Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
apalareti

MiniDSP 2x4

Recommended Posts

Só não entendi como ele faz 4 way com apenas 4 saída rca,será que é mono o processamento.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando essa bagaça aqui...ja tinha ouvido falar, e vi alguns videos a respeito....é bemm interessante.

Pelo q vi, ele controla as 4 saídas individualmente, dai vc aplica elas da forma que quiser.

Pra fazer um 3way teria q fazer os cortes do sub separado.

Mas o mais importante são os canais do kit, ai ja faz d boas.

Compartilhar este post

Link para o post

Só não entendi como ele faz 4 way com apenas 4 saída rca,será que é mono o processamento.

Exatamente como o Jeferson falou, faz duas vias estéreo. Sub fica de fora, o que não é um problema se a hu tiver saída para sub.

Tem a versão com 8 saídas, e também versão hd com entrada digital. Aí daria para tocar kit 3 vias e sub.

Ele faz biquad também, e pelo que entendi consegue se aplicar filtros com até 5 variáveis. Não faço ideia em que situação isso seria interessante.

Só vi uma vez um amplificador profissional que tinha isso também.

A MiniDSP também tem um projeto de integração usando amplificação bang e olufsen, por isso estou achando que é coisa boa.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou com um em mãos, mas nw testei.

Logo logo um user dará impressões mais corretas.

Mas, me parece ser uma ótima opção.

Aguardemos....

Compartilhar este post

Link para o post

Estereo bastam 2 canais, como 4 canais vão ser mono? lol

Compartilhar este post

Link para o post

Estereo bastam 2 canais, como 4 canais vão ser mono? lol

Então bloom nesse questionamento que eu fiz eu estava me referindo à configuração 4 way que segundo o manual é possível que seja feita.Ai teríamos 2 para sub grave,2 para grave,2 para médio e 2 para agudos,se o processamento for estéreo,precisaríamos de 8 vias de saída,e pelo o que o apala falou existe a versão 8 saídas,e só por curiosidade o que significa lol?

Editado por rafavieira

Compartilhar este post

Link para o post

O miniDSP 2X4 (CUIDADO AO CITAR A VERSÃO) é um DAC/DSP com duas entradas RCA e uma USB compatível com USB Audio e 4 saídas RCA totalmente customizadas

Quer entrar sinal estéreo e sair 4 mono, pode

Quer entrar estéreo e sair 2 estéreo, pode

Quer entrar estéreo e fazer uso como cross ativo pra um kit duas vias, pode

Quer entrar estéreo e usar HPF para kit passivo, uma saida mono com LPF para sub e outra saida mono full range pra tocar um trio externo, tb pode

Pode entrar pelo RCA (pra trabalhar somente como DSP) ou pela USB (usando como DAC e DSP ao mesmo tempo)

Faz crossover, equalização e alinhamento de tempo, cada parte sendo tratada como um plugin comprado a parte, ou em pacote

EDIT

Quer abolir CD player e usar celular ligando ele na entrada USB, pode, mas terá que verificar se o dispositivo é compatível com USB Audio tb (no caso dos Android, é pré-requisitos ser 4.0+)

Editado por CristianoLO

Compartilhar este post

Link para o post

O miniDSP 2X4 (CUIDADO AO CITAR A VERSÃO) é um DAC/DSP com duas entradas RCA e uma USB compatível com USB Audio e 4 saídas RCA totalmente customizadas

Quer entrar estéreo e usar HPF para kit passivo, uma saida mono com LPF para sub e outra saida mono full range pra tocar um trio externo, tb pode

Pode entrar pelo RCA (pra trabalhar somente como DSP) ou pela USB (usando como DAC e DSP ao mesmo tempo)

Faz crossover, equalização e alinhamento de tempo, cada parte sendo tratada como um plugin comprado a parte, ou em pacote

EDIT

Quer abolir CD player e usar celular ligando ele na entrada USB, pode, mas terá que verificar se o dispositivo é compatível com USB Audio tb (no caso dos Android, é pré-requisitos ser 4.0+)

Pra tirar um 10!

