Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Gallorp

Projeto SQ Captiva ajuda.

Recommended Posts

Boa tarde pessoal,

Essa é minha primeira postagem no fórum, cheguei aqui através de pesquisas sobre som com qualidade, quando mais novo sempre quis ter um som trio no carro, e por incrível que pareça conheci o som de qualidade num trenzinho (isso mesmo, esses tipo carreta furacão kkkk) e foi paixão a primeira audição rs, era muito claro e bem definido todas as faixas de grave, médio e agudo, desde então comecei a pesquisar e já me preparar financeira e psicologicamente para ter o meu próprio set de qualidade, como percebi durante as pequisas um projeto TOP mesmo é viável para pouquíssimas pessoas pelo alto valor agregado, e com certeza não é pra mim kkk, como sou mais um entusiasta do que um conhecido do assunto resolvi pedi a ajuda da galera que tem mais conhecimento pra me dar dicas e algumas possíveis alterações no set que vou listar abaixo, lembrando que o valor que penso em gastar é em torno de R$10.000,00 (com tudo, bateria auxiliar, capacitor, cabeamento de energia e RCA, HU, 3 vias, sub e amps) e provavelmente não será tudo de uma vez, será upgrade de tempos em tempos, vamos lá:

Para HU assim que comprei o carro empolguei e comprei uma CM M1, mas durante as pesquisas vi que era uma mer** pra qualidade de áudio kkk, então minha idéia é passar pra um Kenwood DNX7710BT Excelon - Valor R$3.600,00
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-775429749-kenwood-dnx7710bt-695-2-din-dvdmp3usbbluetoothgps-inte-_JM

Na frente hoje tenho um 2 vias Sony XS- HT170SN, é até bom mas acredito que colocar um pouco mais de qualidade na frente e passar esse 2 vias para as portas traseiras vai melhorar o set, se estiver errado me corrijam. Pensando nisso queria colocar um 3 vias e estou entre 3 opções:

Hertz MPK 163.3
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-785217053-kit-3-vias-hertz-mpk-1633-pro-65-300rms-linha-mille-_JM

Hertz HSK 163
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-750226525-kit-3-vias-hertz-hsk-163-6-pols-300w-rms-italiano-_JM

Audison APK 163
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-698202335-kit-3-vias-audison-apk-163-6-pols-250w-rms-_JM

Subwoofer Audiophonic C1 12D4
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-758638222-subwoofer-audiophonic-linha-club-12-pol-400w-rms-bd-44-_JM

Amplificador Audiophonic Club 800.4 (Subwoofer)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-694053724-modulo-amplificador-4-canais-audiophonic-club-8004-_JM

Amplificador Audiopohonic Htech Blow 4 (Kits 2 e 3 vias)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-780156729-amplificador-audiophonic-linha-h-tech-blow-4rca-club-_JM

Megacapacitor 2 Farad Technoise
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-702469934-mega-capacitor-2-farad-technoise-ez005000-com-voltimetro-_JM

Bateria Maxpower 400ah estacionária
http://lista.mercadolivre.com.br/bateria-maxpower-400ah#D[A:bateria-maxpower-400ah,B:4]

Kit fiação alimentação Technoise 0AWG, esse vou levar até a bateria auxiliar no porta malas e da bateria auxiliar vou levar cabos de 4awg pros amps
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706304959-kit-de-instalaco-automotivo-technoise-evolution-0awg-53mm-_JM

Cabos paralelos  12awg Shock industries para ligação dos kits e do Subwoofer
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-700397705-5m-cabo-paralelo-shok-classic-12awg-_JM

3 RCA Shock Industries Elite Series
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-694753842-cabo-rca-2-canais-shock-industries-elite-series-v2-5-metros-_JM

Inicialmente penso em pegar o Kenwood + o Club 800.4 + o C1 12 D4 e deixar o 2 vias na frente, depois ir agregando o restante

Bom, então minha idéia é essa, sei que tem algumas marcas aí que tem gente que ama e outros odeiam, então por favor sem desviar a atenção caso tenha algum outro equipamento da mesma qualidade por um preço abaixo ou preço semelhante com qualidade superior me ajudem a escolher.

