressão por 15..20 metros de distância (claro, com perdas normais). Quais filtros utilizei? Corte em 50hz 24db/8 até 150hz. E as outras? Bem, não existe milagre. A "Euclides reduzida" sofreu pela falta de volume nas câmaras e perdeu rendimento muito antes do esperado, com uma resposta mais seca e muitos picos indesejáveis. Por ter uma sintonia muito alta, não manteve bom controle de cone. E a dutada? Bem, esta tem cerca de 82 litros livres e sintonia em 62hz. Como de costume em meu estado (mg) é uma caixa que faz o falante trabalhar como se fosse de 12" polegadas, infelizmente. Este sábado irei confeccionar o restante dos gabinetes, posto fotos assim que possível. Quanto ao restante do sistema:

- Baterias Freedom

- Módulo high volt 100k soundigital

- Soundigital sd8000 para os mg 650

- Ts 400 para os d220ti

- processador dcx 2496

- Fonte usina e stetsom Hv

- woofer eros sds 2.7k 15"

- woofer eros Mg 650 12"

- driver d220ti

Postado em

Um amigo meu tinha uma dessas com 2 de 18" e foi um dos sons de carro mais potentes que já ouvi na vida! Eram duas dessas num Taramps 8000!

Qual vai ser o sistema no final?

Postado em

Um amigo meu tinha uma dessas com 2 de 18" e foi um dos sons de carro mais potentes que já ouvi na vida! Eram duas dessas num Taramps 8000!Qual vai ser o sistema no final?

Vão ser:

- 20 eros sds 2.7k

- 8 eros 650mg

- 8 D220 ti + guia bomber

- 4 d405

- 1 Sd8000 para o médio grave

- 2 ts400x4 para as d220 ti

- 1 ts800 x4 para as 405

- 1 sd100k evolution para os Sds

- 22 baterias 115ah para o highvolt

- 8 baterias 150ah para o 12v

- 1 fonte usina 150a 12v

- 1 fonte stetsom para o highvolt

- 1 processador dcx 2496

- DVD player pioneer

Que eu me lembre é isso, mas vou montar aos poucos. Devo sair neste carnaval com 12 graves, depois adquiro o resto, se eu ver necessidade.

Postado em

EI TA POR RA uhsahusauhsa

Achei que era um som de mala normal! vai usar caixa "cornetada" pros médios como de costume?

Ah, vai faltar voz, viu? Vai sobrar MUITO grave! Se fossem HPX 2120 eu acho que acompanhava, mas esses falantes aí.. vish...

Postado em

EI TA POR RA uhsahusauhsa

Achei que era um som de mala normal! vai usar caixa "cornetada" pros médios como de costume?

Ah, vai faltar voz, viu? Vai sobrar MUITO grave! Se fossem HPX 2120 eu acho que acompanhava, mas esses falantes aí.. vish...

Vou, como disse anteriormente, vou utilizar a caixa cornetarde de 12" da própria eros. Vai faltar sim, mas com o tempo eu dobro o sistema assim que possível. Vou começar com 12 sds + 8 650mg + 8 D220Ti + 4 405.

Postado em

Usa só um ou só outro. Fazer dessa forma é como ter um corolla e querer acrescentar um motor de uno na roda traseira pra dizer que tem 4x4! huashusahsauhsauh

Só uma boa fileira de guias de ondas, caprichado (coisa de 16 deles..) ou só ti 2", tipo Snake D3100 ou SD375...

Mas essa sopa é tenso!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...