Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Marcelo Bocalini

Dúvida na equalização

Recommended Posts

Postado em (editado)

Estou com dúvida na equalização do meu som, segue o setup que estou utilizando!

Carro: Up 2015

Kit duas vias: DAT EX650

Módulo: DAT 4160

Subwoofer temporário: Pioneer cara preta 12" 400W RMS (mais pra frente irei colocar um JL de 12")

Utilizar no módulo HPF, LPF ou Full (não consegui por a foto)? Qual frequência uso?

Editado por Marcelo Bocalini
Postado em

Qual  o player que vc usa?dependendo o player ,o mais correto é colocar full no amplificador e efetuar cortes por ele.Caso esteja usando HU original pode fazer o seguinte.Canais 1 e 2 liga o kit 2 vias e regula a chave pra HPF e coloca o potenciometro em 60 à 70hz mas note que não tem uma escala precisa nele, portanto deve ser um pouco acima do minimo. e o sub ligado em bridge nos canais 3 e 4 com a chave em LPF e regule em 60hz no mesmo esquema da anterior.

• Upvote 1
Postado em

Configurações no player:

Equalização Flat

hpf 80hz

lpf 80hz

loud off

Pluga um cabo rca na saida front do player e coloque nas entradas 1 e 2 do modulo

e deixe o crossover em full.

pluga outro cabo rca na saida rear/sub do player e coloque nas saidas 3 e 4 do mudulo

e deixe o crossover em lpf.

Ajuste o ganho de uma forma que não passe distorções e seja feliz.

Postado em

Configurações no player:

Equalização Flat

hpf 80hz

lpf 80hz

loud off

Pluga um cabo rca na saida front do player e coloque nas entradas 1 e 2 do modulo

e deixe o crossover em full.

pluga outro cabo rca na saida rear/sub do player e coloque nas saidas 3 e 4 do mudulo

e deixe o crossover em lpf.

Ajuste o ganho de uma forma que não passe distorções e seja feliz.

Sei lá acho 80hz muito alto para um sub,vai tirar os detalhes do kit,na minha opinião um corte em 63 hz 24db/8 permite um detalhamento mais nitido no conjunto alem de cortar um kit 2 vias em 80hz deixa o som sem corpo e impacto.Mas como eu disse isso é minha opinião

Postado em

Sei lá acho 80hz muito alto para um sub,vai tirar os detalhes do kit,na minha opinião um corte em 63 hz 24db/8 permite um detalhamento mais nitido no conjunto alem de cortar um kit 2 vias em 80hz deixa o som sem corpo e impacto.Mas como eu disse isso é minha opinião

Eu concordo com você. O player suporta cortes em 50, 63, 80. Só regular conforme o seu gosto pessoal. Quanto ao amp deixe os 2 crossovers em full

Postado em

sim claro, mas pra alguém iniciante o ideal é fazer conforme eu expliquei, assim o som ficará completo tocando em todas as frequências. 

aí sim depois que ele se familiarizar com o crossover da hu e do modulo ele pode equalizar conforme seus ouvidos achar melhor.

Postado em

Equalização gráfica do player você deixa ao seu gosto.

Como esse player só possui dois pares de RCA (Front + Rear ou Front + Sub), você pode ativar a configuração front + sub, deixar o HPF em Off e usar somente o HPF dos próprios kits e no amplificador deixar os X-Over em Full e usar apenas o LPF do cd-player. Se está visando um pouco mais de qualidade nos graves, deixe o LPF do cd-player em 63Hz.

Ou pode usar a configuração do cd-player em front + rear que nesse caso só vai tá ativo o HPF para os canais traseiros e dianteiros. Deixe o HPF em Off e ative o LPF dos canais em bridge que vai estar o subwoofer ligado.

Postado em

Amigo seu carro tem tratamento acústico nas portas? Você escuta em que volume moderado, ou muito alto?

Ainda não fiz tratamento acústico mas futuramente irei fazer, no dia a dia escuto no volume moderado só de vez em quando, normalmente aos fins de semana, escuto alto.

Postado em

Equalização gráfica do player você deixa ao seu gosto.

Como esse player só possui dois pares de RCA (Front + Rear ou Front + Sub), você pode ativar a configuração front + sub, deixar o HPF em Off e usar somente o HPF dos próprios kits e no amplificador deixar os X-Over em Full e usar apenas o LPF do cd-player. Se está visando um pouco mais de qualidade nos graves, deixe o LPF do cd-player em 63Hz.

Ou pode usar a configuração do cd-player em front + rear que nesse caso só vai tá ativo o HPF para os canais traseiros e dianteiros. Deixe o HPF em Off e ative o LPF dos canais em bridge que vai estar o subwoofer ligado.

o que vc quis dizer com deixar hpf em off e usar hpf dos proprios  kits?

Postado em

Ainda não fiz tratamento acústico mas futuramente irei fazer, no dia a dia escuto no volume moderado só de vez em quando, normalmente aos fins de semana, escuto alto.

Faria o corte em 80 hz, caso faça o tratamento abaixaria para 60hz.

Postado em

Sim. O usar os cortes dos kits duas vias, caso esses tenham hi-pass passivos.

mas no caso os kit tem hi pass pro tweeter no caso do mid o corte é low pass pra transição, o hpf do mid normalmente se faz no player,se não fizer ele vai descer até a bobina sair do gap e isso vai ceifar as ondas,e distorcer.

Postado em

mas no caso os kit tem hi pass pro tweeter no caso do mid o corte é low pass pra transição, o hpf do mid normalmente se faz no player,se não fizer ele vai descer até a bobina sair do gap e isso vai ceifar as ondas,e distorcer.

Normalmente nesses kits duas vias os midbass vem com filtro passa-banda: Indutor (bobina) + capacitor ligados em série nos midbass. Outros kits os midbass vem só com um hi-pass, outros vem com lo-pass.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...