Conto com a ajuda de todos.
:legal:

Editado por Gallorp

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com esse orçamento dá pra montar algo muito melhor.

Esse DVD não faz 3 vias. Se quiser mesmo um q faça, sugiro o Pioneer 5880.

Sub, iria de JL W1 ou W3, mas se quiser algo ainda melhor, IDQ.

Amp para o sub, SD1200.1evo.

Kit, depende do seu gosto. Eu gosto bastante dos kits Focal. Um V30 ou KRX2 seria boas escolhas, mas seu orçamento permite até um Utopia WRC usado. Se não tem experiência, NÃO procure kit 3 vias. Um 2 vias será muito mais fácil para se conseguir bons resultados.

RCA, Ley Line modelo Giza, sem sombra de dúvidas.

Esquece esse mega capacitor. Se for usar, fuja desses baratos. Procure pelo menos um Fosgate.

Bateria, esquece essa aí tb.

O amp pro kit dependerá do kit escolhido.

Não esqueça do tratamento das portas. Não use manta de construção civil. Procure uma manta automotiva.

Ñ recomendo cabeamento Technoise.

Nesse orçamento eu tb já pensaria em cabos speaker Supra Ply.

Editado por Alves

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um com a doença...hauhauhauh

Cara não conheco muitos equips de níveis mais elevados p te indicar, mas com esse valor da pra montar algo legal com rendimento acima da média.

Não conheco e não encontrei nas specs se essa hu faz 3 way...conferiu essa função? Seria de grande valia.

Não consigo te ajudar no kit 3vias, não conheço nenhum deles.

Mas nesse valor daria pra pegar um 2vias de nivel bem superior, eu gosto muito de 3vias, mas se a captiva tiver um bom posicionamento do mid vale apena um 2vias mais refinado, ou como pode ser ativo um kit fransktein tbm dá.

Ampli e sub, não pegaria nenhum desses, nos classificado tem muuita coisa de qualidade pra acompanhar o nivel do set q pretende montar...mosconi...warf...dls....

Megacapacitor...não usaria.

Bateria...é valida uma extra sim, apesar de não achar necessário nesse caso, mas 400A é muuuito exagerada....vai botar dois Eros d 18" ai??? Kkkkk

Daria p economizar em algumas partes ai e melhorar outras, poderia pensar num processador tbm, o q daria um up no sistema.

Logo alguém com mais vivencia de equipamentos nesse nível aparece ai pra t ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post

Com esse orçamento dá pra montar algo muito melhor.

Esse DVD não faz 3 vias. Se quiser mesmo um q faça, sugiro o Pioneer 5880.

Sub, iria de JL W1 ou W3, mas se quiser algo ainda melhor, IDQ.

Amp para o sub, SD1200.1evo.

Kit, depende do seu gosto. Eu gosto bastante dos kits Focal. Um V30 ou KRX2 seria boas escolhas, mas seu orçamento permite até um Utopia WRC usado. Se não tem experiência, NÃO procure kit 3 vias. Um 2 vias será muito mais fácil para se conseguir bons resultados.

RCA, Ley Line modelo Giza, sem sombra de dúvidas.

Esquece esse mega capacitor. Se for usar, fuja desses baratos. Procure pelo menos um Fosgate.

Bateria, esquece essa aí tb.

O amp pro kit dependerá do kit escolhido.

Não esqueça do tratamento das portas. Não use manta de construção civil. Procure uma manta automotiva.

Ñ recomendo cabeamento Technoise.

Nesse orçamento eu tb já pensaria em cabos speaker Supra Ply.

Desculpa a "leiguisse" Alves

O que seria esse 3 vias da HU? é tão importante assim? O TA não seria importante também? o 5880 segundo as especificações do site da pioneer não tem

Outro ponto é o valor, seguindo esses equipamentos que vc me indicou já passou de R$12.000,00 sem contar com bateria extra, mantas acusticas e o amp pros kits, eu tô mais que limitado em 10.000 kkk

Como falei no começo sei que pra montar um top as cifras são inimagináveis, o valor parece alto mas se tratando de SQ ele evapora kkkk

Claro que dá pra ajustar, a HU por exemplo se essa 5880 for realmente superior a 7710 já são 2.000 dilmas de economia, mas a 7710 tem saida 5v (24k) e alinhamento de tempo, e a 5880 tem o 3 vias mas as saídas são 4v (prata) e sem alinhamento, qual é melhor?

