Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

eduu.bitencourt

Dúvida sobre alimentação, consumo e proteção do meu projeto.

Recommended Posts

Postado em

Bom dia pessoal,

Apesar da simplicidade, humildade e fraqueza de meu projeto, preciso retirar algumas referentes a instalação do meu som, e creio que o autoforum é o maior e melhor meio para isso. Vamos lá:

Estou adquirindo um som bem simples, já possuo um aparelho da SONY, linha Xplod com saída RCA, um kit 2 vias Bravox CS60B e recentemente coloquei uma bateria nova de 60 ah. Estou comprando um Módulo Roadstar silver rs-800sl, e um sub Bravox Premium Plus 10" 160w RMS 4ohms na caixa dutada e litragem conforme fabricante. Ligarei o sub em uma bridge e as outras duas saídas pro Kit 2 vias. Minha dúvida é referente a alimentação. Para essa simplicidade toda creio que a bateria de 60ah irá suportar sem problemas, correto? Devo usar um fusível de quantos amperes para proteção do sistema,e um cabo positivo com qual espessura? 

Muito obrigado. 

Postado em

fusivel de 50A e cabo de alimentação de 10mm.

ja comprou o sub?...se não, compre o bomber upgrade, é BEM melhor.

Não comprei ainda! Acha que não teria problema de por um sub de 350w RMS, numa bridge de 160w ?

Postado em

Se o consumo desse amplificador é de 50A, coloque um porta-fusível com fusível de 60A.

Quanto ao cabeamento para alimentar esse amplificador, 10mm é pouco! Para esse amplificador o ideal é de 13mm².

A bitola do cabo de alimentação é de acordo com o consumo do amplificador e da distância entre o amplificador e a bateria.

Postado em

compre cabo residencial de cobre 16mm numa casa de mat. eletrico, lembre-se qnt maior melhor na condução e proteçao por esquentar menos. eu acho q pelo preço entre 13 e 16, melhor pegar o de 16mm. o negativo tbm faça na msma bitola.

Postado em

Ok, vou procurar esse! Bateria de 60ah, fusível de 50 e cabo de alimentação10mm, tudo certo então?

Se o consumo desse amplificador é de 50A, coloque um porta-fusível com fusível de 60A.

Quanto ao cabeamento para alimentar esse amplificador, 10mm é pouco! Para esse amplificador o ideal é de 13mm².

A bitola do cabo de alimentação é de acordo com o consumo do amplificador e da distância entre o amplificador e a bateria.

consumo maximo desse modulo mal chega em 50A....o consumo tocando musica beira os 40A...cabo 10 de boa qualidade ta pra la de bom.

Postado em

Prefiro comprar um de 13mm ou 16mm, vai que eu resolva mudar algo mais pra frente! Referente ao fusível de proteção, realmente eu não sei o consumo do módulo, e vi algumas divergências nas respostas aqui, afinal, 50A ou 60A ?

Postado em

Prefiro comprar um de 13mm ou 16mm, vai que eu resolva mudar algo mais pra frente! Referente ao fusível de proteção, realmente eu não sei o consumo do módulo, e vi algumas divergências nas respostas aqui, afinal, 50A ou 60A ?

r7WA66Y.jpg

Os fusíveis de proteção desse amplificador são 2 x 25A = 50A

A maioria dos fabricantes de amplificadores sempre recomendam usar fusíveis de proteção com uma amperagem maior que a amperagem de consumo do amplificador. Esse amplificador pode não consumir os exatos 50A em carga baixa, mas em cargas altas podem atingir esse consumo de 50A e é aí que o fusível de proteção vai estar operando, Se você usar um fusível de mesma amperagem, ele vai queimar. E se tiver usando cabos de menor bitola, vai aquecer.

Postado em

se tens pretensão em trocar por modulo mais forte no futuro o cabo mais grosso é interessante.

essa foto ai do 800sl com fusiveis de 25A não quer dizer muita coisa,modelos mais antigos vem com 2 fuse de 20A e o projeto não mudou,o primeiro 800sl que eu instalei deve ter uns 15 anos pelo menos, a roadstar tem outros modelos mais potentes que tbm usam 2 fuse de 25A e tem fonte mais parruda, explica essa.

Postado em

se tens pretensão em trocar por modulo mais forte no futuro o cabo mais grosso é interessante.

essa foto ai do 800sl com fusiveis de 25A não quer dizer muita coisa,modelos mais antigos vem com 2 fuse de 20A e o projeto não mudou,o primeiro 800sl que eu instalei deve ter uns 15 anos pelo menos, a roadstar tem outros modelos mais potentes que tbm usam 2 fuse de 25A e tem fonte mais parruda, explica essa.

Ta certo que o consumo pode nem chegar perto dos 50a, mas qual o fator que impede de usar um fusivel de 60a? Se a bitola ta adequada, não tem nada que impeça e Evita a dor de cabeça de fusivel que fica queimando.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...