Poderia explicar a integração com Dirac?!?

:vts :vts :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Pra tirar um 10!

Poderia explicar a integração com Dirac?!?

Não poderia pq ESSE não faz essa integração com o Dirac

:vts

O que faz isso é o miniDSP 2x4 HD, por isso eu disse que tem que ter cuidado com a versão citada

A versão 2x4 tradicional trabalha unicamente com filtros tipo IIR, que atuam somente no espectro de frequência (não citei antes, mas o eq dele é tipo paramétrico, bem melhor que os gráficos tradicionais)

A versão 2x4 HD trabalha com mesmos filtros IIR, mas tb com filtros FIR, que atuam no espectro de fase

Aí o bixo pega e o buraco é mais embaixo, um sistema com fase linearizada é algo TOTALMENTE DIFERENTE de se escutar (alias,diferente não, correto)

Lembrando que qualquer tipo de manipulação do sinal (seja um crossover ou um eq) gera uma anomalia na resposta de fase do sistema, e o filtro FIR, se bem aplicado, corrige ou minimiza essas anomalias, então ficar colocando +3dB aqui, -2dB ali, colocando cross ativo no player e tb no amplificador pra trabalhar juntos, ligar o loudness, tudo isso deturpa a fase do sistema, coisas que só percebemos se temos MUITO know-how ou se conseguirmos fazer comparação direta de um sistema tocando "corrigido" e um sistema tocando "não corrigido

Ao ouvir um sistema de fase linear, o foco, percepção de palco, tudo fica melhor, como eu já disse para alguns amigos depois que testei isso em casa, foi como tirar tudo que tenho, jogar no lixo, ir na loja e comprar um sistema novo melhor

Sobre o Dirac Live própriamente dito, é um software capaz de fazer toda correção das respostas de frequência e fase de forma automátizada (requer um microfone calibrado), alguns chamam de "correção acústica do ambiente", mas não gosto muito se usar esse termo

Foi feito para ser usado no computador, mas tem alguns equipamentos (receivers, amps, etc) que tem DSP e já estão incorporando ele

Na versão 2x4 HD se pode utilizar o Dirac como plugin, então o trabalho de criar os filtros fica TROCENTILHÕES de vezes mais fácil, usa-se o REW (programa free) e um microfone para medição e obtenção das curvas de resposta de frequência e fase do sistema, se importa isso para o Dirac e se faz a geração dos filtros IIR e FIR diretamente por ele, ao passo q se não tiver o Dirac o processo é "roots", manual e dependente do entusiasmo do usuário em aprender sobre o assunto

Desvantagem do Dirac: custa uma caralhada de dinheiros, a versão pra PC gira em torno dd 1700 reais (vendido oficialmente no BR, com auporte inclusive, mas depende do dólar), e o plug-in pro miniDSP 2x4 HD custa uSD245 (comprado diretamente no fabricante na forma de upgrade do 2x4 HD para ser igual ao DDRC-24, mas como é mais barato pagar impostos sobre USD205, que é quanto custa o 2x4 HD, vale mais a pena o upgrade que importar direto o DDRC-24, que custa USD450, já que o upgrade não passa pelo processo de importação por ser só um software que tu simplesmente baixa e autentica)

Compartilhar este post

Link para o post

EDIT

Mas no rewiew pelo que entendi pra usar modo 4 way deve-se apenas conectar a entrada 1,ou seja entra mono sai mono.Será que estou me equivocando?