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um com a doença...hauhauhauh

Cara não conheco muitos equips de níveis mais elevados p te indicar, mas com esse valor da pra montar algo legal com rendimento acima da média.

Não conheco e não encontrei nas specs se essa hu faz 3 way...conferiu essa função? Seria de grande valia.

Não consigo te ajudar no kit 3vias, não conheço nenhum deles.

Mas nesse valor daria pra pegar um 2vias de nivel bem superior, eu gosto muito de 3vias, mas se a captiva tiver um bom posicionamento do mid vale apena um 2vias mais refinado, ou como pode ser ativo um kit fransktein tbm dá.

Ampli e sub, não pegaria nenhum desses, nos classificado tem muuita coisa de qualidade pra acompanhar o nivel do set q pretende montar...mosconi...warf...dls....

Megacapacitor...não usaria.

Bateria...é valida uma extra sim, apesar de não achar necessário nesse caso, mas 400A é muuuito exagerada....vai botar dois Eros d 18" ai??? Kkkkk

Daria p economizar em algumas partes ai e melhorar outras, poderia pensar num processador tbm, o q daria um up no sistema.

Logo alguém com mais vivencia de equipamentos nesse nível aparece ai pra t ajudar.

Vou pedir desculpa pela leiguisse também kkk

Como disse na resposta anterior não manjo muito o que seria esse 3 way e não sei te falar se a HU tem.

O que seria um bom posicionamento do mid? acredito que seja como 90% dos carros que eu conheço kkk (não sei o que seria uma posição privilegiada para o mid)

Em relação aos amps, uma vez eu vi alguém perguntando num tópico se a pessoa teria preconceito com equips usados, preconceito eu não tenho, mas azar eu tenho de sobra, sempre que pego algo usado vem perfeito e na minha mão da problema quase que imediatamente, então prefiro algo novo com garantia mesmo que um pouco inferior, até pq não sou nenhum audiófilo e nem tenho audição treinada como já pesquisei que dá diferença.

Megacapacitor não é interessante por manter a voltagem alta e ajudar os amps a despejar toda a potência que eles oferecem? pois fora isso só com o carro ligado não é isso?

Bateria extra eu parti pra 400ah pq ouço bastante som com o carro desligado então seria mais uma garantia, caso aperte os outros lados eu diminuo kkk

Processador eu tinha pensado também, até no amplificador da Audison AP5.9 que já tem um bit ten anexado, mas pelas minhas pesquisas o processador ele nada mais faz o que os hu mais top já tem que é regular frequência e alinhamento de tempo, e seria mais indicados para as HU OEM, posso estar falando muita besteira mas pelo que entendi é isso, por isso preferi por um HU mais top pra não precisar gastar com o processador.

De qualquer forma muito obrigado pela atenção.  :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa a "leiguisse" Alves

O que seria esse 3 vias da HU? é tão importante assim? O TA não seria importante também? o 5880 segundo as especificações do site da pioneer não tem

Outro ponto é o valor, seguindo esses equipamentos que vc me indicou já passou de R$12.000,00 sem contar com bateria extra, mantas acusticas e o amp pros kits, eu tô mais que limitado em 10.000 kkk

Como falei no começo sei que pra montar um top as cifras são inimagináveis, o valor parece alto mas se tratando de SQ ele evapora kkkk

Claro que dá pra ajustar, a HU por exemplo se essa 5880 for realmente superior a 7710 já são 2.000 dilmas de economia, mas a 7710 tem saida 5v (24k) e alinhamento de tempo, e a 5880 tem o 3 vias mas as saídas são 4v (prata) e sem alinhamento, qual é melhor?

3way é para vc poder ter os cortes das 3 vias (tw, mid e sub), tudo pelo player.

O 5880 tem TA sim. Esse negócio de 24k ou prata é procurar pêlo em ovo, besteira.

Não sei onde vc tá procurando esses valores, mas nas minhas contas rápidas deu cerca da metade do q vc disse.

Edit.: por exemplo (valores aproximados),

5880... 1600

Kit... 1500-3500

SD1200.1evo... 600

Sub... 300-800

RCA... 1000

Speakers... 150-500

Mega capacitor... 600

Amp pro kit... 300-3000

Se fizer uma média, verá que dá.

Se só ouvirá com o carro ligado (normal, já q ñ é um trio), ñ precisará de bateria.

Editado por Alves

Compartilhar este post

Link para o post

Bem vindo Galorp.

Com esse valor vai montar algo bem legal, mas vai precisar estudar mais o assunto, caso contrário pode torrar R$ 10.000 e ainda não ficar satisfeito.

1- se quer montar um SQ, de uma lida no tópico bsobre o que é um SQ? Lá tem muito user experiente explicando os objetivos, e dando exemplos.

Comece pela hu, e para não ficar perdido no início, sugiro pegar como referência as hu top alpine, depois comece comparando com Kenwood. Quando estiver familiarizado com as especificações pode incluir outras marcas.

Recursos mais importantes:

- 3 way, 3 vias. Capacidade de controlar frequências diferentes para cada via (grave, médio, e agudo) ex. Sub, mid bass, tw.

Hu 1 via tem apenas saída estéreo, 2 vias tem saída estéreo + saída sub, 3 vias vai ter saída grave, médio, agudo. Cada marca tem sua configuração de como entregar isso, analógico (rca) ou digital (ex. Fibra ótica, coaxial) a quantidade de saídas e tipo varia de modelo é marca. Quando analógico, recomendasse a maior voltagem para redução de possíveis interferências. Se optar por digital (melhor) não esqueça que os amplificadores ou processadores deverão ter entrada digital também.

Não recomendo procesaador para iniciantes.

- xover ou crossover, quanto mais recurso melhor. Filtros linkwitz Riley, e ou buteworth, com cortes de pelo menos 24db por oitava são no seu caso o mínimo. Pesquise vídeos do Renan Lopes no you tube sobre processadores. Aliás, assista todos os vídeos dele.

TA, time align, ou alinhamento de tempo, é o recurso capas de atrasar o som na saída do canal para que o som de todos os transdutores cheguem aos seus ouvidos simultaneamente. É o recurso que nos permite construir o palco sonoro.

EQ, ou equalizador, é o recurso que permite alterar a potência enviada para cada faixa de frequência, permitindo assim corrigir deficiências dos equipamentos ou instalação.

- leitura de arquivos loss less. Ex.: Flac. De nada adianta um sistema refinado se for para ouvir fontes com perda de qualidade como o mp3 ( tolerável mp3 com 320k).

- opte pela maior relação sinal ruido. Ex. 100db

- opte pelo menor THD (total de distorção harmônica) ex. 0,001℅. Mas observe em que potência isso foi medido.

É finalmente escolha as funcionalidades que deseja. Ex espelhamento, gps, etc...

Editado por apalareti

Compartilhar este post

Link para o post

Transdutores:

Para inciar concordo que um kit duas vias e subwoofer é o mais indicado, pois quanto mais seguimentada for a distribuição de frequências, mais difícil o alinhamento.

Mais uma vez recomendo pesquisar o vídeo de alinhamento de sistemas do Renan Lopes, que embora mostre um sistema tipo Trio, ele fala do conceito.

Aqui como referência sugiro começar pegando um kit Morel hibrid, ou krx da Focal, depois que que se familiarizar, inclua outras marcas.

Aqui vai muito estudo para entender parâmetros mecânicos e Thiele small.

Comece entendendo sensibilidade, fs, qts, ebp, resposta de frequência, xmax, entre outros.

Amplificadores:

Embora os classe D estejam evoluindo muito, os AB ainda são muito desejados para médias e alta frequências. Classe D são muito bem vindos para os graves uma vezbque tem um aproveitamento energético superior.

Os sistemas de áudio costumam ser projetados com uma certa sobra de potência sobre médios e graves, não é regra, mas normalmente no Brasil há esse gosto por um grave mais intenso.