Compartilhar este post

Link para o post

Não poderia pq ESSE não faz essa integração com o Dirac

:vts

O que faz isso é o miniDSP 2x4 HD, por isso eu disse que tem que ter cuidado com a versão citada

A versão 2x4 tradicional trabalha unicamente com filtros tipo IIR, que atuam somente no espectro de frequência (não citei antes, mas o eq dele é tipo paramétrico, bem melhor que os gráficos tradicionais)

A versão 2x4 HD trabalha com mesmos filtros IIR, mas tb com filtros FIR, que atuam no espectro de fase

Aí o bixo pega e o buraco é mais embaixo, um sistema com fase linearizada é algo TOTALMENTE DIFERENTE de se escutar (alias,diferente não, correto)

Lembrando que qualquer tipo de manipulação do sinal (seja um crossover ou um eq) gera uma anomalia na resposta de fase do sistema, e o filtro FIR, se bem aplicado, corrige ou minimiza essas anomalias, então ficar colocando +3dB aqui, -2dB ali, colocando cross ativo no player e tb no amplificador pra trabalhar juntos, ligar o loudness, tudo isso deturpa a fase do sistema, coisas que só percebemos se temos MUITO know-how ou se conseguirmos fazer comparação direta de um sistema tocando "corrigido" e um sistema tocando "não corrigido

Ao ouvir um sistema de fase linear, o foco, percepção de palco, tudo fica melhor, como eu já disse para alguns amigos depois que testei isso em casa, foi como tirar tudo que tenho, jogar no lixo, ir na loja e comprar um sistema novo melhor

Sobre o Dirac Live própriamente dito, é um software capaz de fazer toda correção das respostas de frequência e fase de forma automátizada (requer um microfone calibrado), alguns chamam de "correção acústica do ambiente", mas não gosto muito se usar esse termo

Foi feito para ser usado no computador, mas tem alguns equipamentos (receivers, amps, etc) que tem DSP e já estão incorporando ele

Na versão 2x4 HD se pode utilizar o Dirac como plugin, então o trabalho de criar os filtros fica TROCENTILHÕES de vezes mais fácil, usa-se o REW (programa free) e um microfone para medição e obtenção das curvas de resposta de frequência e fase do sistema, se importa isso para o Dirac e se faz a geração dos filtros IIR e FIR diretamente por ele, ao passo q se não tiver o Dirac o processo é "roots", manual e dependente do entusiasmo do usuário em aprender sobre o assunto

Desvantagem do Dirac: custa uma caralhada de dinheiros, a versão pra PC gira em torno dd 1700 reais (vendido oficialmente no BR, com auporte inclusive, mas depende do dólar), e o plug-in pro miniDSP 2x4 HD custa uSD245 (comprado diretamente no fabricante na forma de upgrade do 2x4 HD para ser igual ao DDRC-24, mas como é mais barato pagar impostos sobre USD205, que é quanto custa o 2x4 HD, vale mais a pena o upgrade que importar direto o DDRC-24, que custa USD450, já que o upgrade não passa pelo processo de importação por ser só um software que tu simplesmente baixa e autentica)

Nota 9,5

Compartilhar este post

Link para o post

Rafavieira...

Pode usar uma única entrada(mono) ou as duas(estéreo), e escolhe o q fazer com elas na saída.

Vc direciona a saida delas p qual canal vc quer.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas no rewiew pelo que entendi pra usar modo 4 way deve-se apenas conectar a entrada 1,ou seja entra mono sai mono.Será que estou me equivocando?

Se entra mono, saem até 4 saidas mono

Não tem como entrar mono e sair estéreo

Mas veja, ele tem 2 entradas (use em dual mono, ou estéreo, a teu gosto) e 4 saídas TOTALMENTE CUSTOMIZÁVEIS, faz o que quiser com elas

Pode usar 4 saidas mono iguais sem nada de corte, pode usar tudo saindo mono, mas com crossover ativo para 4 vias distintas (sub, mid, midrange e tw), pode usar 2 pares de saídaa estéreo com crossovers ativo para um kit (mid+tw R e mid+tw L), ou pra sub com kit passivo (sub+kit R e sub+kit L, com subs em estéreo ou mono), pode usar misto (saída 1 sub, 2 kit R, 3 kit L e 4 full)

Entenda que tu faz qquer coisa com esses 4 canais, eles são tratados independentes um do outro

Se tu precisa de 6 canais, ou 8 canais, ou 10 canais, um 2x4 não irá te atender, existem outros sistemas da própria miniDSP que serviriam (o automotivo é o C-DSP 6X8)

Compartilhar este post

Link para o post

Rafavieira...