Comece com a referência dos amplificadores audison e compare:

Classe

THD mais baixo

Dump factor maior ( capacidade do amplificador controlar o transdutor)

Proteções

Quantidade de canais de entrada e saída

Potência ( aqui vale lembrar que é desejável ter o dobro da potência de cada transdutor ligado ao canal, desta forma poderá implementar o hadroom, e ainda trabalhar com menor distorção, visto que a distorção aumenta conforme se aumenta o volume).

Cabos

Escolher os cabos de acordo com a potência e aplicação, evitando perdas com cabos de bitola ou composição inadequada.

Acústica

O carro é um local inóspito para som, tanto pelo posicionamento, quanto pela acústica. Tratar com manta asfáltica para minimizar ressonâncias quanto buscar um melhor posicionamento, são fundamentais.

Editado por apalareti

Compartilhar este post

Link para o post

Se você não estiver disposto a se preocupar com tudo isso, então SQ não será sua praia. Pois todos os pontos são igualmente importantes, e a qualidade final será determinado pelo ponto de menor eficiência.

Ainda que não seja isso, continuará sendo bem vindo por aqui, pois acima de tudo o importante é ficar satisfeito com seu projeto.

Muitos aqui estão buscando gradativamente o sq, independente dos equipamentos que usam.

É o meu caso.

Espero ter ajudado e não assustado.

Compartilhar este post

Link para o post

Não recomendo procesaador para iniciantes.

- xover ou crossover, quanto mais recurso melhor. Filtros linkwitz Riley, e ou buteworth, com cortes de pelo menos 24db por oitava são no seu caso o mínimo.

Desculpe-me, mas discordo. Ñ vejo motivo para recomendar esse slope como sendo um mínimo aceitável, principalmente se for para usar com kit. Editado por Alves
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe-me, mas discordo. Ñ vejo motivo para recomendar esse slope como sendo um mínimo aceitável, principalmente se for para usar com kit.

Sem problemas. Para um orçamento de 10.000, sendo iniciante, sem uso de processador, acho que uma hu que não tenha esse slope, não terá recurso suficiente para o nível do investimento.

No meu caso, o slope de 24/dB oitava foi necessário para o low pass do kit. Segundo uma prévia com o rta, foi a melhor transição.

Editado por apalareti

Compartilhar este post

Link para o post

Sem problemas. Para um orçamento de 10.000, sendo iniciante, sem uso de processador, acho que uma hu que não tenha esse slope, não terá recurso suficiente para o nível do investimento.

No meu caso, o slope de 24/dB oitava foi necessário para o low pass do kit. Segundo uma prévia com o rta, foi a melhor transição.

Ok.

Compartilhar este post

Link para o post

3way é para vc poder ter os cortes das 3 vias (tw, mid e sub), tudo pelo player.

O 5880 tem TA sim. Esse negócio de 24k ou prata é procurar pêlo em ovo, besteira.

Não sei onde vc tá procurando esses valores, mas nas minhas contas rápidas deu cerca da metade do q vc disse.

Edit.: por exemplo (valores aproximados),

5880... 1600

Kit... 1500-3500

SD1200.1evo... 600

Sub... 300-800

RCA... 1000

Speakers... 150-500

Mega capacitor... 600

Amp pro kit... 300-3000

Se fizer uma média, verá que dá.

Se só ouvirá com o carro ligado (normal, já q ñ é um trio), ñ precisará de bateria.

Fala Alves blz?

cara por mais difícil que seja acertar o 3 vias, você acha que não compensa algum daqueles modelos no lugar dos 2 vias? além da estética que acho legal aqueles mid na coluna.

os speaker vc colocou entre 150 e 500 reais, mas eu to pesquisando sobre o supra aqui e aparece a $100 o metro, quantos metros aproximadamente vou usar para os 2 kits ( dianteiros e traseiros) + subwoofer eu calculei em torno de 15 a 20 metros

Usando o Focal V30 qual amp vc indica?

Esses 1000 de RCA vc tá calculando 3?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Se você não estiver disposto a se preocupar com tudo isso, então SQ não será sua praia. Pois todos os pontos são igualmente importantes, e a qualidade final será determinado pelo ponto de menor eficiência.

Ainda que não seja isso, continuará sendo bem vindo por aqui, pois acima de tudo o importante é ficar satisfeito com seu projeto.

Muitos aqui estão buscando gradativamente o sq, independente dos equipamentos que usam.

É o meu caso.

Espero ter ajudado e não assustado.

Boa tarde Apalareti,

Cara, muito obrigado pelo texto e o tempo perdido pra ajudar o próximo, as vezes ficamos carentes de informações e aparece uma alma caridosa pra detalhar o que estamos querendo aprender.

Confesso que assustei um pouco kkkk mas nada que me faça desistir da idéia, mas é bom pra não acomodar achando que sei de alguma coisa, visto por essa sua explicação percebi que não sei nada.

Sobre os vídeos do Renan, mesmo antes de entrar aqui eu já venho assistindo e vejo que é um cara muito técnico e que sabe muito, mas muitas vezes eu me perco nas explicações por ele usar muitos termos técnicos, vai demorar um tempinho até eu entender um vídeo dele inteiro kkkk, mas já me deu uma boa base

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Alves blz?

cara por mais difícil que seja acertar o 3 vias, você acha que não compensa algum daqueles modelos no lugar dos 2 vias? além da estética que acho legal aqueles mid na coluna.

os speaker vc colocou entre 150 e 500 reais, mas eu to pesquisando sobre o supra aqui e aparece a $100 o metro, quantos metros aproximadamente vou usar para os 2 kits ( dianteiros e traseiros) + subwoofer eu calculei em torno de 15 a 20 metros

Usando o Focal V30 qual amp vc indica?

Esses 1000 de RCA vc tá calculando 3?

Obrigado

Se vc ñ tem conhecimento o suficiente, esqueça o 3 vias. Até mesmo muita gente q diz ter bagagem pra isso erra.

Sobre os cabos, novamente, ñ sei onde vc acha esses valores. Se serão 2 kits, usará mais mesmo. Mas eu acho muito melhor investir num kit top do q acabar com 2 intermediários.

O amp pro kit dependerá do quanto poderá investir nele. Opções com mais de 100w por canal são boas.

1000 pra 3 cabos RCA Ley Line Giza. Mas se não bi-amplificar o kit, usará apenas 2.

Compartilhar este post

Link para o post

Sugestão para uma evolução gradual:

Hu

Kit 2 vias

Sub

Amplificador 4 canais usando em bridge, no futuro para bi amplificar.

Amp mono para o sub

Cabos shock para speaker e força.

Lay line para rca.

Fica um set com escalabilidade.

Foque em boas hu, transdutores e amps.

Faça um bom tratamento e boa caixa para o sub.

Depois de escutar e apanhar das configurações você terá bagagem para evoluir.

Mas perai!!!!!!

Vc vai instalar ou contratar?

Se for contratar, aí pode ir no 3 vias. Mas já adianto que 10 paus vai ser pouco para o nível de equipamentos que estamos discutindo.

Meu set é inferior, e na época do dólar a 1.80 já ficava em 12.000.

Fazendo e garimpando bons preços gastei 5.000

Compartilhar este post

Link para o post

Gallorp,

Montei meu primeiro SQ em 2014 e foi com v30 e processador. Com instalação top passou de 10k. Não tenho certeza do valor exato. Mas, não fiquei satisfeito 100%. Principalmente por causa das características dos tweeters metálicos do Focal.

Não que sejam ruim, mas cada kit tem suas características próprias. E cada pessoa tem seu gosto pessoal. Por isso, o mesmo sistema pode não agradar todo mundo.

Com o que aprendi hoje se tivesse que voltar no tempo faria tudo diferente. Primeiro tentaria ouvir diversos equipamentos seja nos carros de amigos, em encontros de entusiastas (como do Autoforum), em lojas de som, etc.

Para conseguir sentir as particularidades de cada equipamento, dos diferentes kit 2vias, sub, amplificadores, cabos, etc. Em seguida pra perceber as diferenças de uma boa instalação. Sim, instalação e acertos podem mudar consideravelmente o resultado do sistema. Por exemplo, com tratamento acústico no carro, direcionamento dos midbass, tweeters, etc.

Outro dia encontrei aqui no Fórum umas mensagens antigas com relato de colega que participou de campeonato de som e notou resultados melhores de carros que tinham investido 3k em equipamentos que outros com 40k. A diferença pode estar na instalação e acerto do set.