Pode usar uma única entrada(mono) ou as duas(estéreo), e escolhe o q fazer com elas na saída.

Vc direciona a saida delas p qual canal vc quer.

Isso, eles chamam de sistema em matriz, tu endereça cada entrada para saída que quiser e faz o que quiser com cada saída em termos de processamento de sinal, infinitas possibilidades

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, alguém conhece ou ouviu falar desse processador?

https://www.minidsp.com/products/minidsp-in-a-box/minidsp-2x4

Será que tem qualidade para o SQ?

Mas respondendo diretamente a pergunta sem se apegar a questões filosóficas quanto ao que é SQ...

SIM

Veja que o DAC trabalha em 24/48 (o que já está acima das HU tradicionais), sendo que o estágio de DSP é 56bit, igual aos DSPs automotivos mais atuais (Helix DSP Pro, Ground Zero GZCS 6-8, Rainbow 1.8 DSP, e por aí vai)

Pelo menos predicatos ele tem :P

Compartilhar este post

Link para o post

Estou com um em mãos, mas nw testei.

Logo logo um user dará impressões mais corretas.

Mas, me parece ser uma ótima opção.

Aguardemos....

Oi Almatias, tudo blz? Perguntei sobre trazer eles do Japão. Dá tempo ainda? Queria 2 balanceados de 2x4.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas respondendo diretamente a pergunta sem se apegar a questões filosóficas quanto ao que é SQ...

SIM

Veja que o DAC trabalha em 24/48 (o que já está acima das HU tradicionais), sendo que o estágio de DSP é 56bit, igual aos DSPs automotivos mais atuais (Helix DSP Pro, Ground Zero GZCS 6-8, Rainbow 1.8 DSP, e por aí vai)

Pelo menos predicatos ele tem :P

Legal. Vc deu uma grande contribuição com seus posta.

Só mais uma pergunta sobre linearidade:

Seria pra essas correções o biquad?

Compartilhar este post

Link para o post

Legal. Vc deu uma grande contribuição com seus posta.

Só mais uma pergunta sobre linearidade:

Seria pra essas correções o biquad?

Biquad é basicamente a forma de escrever as equações que regem os filtros, tipo uma linguagem de programação

Oi Almatias, tudo blz? Perguntei sobre trazer eles do Japão. Dá tempo ainda? Queria 2 balanceados de 2x4.

Só um detalhe, se for usar assim, eles não funcionarão como DAC, somente como DSP, aí meio que perde o sentido de ser balanceado, já que o input será desbalanceado (RCA)

Eu optaria pelo 4x10 Hd, que tem entrada e saída balanceada, além de poder ser usado como DAC com entrada SPDIF e TOSLINK (nesse não dá pra usar USB, pelo q entendi, a menos q tenha o USB Streamer B junto)

Claro, aí o preço sobe...

Compartilhar este post

Link para o post

e só por curiosidade o que significa lol?

LOL = laughing out loud

É como gargalhar alto

EDIT

Eu tenho um 2x4 balanceado, comprei por ocasião aqui no brasil. Estou pensando em faz biamp do kit 2vias usando o minidsp como crossover ativo e TA. Eu não sabia que era possível injetar aúdio pela USB, apesar de que você disse que no balanceado isso não funciona. Preciso executar alguns testes.

Compartilhar este post

Link para o post

Cristiano, comprei dois balanceados porque estou usando em um par de mini line array, como é para uso profissional vou usar entrada e saída balanceada.

Compartilhar este post

Link para o post

Cristiano, comprei dois balanceados porque estou usando em um par de mini line array, como é para uso profissional vou usar entrada e saída balanceada.

Comprou importando? O meu comprei de um camarada de pernambuco, acho que paguei 300 reais. E ele tinha outros pra vender. Mas como você disse já comprou não é?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...