Assim, não recomendo escolher seus equipamentos por meio de uma pesquisa técnica das especificações dos fabricantes, tensão de saída, resposta em frequência, etc. Nem comprando o que agrada ao outro.

Editado por antoniocgodoi

Compartilhar este post

Link para o post

Gallorp,

Montei meu primeiro SQ em 2014 e foi com v30 e processador. Com instalação top passou de 10k. Não tenho certeza do valor exato. Mas, não fiquei satisfeito 100%. Principalmente por causa das características dos tweeters metálicos do Focal.

Não que sejam ruim, mas cada kit tem suas características próprias. E cada pessoa tem seu gosto pessoal. Por isso, o mesmo sistema pode não agradar todo mundo.

Com o que aprendi hoje se tivesse que voltar no tempo faria tudo diferente. Primeiro tentaria ouvir diversos equipamentos seja nos carros de amigos, em encontros de entusiastas (como do Autoforum), em lojas de som, etc.

Para conseguir sentir as particularidades de cada equipamento, dos diferentes kit 2vias, sub, amplificadores, cabos, etc. Em seguida pra perceber as diferenças de uma boa instalação. Sim, instalação e acertos podem mudar consideravelmente o resultado do sistema. Por exemplo, com tratamento acústico no carro, direcionamento dos midbass, tweeters, etc.

Outro dia encontrei aqui no Fórum umas mensagens antigas com relato de colega que participou de campeonato de som e notou resultados melhores de carros que tinham investido 3k em equipamentos que outros com 40k. A diferença pode estar na instalação e acerto do set.

Assim, não recomendo escolher seus equipamentos por meio de uma pesquisa técnica das especificações dos fabricantes, tensão de saída, resposta em frequência, etc. Nem comprando o que agrada ao outro.

Concordo.

Por isso, falei q primeiro "eu gosto" e depois apenas citei valores. Muitos gostam e muitos ñ gostam, e isso acontece tanto com metálicos, com com os de seda e outros tipos tb. Antes de usar o Utopia eu usava o ScanSpeak Illuminator com domo de seda e ñ estava me agradando tanto. Era bom, mas eu ñ estava 100% satisfeito. Ou seja, há tw bons e ruins dos mais variados tipos. A decisão veio depois de ouvir.

Sobre escolher equipos por especificações, realmente, pode ser um baita tiro no pé, até pq os mais medíocres costumam mentir muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem dúvida Alves, gosto é algo bem relativo. O ideal seria escutar antes de decidir.

Mas os "reviews" são bem legais porque que a gente encontra coisas novas que muitas vezes não tem acesso.

Os seus tem sido muito bons e acabei aprendendo um pouco sobre equipamentos , por exemplo, o amp SD que parece estar fazendo sucesso aqui no fórum. Parabéns pelos posts!

Compartilhar este post

Link para o post

Sem dúvida Alves, gosto é algo bem relativo. O ideal seria escutar antes de decidir.

Mas os "reviews" são bem legais porque que a gente encontra coisas novas que muitas vezes não tem acesso.

Os seus tem sido muito bons e acabei aprendendo um pouco sobre equipamentos , por exemplo, o amp SD que parece estar fazendo sucesso aqui no fórum. Parabéns pelos posts!

Obrigado, Antônio.

Com ctz, os reviews ajudam muito!

Outra coisa q tb ajuda é depois de ouvir alguns sets, observar os users q aparentam ter gosto parecido. Assim, dá pra ir filtrando algumas informações.

Compartilhar este post

Link para o post

Se vc ñ tem conhecimento o suficiente, esqueça o 3 vias. Até mesmo muita gente q diz ter bagagem pra isso erra.

Sobre os cabos, novamente, ñ sei onde vc acha esses valores. Se serão 2 kits, usará mais mesmo. Mas eu acho muito melhor investir num kit top do q acabar com 2 intermediários.

O amp pro kit dependerá do quanto poderá investir nele. Opções com mais de 100w por canal são boas.

1000 pra 3 cabos RCA Ley Line Giza. Mas se não bi-amplificar o kit, usará apenas 2.

Certo, então já tá decidido que vai ser 2 vias!

Em relação ao modelo e as dicas dos amigos, não seria válida a ideia de pegar um kit um pouco abaixo para que eu possa primeiro identificar o meu gosto pois ainda não tenho referência nenhuma, tenho um kit 2 vias da sony instalado, mas sem tratamento das portas, sem direcionamento dos tw etc... pensando nisso olhei no ML alguns modelos até R$1.000, se conhecer algum e puder me ajudar, são estes:

Hertz ESK165 - R$931,00

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711641656-kit-2-vias-componente-italiano-6-hertz-energy-esk-165l5-_JM

MB Quart Reference RCM216 - R$922,00

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-723137949-kit-2-vias-6-mb-quart-reference-rcm216-120wrms-hertz-_JM

Morel Maximo - R$899,00

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-694852420-kit-2-vias-morel-maximo-6-polegadas-_JM

Alpine SPS610c - R$890,00

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707853306-alto-falante-alpine-sps-610c-6-kit-2-vias-_JM

Focal Performance - R$999,90

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-720786018-kit-2-vias-focal-5-performance-ps130-pronta-entrega-_JM

Clarion SRU1720m - R$940,00

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-770080499-kit-2-vias-componente-clarion-sru-1720m-65-_JM

De volta ao HU o Pioneer F80tv tem as mesmas características de equalização do 5880(3 way - TA...) ? Já que vou gastar com isso queria um mais completo com GPS TV etc...

Inicialmente não vou bi-amplificar então seria apenas 2 RCA correto?

Com essa idéia o set fica mais ou menos assim:

F80tv -                                   R$2.500,00

2 vias -                                   R$1.000,00

Sub idq -                                R$2.100,00

SD1200.1 -                            R$    460,00

MC 1 FARAD Fosgate           R$    400,00

Alimentação Shock 0AWG -   R$    390,00

Speaker Supra ply 12AWG -  R$ 1.500,00

RCA LL Giza -                        R$    580,00

Com esse SET sobraria em torno de R$1.150 pra um amp para os 2 kits 2 vias, qual uma boa opção?

Obrigado.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sugestão para uma evolução gradual:

Hu

Kit 2 vias

Sub

Amplificador 4 canais usando em bridge, no futuro para bi amplificar.

Amp mono para o sub

Cabos shock para speaker e força.

Lay line para rca.

Fica um set com escalabilidade.

Foque em boas hu, transdutores e amps.

Faça um bom tratamento e boa caixa para o sub.

Depois de escutar e apanhar das configurações você terá bagagem para evoluir.

Mas perai!!!!!!

Vc vai instalar ou contratar?

Se for contratar, aí pode ir no 3 vias. Mas já adianto que 10 paus vai ser pouco para o nível de equipamentos que estamos discutindo.

Meu set é inferior, e na época do dólar a 1.80 já ficava em 12.000.

Fazendo e garimpando bons preços gastei 5.000

O que você acha do SET que listei acima? Mudaria algo? Sei que gosto é algo pessoal, mas se for pra ficar insatisfeito, que seja apenas pelo gosto e não pela qualidade entende?

Essa é minha intenção, "criar" a bagagem que não tenho ainda

A ideia é montar DIY, apesar da pouquíssima experiência eu quero aprender, tenho as ferramentas então acredito que vai ser um problema solucionável.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde amigo, na minha opinião está tendo uma certa "desproporcionalidade" nesse set. Principalmente no gasto com os cabos speakers

Compartilhar este post

Link para o post

Gallorp,

Fala Antônio blz?

Cara, meu maior problema é justamente fazer essa comparação, a galera do meu convívio não tá no mesmo pensamento que o meu, a maioria tem só o original e quem tem mais som é trio e sempre visando quantidade e não qualidade, e também não conheço alguém que tenha ou trabalhe em loja pra conhecer diferentes sets, então penso em montar algo que agrade uma maioria aqui dos users e na medida do possível ir alterando até ficar algo que realmente me agrade

Valeu pelas dicas  :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde amigo, na minha opinião está tendo uma certa "desproporcionalidade" nesse set. Principalmente no gasto com os cabos speakers

Acha que um SHOCK já estaria de bom tamanho?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...